Sherry Gaynor

Ensina-me a ser independente!
Ensina-me a fazer as coisas por mim - a pensar e tomar as minhas próprias
decisões. Ajuda-me a decidir por mim! Ajuda-me a controlar a minha vida, porque mais
tarde ou mais cedo... vou ter que ser EU!
Ensina-me a ouvir!
Ensina-me quais os sons que existem em casa - a água a correr, a chaleira a
ferver, os ramos das árvores a baterem nas janelas, o ronronar do gatinho, uma carta a
cair, os sons estranhos de um aerossol, o barulho do frigorífico. Quando os sons se
misturam todos, ajuda-me a distingui-los!
Ensina-me a ouvir cuidadosamente
Vê se eu consigo dizer se os sons estão perto ou longe. Ajuda-me a saber quais os sons
perigosos e quais os sons que o não são. O que é que está a tilintar? De onde vem
aquele barulho? A porta está fechada ou aberta? Se eu ouvir bem, ajuda-me a mover-me
facilmente. Preciso de ouvidos muito grandes!!!
Ensina-me as relações espaciais!
Isto é, as relações do meu corpo com as coisas à minha volta. A que distância de mim
está o candeeiro? Onde está o candeeiro? Posso pegar no copo sem o deixar cair? Dá-me
orientações precisas para que eu possa deslocar-me para as coisas que estão longe. Onde
estou? Onde estás?
Posso andar em casa sozinho
Se as passagens para os quartos estiverem desimpedidas e se não deixarem coisas
espalhadas no chão! Quando gatinhava em pequeno e encontrava coisas à minha volta... era
muito bom... mas agora apanho um susto tremendo se tropeço nas galochas do pai!
Tenho que andar pelos meus pés
Preciso de saber quando tenho que virar à esquerda ou à direita. Preciso de tactear
pelas paredes para poder perceber o tamanho e o nome dos sítios. Provavelmente
levar-me-á mais tempo do que se tu me levares contigo, mas tenho que começar a praticar
já para poder treinar durante o tempo em que estás ocupada.
Não digas "aqui" ou "ali"
É muito difícil saber onde o "aqui" e o "ali" estão, pois não
posso ver! Usa palavras que digam realmente onde estão as coisas e para onde vou -
"Põe o livro na mesa da casa de jantar!" ; "Vem para o quarto e ajuda-me a
arrumar os teus brinquedos!"
Lembras-te?
Preciso de recordar muitas coisas: onde é o meu quarto, onde deixei as calças, a que
distância ficaram, o que fiz ontem. Como não posso ver tenho de aprender a recordar
melhor do que tu. Pergunta-me sempre tudo!
Conversa muito comigo.
Preciso de ouvir os nomes das coisas que tenho à minha volta: armários, candeeiros,
portas. Não tenhas medo de usar muitas palavras para descrever as coisas. Preciso de as
ouvir para poder perceber como se juntam e quando se usam. Fala comigo quando estou
ajoelhado, quando estou a saltar, quando me porto mal. Dá-me instruções precisas:
" Vai sempre em frente!"; " Agora são 5 degraus" ; " Vira à
direita!"
Põe-me ao pé de ti enquanto fazes os trabalhos domésticos
Fala comigo e mostra-me o que estás a fazer: quando sacodes a roupa, limpas o pó, limpas
o frigorífico ou lavas as janelas. Deixa-me tocar e participar naquilo que estás a
fazer, para eu começar também a ser auto-suficiente. Deixa-me sempre tentar fazer
as coisas!
Eu posso ajudar!
Dá-me trabalhos domésticos para fazer: posso ser eu a levar a minha roupa para o cesto
da roupa suja, posso pôr a mesa, levantar os pratos e lavá-los. Preciso da tua ajuda
para perceber que os pratos não são todos os mesmos. Diz-me porquê! Explica-me!
Diz-me o que estás a cozinhar e deixa-me ajudar-te
Posso ser eu a deitar os ingredientes na tigela depois de os teres pesado. Posso mexer com
a colher se me ajudares a praticar. Que utensílios se usam? Para que servem? Vamos
cozinhar!
Gostos - Cheiros - Texturas
Não te esqueças de me dizer o que estou a comer. Diz-me também o que estou a
saborear: os pickles são doces/azedos. A geleia é macia e sabe a laranja,
marmelo ou limão. A carne pode ser vaca, porco ou galinha. As coisas que se comem podem
ser duras, granuladas, doces, etc.
Deixa-me comer com os dedos!
Provarei mais alimentos se os comer dessa maneira. Cachorros quentes, frango no
churrasco, batatas fritas... mesmo alhos ou cebolas! É tudo tão diferente!
Deixa-me brincar com "porcarias"
Ajuda-me a meter as mãos na massa, a fazer hambúrgueres, a fazer bolos... A minha
primeira reacção pode ser de resistir, mas encoraja-me! Não desistas! Poderei vir a
gostar!
Preciso fazer comparações
Não só comparações de bolas, brinquedos e cubos, mas também de coisas do dia-a-dia.
Ensina-me que os sapatos do papá são maiores que os meus; que tu és maior que eu.
Preciso de tocar a minha cadeira para sentir que é mais pequena que a vossa. Os tachos
também têm tamanhos diferentes: o pequeno cabe dentro do grande, mas não se passa o
contrário!
Brinca comigo
Dá-me clipes, botões, tampas. Mistura-os e depois pede-me os botões. Mistura
as roupas do papá com as minhas e depois pede-me as do papá!
Lê muito para mim
Isso dá-me uma sensação de proximidade do teu calor, a tua atenção é só
para mim! Adoro ouvir as tuas palavras e aprenderei a dizê-las mais tarde. Ler alto
ensina-me a gostar de livros e de ler. Mostra-me alguns livros em braille para poder
sentir aquilo que tenho que aprender. Descreve-me as imagens. Pergunta-me coisas e
responde-me a tudo! Ler é tão giro!
Lê!
Tira algum do teu tempo para leres para mim. Gosto de ouvir. Quanto mais ouvir,
mais aprenderei também. Se disseres palavras que ainda não entendo explica-me o seu
significado. Anedotas, revistas, poemas, romances - Algumas histórias são ficção,
outras são verdadeiras... ensina-me quais são o quê! Ler - Ouvir - Aprender
Brinca comigo ao "faz de conta"
Finge que tu és o bebé e eu o papá e s mamã. Usa os alimentos da cozinha e
finge que estamos numa loja e que eu sou quem vai às compras. Imagina-me um macaco e
ensina-me a saltar e a pular, a nadar como um jacaré!
Preciso de brincar sozinho
Também posso brincar sozinho desde que vá buscar os meus brinquedos. Posso pôr os meus
discos. Posso colar papéis, porque já aprendi a mexer na cola. Ajuda-me a gostar de
fazer coisas sozinho!
Gosto de recortar
Posso cortar bocados de papel e colá-los para formar um número ou uma letra.
Posso sentir os bocados de madeira, plástico, papel - tantas texturas e formas!
Quando eu era pequenino tinha que me vestir
Agora que sou maior, preciso de saber vestir-me sozinho. Despir é mais fácil do
que vestir!
Que horas são?
Preciso de saber as horas. E também se é manhã, tarde ou noite. Dá-me pistas sobre o
que se faz nessas alturas! Almoço de tarde, ir à escola de manhã, para a caminha à
noite. Ensina-me a acertar o relógio! Ontem! Que é "ontem"? -
"Ontem foi quando fomos à loja das meias, lembras-te?"
O que è a temperatura?
40º? Está calor lá fora! 2º? Brrrr! Que frio! Por vezes dizes que estou
quente, mas também dizes que o forno está quente e me queima! Diz-me todos os dias a
temperatura lá fora. Quente - Frio
Usa um horário comigo
Isso ajuda-me a sentir seguro se souber o que vou fazer a seguir. Não sejas rígido, mas
é bom ter um horário para comer... para ir para a cama... Assim, já sei que há um
tempo para certas coisas!
Ajuda-me a usar o telefone
Ensina-me a responder correctamente, quando toca. Ensina-me a desligá-lo. Se houver uma
emergência, ensina-me o meu nome, a morada e o número de telefone.
O que são bebés?
Quando houver um bebé perto, deixa-me pegar-lhe também. Posso ajudar a dar-lhe
o biberão, posso brincar com ele, posso empurrar o carrinho. Faz-me sentir o que é uma
família!
Quero ser forte
Ajuda-me a desenvolver a minha força. Dá-me coisas para puxar, empurrar,
carregar. Atira-me bolas. Ajuda-me a trepar às árvores. Deixa-me usar todos os meus
músculos!
Procura sítios e coisas para explorar
Caixas do correio, bocas de incêndio, elevadores, escadas rolantes. Ensina-me a
diferença entre subir e descer de um elevador. O mundo é uma aventura!
Quando vou ao teu lado no carro, fala comigo
Diz-me quais são os sons que ouço, se as estradas são empedradas ou em alcatrão.
Diz-me quando viramos à direita ou à esquerda, ou se vamos passar uma ponte ou um
túnel. Se a janela está aberta, diz-me quais os cheiros que se sentem: fumo, óleo,
gasolina - todos eles ajudam a identificar onde estamos!
Leva-me às compras contigo
Eu sei que conseguias fazer as compras mais rapidamente sem mim, mas preciso de conhecer
as lojas e todos os tipos de compras. Diz-me os nomes e ajuda-me a tirar as coisas das
prateleiras. Se estão altas, levanta-me para perceber onde estão. Só consigo aprender
se tocar nas coisas.
Não me ponhas no carrinho do supermercado
Leva-me junto a ti, deixa-me cheirar e deslocar-me em direcção à carne, aos
congelados, ao pão. Fala-me das coisas em que estou a mexer, de como são diferentes umas
das outras. Vamos às compras todas as semanas e não só de vez em quando!
Não compres sapatos nem roupa sem me levares
Leva-me contigo e deixa-me experimentar! Se os sapatos são muito grandes ou
ficam apertados... não os quero! É tão importante a maneira como me sinto! São pretos?
Castanhos? Apertam com tira adesiva ou com cordões? O que é uma camisola? É uma
camisola interior? Mostra-me as diferenças!
Leva-me contigo ao médico ou ao dentista
As suas salas cheiram diferentemente de tudo o resto. As pessoas ali falam calmamente.
Geralmente, há máquinas que fazem barulhos estranhos. Fala sempre comigo e pede à
enfermeira que me mostre os instrumentos. Habitua-me ao som do meu coração, ao levantar
e ao baixar da cadeira do dentista, ao deitar na marquesa. Assim vou perdendo o medo e da
próxima vez já estou habituado!
Leva-me à escola infantil
Fala com os professores para me incluírem numa classe e poder brincar com os
outros meninos.
Leva-me para a praia e deixa-me ir para a água
Cuida de mim mas deixa-me ser eu a tentar! Ajuda-me a construir castelos na areia, a
despejar os baldinhos com areia, a apanhar conchas, a subir às rochas, a atirar pedrinhas
à água e a ouvir "splash"! Deixa-me correr pela beira-mar livremente!
Ensina-me a estar seguro com os outros
Deixa-me ficar por uma noite em casa de um amigo ou parente. Faz-me sentir que vais voltar
e que podes sair sem nada me acontecer. Ensina-me a depender de ti, dos outros e
principalmente de MIM!
Deixa-me brincar com os outros miúdos
Quero fazer o que os outros fazem! Quero brincar no pátio, correr, comprar doces! Também
quero pertencer ao "gang"!
Também faço anos
Faz-me sentir que a altura do meu aniversário está próxima. Deixa-me fazer festas de
anos e planeá-las. Ajuda-me a convidar os outros miúdos para além dos meus primos e
tios. Posso apagar as velas e adoro presentes.
Também tenho sentimentos
Fala-me dos meus sentimentos. Por vezes, preciso de ajuda para entendê-los. Se todos são
amorosos comigo, tenho dificuldade em saber o que é: "zangado",
"invejoso", "magoado", "contente" ou "triste"...
Não ignores a minha cegueira
Podes falar acerca da cegueira na minha frente. Posso entender a diferença, se
eu puser algumas questões, explica-me o melhor que puderes.
Não desculpes o mau comportamento
Tal como qualquer miúdo, poso habituar-me a fazer só o que quero! Posso
tornar-me facilmente um pequeno ditador! Não mostres favoritismo em relação a mim;
tenho que fazer parte da família. Não desculpes as minhas tropelias. Hoje é só
mais um dia do resto da minha vida...!
Ajuda-me a viver cada dia como um rei
Não te rales com os problemas que possam surgir! Resolve um de cada vez! Encoraja-me a
experimentar coisas novas. Faz-me sentir um membro da família. Orgulha-te de mim e do que
faço. Ama-me!
Acima de tudo, ama-me!
Haverá muitas coisas que te esquecerás de fazer. E haverá outras que te dirão
para fazeres... mas o mais importante é amarem-me!
ϟ
«Get a Wiggle on»
Escrito por: Sherry Gaynor
Editado por: Lou Afonso - Michigan State University
Tradução: Maria Josefina V. C. Ramos - Centro de Produção de Material
- CRSS Lisboa] - 1995
Δ
publicado
por
MJA
|