Ξ  


 

 SOBRE A DEFICIÊNCIA VISUAL

pessoa cega acompanhada  Textos Didácticos 

novo ► 402

  1. A Aprendizagem da Célula por Estudantes Cegos utilizando Modelos Tridimensionais Sandra Cardinali & Amauri Ferreira

  2. A Atenção Compartilhada em Crianças Pequenas com Deficiência Visual  Miriam Godoy & M.ª Stella Gil

  3. A Audiodescrição na Escola  Lísia Michels & Mara Silva

  4. A Autoimagem de Quem não Vê: Recepção, Produção e Mediação de Sentidos por Mulheres Cegas numa Sociedade Visual  Marcelo Santos

  5. A Bengala como Símbolo e Auxiliar  Die Gegenwart

  6. A Bengala como um Instrumento Lúdico na OM do Deficiente Visual  Vera Ferraz & Lúcia Filgueiras

  7. A Cegueira Congénita e o Desenvolvimento Infantil  PBC Boston Mass.

  8. A Cidade à vista do Cego: Informação, Mobilidade e Cidadania  M.ª Paula Trigueiros Cunha

  9. A Comunicação como Barreira à Inclusão de Alunos com DV em aulas de Electromagnetismo  Eder Camargo, Roberto Nardi & Estéfano Veraszto

  10. A Comunicação e a Relação Interpessoal com o Aluno Deficiente Visual  Maria da Glória Mota

  11. A Construção da Criança com Deficiência Visual como Sujeito Social  Sonia B. Hoffmann

  12. A Construção do Conceito de Número e o pré-Soroban  Cleonice Fernandes et al.

  13. A Contribuição da Fisioterapia para Crianças com Amaurose Congênita  Diana Manso et al.

  14. A Criança Cega e a Literatura Infantil  Sara Joana Branco dos Santos

  15. A Criança cega em idade pré-escolar  US Dept. Health, Education & Welfare

  16. A Criança com Baixa Visão: um Guia para Pais  Equipa da Consulta de BV do Hospital Pediátrico de Coimbra

  17. A Criança Deficiente Visual e seus Pais  Kay Alicyn Ferrel

  18. A Criança com Deficiência Visual e suas Relações com o Outro Social  Sonia B. Hoffmann

  19. A Criança Visualmente Incapacitada, do Nascimento Até a Idade Pré-Escolar: a Importância da Estimulação Visual  William Padula & Susan Spungin

  20. A Deficiência na Comunicação Social: boas práticas para Jornalistas  INR e RTP

  21. A Deficiência Visual  Maria José Alegre

  22. A Deficiência Visual no Ensino Regular  Fernando Marques Pereira

  23. A Deficiência Visual para os Adolescentes: o Olhar da Enfermeira  Laura Lima Costa

  24. A Disciplina de Educação Visual  Lígia Leitão

  25. A Dor Depressiva na Reabilitação da Incapacidade Física Adquirida  Rui Aragão Oliveira

  26. A Educação da Pessoa com Deficiência Visual Tânia Trecino & Lurdes Caron

  27. A Educação do Portador de Deficiência Visual  Elcie Masini

  28. A Educação Física como Agente de Inclusão  José Manuel Alves Nunes

  29. A Educação Precoce da Criança Cega  OS Caja de Pensiones

  30. A Escola espera por mim?  Margarida Loureiro

  31. A Especificidade da Aprendizagem da Pessoa com Deficiência Visual  António Paulino Jr & Marta Sforni

  32. A Expressão Corporal, o Teatro e o Deficiente Visual  Marlíria Cunha

  33. A Família com Filhos Adolescentes com NEE  M.ª Isabel Bica Costa

  34. A Função Docente e o Professor com Deficiência Visual  Elisabete Marcelino Domingos

  35. A Grafia da Assinatura na construção da identidade  Izilda Campos

  36. A importância da assinatura para a inclusão da pessoa cega  Ethel Rosenfeld

  37. A Importância da AVD na Educação e Reabilitação dos DV  Elizabeth Jesus

  38. A Importância da Educação Física  Michele Pereira de Souza

  39. A Importância do Brincar para Crianças Cegas e com Baixa Visão  Olga Souza

  40. A Importância do Desenvolvimento Sensorial para o Aluno Deficiente Visual  Andrea de Carli

  41. A Importância do Tacto para as pessoas com DV  T. V. Cranmer

  42. A Importância do Trabalho para o Cego  Airton José Santos

  43. A Inclusão da Criança Invisual  Alberto Barros de Sousa

  44. A Inclusão de Alunos Cegos nas Aulas de Matemática: Área, Perímetro e Volume através do Tato  Solange Fernandes & Lulu Healy

  45. A Inclusão do Deficiente Visual nas aulas de Educação Física escolar  M.ª Luíza T. Alves & Edison Duarte

  46. A Inclusão dos Deficientes Visuais na Escola Regular  Fabiana Santos

  47. A Inclusão na Banda Desenhada  Maurício de Sousa

  48. A Inclusão na Educação Matemática  Solange Fernandes e Lulu Healy

  49. A Inclusão Social tem Influência nas Práticas Museais? Patricia Roque Martins

  50. A Iniciação no Atletismo para Pessoas Cegas e com Baixa Visão Ciro Winckler & outros

  51. A Integração Escolar das Crianças e dos Adolescentes Deficientes  OCDE

  52. A Kitchen Curriculum for the Parents of Visually Impaired Children  Franziska Naughton & Sharon Sacks

  53. A Linguagem na Cegueira  CAIPdv

  54. A Matemática e a Geometria na Educação Inclusiva dos Deficientes Visuais  Sílvio Vieira & Francisco Silva

  55. A Palavra Cegueira: Um Pequeno Estudo Sobre as Reacções de 3 Grupos Diferentes  Vítor Reino

  56. A Participação da Família no Processo Educativo da Pessoa Portadora de DV  Emilia Parpinelli

  57. A Perda da Visão na Adolescência e na Idade Adulta  Ana Maria Medeiros

  58. A Pessoa Cega e a Inclusão: Um Olhar a Partir da Psicologia Histórico-Cultural  Miriam Lira & Luciane Schlindwein

  59. A Psicologia do Tacto  Morton Heller Winston

  60. A Qualidade de Vida de Adolescentes com Cegueira Congénita ou Precoce em Portugal  Nuno Marques

  61. A Reabilitação das Pessoas com Deficiências Visuais  Sandra Rodrigues

  62. A Reversão da Atenção em pessoas com DV  Virgínia Kastrup

  63. A Utilização de Recursos Didáticos no Processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências de Alunos com DV Tatiane Silva, Myrna Landim & Verônica Souza

  64. A Utilização dos Recursos Ópticos na Sala de Aula  M.ª Eugénia Rocha

  65. A Vida dos Portadores de Deficiência  José Pastore

  66. A Visita de Estudo  Luís Botelho Ribeiro

  67. A Vivência da Sexualidade por adolescentes portadoras de Deficiência Visual Camila Pontes Bezerra

  68. Abordagem da Enação no Campo da Deficiência Visual  Virgínia Kastrup, Filipe Carijó & M.ª Clara de Almeida 

  69. Accueillir un élève malvoyant dans sa classe SARHIS

  70. Accueillir un élève non-voyant dans sa classe SARHIS

  71. Acessibilidade a Computadores para Professoress de Alunos c/ NEE  Microsoft  [PDF]

  72. Acessibilidade de Museus Europeus para Deficientes Visuais  Susana Mesquita  [PDF]

  73. Acessibilidade em Estabelecimentos Comerciais  WAT

  74. Acessibilidade na WEB WebAIM

  75. Acesso Tátil: Acessibilidade Estética para o Público DV nos Museus Filipe Carijó, Juliana Magalhães & M.ª Clara de Almeida

  76. Actividade Física e Qualidade de Vida em Crianças e Jovens com Deficiência Visual  Tiago Gomes

  77. Actividades Acuáticas para Personas con Discapacidad Visual  José Luis Vaquero Benito

  78. Actividades Corporais no Processo de Alfabetização da Criança Cega Lúcia Silva Monteiro

  79. Actividades da Vida Diária  Tomteboda RC

  80. Actividades de Estimulación Visual para la Educación Infantil  Manuel Bueno Martín

  81. Actividades de Vida Diária Tomázia Lora

  82. Actividades Diarias para Niños con Ceguera  WonderBaby

  83. Actividades Físicas e Desportivas para Deficientes Visuais  João Oliveira

  84. Actuação da Fisioterapia em Deficientes Visuais  Maitê Peres de Carvalho et al. 

  85. Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com DV  Vivian de Oliveira Preto

  86. Adaptación de Material para Ciegos y Deficientes Visuales  Antonia Raya Medina

  87. Adaptaciones Curriculares de los Alumnos con Baja Visión  Asociación D.O.C.E.

  88. Adaptaciones Curriculares para Alumnos con Baja Visión e Invidentes  Antonio Fuentes

  89. Adaptações Curriculares Não Significativas | Adaptações Curriculares Significativas  Abecedário da Educação

  90. Adapted Physical Education for the Blind and Visually Impaired  Kathy Letcher

  91. Adequações Curriculares na Baixa Visão Glória Romagnolli

  92. Adolescência e Deficiência Visual  Maria Lucia Toledo Amiralian

  93. Adolescentes portadores de DV: percepções sobre sexualidade  Giovana Moura & Eva Rubim Pedro

  94. Adolescer: A Vivência de portadores de Deficiência Visual  Maria Alves Bruns & Patrícia Salzedas

  95. Afeto e Inclusão em Contexto Escolar Larissa Mesquita Ribeiro

  96. Ajudas técnicas / Produtos de apoio INR

  97. Albinismo Anny Marquito, Danielle Czmyr, Giselle Silveira & Letícia de Oliveira

  98. Alfabetização da Criança Cega  Maria da Glória Almeida

  99. Alfabetização de Alunos com Baixa Visão significativa  Marilda Bruno

  100. Alfabetização e Letramento do Educando Cego ou de Baixa Visão  Aparecida Maruch & Marlizete Steinle

  101. Alfabetizando a Criança Cega Projecto Nova Visão

  102. Alucinações Visuais na Enxaqueca  Oliver Sacks

  103. Alumnos con Discapacidad Visual. Necesidades y Respuesta Educativa  Pablo Martín Andrade

  104. Alunos Cegos e com Baixa Visão: Orientações Curriculares  Alberto Mendonça, Cristina Miguel, Graça Neves, Manuela Micaelo, Vítor Reino  [PDF] 

  105. Alunos Cegos nas aulas de Matemática Nuno Santos, Cláudia Ventura e Margarida César

  106. Alunos com Multideficiência e Surdocegueira congénita  Clarisse Nunes [PDF]

  107. Apoio psico-pedagógico ao Deficiente Visual Ana Soares, Andreia Fontinho, Cristiana Duarte, Inês Marques & Mariana Matias

  108. Aprender a Ver, Aprender a Tocar  María del Mar Alvarez & Esteve Bellini i Cortés

  109. Aprender Braille Rumo a Maior Autonomia Carlos Bastardo

  110. Aprender con Otros Sentidos  Quelen Coden y Nilson Dias Garcia

  111. Aprendizagem Activa na Criança com Multideficiência: Guia para educadores Clarisse Nunes [PDF]

  112. Apprendre à jouer à un enfant aveugle de 2 à 5 ans  Brigitte Assénat, Hélène Dupuis & Luc Grégoire

  113. Apprends moi à faire tout seul  Sylvie Boutadou

  114. Aprendendo a Ler e Escrever em braille  Clarissa Nicolaiewsky

  115. Aprendizaje Músical en la Diversidad  R.D. Profesionales de la Enseñanza

  116. Aquisição de Conceitos em Adolescentes com Cegueira Congénita  Marta Cristina Rodrigues

  117. Aquisição do Conhecimento no Cego  Eliana Maria Ormelezi

  118. Arte, Educação e Inclusão: Orientações para Áudio-Descrição em Museus  Francisco J. Lima et al.

  119. As Antinomias Metaéticas entre Cegos e Não-cegos e o problema do Realismo Moral  Léo Peruzzo Jr

  120. As Barras Adaptadas de Cuisenaire como Mediadoras do Processo de Ensino e Aprendizagem  Marianna Drummond

  121. As Barreiras Invisíveis da Integração  António Lavouras Lopes

  122. As Crianças cegas e as mães: uma análise ao sistema de sinais  Selma Fraiberg

  123. As Deficiências Visuais na criança  Clayette, Madignier, Magnard & Hullo

  124. As Estereotipias na Criança Portadora de Deficiência Visual  Alice Dias

  125. As Mãos Compreendem  Lilli Nielsen

  126. As Políticas da Inclusão Escolar na Biopolítica Neoliberal  Pedro Angelo Pagni

  127. As Relações entre Deficiência Visual Congénita, Condutas do Espectro do Autismo e Estilo Materno de Interacção  Ana Delias de Sousa

  128. As Representações dos Professores de Educação Especial e as Necessidades das Famílias  Filomena Pereira

  129. Atendimento Precoce aos Bebés Deficientes Visuais e suas Famílias  Patrícia Roveda

  130. Atividades de Inclusão para Alunos cegos e com Baixa Visão em Aulas Regulares de Língua Estrangeira Anabela Ferreira

  131. Atletismo para Deficiente Visual Paulo de Souza & Maria Rita Bruel

  132. Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras  Laercio Sant´Anna et al.

  133. Audiojogos como Ferramenta Inclusiva  Blind Games Brazil

  134. Aulas de natação para pessoas com deficiência  Alexandre Paulo Loro

  135. Autoconceito: Definição e Delimitação, Avaliação e Manifestação em Populações Especiais  Maria Helena Figueiredo

  136. Autoestima a partir do caminhar: Orientação e Mobilidade da pessoa com DV  Andreisa Santos & Sandra Castro

  137. Autonomia, Formação, Deficiência Visual e Ledores  Maria Cristina Dancham Simões

  138. Avaliação do Desenvolvimento de Crianças com Baixa Visão – Inventário Portage Operacionalizado Cassiana Quintão et al.

  139. Avaliação e Intervenção em escolares portadores de Baixa Visão em Sala de Recursos Keila Carvalho et al.

  140. Avaliação Visual de alunos com bx visão numa aula de Educação Física Ciro Winckler Oliveira & José J. Gavião

  141. Avaliar e Treinar Atletas com Deficiência Visual: problemas e soluções  Nuno Alpiarça

  142. Awakening to Life  Alexander Meshcheryakov

  143. Ayudando a Crecer a mi Hijo: un aporte pedagógico para el área científica  Luz Correa B.

  144. Barreiras Atitudinais: Obstáculos à Pessoa com Deficiência na Escola Francisco J. Lima & Fabiana Silva

  145. Benefícios da Prática Desportiva em Pessoas com Deficiência Visual  Duarte Comprido & Andreia Violeiro

  146. Benefícios Fiscais para Pessoas com Deficiência  Caixa Geral de Depósitos

  147. Biologia para Alunos Deficientes Visuais com foco no Sistema Nervoso Central  Gabriel Silva & Rosangela Dias

  148. Blindness - Medical | Disability Information for Classroom Teachers  Alberta Education

  149. Blindness and Children: Developing a Sense of Self  David H. Warren

  150. Blindness and Children: Executive functions  David H. Warren

  151. Boas Maneiras à Mesa: guia para cegos  Widerberg e Kaarlela

  152. Boas Práticas na Intervenção Precoce Joaquim Gronita, Júlia Pimentel, Cátia Matos, Ana Bernardo, Joana Marques [PDF] 

  153. Braille Reading Speed  Susan Ford & Ramona Walhof

  154. Brincando de ver  Marina Costa

  155. Brincar à Leitura é fazer do Braille uma Brincadeira que os Deixa Felizes!  M.ª Da Graça Inácio

  156. Brincar é um assunto sério!  Ana Margarida Carvalho & Rita Pereira

  157. Brincar para todos Mara Siaulys  [PDF]

  158. Bringing Blindness Awareness to the Sighted Classroom  Carol Castellano

  159. Brinquedos e Brincadeiras para Crianças Cegas Ana Leite

  160. Brinquedos para Crianças com Deficiência Visual

  161. Caminhando Juntos: Manual de Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade  João Felippe

  162. Caminhar sem Medo e sem Mito  Sonia Hoffmann e R. Seewald

  163. Características Psicopedagógicas en Niños y Niñas con Discapacidad Visual Geraldina Franco

  164. Cartografia Tátil e os Sentidos Paula Juliasz & Isabel Castreghini de Freitas

  165. Cartografia Tátil: Mapas para Deficientes Visuais  Ruth Loch

  166. Cécité et Précocité Intellectuelle  Enfant Aveugle

  167. Cedo para ser velho e tarde para ser cego  Cristina Almeida

  168. Cegueira Congénita e Aspectos Socioculturais  Silvia Elena Ventorini

  169. Cegueira Congénita e seus Efeitos na Aquisição do Conhecimento  Eliana Maria Ormelezi

  170. Cegueira Congénita na Construção da Realidade Biofísica e Psicossocial Fernando Jorge Figueiredo

  171. Cegueira e Baixa Visão  Elizabet Dias Sá

  172. Cegueira e Depressão  Ana Lúcia Pinheiro

  173. Cegueira: O que é, o que faz e como viver com ela  Thomas Carroll

  174. Cidadãos com Deficiência: Direitos que Fazem a Diferença  DECO

  175. Cognição Motora em Deficientes Visuais: importância da visão no controle das acções  Luís Imbiriba

  176. Coming to Terms with Sight Loss  RNIB

  177. Comment choisir un Jeu pour un enfant aveugle?  Christine Hénault

  178. Comment rendre un Site internet accessible à la personne aveugle  BlindLife

  179. Como Ajudar Um Cego  SNRIPD

  180. Como Criar Espaços e Serviços Públicos mais Acessíveis  ACAPO

  181. Como Criar Museus, Monumentos e Palácios mais Acessíveis  ACAPO

  182. Como desenvolver programas de Orientação e Mobilidade para pessoas com DV  Nely Garcia

  183. Como devo educar meu filho cego?  Wilhelm Heimers

  184. Como Ensinar Alunos com Deficiências Visuais  wikiHow

  185. Como enxergar bem sem óculos: o sistema Bates aplicado ao dia-a-dia  M. Matheus de Souza

  186. Como Integrar o Aluno Deficiente Visual na Aula de Educação Física?  Paulo Coelho

  187. Como o Cego Aprende  Airton José Santos

  188. Como Se Não Vê o Que Se Não Vê?  Sara Joana Branco dos Santos

  189. Como transcrever Banda Desenhada em braille  Projecto HQ para DV ler

  190. Compensação e Cegueira  Daniela Leal

  191. Competências Pessoais e Sociais e a Deficiência Visual  Margarida Gaspar de Matos

  192. Composições do não ver: contando histórias Camila Alves, Carolina Manso, Josselem Oliveira, Julia Neves, Liz Eliodoraz, Luciana Franco, Thadeu Gonçalves, Vandré Vittorino, Marcia Moraes

  193. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos-estórias M.ª Lucia Amiralian

  194. Compreender a Baixa Visão Fernanda Ladeira & Serafim Queirós [PDF]

  195. Comprendre la cécité  Enfant Aveugle

  196. Comunicação não-verbal entre o enfermeiro e o cego  Cristiana Brasil de Almeida

  197. Conceitos — Aquisição Básica para a Orientação e Mobilidade  Ivete De Masi

  198. Condições para beneficiar de Apoios Educativos Especiais  INR

  199. Consciência Fonológica e Sistema Braille: reflexões sobre o tratamento da ortografia Iara Farias & Amanda Botelho

  200. Considerações sobre a Imitação entre Jovens e Crianças Cegas M.ª Rita Rodrigues & Marcia Moraes

  201. Construção do Autoconceito e Rendimento Escolar  M.ª Inês Costa e M.ª João Carapeto 

  202. Construindo a Articulação entre Arte e Deficiência Visual  Virgínia Kastrup

  203. Conteúdo Visual em Sonhos de Cegos  Helder Bértolo & Teresa Paiva

  204. Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com Deficiência Visual  Adriano Nuernberg

  205. Contribuições do Soroban|Ábaco para o Ensino da Matemática  André Ferreira de Lima

  206. Contributos da Ciência no Estudo do Sofrimento Emocional na Deficiência Visual Ana Sofia Teixeira, Anabela S. Pereira & Ana T. Pires

  207. Contributos para um Conceito de “Biblioteca Inclusiva”  Alice Ribeiro 

  208. Coping with Blindness  Alvin Roberts

  209. Crescimento, Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança Visualmente Incapacitada  Carol Halliday

  210. Criar uma Criança Cega com um Objetivo  Mike Calvo

  211. Critérios Pedagógicos para o Ensino do Braille às Crianças Cegas  CIB

  212. ¿Cuál es la colocación más apropiada para los niños invidentes o con deficiencias visuales?  APH

  213. Cultura dos Sentidos e Ampliação do Paradigma Comunicacional  Augusto Deodato Guerreiro

  214. Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas  M.ª Odete Emygdio da Silva

  215. Défices Visuais  Maria José Lobato

  216. Deficiência e Violência em Portugal: do Preconceito ao Crime de Ódio  Fernando Fontes

  217. Deficiencia Visual. Aspectos Conceptuales y Repercusiones Funcionales  Rafael González et al.

  218. Deficiência Visual Marta Gil

  219. Deficiência Visual — vols 1, 2 e 3  Marilda Bruno e M.ª Glória Mota  [PDF]

  220. Deficiência Visual Cortical: causas e manifestações  Lilli Nielsen

  221. Deficiência Visual, Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora e Habilidades Motoras Margarida Leal

  222. Deficiência Visual, Interação e Desenvolvimento da Linguagem  Fabiana Kaodoinski & Fernanda Toniazzo

  223. Deficiência Visual: Reflexão sobre a Prática Pedagógica  Marilda Bruno

  224. Deficiências, Dificuldades e Diferenças: Critérios e Direções para Mediar na Escola  Nira Kaufman

  225. Deficiências Instaladas: Quando a Deficiência Visual se Converte em Deficiências Múltiplas  Sabrina Casado

  226. Deficiente Visual e Acção Educativa  Manuel Martín e Salvador Bueno

  227. Deficiente Visual: Educação e Reabilitação  Ivete De Masi

  228. Deficientes Visuais podem ter Aulas de Biologia  Rosilene Ricardo

  229. Definição de Cegueira e Baixa Visão  António João Menescal Conde

  230. Desarrollo Curricular en el área de Autonomía personal  M. A. Arnau Gilberte & M. Orta Molins

  231. Desarrollo Psicológico de los Estudiantes con Discapacidad Visual  Geraldina Franco

  232. Descobrindo o real papel das outras percepções, além da visão, para a OM  Tomázia Lora

  233. Desempenho funcional de crianças com deficiência visual  Juliana Malta et al.

  234. Desenho Geométrico e Deficiência Visual  Jorge Brandão

  235. Desenho Universal  Helena Degreas

  236. Desenho Universal para a Aprendizagem: Diretrizes  Eladio Sebastián-Heredero

  237. Desenvolvimento Cognitivo da Criança Cega Maria da Glória de Souza Almeida

  238. Desenvolvimento da Criança Cega  Wanessa Moura Silva

  239. Desenvolvimento da Criança com DV e Interacção Mãe-Criança  Ana Cristina Cunha e Sónia Enumo

  240. Desenvolvimento de Conceitos em Cegos Congénitos Sylvia Nunes e José Fernando Lomônaco

  241. Desenvolvimento Sócio-Cognitivo das Crianças com Deficiência Visual  Ivo Henriques & Susana Spínola

  242. Desenvolvimento Táctil e suas Implicações na Educação de Crianças Cegas  Harold Griffin e Paul Gerber

  243. Desenvolvimento Visual da Criança com Déficit Visual Cortical  Jucimar Sidney

  244. Design Inclusivo: Tocar para Ver — Brinquedos para Crianças Cegas e de Baixa Visão M.ª Leonor Pereira

  245. Dicas para Viver com Baixa Visão  Equipe Lederman

  246. Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão  Augusto Deodato Guerreiro PDF

  247. Differentiated Instruction: Blind Students | Visually Impaired Students Alberta Education

  248. Dificuldades de Comunicação e Sinalização na Deficiência Visual Marilda Bruno

  249. Disability and Sexual Health  Poul Rohleder, Stine Braathen & Mark T. Carew

  250. Disability, Identity and Difference Tom Shakespeare

  251. Discussão dos Saberes Docentes para a Inclusão do Aluno com DV em Aulas de Física  Eder Pires de Camargo

  252. Discussões metodológicas para o ensino da Bengala à Criança Cega  Sonia Hoffmann

  253. Early Identification of Infants Who Are Deaf-Blind Peggy Malloy et al.

  254. Educação Alimentar e Nutricional de Deficientes Visuais  Renata Meireles

  255. Educação Artística: sugestões de actividades  SAC

  256. Educação de Alunos Deficientes Visuais em Escolas Regulares  J. K. Horton

  257. Educação dos Cegos no Brasil Aires Machado Filho

  258. Educação Física, Cegueira e Percepção Plantar  Ruy Rodrigues Miranda & Hiran Pinel

  259. Educação Física e Desportos Adaptados  Joseph P. Winnick

  260. Educação Física escolar e Inclusão Márcia Gorgatti

  261. Educação Física, Orientação e Mobilidade e Deficiência Visual  José Alberto Moura e Castro

  262. Educação Física para Deficientes Visuais  A. J. M. Conde

  263. Educação, Inclusão e pessoa com DV na educação básica Dayene & Dirceu Siqueira

  264. Educação Inclusiva e Educação Especial: Um Guia para  Directores  DGIDC  [PDF]

  265. Educação Musical para Deficientes Visuais Rafael Vanazzi de Souza

  266. Educação Sexual da Pessoa com Deficiência Visual  Camila Gandini

  267. Educação Sexual e Deficiência Visual: o Diálogo do Silêncio x o Silêncio do Diálogo Maria Toledo Bruns

  268. Effective Classroom Adaptations for Students with Visual Impairments  Penny Cox & Mary Dykes

  269. Effective Strategies for Developing Independence in Movement and Travel of Blind Students  Claudia Vasilica Borca

  270. El Aprendizaje de las Ciencias en niños ciegos y deficientes visuales M.ª Luisa García et al.

  271. El Bebé Ciego: Primera Atención; Un Enfoque Psicopedagógico  Mercé Leonhardt  [PDF]

  272. El Cuidador de Niños con Deficiencias Visuales  Psicologo Escolar

  273. El Niño Ciego  Lev Semionovitch Vigotski

  274. Elaboração de Tabelas Periódicas para facilitação da Aprendizagem de Alunos portadores de DV  João Batista Filho, Liliane Andrade, Kércya Sousa, Kyara Limeira & Poliane Batista

  275. En los Zapatos de los Niños Ciegos Rosa Revuelta e Elena López

  276. Enseñanza de dibujo a niños ciegos  El Rincón del Vago

  277. Ensina-me a ser independente!  Sherry Gaynor

  278. Ensinar trigonometria a um cego  Luiz Alberto Melchert de Carvalho

  279. Ensino / Aprendizagem do Braille  Vítor Reino

  280. Ensino da Música a Alunos Cegos ou de Baixa Visão Cristina Cunha

  281. Ensino de Geografia para Alunos com Cegueira  Tais Buch Pastoriza

  282. Ensino de Lógica de Programação para Cegos  Rubia Steffens et al.

  283. Ensino do Braille: Estratégias de Leitura Fátima Mendes

  284. Ensino Superior para Pessoas com Deficiência Visual e Auditiva em Portugal  José António Porfírio et al.

  285. Entendendo a Baixa Visão-orientação para pais  E. Gasparetto e Kara-José

  286. Entendendo a Baixa Visão-orientação para profs  R. Oliveira, K-José e Wilson

  287. Entre Amor e Ódio: Os Dilemas da Educação do Outro  Rosely Gayoso

  288. Entre Aveugles  Louis Émile Javal

  289. Entre Cores e Pessoas com Visão Subnormal  Robson Costa & Viviane Coutinho

  290. Equilíbrio em crianças e jovens cegos e de baixa visão  Diana Rocha, Olga Vasconcelos & Paula Rodrigues

  291. Escrita Ortográfica e Revisão de Texto em Braille  Clarissa Nicolaiewsky & Jane Correa

  292. Essential components of educational programming for students who are blind or VI   Alberta Education

  293. Estereotipias na Infância  Sonia B. Hoffmann

  294. Estimulação e Reabilitação Visual  Jucimar Sidney

  295. Estimulação Precoce na Criança Cega  Kátia Oliveira

  296. Estimulação Precoce: A contribuição da Psicomotricidade Maria Rita Rodrigues

  297. Estimulação Precoce: sua Contribuição para o Desenvolvimento Motor e Cognitivo da Criança Cega Congênita nos Dois Primeiros Anos de Vida Maria Rita Rodrigues & Nilza Macário

  298. Estratégias a utilizar em Salas de Aula Inclusivas  Luís de Miranda Correia, Ana P. Martins & Rosa M.ª Ferreira

  299. Estratégias de Aprendizagem Utilizadas por Estudantes Cegos e Videntes  Manuela Caldas Lins & João Carlos Alchieri

  300. Estratégias de Ensino utilizadas, também, com um Aluno Cego, em classe regular Luzia Guacira Silva

  301. Estrategias de Estudio utilizadas por Pianistas Ciegos  Paula Chávez

  302. Estratégias e Adaptações no Treino em Ginásio da Pessoa com Deficiência Visual  Ana Loureiro e Sara Jorge  Fev.25

  303. Estratégias para a Exploração e Leitura de Mapas Tácteis  DGEBS

  304. Estratégias Pedagógicas para o Ensino do Violoncelo a Alunos com DV  Inês Coelho

  305. Estudantes Cegos na Educação Superior  Bento Selau, Magda Damiani e Fabiane Costas

  306. Être Accompagnant d’un Élève Aveugle de Naissance  Enfant Aveugle

  307. Éveil des Sens Enfant aveugle

  308. Exclusão das Crianças Cegas da Prática de Ensino da Alfabetização Espacial em um Contexto de Escola Inclusiva  Marcelo Sá

  309. Expanded Core Curriculum for Students Who Are Blind or Visually Impaired  Alberta Education

  310. Experiência Estética para Invisuais  Ana Sofia Melo das Neves

  311. Ferramentas cognitivas e tecnológicas para a Inclusão Social de pessoas com DV  Eliana Sampaio

  312. Fire Is So Loud: Tips to address Empty Language for Children with Cortical Visual Impairment  Peg Palmer

  313. Foreign Language Learning for the Visually Impaired  Sofia Christido

  314. Formação de conceitos e Construção de Conhecimentos: Alunos com Cegueira  Celma Domingues, Elisabet Sá, Sílvia Carvalho, Sónia Arruda & Valdirene Simão

  315. Formação de Conceitos em Crianças Cegas  Cecilia Guarnieri Batista

  316. Formas Geométricas, Artes e Deficiência Visual  Daniella Simões Benetti

  317. Funções de um Celular para Pessoas Cegas  Joyce Jobis

  318. Futsal para cegos  Ramon Pereira de Souza

  319. Geography in a different way  Roman Brvar

  320. Glaucoma em idosos: Subjetividade e relações familiares  Denise Gutierrez e Nayana Julho

  321. Goalball  Viriatos

  322. Grafia braille para a Língua Portuguesa  IBC

  323. Grafia musical braille  Dolores Tomé

  324. Guia de Intervenção Precoce na Disfunção Visual  Augusto Deodato Guerreiro [PDF]

  325. Guia para os pais das crianças deficientes visuais  DGEBS

  326. Guia para padres de niños ciegos desde 0 meses a 3 años Guia Bienvenido

  327. Guia para um ensino inclusivo e aprendizagem à distância  Bryn Holmes, Dulce Ferreira, Isabel Huet Silva, Paul Lynch, Stelios Kessanidis, Boba Mannova, C. Ragiadakos, Ruth Leitch & Luís Botelho Ribeiro

  328. Guiar uma Pessoa com Deficiência Visual  ACAPO

  329. Habilidades funcionais na criança com cegueira congénita Paula Alves, Grazielle Sousa & Heloísa Gagliardo

  330. Helping Children with Visual Impairments to Develop Listening Skills  Lizbeth Barclay

  331. História, Conceito e Tipos de Deficiência Izabel Maior

  332. Histórias da Bengala Branca   ACAPO

  333. Histórias para Todos: algumas Orientações  Cuckoo

  334. How Does Visual Impairment Affect Performance on Tasks of Everyday Life?  Sheila K. West et al.

  335. Influência da Capacidade de resistência aeróbia na Orientação & Mobilidade do Cego  José Moura e Castro [PDF]

  336. Imagem corporal: corporeidade da pessoa com Deficiência Visual Rosilene Diehl & Paulo Peixoto

  337.  Imagem corporal e deficiência visual  M.ª Luíza Tanure Alves & Edison Duarte

  338. Impacto da Discriminação com base na Deficiência nas Mulheres Pedro Bettencourt Correia e outros

  339. Impacto económico da cegueira/hipovisão vs custos na prevenção em Retinopatia Diabética  José Rui Faria de Abreu

  340. Implicações de ser Pai e Mãe de um Bebé Deficiente Visual  Patrícia Roveda

  341. Importância do Ensino do Braille na Reabilitação de Cegos Adultos  Teresa Maia

  342. Improving Braille Reading Fluency Kathleen Stanfa & Nicole Johnson

  343. Inclusão de Alunos Portadores de DV nas Aulas de Educação Física  José M. Nunes

  344. Inclusão Escolar de Alunos Cegos e com Baixa Visão  Elizabet Dias de Sá, Izilda Campos e Myriam Silva

  345. Inclusão, Interação e Deficiência Visual  Sweder Souza & Juscelino Nascimento

  346. Individualized Program Plan for Students Who Are Blind or Visually Impaired  Alberta Education

  347. Influência da natação no desenvolvimento das AVD em Crianças com Deficiência Visual Edgar Costa, Leonardo Canolla, Leonardo Guerra, Hugo Nunes & Sheila Santos Silva

  348. Iniciação à Leitura do Braille  Sonja Ekvall

  349. Integracion Escolar de Alumnos con Deficiencia Visual Antonio Rodríguez Fuentes

  350. Integração do Aluno cego e de Baixa Visão na disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar  Leonardo Cunha da Silva

  351. Integração do Aluno Deficiente Visual em Diferentes Meios: Família, Escola, Sociedade  Paulo Coelho

  352. Inteligência Visual-Espacial  Armanda Zenhas

  353. Interação — condição básica para o trabalho do profissional com o portador de DV Maria Lúcia Amiralian

  354. Interação Entre Crianças com Deficiência Visual em Grupos de Brincadeira  Letícia Ruiz & Cecília Batista

  355. Interação Mãe e Bebé Cego: Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem  Wanessa Moura Silva, João Oliveira & Wanilda Cavalcanti 

  356. Internet para Necessidades Especiais  Francisco Figueiredo

  357. Intervenção fonoaudiológica e deficiência visual  Mayla Monteiro & Rita Montilha

  358. Intervenção Precoce  Augusto Deodato Guerreiro

  359. Intervenção Precoce na Criança com Baixa Visão  Heloisa Gagliardo & M.ª Inês Nobre

  360. Intervenção Precoce: reflexões sobre o desenvolvimento da criança cega até aos 2 anos  Gérson Farias

  361. Intervención Educativa con Alumnos Ciegos y de Baja Visión en las Etapas de Educación Primaria y Secundaria  Nuria Mena

  362. Introducción al concepto de Aprendizaje Activo de Lilli Nielsen  Stacy Shafer

  363. Is My Blind Child Autistic? Mary McDonach

  364. Keyboard Instruction for the Blind Music Student  Daniel and David Simpson

  365. L'accès à l'information parlée chez l'aveugle  Anita Richaume-Crinquette

  366. L'Adolescent Déficient Visuel  Pierre Griffon

  367. L'apprentissage de la marche chez l'enfant non-voyant ou malvoyant  INLB

  368. L’Enseignement des Langues aux Adultes Déficients Visuels  EuroBlind

  369. L'Intégration en action(s): stratégies et outils pédagogiques pour l'enseignant d'un enfant déficient visuel  Sylvie Loraine

  370. La Atención Educativa de los Alumnos Ciegos y con Baja Visión  Pablo Martín Andrade

  371. La Educación Musical de Personas con Deficiencia Visual y la Musicografía Braille  Isabel Bertevelli

  372. La Fisioterapia en el Entorno Educativo del Niño con Discapacidad Visual  David Presas y Miquel S. Martí

  373. La Lecto-Escritura en Alumnos Ciegos y con Déficit Visual  M.ª Encarnación Morillo Ramos

  374. La Lecto-escritura en Tinta en Alumnos con Baja Visión  María Pilar S. Sánchez

  375. La Lingüística en las Personas con Discapacidad  Filiberto Rodríguez

  376. La Personne Âgée Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  377. Laços que Aprisionam: O Cárcere Emocional Estabelecido pelas Relações de Superproteção Camila Gandini

  378. Lazer e Turismo para Pessoas com Deficiência  Marina Faria & Paulo Motta

  379. Le Développement de la Conscience de l'Écrit chez l'Enfant Aveugle Âgé de 0 à 5 Ans  Yves Jalbert et Pierre-Olivier Champagne

  380. Le Travail de Deuil chez la Personne Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  381. Learn To Use Your Other Senses To Help You Cope with Blindness and Vision Loss  VisionAware

  382. Learning Braille: The Relevance of Low-Tech Devices  Laura Matz

  383. Learning To Live With Blindness: Rehabilitation Teaching  Alvin Roberts

  384. Learning To Work With Blindness: Vocational Counseling  Alvin Roberts

  385. Lecture des Aveugles Émile Javal

  386. Leitura Musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia braille  Fabiana Bonilha

  387. Ler para cegos  Milton Schinca

  388. Les Troubles du Sommeil chez les Aveugles  Dr Damien Léger & Dr Jodi Floyd

  389. Literacia Emergente para a Cegueira  CAIPdv

  390. Los Trastornos de Lenguaje en Niños con Deficiencias Visuales Walter Elstner

  391. Louis Braille: sua vida e seu sistema Jurema Venturini

  392. Mãe! Pai! Ajudem-me Lucimar Amaral Ezequiel

  393. Mães de Crianças com Deficiência Visual  Aline Pintanel, Giovana Gomes & Daiani Xavi

  394. Making the most of your sight RNIB

  395. Malvoyance et Autisme Enfant Aveugle

  396. Mapas mentais de deficientes visuais como suporte ao design da informação urbana na Web Geisa Golin & outros

  397. Matemática e a Deficiência Visual  Aline Leichtfeld de Araújo & Fernanda Marszaukowski

  398. Matemática e Deficiência Visual  Jorge Carvalho Brandão

  399. Materiais Didáticos para a Inclusão de Educandos Cegos no Ensino de Matemática  Luí Mollossi, Rogério Aguiar & Méricles Moretti

  400. Material didáctico para alumnos invidentes en el aula de inglés (educación primaria)  Helena Aikin Araluce

  401. Matériel de pré-braille pour Enfants basé sur l’histoire de «Blos de Comunicação e Deficiência: Manual de Estilo

  402. Maternidade Marcada: o Estigma de Ser Mãe com Deficiência Visual  Léa Carla Oliveira Belo  Fev.25

  403. Metodología para la Educación Artística en Niños Ciegos y de Baja Visión  Annabelle Díaz Muñoz

  404. Meu Filho Cego  Edda Sá de Albuquerque

  405. Miradme! Texto para la Educación Precoz del Niño Ciego  Carme Guinea y Merce Leonhardt   Dez.24

  406. Mitos e Símbolos na Magia da Linguagem da Infância  Maria da Glória Sousa Almeida

  407. Mobilidade na primeira pessoa  Ana Maria Fontes

  408. Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) e Alunos com NEE  Luís de Miranda Correia

  409. Modos de intervir com jovens deficientes visuais: uma experiência de grupo de teatro  Márcia Moraes

  410. Mudança de Comportamentos Motores no Utilizador de Cão-Guia  João Fernandes & Maria João Fernandes 

  411. Museus e Acessibilidade  Peter Colwell & Elisabete Mendes  [PDF]

  412. Music Adaptations For Students who are Blind or Visually Impaired  Carmen Willings

  413. Musicografia Braille: Instrumento de Inserção e Formação Profissional  Dolores Tomé

  414. Musicoterapia para deficientes visuales  El Rincón del Vago

  415. Myths and Facts about Touch and Tactile Pictures for the Blind  J. M. Kennedy

  416. Não podemos ver, não devemos tocar... Bertrand Verine

  417. Necessidades Educativas Especiais na Sala de Aula: Um Guia para Professores Lee Brattland Nielsen

  418. Ninguém é Perfeito — Vivendo e Crescendo com Crianças que têm Necessidades Especiais  Nancy B. Miller

  419. Niños ciegos. Pautas para Estimular su Desarrollo  Celia Rodríguez Ruiz

  420. Niños con Discapacidad Visual: Cómo Atender sus Necesidades Educativas en Aula  UNIR

  421. Niños y bebés ciegos  Guia Infantil

  422. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille  Edison Lemos, Jonir Cerqueira, M.ª Glória B. Mota & Regina Oliveira

  423. Nos 150 anos da Morte de Louis Braille  Vítor Reino

  424. Novas Ilustrações Hápticas em Livros Táteis para Crianças Cegas  Dannyelle Valente

  425. O Alfabeto Braille, Sua Génese, Seu Significado  Albuquerque e Castro

  426. O Aluno Cego, a Escola e o Ensino da Matemática  Paulo Campos & Miriam Godoy

  427. O Aluno Cego: Preconceitos e Potencialidades Sylvia Nunes & José Lomônaco

  428. O Aluno Deficiente Visual  site 'A Deficiência'

  429. O Aluno Deficiente Visual na Escola: lembranças e depoimentos  Kátia Caiado

  430. O Brincar da Criança Cega  Vanda Cianga Ramiro

  431. O Brincar na Perspectiva Histórico-Cultural  Patricia Albarran & outras

  432. O Cego, O Espaço, o Corpo e o Movimento: uma questão de Orientação e Mobilidade  Admilson Santos

  433. O Cego na Escola e na Sociedade: um estudo psicológico  Thomas Cutsforth

  434. O Cliente com Deficiência Visual no Sector do Turismo  Perfil

  435. O Corpo Cego: o Verbo e a Intensificação da Deficiência  Eduardo Azzini & Ana C. Rigoni

  436. O Corpo (Im)perfeito: a Protecção Constitucional de uma Construção Social?  António de Araújo

  437. O Corpo Se Vê: Educação e Motricidade  Eline Rozante Porto

  438. O Deficiente Visual Sylas Fernandes Maciel

  439. O Deficiente Visual e a Aula de Educação Física  Mário Jorge Lopes

  440. O Deficiente Visual e a Atenção Farmacêutica  Eliana Nascimento & Luciene Marques

  441. O Desenvolvimento da Criança Cega  Maria Eduarda Dias

  442. O Desenvolvimento da Criança Invisual  Alberto Barros de Sousa

  443. O Desenvolvimento de Crianças Cegas e de Crianças Videntes  M.ª Luiza França-Freitas e M.ª Stella Gil

  444. O Desenvolvimento Motor da Criança Cega nos primeiros Anos de Vida  Júlio Paiva

  445. O Desenvolvimento Psicomotor do Cego  Michel Kyrillos

  446. O Efeito da Motricidade do Judo no Equilíbrio de Crianças com DV  Ana C. Pinto & Josiane Lima

  447. O Ensino da Biologia na Deficiência Visual  Camila R. Santos & Vanessa Manga

  448. O Ensino da Educação Física para Deficientes Visuais  José Pereira de Melo

  449. O Ensino da Física a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo

  450. O Ensino da Física e Química a alunos com Deficiência Visual  Clara Gonçalves

  451. O Ensino da Física no Contexto da DV: Atividades para Alunos Cegos e com Baixa Visão Eder Pires de Camargo

  452. O Ensino da Geografia e a cegueira  Ana Paula Chaves

  453. O Ensino da História a Deficientes Visuais: recursos didácticos  Luciano Paixão

  454. O Ensino da Língua Inglesa para Alunos Cegos e com Baixa Visão em Salas Inclusivas do Ensino Médio  Sara França & outros

  455. O Ensino da Óptica a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo, Roberto Nardi, Paulo Maciel Filho & Débora Almeida

  456. O Ensino da Ortografia para crianças cegas  Amanda Botelho Martinez

  457. O Ensino do Violino para Deficientes Visuais integrando o método Suzuki e a Musicografia Braille  Débora Flemming Bohn

  458. O Estranhamento Causado pela Deficiência: Preconceito e Experiência  Luciene M. da Silva

  459. O Impacto da Perda da Visão na Vida do Paciente  Jorge Mitre

  460. O Impacto Psicossocial da Deficiência Visual Sandra Rodrigues

  461. O "Ir e Vir" do Deficiente Visual: Manual de Orientação e Mobilidade  Sylas Maciel

  462. O Jardim Sensorial: um Recurso para a Estimulação Sensorial de Surdocegos  Carla Carvalho

  463. O Jogo Simbólico da Criança Cega Sheila Correia de Araújo

  464. O Lugar do «outro» na Escola Pública: uma perspetiva inclusiva  José Firmino

  465. O Mercado de Trabalho e a Pessoa Deficiente  site 'A Deficiência

  466. O Método MusiBraille  Maressa Miquelino de Carvalho

  467. O Meu Filho Vê Menos?  Fátima Bessa & Rosa Afonso

  468. O Mundo Percebido — O Sentir  Merleau-Ponty

  469. O Papel do Braille no processo de Reabilitação da Pessoa Cega  Renata Salvado & Amaro Costa

  470. O Papel do Pedagogo no processo de Reabilitação de Pacientes com Baixa Visão  Raquel Silva & Luciana Bareicha

  471. O PEI e as Adaptações Curriculares  Projecto IRIS

  472. O Perceber e o Relacionar-se do Deficiente Visual: orientando Professores Especializados  Elcie Masini

  473. O Podcast para Deficientes Visuais  João Bottentuit Jr & Clara Pereira Coutinho

  474. O Processo de Construção da Leitura/Escrita na Deficiência Visual Marilda Bruno

  475. O Processo de Romantização das Deficiências  Lúcia Monteiro

  476. O Que é Ser Cego  Luíz Alberto Melchert C. Silva

  477. O Que é uma Deficiência Visual?  Zeiss

  478. O Que «Vê» Quem Não Vê?  Hélder Bértolo

  479. O Significado da DV na Vida Cotidiana: Análise das Representações dos Pais-Alunos-Professores  Marilda Bruno

  480. O Sorobã para Todos  Gildo Soares da Silva

  481. O Tacto e suas Implicações no ensino do Desenho a Crianças Cegas  Francisco J. de Lima & José da Silva

  482. O Universo Interno da Criança com Deficiência Visual  Maria da Glória de Souza Almeida

  483. O Uso da Sugestão no Diagnóstico e Tratamento da Cegueira Conversiva    Jan.25

  484. O Uso Funcional dos Sentidos na Criança Multideficiente com DV  Clarisse Nunes

  485. Oportunidades de Desenvolvimento oferecidas pela Mãe vidente em interação com a sua Criança cega durante a Alimentação  Milena Gandolfine, Alessandra Canosa & Maria Stella Gil

  486. Organización de un aula ordinaria con alumnos con discapacidad visual  Roberto Casañas

  487. Organização de Ensino e Adaptação Curricular para Alunos com DV  Antonio Paulino Jr & Marta Sforni

  488. Organização do Armário é Essencial para uma Vida Mais Independente  Ana Carolina Diniz

  489. Orientación y Movilidad | Definición y habilidades a desarrollar  Geraldina Gonzalez Franco

  490. Orientaciones para Trabajar con Alumnos Ciegos o con Discapacidades Visuales EDUCREA

  491. Orientação e Mobilidade  SAC

  492. Orientação e Mobilidade: Aspectos da Evolução da Autonomia da Pessoa Deficiente Visual  Moura e Castro

  493. Orientação e Mobilidade da pessoa com cegueira adquirida: benefícios do meio aquático Regina Kátia Ribeiro

  494. Orientação e Mobilidade para crianças  Vera Lúcia Felippe & João Álvaro Moraes Felippe

  495. Orientação e Mobilidade para Deficientes Visuais  Rosa Maria Novi

  496. Orientação e Mobilidade: uma “profissão” com futuro?  Peter Colwell

  497. Orientação Profissional dos Cegos e Contribuição da Psicologia para a sua Formação Profissional  António Martinho do Rosário

  498. Orientações para Professores de Estudantes Cegos  Luzia Silva

  499. Orientações Pedagógicas para o Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular Eugênia Fávero, Luisa Pantoja & Maria Teresa Mantoan

  500. Orientando um Deficiente Visual no Uso do Computador  Luciane Molina Barbosa

  501. Os Benefícios da Convivência com Animais para o Desenvolvimento Bio-Psico-Social da Criança com DV  Camila Gandini

  502. Os Sentidos e as Experiências  Sílvia Elena Ventorini

  503. Os Sentidos que substituem a Visão  José Espínola Veiga

  504. Os Serviços de Leitura Pública para Pessoas com Deficiência Visual em Portugal  José Guerra

  505. Os Significados da Avaliação Vocacional no contexto da Reabilitação de pessoas com Deficiência  Sérgio Fabela

  506. Pais Cegos  Lorita Pagliuca, Renata Uchoa & Márcia Machado

  507. Para uma Nova Comunicação dos Sentidos  Augusto Deodato Guerreiro

  508. Paradigmas da escola inclusiva e desafios colocados ao professor  M.ª da Conceição Rebelo

  509. Participação da Família no Processo de Formação da Identidade do Aluno com Baixa Visão  Ana Lúcia Oliveira

  510. Participação Ocupacional do Idoso com Deficiência Visual  Marlene Caldas Monteiro

  511. Percepção, Acção e Conhecimento nas Crianças Cegas  Esperanza Ochaita & Alberto Rosa

  512. Percursos para Pessoas com Deficiência Visual no Centro Histórico do Porto  Ivna Machado

  513. Perda da Visão e Enfrentamento  Jurema Dourado & Luize Costa

  514. Pessoas com Deficiência Visual e Imagem Telejornalística Marcello Pereira Machado

  515. Planning Piano Lessons for Your First Blind Student  David Goldstein

  516. Plano Nacional de Leitura para Cegueira e Baixa Visão  Manuela Micaelo

  517. Possibilidades da abordagem etnográfica no trabalho com os DV  Priscila Lima

  518. Preparar uma Criança para a Aprendizagem de Braille  Charlotte Cushman

  519. Préparation à la lecture tactile de jeunes enfants aveugles présentant des troubles associés  Marylène Tonnel-Ballavoisne

  520. Princípios fundamentais na educação da criança cega   Lowenfeld

  521. Professores em Formação em Ciências da Natureza  E. Veraszto, Eder Camargo, N. Miranda & J. Camargo

  522. Problemas das crianças cegas congénitas na construção da realidade   Sylvia Santin & Joyce Simmons

  523. Promover a Aprendizagem e Interação de Alunos Cegos em Espaços Colaborativos Pedro Landeiro Vaz

  524. Propuesta Pedagógica para el Aprendizaje de Inglés en Niños entre 5 y 9 Años Bárbara Barrera, Ivonne Perdomo & Mónica Ariza

  525. Qualidade de Vida e Deficiência Visual   Sandra Rodrigues

  526. Qualquer maneira de Ler vale a pena   Luciene Maria da Silva

  527. Quando os Olhos Não Vêem   Inês Grilo

  528. ¿Quiere Ayudar a los Niños Ciegos a Tener Éxito? ¡Sea Exigente!  Bárbara Madrigal

  529. Reabilitação Lizabeth de Sousa

  530. Reacções psicológicas à perda de visão   Cristina Barczinski

  531. Reaching, Crawling, Walking...   Susan Simmons & Sharon Maida

  532. Recursos didáticos na Educação Especial   Jonir Cerqueira & Elise B. Ferreira

  533. Regras de Atletismo para Atletas com Deficiência Visual  URECE

  534. Regras de Atletismo para Atletas Invisuais [B1, B2 e B3]

  535. Rehabilitación Integral para Personas Ciegas  CRAC

  536. Relato de uma Experiência de Integração de Alunos com DV  Fernando Jorge Alves Correia

  537. Repercusión de la Deficiencia Visual en las Personas Mayores   Ignacio Párraga Martínez

  538. Repercusiones de la Deficiencia Visual de Personas Mayores en Cuidadores Familiares  Pura Díaz-Veiga y María Izal-Fernández de Trocónizb

  539. Representações Sociais de Professores sobre a Inclusão de Alunos com Deficiência em Turmas Regulares   Cristiane Correia Taveira

  540. Reunião de Sensibilização à Escola   Maria Teresa Cavaco

  541. Saberes e Práticas da Inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às NEE de alunos cegos e de alunos com baixa visão Maria Salete Fábio Aranha

  542. Science for Students with Visual Impairments David Kumar, R. Ramasamy & Greg Stefanich

  543. Se É Professor... DGEBS

  544. Sex, Love and Disability  Braden Ross

  545. ¿Se Pueden Tocar Los Cuentos...?  Amparo Abad, Gloria Monclús, José Francino, M.ª Pilar Rodríguez

  546. Shared Storybook Reading  Elizabeth Dennison

  547. Símbolo internacional de pessoas com Deficiência Visual | Cegueira

  548. Simulando as deficiências: como é ser um deficiente visual?   M.ª Salete Fábio Aranha

  549. Sistema de aquisição de conhecimento para apoio à consulta de Subvisão   Cláudia Martins Antunes

  550. Sistemas Técnicos e Tácticos no Goalball   Alessandro Tosim, Alaércio Perotti Jr, Teresa Leitão & Regina Simões

  551. Sobre Formação de Professores no Uso das Tecnologias Educacionais Específicas Ângela Antelo Tesch

  552. Sofrimento Emocional na Deficiência Visual   Ana Sofia Teixeira

  553. Sonhos Arquetípicos em portadores de Deficiência Visual  Jorge Monteiro de Lima

  554. Story Boxes: A Hands-On Literacy Experience   Norma Drissel

  555. Studying Embossed Maps   Paivi Toikkanen

  556. Sugestões de Atividades para a Educação Infantil da Criança com DV  Marilda Garcia Bruno

  557. Sugestões para as famílias de crianças com baixa visão   Mara Siaulys

  558. Swimming: Tips for Swimmers Who Are Blind or Visually Impaired VisionAware

  559. Tactile Storytelling   Philipp Meyer

  560. Teaching English to blind students   Chok Seng

  561. Teaching Geography to Visually Impaired Students   Stuart Snowdon

  562. Teaching Handwriting to a Braille Reader Jodi Floyd

  563. Teaching Math to Visually Impaired Students | Teaching Strategies  Susan A. Osterhaus 

  564. Teaching Science to Students with Visual Impairments   Tiffany Wild & Karen Koehler

  565. Teaching Science to the Visually Impaired  Sandy Watson & Linda Johnston

  566. Teatro-Educação: uma experiência com Jovens Cegos   Roberto Rabêllo

  567. Teclado de Computador   Marco António Queiroz

  568. Técnica de Mãos Sobre Mãos  Carlton Anne Cook Walker

  569. Tecnologia táctil para a avaliação da dor em cegos   Ana Cláudia Toniolli & Lorita Pagliuca

  570. Tenho um bebé no berço   Mara Siaulys

  571. The Effect of Visual Impairment on Cognitive Development and Behaviour  Liyange Gunaratne

  572. The Impact of Vision Loss on Development & Learning  Carmen Willings

  573. The Impact of Visual Impairment on the Acquisition of Early Communication Skills   Ian Bell

  574. The Inclusive Classroom – Working with Blind and Partially Sighted Students  British Council

  575. The Role and Function of the Teacher of Students with Visual Impairments Susan Spungin & Kay Ferrell

  576. The Role of Visual Experience in the production of Emotional Facial Expressions by Blind People  Dannyelle Valente et al.

  577. The Social Model of Disability  Tom Shakespeare

  578. The Visually Impaired: Involvement in Physical Activity and Sport  José Lima Constâncio

  579. Toque o bebé!   Lois Harrell

  580. Toys for blind children   WonderBaby

  581. Treino das AVD para crianças deficientes visuais Sonja Myrimer

  582. Treino sensorial para pessoas cegas   Julie Fields

  583. Turismo de Aventura e a Deficiência Visual  Denise Holleben

  584. Understanding Disability  Poul Rohleder, Stine Braathen and Mark T. Care

  585. Universal Design   The Center for UD at North Carolina State University

  586. Universo Táctil   Mara Siaulys

  587. Veicular Conceitos Matemáticos em estudantes cegos no ES Politécnico - Multiplano Carla Costa

  588. Ver e Não Ver Eline  Rozante Porto

  589. Ver e Não Ver Márcia Moraes

  590. Ver, Não Ver e Aprender Adriana de Laplane & Cecília G. Batista

  591. Ver pela Arte: Projecto de Ensino de Música a Deficientes Visuais   CNC

  592. Vida Independente: Uma Nova Visão  Ana Patrícia Santos

  593. Vinculação conjugal e estilos parentais em pais de filhos com e sem Deficiência Visual Andreia Vaz

  594. Visão e Deficiências Visuais  Organização Mundial da Saúde(OMS)

  595. «¡Voy al Cole!» Material para la inclusión del niño con dv en la etapa de Educación Infantil Herranz Tardón, M.ª H. López & Marín Palomino

  596. Vulnerabilidade à Violência Sexual na Escola Inclusiva Windyz B. Ferreira

  597. Women Who Are Visually Impaired or Blind as Psychotherapy Clients  Mary Harsh


Δ

14.Fev.2025
Maria José Alegre

Siga este site no Facebook.     Siga este site no Twitter    Envie um email à Webmaster do Site