Ξ  


 

 SOBRE A DEFICIÊNCIA VISUAL

pessoa cega acompanhada  Textos Didácticos 

novo ► 281

  1. A Aprendizagem da Célula por Estudantes Cegos utilizando Modelos Tridimensionais Sandra Cardinali & Amauri Ferreira

  2. A Atenção Compartilhada em Crianças Pequenas com Deficiência Visual  Miriam Godoy & M.ª Stella Gil

  3. A Audiodescrição na Escola  Lísia Michels & Mara Silva

  4. A Autoimagem de Quem não Vê: Recepção, Produção e Mediação de Sentidos por Mulheres Cegas numa Sociedade Visual  Marcelo Santos

  5. A Bengala como Símbolo e Auxiliar  Die Gegenwart

  6. A Bengala como um Instrumento Lúdico na OM do Deficiente Visual  Vera Ferraz & Lúcia Filgueiras

  7. A Cegueira Congénita e o Desenvolvimento Infantil  PBC Boston Mass.

  8. A Cidade à vista do Cego: Informação, Mobilidade e Cidadania  M.ª Paula Trigueiros Cunha

  9. A Comunicação como Barreira à Inclusão de Alunos com DV em aulas de Electromagnetismo  Eder Camargo, Roberto Nardi & Estéfano Veraszto

  10. A Comunicação e a Relação Interpessoal com o Aluno Deficiente Visual  Maria da Glória Mota

  11. A Construção da Criança com Deficiência Visual como Sujeito Social  Sonia B. Hoffmann

  12. A Construção do Conceito de Número e o pré-Soroban  Cleonice Fernandes et al.

  13. A Contribuição da Fisioterapia para Crianças com Amaurose Congênita  Diana Manso et al.

  14. A Criança Cega e a Literatura Infantil  Sara Joana Branco dos Santos

  15. A Criança cega em idade pré-escolar  US Dept. Health, Education & Welfare

  16. A Criança com Baixa Visão: um Guia para Pais  Equipa da Consulta de BV do Hospital Pediátrico de Coimbra

  17. A Criança Deficiente Visual e seus Pais  Kay Alicyn Ferrel

  18. A Criança com Deficiência Visual e suas Relações com o Outro Social  Sonia B. Hoffmann

  19. A Criança Visualmente Incapacitada, do Nascimento Até a Idade Pré-Escolar: a Importância da Estimulação Visual  William Padula & Susan Spungin

  20. A Deficiência na Comunicação Social: boas práticas para Jornalistas  INR e RTP

  21. A Deficiência Visual  Maria José Alegre

  22. A Deficiência Visual no Ensino Regular  Fernando Marques Pereira

  23. A Deficiência Visual para os Adolescentes: o Olhar da Enfermeira  Laura Lima Costa

  24. A Disciplina de Educação Visual  Lígia Leitão

  25. A Dor Depressiva na Reabilitação da Incapacidade Física Adquirida  Rui Aragão Oliveira

  26. A Educação da Pessoa com Deficiência Visual Tânia Trecino & Lurdes Caron

  27. A Educação do Portador de Deficiência Visual  Elcie Masini

  28. A Educação Física como Agente de Inclusão  José Manuel Alves Nunes

  29. A Educação Precoce da Criança Cega  OS Caja de Pensiones

  30. A Escola espera por mim?  Margarida Loureiro

  31. A Especificidade da Aprendizagem da Pessoa com Deficiência Visual  António Paulino Jr & Marta Sforni

  32. A Expressão Corporal, o Teatro e o Deficiente Visual  Marlíria Cunha

  33. A Família com Filhos Adolescentes com NEE  M.ª Isabel Bica Costa

  34. A Função Docente e o Professor com Deficiência Visual  Elisabete Marcelino Domingos

  35. A Grafia da Assinatura na construção da identidade  Izilda Campos

  36. A importância da assinatura para a inclusão da pessoa cega  Ethel Rosenfeld

  37. A Importância da AVD na Educação e Reabilitação dos DV  Elizabeth Jesus

  38. A Importância da Educação Física  Michele Pereira de Souza

  39. A Importância do Brincar para Crianças Cegas e com Baixa Visão  Olga Souza

  40. A Importância do Desenvolvimento Sensorial para o Aluno Deficiente Visual  Andrea de Carli

  41. A Importância do Tacto para as pessoas com DV  T. V. Cranmer

  42. A Importância do Trabalho para o Cego  Airton José Santos

  43. A Inclusão da Criança Invisual  Alberto Barros de Sousa

  44. A Inclusão de Alunos Cegos nas Aulas de Matemática: Área, Perímetro e Volume através do Tato  Solange Fernandes & Lulu Healy

  45. A Inclusão do Deficiente Visual nas aulas de Educação Física escolar  M.ª Luíza T. Alves & Edison Duarte

  46. A Inclusão dos Deficientes Visuais na Escola Regular  Fabiana Santos

  47. A Inclusão na Banda Desenhada  Maurício de Sousa

  48. A Inclusão na Educação Matemática  Solange Fernandes e Lulu Healy

  49. A Inclusão Social tem Influência nas Práticas Museais? Patricia Roque Martins

  50. A Iniciação no Atletismo para Pessoas Cegas e com Baixa Visão Ciro Winckler & outros

  51. A Integração Escolar das Crianças e dos Adolescentes Deficientes  OCDE

  52. A Kitchen Curriculum for the Parents of Visually Impaired Children  Franziska Naughton & Sharon Sacks

  53. A Linguagem na Cegueira  CAIPdv

  54. A Matemática e a Geometria na Educação Inclusiva dos Deficientes Visuais  Sílvio Vieira & Francisco Silva

  55. A Palavra Cegueira: Um Pequeno Estudo Sobre as Reacções de 3 Grupos Diferentes  Vítor Reino

  56. A Participação da Família no Processo Educativo da Pessoa Portadora de DV  Emilia Parpinelli

  57. A Perda da Visão na Adolescência e na Idade Adulta  Ana Maria Medeiros

  58. A Pessoa Cega e a Inclusão: Um Olhar a Partir da Psicologia Histórico-Cultural  Miriam Lira & Luciane Schlindwein

  59. A Psicologia do Tacto  Morton Heller Winston

  60. A Qualidade de Vida de Adolescentes com Cegueira Congénita ou Precoce em Portugal  Nuno Marques

  61. A Reabilitação das Pessoas com Deficiências Visuais  Sandra Rodrigues

  62. A Reversão da Atenção em pessoas com DV  Virgínia Kastrup

  63. A Utilização de Recursos Didáticos no Processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências de Alunos com DV Tatiane Silva, Myrna Landim & Verônica Souza

  64. A Utilização dos Recursos Ópticos na Sala de Aula  M.ª Eugénia Rocha

  65. A Vida dos Portadores de Deficiência  José Pastore

  66. A Visita de Estudo  Luís Botelho Ribeiro

  67. A Vivência da Sexualidade por adolescentes portadoras de Deficiência Visual Camila Pontes Bezerra

  68. Abordagem da Enação no Campo da Deficiência Visual  Virgínia Kastrup, Filipe Carijó & M.ª Clara de Almeida 

  69. Accueillir un élève malvoyant dans sa classe SARHIS

  70. Accueillir un élève non-voyant dans sa classe SARHIS

  71. Acessibilidade a Computadores para Professoress de Alunos c/ NEE  Microsoft  [PDF]

  72. Acessibilidade de Museus Europeus para Deficientes Visuais  Susana Mesquita  [PDF]

  73. Acessibilidade em Estabelecimentos Comerciais  WAT

  74. Acessibilidade na WEB WebAIM

  75. Acesso Tátil: Acessibilidade Estética para o Público DV nos Museus Filipe Carijó, Juliana Magalhães & M.ª Clara de Almeida

  76. Actividade Física e Qualidade de Vida em Crianças e Jovens com Deficiência Visual  Tiago Gomes

  77. Actividades Acuáticas para Personas con Discapacidad Visual  José Luis Vaquero Benito

  78. Actividades Corporais no Processo de Alfabetização da Criança Cega Lúcia Silva Monteiro

  79. Actividades da Vida Diária  Tomteboda RC

  80. Actividades de Estimulación Visual para la Educación Infantil  Manuel Bueno Martín

  81. Actividades de Vida Diária Tomázia Lora

  82. Actividades Diarias para Niños con Ceguera  WonderBaby

  83. Actividades Físicas e Desportivas para Deficientes Visuais  João Oliveira

  84. Actuação da Fisioterapia em Deficientes Visuais  Maitê Peres de Carvalho et al. 

  85. Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com DV  Vivian de Oliveira Preto

  86. Adaptación de Material para Ciegos y Deficientes Visuales  Antonia Raya Medina

  87. Adaptaciones Curriculares de los Alumnos con Baja Visión  Asociación D.O.C.E.

  88. Adaptaciones Curriculares para Alumnos con Baja Visión e Invidentes  Antonio Fuentes

  89. Adaptações Curriculares Não Significativas | Adaptações Curriculares Significativas  Abecedário da Educação

  90. Adapted Physical Education for the Blind and Visually Impaired  Kathy Letcher

  91. Adequações Curriculares na Baixa Visão Glória Romagnolli

  92. Adolescência e Deficiência Visual  Maria Lucia Toledo Amiralian

  93. Adolescentes portadores de DV: percepções sobre sexualidade  Giovana Moura & Eva Rubim Pedro

  94. Adolescer: A Vivência de portadores de Deficiência Visual  Maria Alves Bruns & Patrícia Salzedas

  95. Afeto e Inclusão em Contexto Escolar Larissa Mesquita Ribeiro

  96. Ajudas técnicas / Produtos de apoio INR

  97. Albinismo Anny Marquito, Danielle Czmyr, Giselle Silveira & Letícia de Oliveira

  98. Alfabetização da Criança Cega  Maria da Glória Almeida

  99. Alfabetização de Alunos com Baixa Visão significativa  Marilda Bruno

  100. Alfabetização e Letramento do Educando Cego ou de Baixa Visão  Aparecida Maruch & Marlizete Steinle

  101. Alfabetizando a Criança Cega Projecto Nova Visão

  102. Alucinações Visuais na Enxaqueca  Oliver Sacks

  103. Alumnos con Discapacidad Visual. Necesidades y Respuesta Educativa  Pablo Martín Andrade

  104. Alunos Cegos e com Baixa Visão: Orientações Curriculares  Alberto Mendonça, Cristina Miguel, Graça Neves, Manuela Micaelo, Vítor Reino  [PDF] 

  105. Alunos Cegos nas aulas de Matemática Nuno Santos, Cláudia Ventura e Margarida César

  106. Alunos com Multideficiência e Surdocegueira congénita  Clarisse Nunes [PDF]

  107. Apoio psico-pedagógico ao Deficiente Visual Ana Soares, Andreia Fontinho, Cristiana Duarte, Inês Marques & Mariana Matias

  108. Aprender a Ver, Aprender a Tocar  María del Mar Alvarez & Esteve Bellini i Cortés

  109. Aprender Braille Rumo a Maior Autonomia Carlos Bastardo

  110. Aprender con Otros Sentidos  Quelen Coden y Nilson Dias Garcia

  111. Aprendizagem Activa na Criança com Multideficiência: Guia para educadores Clarisse Nunes [PDF]

  112. Apprendre à jouer à un enfant aveugle de 2 à 5 ans  Brigitte Assénat, Hélène Dupuis & Luc Grégoire

  113. Apprends moi à faire tout seul  Sylvie Boutadou

  114. Aprendendo a Ler e Escrever em braille  Clarissa Nicolaiewsky

  115. Aprendizaje Músical en la Diversidad  R.D. Profesionales de la Enseñanza

  116. Aquisição de Conceitos em Adolescentes com Cegueira Congénita  Marta Cristina Rodrigues

  117. Aquisição do Conhecimento no Cego  Eliana Maria Ormelezi

  118. Arte, Educação e Inclusão: Orientações para Áudio-Descrição em Museus  Francisco J. Lima et al.

  119. As Antinomias Metaéticas entre Cegos e Não-cegos e o problema do Realismo Moral  Léo Peruzzo Jr

  120. As Barras Adaptadas de Cuisenaire como Mediadoras do Processo de Ensino e Aprendizagem  Marianna Drummond

  121. As Barreiras Invisíveis da Integração  António Lavouras Lopes

  122. As Crianças cegas e as mães: uma análise ao sistema de sinais  Selma Fraiberg

  123. As Deficiências Visuais na criança  Clayette, Madignier, Magnard & Hullo

  124. As Estereotipias na Criança Portadora de Deficiência Visual  Alice Dias

  125. As Mãos Compreendem  Lilli Nielsen

  126. As Políticas da Inclusão Escolar na Biopolítica Neoliberal  Pedro Angelo Pagni

  127. As Relações entre Deficiência Visual Congénita, Condutas do Espectro do Autismo e Estilo Materno de Interacção  Ana Delias de Sousa

  128. As Representações dos Professores de Educação Especial e as Necessidades das Famílias  Filomena Pereira

  129. Atendimento Precoce aos Bebés Deficientes Visuais e suas Famílias  Patrícia Roveda

  130. Atividades de Inclusão para Alunos cegos e com Baixa Visão em Aulas Regulares de Língua Estrangeira Anabela Ferreira

  131. Atletismo para Deficiente Visual Paulo de Souza & Maria Rita Bruel

  132. Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras  Laercio Sant´Anna et al.

  133. Audiojogos como Ferramenta Inclusiva  Blind Games Brazil

  134. Aulas de natação para pessoas com deficiência  Alexandre Paulo Loro

  135. Autoconceito: Definição e Delimitação, Avaliação e Manifestação em Populações Especiais  Maria Helena Figueiredo

  136. Autoestima a partir do caminhar: Orientação e Mobilidade da pessoa com DV  Andreisa Santos & Sandra Castro

  137. Autonomia, Formação, Deficiência Visual e Ledores  Maria Cristina Dancham Simões

  138. Avaliação do Desenvolvimento de Crianças com Baixa Visão – Inventário Portage Operacionalizado Cassiana Quintão et al.

  139. Avaliação e Intervenção em escolares portadores de Baixa Visão em Sala de Recursos Keila Carvalho et al.

  140. Avaliação Visual de alunos com bx visão numa aula de Educação Física Ciro Winckler Oliveira & José J. Gavião

  141. Avaliar e Treinar Atletas com Deficiência Visual: problemas e soluções  Nuno Alpiarça

  142. Awakening to Life  Alexander Meshcheryakov

  143. Ayudando a Crecer a mi Hijo: un aporte pedagógico para el área científica  Luz Correa B.

  144. Barreiras Atitudinais: Obstáculos à Pessoa com Deficiência na Escola Francisco J. Lima & Fabiana Silva

  145. Benefícios da Prática Desportiva em Pessoas com Deficiência Visual  Duarte Comprido & Andreia Violeiro

  146. Benefícios Fiscais para Pessoas com Deficiência  Caixa Geral de Depósitos

  147. Biologia para Alunos Deficientes Visuais com foco no Sistema Nervoso Central  Gabriel Silva & Rosangela Dias

  148. Blindness - Medical | Disability Information for Classroom Teachers  Alberta Education

  149. Blindness and Children: Developing a Sense of Self  David H. Warren

  150. Blindness and Children: Executive functions  David H. Warren

  151. Boas Maneiras à Mesa: guia para cegos  Widerberg e Kaarlela

  152. Boas Práticas na Intervenção Precoce Joaquim Gronita, Júlia Pimentel, Cátia Matos, Ana Bernardo, Joana Marques [PDF] 

  153. Braille Reading Speed  Susan Ford & Ramona Walhof

  154. Brincando de ver  Marina Costa

  155. Brincar à Leitura é fazer do Braille uma Brincadeira que os Deixa Felizes!  M.ª Da Graça Inácio

  156. Brincar é um assunto sério!  Ana Margarida Carvalho & Rita Pereira

  157. Brincar para todos Mara Siaulys  [PDF]

  158. Bringing Blindness Awareness to the Sighted Classroom  Carol Castellano

  159. Brinquedos e Brincadeiras para Crianças Cegas Ana Leite

  160. Brinquedos para Crianças com Deficiência Visual

  161. Caminhando Juntos: Manual de Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade  João Felippe

  162. Caminhar sem Medo e sem Mito  Sonia Hoffmann e R. Seewald

  163. Características Psicopedagógicas en Niños y Niñas con Discapacidad Visual Geraldina Franco

  164. Cartografia Tátil e os Sentidos Paula Juliasz & Isabel Castreghini de Freitas

  165. Cartografia Tátil: Mapas para Deficientes Visuais  Ruth Loch

  166. Cécité et Précocité Intellectuelle  Enfant Aveugle

  167. Cedo para ser velho e tarde para ser cego  Cristina Almeida

  168. Cegueira Congénita e Aspectos Socioculturais  Silvia Elena Ventorini

  169. Cegueira Congénita e seus Efeitos na Aquisição do Conhecimento  Eliana Maria Ormelezi

  170. Cegueira Congénita na Construção da Realidade Biofísica e Psicossocial Fernando Jorge Figueiredo

  171. Cegueira e Baixa Visão  Elizabet Dias Sá

  172. Cegueira e Depressão  Ana Lúcia Pinheiro

  173. Cegueira: O que é, o que faz e como viver com ela  Thomas Carroll

  174. Cidadãos com Deficiência: Direitos que Fazem a Diferença  DECO

  175. Cognição Motora em Deficientes Visuais: importância da visão no controle das acções  Luís Imbiriba

  176. Coming to Terms with Sight Loss  RNIB

  177. Comment choisir un Jeu pour un enfant aveugle?  Christine Hénault

  178. Comment rendre un Site internet accessible à la personne aveugle  BlindLife

  179. Como Ajudar Um Cego  SNRIPD

  180. Como Criar Espaços e Serviços Públicos mais Acessíveis  ACAPO

  181. Como Criar Museus, Monumentos e Palácios mais Acessíveis  ACAPO

  182. Como desenvolver programas de Orientação e Mobilidade para pessoas com DV  Nely Garcia

  183. Como devo educar meu filho cego?  Wilhelm Heimers

  184. Como Ensinar Alunos com Deficiências Visuais  wikiHow

  185. Como enxergar bem sem óculos: o sistema Bates aplicado ao dia-a-dia  M. Matheus de Souza

  186. Como Integrar o Aluno Deficiente Visual na Aula de Educação Física?  Paulo Coelho

  187. Como o Cego Aprende  Airton José Santos

  188. Como Se Não Vê o Que Se Não Vê?  Sara Joana Branco dos Santos

  189. Como transcrever Banda Desenhada em braille  Projecto HQ para DV ler

  190. Compensação e Cegueira  Daniela Leal

  191. Competências Pessoais e Sociais e a Deficiência Visual  Margarida Gaspar de Matos

  192. Composições do não ver: contando histórias Camila Alves, Carolina Manso, Josselem Oliveira, Julia Neves, Liz Eliodoraz, Luciana Franco, Thadeu Gonçalves, Vandré Vittorino, Marcia Moraes

  193. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos-estórias M.ª Lucia Amiralian

  194. Compreender a Baixa Visão Fernanda Ladeira & Serafim Queirós [PDF]

  195. Comprendre la cécité  Enfant Aveugle

  196. Comunicação não-verbal entre o enfermeiro e o cego  Cristiana Brasil de Almeida

  197. Conceitos — Aquisição Básica para a Orientação e Mobilidade  Ivete De Masi

  198. Condições para beneficiar de Apoios Educativos Especiais  INR

  199. Consciência Fonológica e Sistema Braille: reflexões sobre o tratamento da ortografia Iara Farias & Amanda Botelho

  200. Considerações sobre a Imitação entre Jovens e Crianças Cegas M.ª Rita Rodrigues & Marcia Moraes

  201. Construção do Autoconceito e Rendimento Escolar  M.ª Inês Costa e M.ª João Carapeto 

  202. Construindo a Articulação entre Arte e Deficiência Visual  Virgínia Kastrup

  203. Conteúdo Visual em Sonhos de Cegos  Helder Bértolo & Teresa Paiva

  204. Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com Deficiência Visual  Adriano Nuernberg

  205. Contribuições do Soroban|Ábaco para o Ensino da Matemática  André Ferreira de Lima

  206. Contributos da Ciência no Estudo do Sofrimento Emocional na Deficiência Visual Ana Sofia Teixeira, Anabela S. Pereira & Ana T. Pires

  207. Contributos para um Conceito de “Biblioteca Inclusiva”  Alice Ribeiro 

  208. Coping with Blindness  Alvin Roberts

  209. Crescimento, Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança Visualmente Incapacitada  Carol Halliday

  210. Criar uma Criança Cega com um Objetivo  Mike Calvo

  211. Critérios Pedagógicos para o Ensino do Braille às Crianças Cegas  CIB

  212. ¿Cuál es la colocación más apropiada para los niños invidentes o con deficiencias visuales?  APH

  213. Cultura dos Sentidos e Ampliação do Paradigma Comunicacional  Augusto Deodato Guerreiro

  214. Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas  M.ª Odete Emygdio da Silva

  215. Défices Visuais  Maria José Lobato

  216. Deficiência e Violência em Portugal: do Preconceito ao Crime de Ódio  Fernando Fontes

  217. Deficiencia Visual. Aspectos Conceptuales y Repercusiones Funcionales  Rafael González et al.

  218. Deficiência Visual Marta Gil

  219. Deficiência Visual — vols 1, 2 e 3  Marilda Bruno e M.ª Glória Mota  [PDF]

  220. Deficiência Visual Cortical: causas e manifestações  Lilli Nielsen

  221. Deficiência Visual, Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora e Habilidades Motoras Margarida Leal

  222. Deficiência Visual, Interação e Desenvolvimento da Linguagem  Fabiana Kaodoinski & Fernanda Toniazzo

  223. Deficiência Visual: Reflexão sobre a Prática Pedagógica  Marilda Bruno

  224. Deficiências, Dificuldades e Diferenças: Critérios e Direções para Mediar na Escola  Nira Kaufman

  225. Deficiências Instaladas: Quando a Deficiência Visual se Converte em Deficiências Múltiplas  Sabrina Casado

  226. Deficiente Visual e Acção Educativa  Manuel Martín e Salvador Bueno

  227. Deficiente Visual: Educação e Reabilitação  Ivete De Masi

  228. Deficientes Visuais podem ter Aulas de Biologia  Rosilene Ricardo

  229. Definição de Cegueira e Baixa Visão  António João Menescal Conde

  230. Desarrollo Curricular en el área de Autonomía personal  M. A. Arnau Gilberte & M. Orta Molins

  231. Desarrollo Psicológico de los Estudiantes con Discapacidad Visual  Geraldina Franco

  232. Descobrindo o real papel das outras percepções, além da visão, para a OM  Tomázia Lora

  233. Desempenho funcional de crianças com deficiência visual  Juliana Malta et al.

  234. Desenho Geométrico e Deficiência Visual  Jorge Brandão

  235. Desenho Universal  Helena Degreas

  236. Desenho Universal para a Aprendizagem: Diretrizes  Eladio Sebastián-Heredero

  237. Desenvolvimento Cognitivo da Criança Cega Maria da Glória de Souza Almeida

  238. Desenvolvimento da Criança Cega  Wanessa Moura Silva

  239. Desenvolvimento da Criança com DV e Interacção Mãe-Criança  Ana Cristina Cunha e Sónia Enumo

  240. Desenvolvimento de Conceitos em Cegos Congénitos Sylvia Nunes e José Fernando Lomônaco

  241. Desenvolvimento Sócio-Cognitivo das Crianças com Deficiência Visual  Ivo Henriques & Susana Spínola

  242. Desenvolvimento Táctil e suas Implicações na Educação de Crianças Cegas  Harold Griffin e Paul Gerber

  243. Desenvolvimento Visual da Criança com Déficit Visual Cortical  Jucimar Sidney

  244. Design Inclusivo: Tocar para Ver — Brinquedos para Crianças Cegas e de Baixa Visão M.ª Leonor Pereira

  245. Dicas para Viver com Baixa Visão  Equipe Lederman

  246. Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão  Augusto Deodato Guerreiro PDF

  247. Differentiated Instruction: Blind Students | Visually Impaired Students Alberta Education

  248. Dificuldades de Comunicação e Sinalização na Deficiência Visual Marilda Bruno

  249. Disability and Sexual Health  Poul Rohleder, Stine Braathen & Mark T. Carew

  250. Disability, Identity and Difference Tom Shakespeare

  251. Discussão dos Saberes Docentes para a Inclusão do Aluno com DV em Aulas de Física  Eder Pires de Camargo

  252. Discussões metodológicas para o ensino da Bengala à Criança Cega  Sonia Hoffmann

  253. Early Identification of Infants Who Are Deaf-Blind Peggy Malloy et al.

  254. Educação Alimentar e Nutricional de Deficientes Visuais  Renata Meireles

  255. Educação Artística: sugestões de actividades  SAC

  256. Educação de Alunos Deficientes Visuais em Escolas Regulares  J. K. Horton

  257. Educação dos Cegos no Brasil Aires Machado Filho

  258. Educação Física, Cegueira e Percepção Plantar  Ruy Rodrigues Miranda & Hiran Pinel

  259. Educação Física e Desportos Adaptados  Joseph P. Winnick

  260. Educação Física escolar e Inclusão Márcia Gorgatti

  261. Educação Física, Orientação e Mobilidade e Deficiência Visual  José Alberto Moura e Castro

  262. Educação Física para Deficientes Visuais  A. J. M. Conde

  263. Educação, Inclusão e pessoa com DV na educação básica Dayene & Dirceu Siqueira

  264. Educação Inclusiva e Educação Especial: Um Guia para  Directores  DGIDC  [PDF]

  265. Educação Musical para Deficientes Visuais Rafael Vanazzi de Souza

  266. Educação Sexual da Pessoa com Deficiência Visual  Camila Gandini

  267. Educação Sexual e Deficiência Visual: o Diálogo do Silêncio x o Silêncio do Diálogo Maria Toledo Bruns

  268. Effective Classroom Adaptations for Students with Visual Impairments  Penny Cox & Mary Dykes

  269. Effective Strategies for Developing Independence in Movement and Travel of Blind Students  Claudia Vasilica Borca

  270. El Aprendizaje de las Ciencias en niños ciegos y deficientes visuales M.ª Luisa García et al.

  271. El Bebé Ciego: Primera Atención; Un Enfoque Psicopedagógico  Mercé Leonhardt  [PDF]

  272. El Cuidador de Niños con Deficiencias Visuales  Psicologo Escolar

  273. El Niño Ciego  Lev Semionovitch Vigotski

  274. Elaboração de Tabelas Periódicas para facilitação da Aprendizagem de Alunos portadores de DV  João Batista Filho, Liliane Andrade, Kércya Sousa, Kyara Limeira & Poliane Batista

  275. En los Zapatos de los Niños Ciegos Rosa Revuelta e Elena López

  276. Enseñanza de dibujo a niños ciegos  El Rincón del Vago

  277. Ensina-me a ser independente!  Sherry Gaynor

  278. Ensinar trigonometria a um cego  Luiz Alberto Melchert de Carvalho

  279. Ensino / Aprendizagem do Braille  Vítor Reino

  280. Ensino da Música a Alunos Cegos ou de Baixa Visão Cristina Cunha

  281. Ensino de Ciências e Inclusão  Narjara Zimmermann & Rosângela Kittel    Abr.25

  282. Ensino de Geografia para Alunos com Cegueira  Tais Buch Pastoriza

  283. Ensino de Lógica de Programação para Cegos  Rubia Steffens et al.

  284. Ensino do Braille: Estratégias de Leitura Fátima Mendes

  285. Ensino Superior para Pessoas com Deficiência Visual e Auditiva em Portugal  José António Porfírio et al.

  286. Entendendo a Baixa Visão-orientação para pais  E. Gasparetto e Kara-José

  287. Entendendo a Baixa Visão-orientação para profs  R. Oliveira, K-José e Wilson

  288. Entre Amor e Ódio: Os Dilemas da Educação do Outro  Rosely Gayoso

  289. Entre Aveugles  Louis Émile Javal

  290. Entre Cores e Pessoas com Visão Subnormal  Robson Costa & Viviane Coutinho

  291. Equilíbrio em crianças e jovens cegos e de baixa visão  Diana Rocha, Olga Vasconcelos & Paula Rodrigues

  292. Escrita Ortográfica e Revisão de Texto em Braille  Clarissa Nicolaiewsky & Jane Correa

  293. Essential components of educational programming for students who are blind or VI   Alberta Education

  294. Estereotipias na Infância  Sonia B. Hoffmann

  295. Estimulação e Reabilitação Visual  Jucimar Sidney

  296. Estimulação Precoce na Criança Cega  Kátia Oliveira

  297. Estimulação Precoce: A contribuição da Psicomotricidade Maria Rita Rodrigues

  298. Estimulação Precoce: sua Contribuição para o Desenvolvimento Motor e Cognitivo da Criança Cega Congênita nos Dois Primeiros Anos de Vida Maria Rita Rodrigues & Nilza Macário

  299. Estratégias a utilizar em Salas de Aula Inclusivas  Luís de Miranda Correia, Ana P. Martins & Rosa M.ª Ferreira

  300. Estratégias de Aprendizagem Utilizadas por Estudantes Cegos e Videntes  Manuela Caldas Lins & João Carlos Alchieri

  301. Estratégias de Ensino utilizadas, também, com um Aluno Cego, em classe regular Luzia Guacira Silva

  302. Estrategias de Estudio utilizadas por Pianistas Ciegos  Paula Chávez

  303. Estratégias e Adaptações no Treino em Ginásio da Pessoa com Deficiência Visual  Ana Loureiro e Sara Jorge  Fev.25

  304. Estratégias para a Exploração e Leitura de Mapas Tácteis  DGEBS

  305. Estratégias Pedagógicas para o Ensino do Violoncelo a Alunos com DV  Inês Coelho

  306. Estudantes Cegos na Educação Superior  Bento Selau, Magda Damiani e Fabiane Costas

  307. Être Accompagnant d’un Élève Aveugle de Naissance  Enfant Aveugle

  308. Éveil des Sens Enfant aveugle

  309. Exclusão das Crianças Cegas da Prática de Ensino da Alfabetização Espacial em um Contexto de Escola Inclusiva  Marcelo Sá

  310. Expanded Core Curriculum for Students Who Are Blind or Visually Impaired  Alberta Education

  311. Experiência Estética para Invisuais  Ana Sofia Melo das Neves

  312. Ferramentas cognitivas e tecnológicas para a Inclusão Social de pessoas com DV  Eliana Sampaio

  313. Fire Is So Loud: Tips to address Empty Language for Children with Cortical Visual Impairment  Peg Palmer

  314. Foreign Language Learning for the Visually Impaired  Sofia Christido

  315. Formação de conceitos e Construção de Conhecimentos: Alunos com Cegueira  Celma Domingues, Elisabet Sá, Sílvia Carvalho, Sónia Arruda & Valdirene Simão

  316. Formação de Conceitos em Crianças Cegas  Cecilia Guarnieri Batista

  317. Formas Geométricas, Artes e Deficiência Visual  Daniella Simões Benetti

  318. Funções de um Celular para Pessoas Cegas  Joyce Jobis

  319. Futsal para cegos  Ramon Pereira de Souza

  320. Geography in a different way  Roman Brvar

  321. Glaucoma em idosos: Subjetividade e relações familiares  Denise Gutierrez e Nayana Julho

  322. Goalball  Viriatos

  323. Grafia braille para a Língua Portuguesa  IBC

  324. Grafia musical braille  Dolores Tomé

  325. Guia de Intervenção Precoce na Disfunção Visual  Augusto Deodato Guerreiro [PDF]

  326. Guia para os pais das crianças deficientes visuais  DGEBS

  327. Guia para padres de niños ciegos desde 0 meses a 3 años Guia Bienvenido

  328. Guia para um ensino inclusivo e aprendizagem à distância  Bryn Holmes, Dulce Ferreira, Isabel Huet Silva, Paul Lynch, Stelios Kessanidis, Boba Mannova, C. Ragiadakos, Ruth Leitch & Luís Botelho Ribeiro

  329. Guiar uma Pessoa com Deficiência Visual  ACAPO

  330. Habilidades funcionais na criança com cegueira congénita Paula Alves, Grazielle Sousa & Heloísa Gagliardo

  331. Helping Children with Visual Impairments to Develop Listening Skills  Lizbeth Barclay

  332. História, Conceito e Tipos de Deficiência Izabel Maior

  333. Histórias da Bengala Branca   ACAPO

  334. Histórias para Todos: algumas Orientações  Cuckoo

  335. How Does Visual Impairment Affect Performance on Tasks of Everyday Life?  Sheila K. West et al.

  336. Influência da Capacidade de resistência aeróbia na Orientação & Mobilidade do Cego  José Moura e Castro [PDF]

  337. Imagem corporal: corporeidade da pessoa com Deficiência Visual Rosilene Diehl & Paulo Peixoto

  338.  Imagem corporal e deficiência visual  M.ª Luíza Tanure Alves & Edison Duarte

  339. Impacto da Discriminação com base na Deficiência nas Mulheres Pedro Bettencourt Correia e outros

  340. Impacto económico da cegueira/hipovisão vs custos na prevenção em Retinopatia Diabética  José Rui Faria de Abreu

  341. Implicações de ser Pai e Mãe de um Bebé Deficiente Visual  Patrícia Roveda

  342. Importância do Ensino do Braille na Reabilitação de Cegos Adultos  Teresa Maia

  343. Improving Braille Reading Fluency Kathleen Stanfa & Nicole Johnson

  344. Inclusão de Alunos Portadores de DV nas Aulas de Educação Física  José M. Nunes

  345. Inclusão Escolar de Alunos Cegos e com Baixa Visão  Elizabet Dias de Sá, Izilda Campos e Myriam Silva

  346. Inclusão, Interação e Deficiência Visual  Sweder Souza & Juscelino Nascimento

  347. Individualized Program Plan for Students Who Are Blind or Visually Impaired  Alberta Education

  348. Influência da natação no desenvolvimento das AVD em Crianças com Deficiência Visual Edgar Costa, Leonardo Canolla, Leonardo Guerra, Hugo Nunes & Sheila Santos Silva

  349. Iniciação à Leitura do Braille  Sonja Ekvall

  350. Integracion Escolar de Alumnos con Deficiencia Visual Antonio Rodríguez Fuentes

  351. Integração do Aluno cego e de Baixa Visão na disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar  Leonardo Cunha da Silva

  352. Integração do Aluno Deficiente Visual em Diferentes Meios: Família, Escola, Sociedade  Paulo Coelho

  353. Inteligência Visual-Espacial  Armanda Zenhas

  354. Interação — condição básica para o trabalho do profissional com o portador de DV Maria Lúcia Amiralian

  355. Interação Entre Crianças com Deficiência Visual em Grupos de Brincadeira  Letícia Ruiz & Cecília Batista

  356. Interação Mãe e Bebé Cego: Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem  Wanessa Moura Silva, João Oliveira & Wanilda Cavalcanti 

  357. Internet para Necessidades Especiais  Francisco Figueiredo

  358. Intervenção fonoaudiológica e deficiência visual  Mayla Monteiro & Rita Montilha

  359. Intervenção Precoce  Augusto Deodato Guerreiro

  360. Intervenção Precoce na Criança com Baixa Visão  Heloisa Gagliardo & M.ª Inês Nobre

  361. Intervenção Precoce: reflexões sobre o desenvolvimento da criança cega até aos 2 anos  Gérson Farias

  362. Intervención Educativa con Alumnos Ciegos y de Baja Visión en las Etapas de Educación Primaria y Secundaria  Nuria Mena

  363. Introducción al concepto de Aprendizaje Activo de Lilli Nielsen  Stacy Shafer

  364. Is My Blind Child Autistic? Mary McDonach

  365. Keyboard Instruction for the Blind Music Student  Daniel and David Simpson

  366. L'accès à l'information parlée chez l'aveugle  Anita Richaume-Crinquette

  367. L'Adolescent Déficient Visuel  Pierre Griffon

  368. L'apprentissage de la marche chez l'enfant non-voyant ou malvoyant  INLB

  369. L’Enseignement des Langues aux Adultes Déficients Visuels  EuroBlind

  370. L'Intégration en action(s): stratégies et outils pédagogiques pour l'enseignant d'un enfant déficient visuel  Sylvie Loraine

  371. La Atención Educativa de los Alumnos Ciegos y con Baja Visión  Pablo Martín Andrade

  372. La Educación Musical de Personas con Deficiencia Visual y la Musicografía Braille  Isabel Bertevelli

  373. La Fisioterapia en el Entorno Educativo del Niño con Discapacidad Visual  David Presas y Miquel S. Martí

  374. La Lecto-Escritura en Alumnos Ciegos y con Déficit Visual  M.ª Encarnación Morillo Ramos

  375. La Lecto-escritura en Tinta en Alumnos con Baja Visión  María Pilar S. Sánchez

  376. La Lingüística en las Personas con Discapacidad  Filiberto Rodríguez

  377. La Personne Âgée Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  378. Laços que Aprisionam: O Cárcere Emocional Estabelecido pelas Relações de Superproteção Camila Gandini

  379. Lazer e Turismo para Pessoas com Deficiência  Marina Faria & Paulo Motta

  380. Le Développement de la Conscience de l'Écrit chez l'Enfant Aveugle Âgé de 0 à 5 Ans  Yves Jalbert et Pierre-Olivier Champagne

  381. Le Travail de Deuil chez la Personne Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  382. Learn To Use Your Other Senses To Help You Cope with Blindness and Vision Loss  VisionAware

  383. Learning Braille: The Relevance of Low-Tech Devices  Laura Matz

  384. Learning To Live With Blindness: Rehabilitation Teaching  Alvin Roberts

  385. Learning To Work With Blindness: Vocational Counseling  Alvin Roberts

  386. Lecture des Aveugles Émile Javal

  387. Leitura Musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia braille  Fabiana Bonilha

  388. Ler para cegos  Milton Schinca

  389. Les Troubles du Sommeil chez les Aveugles  Dr Damien Léger & Dr Jodi Floyd

  390. Literacia Emergente para a Cegueira  CAIPdv

  391. Los Trastornos de Lenguaje en Niños con Deficiencias Visuales Walter Elstner

  392. Louis Braille: sua vida e seu sistema Jurema Venturini

  393. Mãe! Pai! Ajudem-me Lucimar Amaral Ezequiel

  394. Mães de Crianças com Deficiência Visual  Aline Pintanel, Giovana Gomes & Daiani Xavi

  395. Making the most of your sight RNIB

  396. Malvoyance et Autisme Enfant Aveugle

  397. Mapas mentais de deficientes visuais como suporte ao design da informação urbana na Web Geisa Golin & outros

  398. Matemática e a Deficiência Visual  Aline Leichtfeld de Araújo & Fernanda Marszaukowski

  399. Matemática e Deficiência Visual  Jorge Carvalho Brandão

  400. Materiais Didáticos para a Inclusão de Educandos Cegos no Ensino de Matemática  Luí Mollossi, Rogério Aguiar & Méricles Moretti

  401. Material didáctico para alumnos invidentes en el aula de inglés (educación primaria)  Helena Aikin Araluce

  402. Matériel de pré-braille pour Enfants basé sur l’histoire de «Blos de Comunicação e Deficiência: Manual de Estilo

  403. Maternidade Marcada: o Estigma de Ser Mãe com Deficiência Visual  Léa Carla Oliveira Belo  Fev.25

  404. Metodología para la Educación Artística en Niños Ciegos y de Baja Visión  Annabelle Díaz Muñoz

  405. Meu Filho Cego  Edda Sá de Albuquerque

  406. Miradme! Texto para la Educación Precoz del Niño Ciego  Carme Guinea y Merce Leonhardt

  407. Mitos e Símbolos na Magia da Linguagem da Infância  Maria da Glória Sousa Almeida

  408. Mobilidade na primeira pessoa  Ana Maria Fontes

  409. Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) e Alunos com NEE  Luís de Miranda Correia

  410. Modos de intervir com jovens deficientes visuais: uma experiência de grupo de teatro  Márcia Moraes

  411. Mudança de Comportamentos Motores no Utilizador de Cão-Guia  João Fernandes & Maria João Fernandes 

  412. Museus e Acessibilidade  Peter Colwell & Elisabete Mendes  [PDF]

  413. Music Adaptations For Students who are Blind or Visually Impaired  Carmen Willings

  414. Musicografia Braille: Instrumento de Inserção e Formação Profissional  Dolores Tomé

  415. Musicoterapia para deficientes visuales  El Rincón del Vago

  416. Myths and Facts about Touch and Tactile Pictures for the Blind  J. M. Kennedy

  417. Não podemos ver, não devemos tocar... Bertrand Verine

  418. Necessidades Educativas Especiais na Sala de Aula: Um Guia para Professores Lee Brattland Nielsen

  419. Ninguém é Perfeito — Vivendo e Crescendo com Crianças que têm Necessidades Especiais  Nancy B. Miller

  420. Niños ciegos. Pautas para Estimular su Desarrollo  Celia Rodríguez Ruiz

  421. Niños con Discapacidad Visual: Cómo Atender sus Necesidades Educativas en Aula  UNIR

  422. Niños y bebés ciegos  Guia Infantil

  423. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille  Edison Lemos, Jonir Cerqueira, M.ª Glória B. Mota & Regina Oliveira

  424. Nos 150 anos da Morte de Louis Braille  Vítor Reino

  425. Novas Ilustrações Hápticas em Livros Táteis para Crianças Cegas  Dannyelle Valente

  426. O Alfabeto Braille, Sua Génese, Seu Significado  Albuquerque e Castro

  427. O Aluno Cego, a Escola e o Ensino da Matemática  Paulo Campos & Miriam Godoy

  428. O Aluno Cego: Preconceitos e Potencialidades Sylvia Nunes & José Lomônaco

  429. O Aluno Deficiente Visual  site 'A Deficiência'

  430. O Aluno Deficiente Visual na Escola: lembranças e depoimentos  Kátia Caiado

  431. O Brincar da Criança Cega  Vanda Cianga Ramiro

  432. O Brincar na Perspectiva Histórico-Cultural  Patricia Albarran & outras

  433. O Cego, O Espaço, o Corpo e o Movimento: uma questão de Orientação e Mobilidade  Admilson Santos

  434. O Cego na Escola e na Sociedade: um estudo psicológico  Thomas Cutsforth

  435. O Cliente com Deficiência Visual no Sector do Turismo  Perfil

  436. O Corpo Cego: o Verbo e a Intensificação da Deficiência  Eduardo Azzini & Ana C. Rigoni

  437. O Corpo (Im)perfeito: a Protecção Constitucional de uma Construção Social?  António de Araújo

  438. O Corpo Se Vê: Educação e Motricidade  Eline Rozante Porto

  439. O Deficiente Visual Sylas Fernandes Maciel

  440. O Deficiente Visual e a Aula de Educação Física  Mário Jorge Lopes

  441. O Deficiente Visual e a Atenção Farmacêutica  Eliana Nascimento & Luciene Marques

  442. O Desenvolvimento da Criança Cega  Maria Eduarda Dias

  443. O Desenvolvimento da Criança Invisual  Alberto Barros de Sousa

  444. O Desenvolvimento de Crianças Cegas e de Crianças Videntes  M.ª Luiza França-Freitas e M.ª Stella Gil

  445. O Desenvolvimento Motor da Criança Cega nos primeiros Anos de Vida  Júlio Paiva

  446. O Desenvolvimento Psicomotor do Cego  Michel Kyrillos

  447. O Efeito da Motricidade do Judo no Equilíbrio de Crianças com DV  Ana C. Pinto & Josiane Lima

  448. O Ensino da Biologia na Deficiência Visual  Camila R. Santos & Vanessa Manga

  449. O Ensino da Educação Física para Deficientes Visuais  José Pereira de Melo

  450. O Ensino da Física a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo

  451. O Ensino da Física e Química a alunos com Deficiência Visual  Clara Gonçalves

  452. O Ensino da Física no Contexto da DV: Atividades para Alunos Cegos e com Baixa Visão Eder Pires de Camargo

  453. O Ensino da Geografia e a cegueira  Ana Paula Chaves

  454. O Ensino da História a Deficientes Visuais: recursos didácticos  Luciano Paixão

  455. O Ensino da Língua Inglesa para Alunos Cegos e com Baixa Visão em Salas Inclusivas do Ensino Médio  Sara França & outros

  456. O Ensino da Óptica a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo, Roberto Nardi, Paulo Maciel Filho & Débora Almeida

  457. O Ensino da Ortografia para crianças cegas  Amanda Botelho Martinez

  458. O Ensino do Violino para Deficientes Visuais integrando o método Suzuki e a Musicografia Braille  Débora Flemming Bohn

  459. O Estranhamento Causado pela Deficiência: Preconceito e Experiência  Luciene M. da Silva

  460. O Impacto da Perda da Visão na Vida do Paciente  Jorge Mitre

  461. O Impacto dos Media na Vida da Pessoa com Deficiência Visual  Valdeci Gama, Jean-Martin Rabot & Moisés Martins   Mar.25

  462. O Impacto Psicossocial da Deficiência Visual Sandra Rodrigues

  463. O "Ir e Vir" do Deficiente Visual: Manual de Orientação e Mobilidade  Sylas Maciel

  464. O Jardim Sensorial: um Recurso para a Estimulação Sensorial de Surdocegos  Carla Carvalho

  465. O Jogo Simbólico da Criança Cega Sheila Correia de Araújo

  466. O Lugar do «outro» na Escola Pública: uma perspetiva inclusiva  José Firmino

  467. O Mercado de Trabalho e a Pessoa Deficiente  site 'A Deficiência

  468. O Método MusiBraille  Maressa Miquelino de Carvalho

  469. O Meu Filho Vê Menos?  Fátima Bessa & Rosa Afonso

  470. O Mundo Percebido — O Sentir  Merleau-Ponty

  471. O Papel do Braille no processo de Reabilitação da Pessoa Cega  Renata Salvado & Amaro Costa

  472. O Papel do Pedagogo no processo de Reabilitação de Pacientes com Baixa Visão  Raquel Silva & Luciana Bareicha

  473. O PEI e as Adaptações Curriculares  Projecto IRIS

  474. O Perceber e o Relacionar-se do Deficiente Visual: orientando Professores Especializados  Elcie Masini

  475. O Podcast para Deficientes Visuais  João Bottentuit Jr & Clara Pereira Coutinho

  476. O Processo de Construção da Leitura/Escrita na Deficiência Visual Marilda Bruno

  477. O Processo de Romantização das Deficiências  Lúcia Monteiro

  478. O Que é Ser Cego  Luíz Alberto Melchert C. Silva

  479. O Que é uma Deficiência Visual?  Zeiss

  480. O Que Percebemos Quando Não Vemos? Joana Belarmino de Sousa  Abr.25

  481. O Que «Vê» Quem Não Vê?  Hélder Bértolo

  482. O Significado da DV na Vida Cotidiana: Análise das Representações dos Pais-Alunos-Professores  Marilda Bruno

  483. O Sorobã para Todos  Gildo Soares da Silva

  484. O Tacto e suas Implicações no ensino do Desenho a Crianças Cegas  Francisco J. de Lima & José da Silva

  485. O Universo Interno da Criança com Deficiência Visual  Maria da Glória de Souza Almeida

  486. O Uso da Sugestão no Diagnóstico e Tratamento da Cegueira Conversiva

  487. O Uso Funcional dos Sentidos na Criança Multideficiente com DV  Clarisse Nunes

  488. Oportunidades de Desenvolvimento oferecidas pela Mãe vidente em interação com a sua Criança cega durante a Alimentação  Milena Gandolfine, Alessandra Canosa & Maria Stella Gil

  489. Organización de un aula ordinaria con alumnos con discapacidad visual  Roberto Casañas

  490. Organização de Ensino e Adaptação Curricular para Alunos com DV  Antonio Paulino Jr & Marta Sforni

  491. Organização do Armário é Essencial para uma Vida Mais Independente  Ana Carolina Diniz

  492. Orientación y Movilidad | Definición y habilidades a desarrollar  Geraldina Gonzalez Franco

  493. Orientaciones para Trabajar con Alumnos Ciegos o con Discapacidades Visuales EDUCREA

  494. Orientação e Mobilidade  SAC

  495. Orientação e Mobilidade: Aspectos da Evolução da Autonomia da Pessoa Deficiente Visual  Moura e Castro

  496. Orientação e Mobilidade da pessoa com cegueira adquirida: benefícios do meio aquático Regina Kátia Ribeiro

  497. Orientação e Mobilidade para crianças  Vera Lúcia Felippe & João Álvaro Moraes Felippe

  498. Orientação e Mobilidade para Deficientes Visuais  Rosa Maria Novi

  499. Orientação e Mobilidade: uma “profissão” com futuro?  Peter Colwell

  500. Orientação Profissional dos Cegos e Contribuição da Psicologia para a sua Formação Profissional  António Martinho do Rosário

  501. Orientações para Professores de Estudantes Cegos  Luzia Silva

  502. Orientações Pedagógicas para o Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular Eugênia Fávero, Luisa Pantoja & Maria Teresa Mantoan

  503. Orientando um Deficiente Visual no Uso do Computador  Luciane Molina Barbosa

  504. Os Benefícios da Convivência com Animais para o Desenvolvimento Bio-Psico-Social da Criança com DV  Camila Gandini

  505. Os Sentidos e as Experiências  Sílvia Elena Ventorini

  506. Os Sentidos que substituem a Visão  José Espínola Veiga

  507. Os Serviços de Leitura Pública para Pessoas com Deficiência Visual em Portugal  José Guerra

  508. Os Significados da Avaliação Vocacional no contexto da Reabilitação de pessoas com Deficiência  Sérgio Fabela

  509. Pais Cegos  Lorita Pagliuca, Renata Uchoa & Márcia Machado

  510. Para uma Nova Comunicação dos Sentidos  Augusto Deodato Guerreiro

  511. Paradigmas da escola inclusiva e desafios colocados ao professor  M.ª da Conceição Rebelo

  512. Participação da Família no Processo de Formação da Identidade do Aluno com Baixa Visão  Ana Lúcia Oliveira

  513. Participação Ocupacional do Idoso com Deficiência Visual  Marlene Caldas Monteiro

  514. Percepção, Acção e Conhecimento nas Crianças Cegas  Esperanza Ochaita & Alberto Rosa

  515. Percursos para Pessoas com Deficiência Visual no Centro Histórico do Porto  Ivna Machado

  516. Perda da Visão e Enfrentamento  Jurema Dourado & Luize Costa

  517. Pessoas com Deficiência Visual e Imagem Telejornalística Marcello Pereira Machado

  518. Planning Piano Lessons for Your First Blind Student  David Goldstein

  519. Plano Nacional de Leitura para Cegueira e Baixa Visão  Manuela Micaelo

  520. Possibilidades da abordagem etnográfica no trabalho com os DV  Priscila Lima

  521. Preparar uma Criança para a Aprendizagem de Braille  Charlotte Cushman

  522. Préparation à la lecture tactile de jeunes enfants aveugles présentant des troubles associés  Marylène Tonnel-Ballavoisne

  523. Princípios fundamentais na educação da criança cega   Lowenfeld

  524. Professores em Formação em Ciências da Natureza  E. Veraszto, Eder Camargo, N. Miranda & J. Camargo

  525. Problemas das crianças cegas congénitas na construção da realidade   Sylvia Santin & Joyce Simmons

  526. Promover a Aprendizagem de Estudantes Cegos e com Baixa-Visão no Ensino Superior  GIAP | Instituto Politécnico de Porto  Mar.25

  527. Promover a Aprendizagem e Interação de Alunos Cegos em Espaços Colaborativos  Pedro Landeiro Vaz

  528. Propuesta Pedagógica para el Aprendizaje de Inglés en Niños entre 5 y 9 Años Bárbara Barrera, Ivonne Perdomo & Mónica Ariza

  529. Qualidade de Vida e Deficiência Visual   Sandra Rodrigues

  530. Qualquer maneira de Ler vale a pena   Luciene Maria da Silva

  531. Quando os Olhos Não Vêem   Inês Grilo

  532. ¿Quiere Ayudar a los Niños Ciegos a Tener Éxito? ¡Sea Exigente!  Bárbara Madrigal

  533. Reabilitação Lizabeth de Sousa

  534. Reacções psicológicas à perda de visão   Cristina Barczinski

  535. Reaching, Crawling, Walking...   Susan Simmons & Sharon Maida

  536. Recursos didáticos na Educação Especial   Jonir Cerqueira & Elise B. Ferreira

  537. Regras de Atletismo para Atletas com Deficiência Visual  URECE

  538. Regras de Atletismo para Atletas Invisuais [B1, B2 e B3]

  539. Rehabilitación Integral para Personas Ciegas  CRAC

  540. Relato de uma Experiência de Integração de Alunos com DV  Fernando Jorge Alves Correia

  541. Repercusión de la Deficiencia Visual en las Personas Mayores   Ignacio Párraga Martínez

  542. Repercusiones de la Deficiencia Visual de Personas Mayores en Cuidadores Familiares  Pura Díaz-Veiga y María Izal-Fernández de Trocónizb

  543. Representações Sociais de Professores sobre a Inclusão de Alunos com Deficiência em Turmas Regulares   Cristiane Correia Taveira

  544. Reunião de Sensibilização à Escola   Maria Teresa Cavaco

  545. Saberes e Práticas da Inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às NEE de alunos cegos e de alunos com baixa visão Maria Salete Fábio Aranha

  546. Science for Students with Visual Impairments David Kumar, R. Ramasamy & Greg Stefanich

  547. Se É Professor... DGEBS

  548. Sex, Love and Disability  Braden Ross

  549. ¿Se Pueden Tocar Los Cuentos...?  Amparo Abad, Gloria Monclús, José Francino, M.ª Pilar Rodríguez

  550. Shared Storybook Reading  Elizabeth Dennison

  551. Símbolo internacional de pessoas com Deficiência Visual | Cegueira

  552. Simulando as deficiências: como é ser um deficiente visual?   M.ª Salete Fábio Aranha

  553. Sistema de aquisição de conhecimento para apoio à consulta de Subvisão   Cláudia Martins Antunes

  554. Sistemas Técnicos e Tácticos no Goalball   Alessandro Tosim, Alaércio Perotti Jr, Teresa Leitão & Regina Simões

  555. Sobre Formação de Professores no Uso das Tecnologias Educacionais Específicas Ângela Antelo Tesch

  556. Sofrimento Emocional na Deficiência Visual   Ana Sofia Teixeira

  557. Sonhos Arquetípicos em portadores de Deficiência Visual  Jorge Monteiro de Lima

  558. Story Boxes: A Hands-On Literacy Experience   Norma Drissel

  559. Studying Embossed Maps   Paivi Toikkanen

  560. Sugestões de Atividades para a Educação Infantil da Criança com DV  Marilda Garcia Bruno

  561. Sugestões para as famílias de crianças com baixa visão   Mara Siaulys

  562. Swimming: Tips for Swimmers Who Are Blind or Visually Impaired VisionAware

  563. Tactile Storytelling   Philipp Meyer

  564. Teaching English to blind students   Chok Seng

  565. Teaching Geography to Visually Impaired Students   Stuart Snowdon

  566. Teaching Handwriting to a Braille Reader Jodi Floyd

  567. Teaching Math to Visually Impaired Students | Teaching Strategies  Susan A. Osterhaus 

  568. Teaching Science to Students with Visual Impairments   Tiffany Wild & Karen Koehler

  569. Teaching Science to the Visually Impaired  Sandy Watson & Linda Johnston

  570. Teatro-Educação: uma experiência com Jovens Cegos   Roberto Rabêllo

  571. Teclado de Computador   Marco António Queiroz

  572. Técnica de Mãos Sobre Mãos  Carlton Anne Cook Walker

  573. Tecnologia táctil para a avaliação da dor em cegos   Ana Cláudia Toniolli & Lorita Pagliuca

  574. Tenho um bebé no berço   Mara Siaulys

  575. The Effect of Visual Impairment on Cognitive Development and Behaviour  Liyange Gunaratne

  576. The Impact of Vision Loss on Development & Learning  Carmen Willings

  577. The Impact of Visual Impairment on the Acquisition of Early Communication Skills   Ian Bell

  578. The Inclusive Classroom – Working with Blind and Partially Sighted Students  British Council

  579. The Role and Function of the Teacher of Students with Visual Impairments Susan Spungin & Kay Ferrell

  580. The Role of Visual Experience in the production of Emotional Facial Expressions by Blind People  Dannyelle Valente et al.

  581. The Social Model of Disability  Tom Shakespeare

  582. The Visually Impaired: Involvement in Physical Activity and Sport  José Lima Constâncio

  583. Toque o bebé!   Lois Harrell

  584. Toys for blind children   WonderBaby

  585. Treino das AVD para crianças deficientes visuais Sonja Myrimer

  586. Treino sensorial para pessoas cegas   Julie Fields

  587. Turismo de Aventura e a Deficiência Visual  Denise Holleben

  588. Understanding Disability  Poul Rohleder, Stine Braathen and Mark T. Care

  589. Universal Design   The Center for UD at North Carolina State University

  590. Universo Táctil   Mara Siaulys

  591. Veicular Conceitos Matemáticos em estudantes cegos no ES Politécnico - Multiplano Carla Costa

  592. Ver e Não Ver Eline  Rozante Porto

  593. Ver e Não Ver Márcia Moraes

  594. Ver, Não Ver e Aprender Adriana de Laplane & Cecília G. Batista

  595. Ver pela Arte: Projecto de Ensino de Música a Deficientes Visuais   CNC

  596. Vida Independente: Uma Nova Visão  Ana Patrícia Santos

  597. Vinculação conjugal e estilos parentais em pais de filhos com e sem Deficiência Visual Andreia Vaz

  598. Visão e Deficiências Visuais  Organização Mundial da Saúde(OMS)

  599. «¡Voy al Cole!» Material para la inclusión del niño con dv en la etapa de Educación Infantil Herranz Tardón, M.ª H. López & Marín Palomino

  600. Vulnerabilidade à Violência Sexual na Escola Inclusiva Windyz B. Ferreira

  601. Women Who Are Visually Impaired or Blind as Psychotherapy Clients  Mary Harsh


Δ

20.Abr.2025
Maria José Alegre

Siga este site no Facebook.     Siga este site no Twitter    Envie um email à Webmaster do Site