Ξ  

 

 Sobre a Deficiência Visual

Sugestões de Atividades para a Educação Infantil da Criança com Deficiência Visual

Marilda Moraes Garcia Bruno
 

Blind children playing hide and seek-Overbrook School for the Blind in in Philadelphia, 1912. (Geo. Grantham Bain Collection)
Blind children playing hide and seek at Overbrook School for the Blind (1912)

 

  • Explorar os objetos com mãos, pés, corpo, descobrindo a sua textura e consistência

  • Fazer uso de esquemas motores secundários: bater, puxar, sacudir, empurrar e levantar objetos de diferentes texturas e consistências

  • Explorar os objetos, fazendo movimentos circulares com as mãos para reconhecer o formato e adquirir a noção do todo, associada à indicação visual

  • Achar orifícios, detalhes, diferenças nos objetos, através da exploração visual ou tátil

  • Oferecer objetos significativos como: talco, desodorante, xampu, embalagens, para reconhecimento e descoberta de uso e função

  • Procurar objetos que caíram do lado, embaixo, na frente, atrás do corpo

  • Propiciar experiências táteis e auditivas com objetos que façam o aluno sentir-se produtor do som ou do movimento: molas, canudos, bexigas

  • Encaixar copos, latas, tampas, empilhar objetos de formatos e tamanhos diferentes, construir formas com esses objetos

  • Oferecer objetos para reconhecimento e indicação do seu uso e função: telefone, escova, pente, sapato, carro, boneca, etc.

  • Imitar ações e expressões

  • Ajudar a descobrir as diferentes maneiras de usar os objetos. Por exemplo: colher serve para comer, sacola serve para colocar compras, brinquedos e roupas

  • Explorar simultaneamente a forma, o tamanho e os detalhes dos objetos

  • Vivenciar relações espaciais com o corpo e com objetos: entrar e sair de caixa, pneus, tubos

  • Puxar, arrastar, empurrar objetos de tamanhos e peso diferentes

  • Subir em caixas, cadeiras, mesa, banco, escadas, descobrindo as diferenças de altura, largura, profundidade

  • Realizar movimentos atendendo ordens simples: abaixar, subir, pular

  • Passar por dentro de arcos, de tubos, de cima para baixo, de baixo para cima, nomeando as posições

  • Orientar-se em relação aos colegas: colocar-se à frente do colega na fila, às costas, ao lado

  • Deslocar-se em direção ao som, em linha reta, fazendo o trajeto de ir e vir

  • Posicionar-se em relação aos colegas, descobrindo pela voz, quem está perto e longe

  • Descobrir objetos escondidos em diferentes posições, marcando com som quando está longe ou perto (está frio... está quente .... está esfriando.... está esquentando

  • Orientar-se em relação a um objeto: colocar-se ao lado, dentro, fora, em cima

  • Localizar e guardar objetos e brinquedos em armário

  • Andar sobre cordas em linha reta: cordão de comprimentos diferentes

  • Estabelecer sempre os mesmos horários e locais para a rotina desenvolvida, para que a criança possa antecipar, organizar-se e construir o mapa mental

  • Vivenciar sequência de ações enfatizando o começo, o meio e o fim

  • Andar em passos lentos/ rápidos com marcação rítmica do som

  • Caminhar de acordo com duração de apito: curto/longo. Variar com tambor e chocalhos

  • Descrever oralmente acontecimentos passados e futuros

  • Realizar experiências enfatizando o antes e o depois

  • Organizar caixas com sequência de atividades utilizando objetos que representam a ação que vai ser realizada, vivenciando o “agora, antes e depois”

  • Familiarização da escola com sondagem do ambiente para identificar “pontos de referências e pistas”

  • Utilizar brinquedos como pré-bengala (carrinho de boneca, cavalo de pau, raquete de tênis, etc) para localizar obstáculos

  • Localizar janelas, portas e mobiliários da sala

  • Caminhar entre os móveis e brinquedos em diferentes direções

  • Caminhar no pátio, entre cordas paralelas, colocadas à altura da criança

  • Caminhar entre obstáculos (construir caminhos, labirintos, com bloco de madeira, sacos de areia, etc)

  • Informar ao aluno se as pessoas, os animais e os carros se aproximam ou se afastam do local comentando o que fazem

  • Aproximar-se e afastar-se do aluno falando para que ele perceba se o professor ou colegas estão perto ou longe

  • Sentir o calor do sol e os pingos da chuva

  • Imitar movimentos e posições do corpo: caminhar, parar, abaixar, levantar, ajoelhar, engatinhar, flexionar braços, mãos e dedos

  • Reconhecer objetos por semelhanças e diferenças, fazer pareação

  • Separar massas, moedas, pedrinhas, descobrindo atributos semelhantes ou diferentes dos objetos

  • Descrever as semelhanças entre os atributos

  • Iniciar pequenas “coleções” com todas as crianças criando oportunidades de contagem

  • Organizar “sacos surpresas” com objetos variados para que a criança verbalize os atributos desses objetos

  • Fazer construções com objetos, sucatas grandes e pequenos

  • Vestir e retirar roupas de bonecos de tamanhos diferentes

  • Brincar com jogos simbólicos onde a criança vivencie várias situações do cotidiano mudando os papéis (feirinha, supermercado, escola, cabelereira, etc...)

  • Preparar a mesa para o lanche, distribuindo os utensílios

  • Preparar jogos como: memória com objetos e figuras (diferentes texturas)

  • Realizar atividades que permitam à criança nomear objetos, pessoas, animais, plantas, etc...

  • Participar de adivinhações simples ( o que é, o que é, através de pistas ou jogos orais)

  • Criar histórias a partir de objetos concretos e fatos vividos e ajudar a criança a reproduzi-las

  • Cantar músicas que descrevam ações e contenham gestos

  • Planejar a rotina diária em conjunto, dando ênfase no que será feito ANTES e DEPOIS

  • Fazer massinha de modelar

  • Usando as mãos: passar manteiga no pão, torradas, descascar algumas frutas

  • Descascar frutas e legumes e identificá-los através de atributos, semelhanças de tamanhos, cores, etc

  • Identificar os diferentes tipos de alimentos durante a refeição

  • Usar o guardanapo

  • Identificar o direito e o avesso das roupas

  • Lavar o rosto e pentear os cabelos

  • Uso adequado do sanitário

  • Aprender a assoar o nariz

  • Brincar de tomar banho, ensaboar-se identificando as partes do corpo

  • Abotoar e desabotoar botões, colchetes, primeiro em situações lúdicas como despir e vestir bonecos

  • Brincadeiras de roda, jogos de tradições orais tais como: cantigas, parlendas, rimas, etc

  • Brincadeiras de execução de ordens simples do tipo: O chefinho mandou colocar as mãos no pescoço, cotovelo, joelho, tornozelo, etc...

  • Brincar de esconde-esconde onde a criança escondida será identificada por algumas pistas orais

  • Jogos com rimas

  • Elaborar brinquedos sonoros com sucatas, grãos, sementes .

 

NOTAS:
− O professor pode indicar algumas destas sugestões para a família como uma forma de participação;
− Utilizar estas sugestões com as outras crianças (videntes), será gratificante para todos;
− O professor pode pedir que as crianças auxiliem o deficiente visual em algumas atividades.
 

 

ϟ


A maioria dessas atividades foram extraídas do livro :
O Desenvolvimento integral do portador de deficiência visual: da intervençao precoce à integraçao escolar
Autor: Marilda Moraes Garcia Bruno
Editora Newswork, 1993
Número de páginas 143 páginas
fonte: http://dvsepedagogia.blogspot.com.br/

 

Δ

4.Set.2015
publicado por MJA