
Marilda Moraes
Garcia Bruno e Maria Glória Batista da Mota
Colaboração: Instituto Benjamin Constant
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ministério da Educação - Secretaria de Educação Especial
SÉRIE ATUALIDADES PEDAGÓGICAS - Brasília, 2001

Deficiência Visual
Volume 1: fascículos I - II - III
Fascículo I - Compreendendo a Deficiência Visual
-
A deficiência visual através dos tempos
-
Sistema e função visual - conceituando a deficiência visual
-
Prevenção da deficiência visual na infância
-
Desenvolvimento visual e aprendizagem
-
Metodologia de avaliação clínico – funcional da visão
-
Adaptação de recursos ópticos específicos
-
Bibliografia
-
Anexo
Fascículo II - Educação Infantil - Educação Precoce
-
O processo de inclusão em creches
-
Trabalhando juntos: família – escola – comunidade
-
Programa de estimulação visual na faixa etária de zero a três anos
-
Programa de intervenção precoce na abordagem pedagógica
-
Bibliografia
-
Anexo
Fascículo III - Educação Infantil – Pré-Escola
-
A escola inclusiva
-
Educação infantil e deficiência visual
-
Proposta pedagógica e currículo na educação infantil
-
Adaptação curricular às necessidades educacionais especiais
-
Diagnóstico e identificação das necessidades educacionais especiais
-
Necessidades específicas de desenvolvimento e aprendizagem na pré-escola
-
O processo de inclusão na pré-escola
-
Bibliografia
-
Anexo
Deficiência Visual
VOLUME 2: fascículo IV
Fascículo IV - A Escolarização do Aluno com Deficiência Visual
-
Fase inicial para alfabetização
-
Aprendizagem do Sistema Braille e o processo de alfabetização
-
O Sistema Braille: processo de leitura – escrita
-
Alfabetização do aluno de baixa visão
-
Recursos didáticos aplicados à educação dos alunos com deficiência
visual
-
A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino regular
-
A questão do ensino superior
-
Adaptações curriculares para alunos com deficiência visual
-
Comunicação e relação interpessoal
-
Bibliografia
-
Anexo
Deficiência Visual
VOLUME 3: fascículos V - VI - VII
Fascículo V - Complementações Curriculares Específicas para a Educação do
Aluno com Deficiência Visual
-
Sorobã
-
Atividades da Vida Diária
-
Orientação e Mobilidade
-
Escrita Cursiva
-
Bibliografia
-
Anexo
Fascículo VI - O Processo de Socialização e Profissionalização da Pessoa com
Deficiência Visual
-
Competência social
-
Tecnologia na educação da pessoa cega e de baixa visão
-
Orientação para a escolha profissional
-
Estudo profissiográfico e encaminhamento ao mercado de trabalho
-
Bibliografia
-
Anexo
Fascículo VII - Reabilitação
-
A perda da visão na idade adulta
-
O processo de reabilitação
-
Orientação profissional
-
Bibliografia
-
Anexo
Δ
6.Mai.09
publicado
por
MJA
|