Blind children playing hide and seek at Overbrook School for the
Blind (1912)
-
Explorar os objetos com mãos, pés, corpo, descobrindo a sua textura e
consistência
-
Fazer uso de esquemas motores secundários: bater, puxar, sacudir, empurrar e
levantar objetos de diferentes texturas e consistências
-
Explorar os objetos, fazendo movimentos circulares com as mãos para reconhecer
o formato e adquirir a noção do todo, associada à indicação visual
-
Achar orifícios, detalhes, diferenças nos objetos, através da exploração
visual ou tátil
-
Oferecer objetos significativos como: talco, desodorante, xampu, embalagens,
para reconhecimento e descoberta de uso e função
-
Procurar objetos que caíram do lado, embaixo, na frente, atrás do corpo
-
Propiciar experiências táteis e auditivas com objetos que façam o aluno
sentir-se produtor do som ou do movimento: molas, canudos, bexigas
-
Encaixar copos, latas, tampas, empilhar objetos de formatos e tamanhos
diferentes, construir formas com esses objetos
-
Oferecer objetos para reconhecimento e indicação do seu uso e função:
telefone, escova, pente, sapato, carro, boneca, etc.
-
Imitar ações e expressões
-
Ajudar a descobrir as diferentes maneiras de usar os objetos. Por exemplo:
colher serve para comer, sacola serve para colocar compras, brinquedos e roupas
-
Explorar simultaneamente a forma, o tamanho e os detalhes dos objetos
-
Vivenciar relações espaciais com o corpo e com objetos: entrar e sair de
caixa, pneus, tubos
-
Puxar, arrastar, empurrar objetos de tamanhos e peso diferentes
-
Subir em caixas, cadeiras, mesa, banco, escadas, descobrindo as diferenças de
altura, largura, profundidade
-
Realizar movimentos atendendo ordens simples: abaixar, subir, pular
-
Passar por dentro de arcos, de tubos, de cima para baixo, de baixo para cima,
nomeando as posições
-
Orientar-se em relação aos colegas: colocar-se à frente do colega na fila, às
costas, ao lado
-
Deslocar-se em direção ao som, em linha reta, fazendo o trajeto de ir e vir
-
Posicionar-se em relação aos colegas, descobrindo pela voz, quem está perto e
longe
-
Descobrir objetos escondidos em diferentes posições, marcando com som quando
está longe ou perto (está frio... está quente .... está esfriando.... está
esquentando
-
Orientar-se em relação a um objeto: colocar-se ao lado, dentro, fora, em cima
-
Localizar e guardar objetos e brinquedos em armário
-
Andar sobre cordas em linha reta: cordão de comprimentos diferentes
-
Estabelecer sempre os mesmos horários e locais para a rotina desenvolvida,
para que a criança possa antecipar, organizar-se e construir o mapa mental
-
Vivenciar sequência de ações enfatizando o começo, o meio e o fim
-
Andar em passos lentos/ rápidos com marcação rítmica do som
-
Caminhar de acordo com duração de apito: curto/longo. Variar com tambor e
chocalhos
-
Descrever oralmente acontecimentos passados e futuros
-
Realizar experiências enfatizando o antes e o depois
-
Organizar caixas com sequência de atividades utilizando objetos que
representam a ação que vai ser realizada, vivenciando o “agora, antes e depois”
-
Familiarização da escola com sondagem do ambiente para identificar “pontos de
referências e pistas”
-
Utilizar brinquedos como pré-bengala (carrinho de boneca, cavalo de pau,
raquete de tênis, etc) para localizar obstáculos
-
Localizar janelas, portas e mobiliários da sala
-
Caminhar entre os móveis e brinquedos em diferentes direções
-
Caminhar no pátio, entre cordas paralelas, colocadas à altura da criança
-
Caminhar entre obstáculos (construir caminhos, labirintos, com bloco de
madeira, sacos de areia, etc)
-
Informar ao aluno se as pessoas, os animais e os carros se aproximam ou se
afastam do local comentando o que fazem
-
Aproximar-se e afastar-se do aluno falando para que ele perceba se o professor
ou colegas estão perto ou longe
-
Sentir o calor do sol e os pingos da chuva
-
Imitar movimentos e posições do corpo: caminhar, parar, abaixar, levantar,
ajoelhar, engatinhar, flexionar braços, mãos e dedos
-
Reconhecer objetos por semelhanças e diferenças, fazer pareação
-
Separar massas, moedas, pedrinhas, descobrindo atributos semelhantes ou
diferentes dos objetos
-
Descrever as semelhanças entre os atributos
-
Iniciar pequenas “coleções” com todas as crianças criando oportunidades de
contagem
-
Organizar “sacos surpresas” com objetos variados para que a criança verbalize
os atributos desses objetos
-
Fazer construções com objetos, sucatas grandes e pequenos
-
Vestir e retirar roupas de bonecos de tamanhos diferentes
-
Brincar com jogos simbólicos onde a criança vivencie várias situações do
cotidiano mudando os papéis (feirinha, supermercado, escola, cabelereira,
etc...)
-
Preparar a mesa para o lanche, distribuindo os utensílios
-
Preparar jogos como: memória com objetos e figuras (diferentes texturas)
-
Realizar atividades que permitam à criança nomear objetos, pessoas, animais,
plantas, etc...
-
Participar de adivinhações simples ( o que é, o que é, através de pistas ou
jogos orais)
-
Criar histórias a partir de objetos concretos e fatos vividos e ajudar a
criança a reproduzi-las
-
Cantar músicas que descrevam ações e contenham gestos
-
Planejar a rotina diária em conjunto, dando ênfase no que será feito ANTES e
DEPOIS
-
Fazer massinha de modelar
-
Usando as mãos: passar manteiga no pão, torradas, descascar algumas frutas
-
Descascar frutas e legumes e identificá-los através de atributos, semelhanças
de tamanhos, cores, etc
-
Identificar os diferentes tipos de alimentos durante a refeição
-
Usar o guardanapo
-
Identificar o direito e o avesso das roupas
-
Lavar o rosto e pentear os cabelos
-
Uso adequado do sanitário
-
Aprender a assoar o nariz
-
Brincar de tomar banho, ensaboar-se identificando as partes do corpo
-
Abotoar e desabotoar botões, colchetes, primeiro em situações lúdicas como
despir e vestir bonecos
-
Brincadeiras de roda, jogos de tradições orais tais como: cantigas, parlendas,
rimas, etc
-
Brincadeiras de execução de ordens simples do tipo: O chefinho mandou colocar
as mãos no pescoço, cotovelo, joelho, tornozelo, etc...
-
Brincar de esconde-esconde onde a criança escondida será identificada por
algumas pistas orais
-
Jogos com rimas
-
Elaborar brinquedos sonoros com sucatas, grãos, sementes .
NOTAS:
− O professor pode indicar algumas destas sugestões para a família como uma
forma de participação;
− Utilizar estas sugestões com as outras crianças (videntes), será gratificante
para todos;
− O professor pode pedir que as crianças auxiliem o deficiente visual em algumas
atividades.
ϟ
A maioria dessas atividades foram extraídas do livro :
-
-
Δ
4.Set.2015
publicado
por
MJA
|