Elisabete
Gasparetto
& Newton Kara-José

Este trabalho é dedicado
a todas as crianças
com baixa visão
Caros Pais,
O seu filho, ou filha, com baixa visão, tem condições de se
desenvolver e participar das actividades da escola e das actividades
do dia-a-dia da mesma forma que as outras crianças.
Por causa da baixa visão, a criança pode apresentar dificuldades
para ver ao perto e ao longe. No entanto, essas dificuldades
diminuem quando se fornece ajuda a essa criança para melhorar a sua
qualidade visual. Por isso, ela deve ser encorajada a usar a visão
em todas as situações e para que essa criança tenha sucesso é
necessário o apoio da família.
O seu filho tem o direito assegurado de frequentar a escola comum
juntamente com os irmãos, os amigos e os vizinhos. Independentemente
do direito legal, ele tem o direito às mesmas oportunidades que
todas as crianças devem ter: de ir, vir e estar na vida com
independência e de conviver com situações e pessoas diferentes.
Ao frequentar a escola comum, a criança com baixa a visão pode
necessitar de pequenas adaptações na sala de aula, de adaptações de
materiais (livros com letras ampliadas, cadernos com pautas
ampliadas), uso de lentes especiais. Ela realizará, em sala de aula,
as mesmas actividades que os colegas de classe, sempre que lhe for
dada a oportunidade.
A prática adquirida pelo trabalho com as crianças que apresentam
baixa visão tem mostrado que elas podem-se desenvolver de forma
completa, se forem estimuladas todas as suas habilidades.
Com o objectivo de ajudar as crianças que enxergam pouco, o Projecto
Nacional para Alunos com Baixa Visão propõe-se a orientar a família
e o professor, além de realizar acções para facilitar a aprendizagem
na escola. Dessa forma, as necessidades de seu filho poderão ser
atendidas.
É necessário, portanto, que a família e os professores acreditem e
confiem nessa criança, envolvam-se e trabalhem em parceria.
Maria Elisabete Gasparetto
Quando se diz que uma criança
é deficiente visual? Quando ela apresenta
baixa visão ou cegueira.
O que é ter baixa visão? O meu filho tem baixa visão?
A criança com baixa visão enxerga pouco, mesmo com o uso de
óculos.
Quais são as principais causas que levam a pessoa a ter baixa
visão? A baixa visão (não corrigível por óculos) é causada por alguma
doença. Essa doença pode ser uma infecção, pode ser de família ou
causada por má formação nos olhos. As causas mais comuns são:
catarata congénita (de nascença),glaucoma congénito, toxoplasmose,
problemas relacionados com o nascimento prematuro, albinismo e
acidentes. Nota:
Toxoplasmose é uma doença provocada por um micróbio que pode
passar da mãe para o filho, durante a gravidez, e provocar
inflamação no fundo do olho. Albinismo é uma doença hereditária (de família). As pessoas
"albinas" podem apresentar pele esbranquiçada por falta de pigmento.
A falta de pigmento nos olhos leva à baixa de visão.
Todas as
crianças com baixa visão vêem da mesma forma que o meu filho?
Não. As crianças se diferenciam na forma e no modo de ver. As
crianças devem ser orientadas para ver de perto dos objectos. Ver de
perto não faz mal e não piora a visão. Algumas crianças precisam de
entortar a cabeça para encontrar a posição que permita ver melhor.
É possível melhorar a qualidade da visão do meu filho?
Sim. O seu filho pode ser ensinado e estimulado a enxergar
melhor em todas as situações do dia-a-dia: dentro de casa, fora de
casa e na escola. Quanto mais ele usar a visão, mais aprenderá a
ver.
O meu filho vai
precisar de usar óculos? Algumas crianças
necessitam do uso de óculos. Eles podem ajudar a enxergar um pouco
melhor, deixando os objectos mais claros (mais nítidos). Mas, mesmo
com o uso dos óculos, elas vão continuar a apresentar baixa visão.
Existem lentes especiais que podem ajudar o meu filho a ver
melhor? Sim. As lentes especiais servem para aumentar o tamanho dos
objectos. As lentes especiais podem ajudar a criança a ver melhor ao
ler e escrever e para ver de longe. O médico vai testar lentes especiais e verificar se elas podem
ajudar o seu filho a ver melhor. Peça ao oftalmologista para
explicar a você o quanto e como seu filho vê. Na consulta, peça
também ao médico uma orientação por escrito sobre cada exame. Essas
orientações serão muito úteis para auxiliar o professor do seu
filho. As lentes especiais podem ser usadas para perto e para longe. Para
melhorar a visão para perto existem óculos com lentes especiais.
Existem outros tipos de lentes, também chamadas de lupas, que
podem ser manuais ou de apoio. Existe alguma forma de ajudar o meu filho a ver melhor ao longe?
Para melhorar a visão para longe e ver o que está escrito no
quadro, existe o telescópio, que é um tipo de lente especial que
aumenta o tamanho dos objectos e o que está escrito no quadro.
Algumas crianças podem ser beneficiadas com o uso do telescópio.
O meu filho precisa de aprender a usar essas lentes especiais?
Sim. Ele precisa de aprender a usar essas lentes especiais para
perto e o telescópio. Deve acostumar-se com as lentes e só depois
disso é que deverá usá-las na escola. O professor deverá também receber orientação sobre o tipo de lentes
especiais que seu filho irá usar.
Existem outros meios que ajudem o meu filho a ver melhor?
Sim. Existem meios simples, também chamados de recursos, que
podem ser muito úteis. Esses recursos são explicados a seguir.
1) Ampliação É o aumento do tamanho
das letras de livros, do espaço entre as linhas do caderno e de
outros materiais. Algumas crianças necessitam de ampliação, outras
não. As cópias por máquinas ampliadoras são muito úteis. Outra forma
de ampliação é colocar o material mais perto dos olhos.
2) Iluminação Para ver melhor,
algumas crianças podem precisar de iluminação dirigida ao material
de leitura e escrita. É importante evitar a luz directa nos olhos da
criança. Existem crianças, ao contrário, que vêem melhor em
ambientes menos iluminados.
3) Aumento do contraste Pode ser conseguido,
usando-se cores fortes e diferentes da cor do papel como por
exemplo, canetas de ponta porosa na cor preta, lápis preto n.º 1 ou
6B para serem usados sobre papel branco.
4) Materiais fotocopiados Quando utilizados,
reforçar os traços com caneta preta se necessário.
5) Apoio para leitura e escrita Tem a finalidade de
aproximar o material dos olhos da criança e possibilitar o melhor
posicionamento do corpo, evitando a má postura para leitura e
escrita.
6) Guia de leitura Evita mudar de linha
na leitura. Pode ser feito com cartão escuro e sem brilho, na forma
rectangular, do tipo da régua.
7) Quadro Usar giz branco ou amarelo para aumentar o contraste com o fundo do
quadro.
Existem ainda outros tipos de
recursos para auxiliar o meu filho a ver melhor? Sim. Existem os recursos electrónicos:
1) Sistema de Circuito Fechado
de Televisão (lupa TV) Esse recurso aumenta o
tamanho e o contraste de objectos (relógios, canetas, carteira de
identidade, dicionários), das letras e das palavras. Esse recurso
electrónico permite que o material de leitura seja projectado num
monitor especial, aumentando o contraste e o tamanho da letra.
2) Computador O ecrã do computador não prejudica os olhos do seu filho.
Ele pode-se aproximar do teclado e do ecrã. Assim como o programa do
computador pode também ampliar, aumentar o tamanho da letra. E
existem programas que ampliam a informação no ecrã do computador.
A criança que apresenta
baixa visão deve estudar numa escola comum? A maioria das crianças
que apresenta baixa visão deve frequentar uma escola regular de
ensino.
O professor precisa receber orientação para ensinar o meu filho?
Sim. É importante que o professor receba orientação sobre as
necessidades de auxílios visuais do seu filho na sala de aula. Se
vai utilizar óculos, lentes especiais, se vai precisar da ampliação
de materiais ou outras adaptações de materiais e qual a distância
ideal para escrita e leitura, para perto e longe. Nos primeiros dias
de aula, a criança deve conhecer a sala de aula, as outras salas que
irá utilizar, o refeitório, os quartos de banho, a área do recreio,
a biblioteca. Deve conhecer os colegas da classe e todos os
funcionários da escola.
O meu filho deve sentar-se na primeira carteira?
Sim. Deve ficar mais próximo do quadro para ver melhor e para
prestar mais atenção. Mas, se mesmo assim não conseguir ver o
quadro, o professor deverá permitir que esse aluno se levante e se
aproxime sempre que sentir necessidade. O professor também pode
passar para o caderno o que está escrito no quadro e dar ao aluno.
O meu filho faz as tarefas escolares mais devagar do que outras
crianças? Ele pode precisar de mais tempo para completar as tarefas
escolares.
O meu filho pode apresentar cansaço visual enquanto realiza as
tarefas escolares? Sim. Por isso é importante que o professor intercale as
actividades de leitura e escrita com actividades orais, evitando o
cansaço visual. Os intervalos dependem do cansaço da criança, o que
também deve ser adoptado em casa. Nenhum esforço visual causa
prejuízo aos olhos.
Como posso ajudar o meu filho nas actividades escolares?
Sendo parceiro da escola. Participando das reuniões. Tendo bom
relacionamento com os funcionários da escola. Se for necessário,
ajudar com as ampliações de materiais escolares, reforçar os
contornos dos materiais e das linhas do caderno.
Como posso ajudar o meu filho em casa?
Permitindo que ele se aproxime dos objectos e da televisão para
que possa ver melhor. Ver televisão de perto não faz mal e não
prejudica os olhos. Incentive o seu filho a fazer as lições. Ajude-o
nas pesquisas, orientando-o, quando necessário. Mas, não faça por
ele. A família é muito importante para o desenvolvimento e a
aprendizagem da criança. Ela precisa amar e sentir-se amada.
Valorize os talentos e os acertos do seu filho. No entanto, não se
esqueça da disciplina - tão necessária para ele como é para os seus
outros filhos. Ele deve participar em tudo e ajudar nas tarefas
domésticas. O seu filho deve ser organizado e independente. É
importante que saia com a família para a feira, supermercado,
parques. Que use o autocarro, o metro, enfim, o transporte
colectivo. Brincar é muito importante. Brinque com seu filho com
aquilo que ele gosta e não com o que você gosta. Incentive-o a
brincar com os irmãos, parentes e vizinhos, aprendendo a dividir
brinquedos, conhecendo as regras do jogo e respeitando os outros.
Quais os serviços que podem dar informações e orientações sobre o
meu filho? Procure ajuda nas escolas e nas Secretarias de Educação da sua
cidade. Há no Brasil muitos serviços que contam com profissionais
especializados que podem oferecer ajuda. Os serviços de visão
subnormal (atendimento de pessoas que apresentam baixa visão)
funcionam em alguns hospitais e em algumas clínicas.
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Excerto da obra
"Entendendo a baixa visão - orientação aos pais"
Autores:
Maria Elisabete Gasparetto e Newton Kara José Projecto Nacional para Alunos com Baixa Visão - pnaBV Secretaria de Educação Especial - Ministério da Educação - Brasília,
2000
Δ
26.Mai.2007
publicado
por
MJA
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