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 Sobre a Deficiência Visual

Preparar uma Criança para a Aprendizagem de Braille

Charlotte Cushman

https://www.pathstoliteracy.org/deaf-blind-son/


Mesmo antes de aprender a ler, existem passos que pais e mães podem dar para preparar uma criança. Aprender a ler, na verdade, começa no nascimento. O processo inclui o desenvolvimento de conceitos cognitivos básicos; habilidades motoras; linguagem e comunicação – e mais. Além disso, crianças que vão aprender a ler em braille precisam desenvolver as suas habilidades motoras finas e distinção tátil. Abaixo, dez dicas para iniciar este processo.

1. Proporcione à criança muito acesso ao braille em todos os lugares

Lembre-se de que crianças sem deficiência visual vêem milhões de palavras antes de começarem a ler. Textos estão por todos os lados: em caixas e embalagens de comida; em shampoos e pastas de dentes; lojas e na TV. Também nos jornais, revistas, livros, cartas, computadores, anotacões, etc. Agora pense em quanta prática e exposição uma criança que enxerga tem antes de receber educação formal para se alfabetizar… É essencial se oferecer o máximo de exposição ao braille possível no cotidiano da criança cega. Objetos da casa devem receber um etiqueta em braille, e é importante que a criança tenha muito material de leitura inicial disponível.

2. Proporcione muita prática no desenvolvimento de habilidade motoras finas e de uso das mãos

Estimular a criança a abrir e fechar diferentes tipos de caixas, e fechar e abrir roupas (botões, zíperes, etc). Convide-a a ajudar com o preparo de uma refeição: mexer na panela, preparar medidas, despejar ingredientes… Apesar de isso não parecer importante para aprender a ler, é importante.

3. Peça para separar, combinar e categorizar itens…

…de diferentes tipos de materiais: botões; feijões; castanhas; moedas. Pode ser qualquer coisa, desde que a criança perceba a diferença entre cada um. Peça para separar, por exemplo, por tamanho, formato, consistência… Certifique-se de preparar esta tarefa com espaços separados para se colocar os objetos e com um espaço de trabalho organizado. Moedas misturadas podem ser colocadas em um prato grande, por exemplo, e depois de separadas, um tipo pode ir para uma tigela à direita e o outro para outra tigela, à esquerda. A criança não precisa entender o valor monetário das moedas neste momento, mas reconhecer a diferença em tamanho e as diferenças táteis.

4. Estimule a prática de contar histórias e sequenciar eventos

Decodificar o braille é apenas parte do processo de aprender a ler. O desenvolvimento da linguagem também é importante. Peça para a criança contar o que fez hoje. Peça para nomear cinco coisas que foram compradas no mercado. Pergunte o que fez na escola ontem; ou o que foi a primeira coisa que fez após acordar. E o que aconteceu depois disso? O que fez antes de ir para a cama?

5. Ajude no entendimento de posições; direção e orientação

Proporcione práticas com conceitos posicionais como pra cima e pra baixo; acima e abaixo; na frente, atrás, próximo; no topo, no meio e no fundo; à esquerda, direita, no meio. Peça para a criança mostrar estas coisas com relação a ela mesma: “coloque o copo na mesa atrás de você”, por exemplo. Depois peça para executar estas tarefas com dois objetos: “coloque o livro em cima do prato”. Peça para mostrar estas posições em uma página: o lado esquerdo do topo da página, por exemplo, e assim por diante.

6. Pratique contagem

Conte coisas naturalmente durante o dia. Conte o número de camisetas no cesto de roupas, o número de garfos na pia, a quantidade de passos de um local até o outro. Conte quantas pessoas vão sentar-se à mesa para o jantar. Em seguida conte as cadeiras e os talheres. Coloque um prato em cada lugar e um copo para cada prato. Pergunte à criança quantos itens existem em cada kit. Por exemplo: dê oito colheres e pergunte quantas colheres são. Depois dê uma quantidade maior de itens do que será usado, e peça para separar a quantidade correta. Um exemplo é dar 10 nozes e pedir para separar seis delas.

7. Proporcione oportunidades para aumentar a diferenciação tátil

Crie livros táteis para que seu filho/filha conheça itens diferentes. Abaixo, algumas sugestões e ideias (em inglês, porém com imagens autoexplicativas)

  • Getting books into the hands of my 3-year-old, deaf-blind son

  • Book about the concept of big and small

  • Book Making Party

  • Em seguida, proporcione à criança uma prática mais formal, ao escrever várias letras iguais em braille com apenas uma diferente. Sugestão: você pode escrever em braille uma linha assim: a, a, a, a, a, l, a, a, a. Peça para a criança encontrar a letra diferente. Escreva o nome dele/dela e coloque uma palavra diferente no meio; pedindo para encontrar tal palavra, da mesma maneira exemplificada com as letras.


8. Crie histórias baseadas na experiência da criança

Sugira à criança ditar uma história sobre um acontecimento. Escreva o que ela diz e faça a versão em braille. Em seguida, peça-a para ler em voz alta com você repetidas vezes. Isso a ajudará a entender que o código braille está associado com significado, e que cada palavra em braille em uma página corresponde a uma palavra falada. Esta também é uma maneira de motivá-la a criar seus próprios livros.

9. Encoraje a criança a escrever “rascunhos” em braille

Ler e escrever andam juntos quando se está desenvolvendo a alfabetização. Crianças que enxergam praticam fazer “rascunhos” com lápis de cor e outras coisas antes de começarem a escrever de verdade. De maneira similar, crianças que estão aprendendo braille precisam praticar marcas no papel usando uma máquina de escrever ou uma reglete com punção.

10. Escreva todos os dias!

Iniciamos este texto sugerindo que sua filha/filho tenha muito contato com o braille por toda a casa e em todos os ambientes onde for possível. É também muito importante ler histórias para a criança todos os dias. O contato com o braille é muito importante de maneira geral, mas é tão importante quanto isso, que a criança entenda que o braille é um código para a língua falada. Ouvir histórias em voz alta é uma ótima maneira de iniciar este processo – e inspirar um amor pela leitura que dure por toda a vida.

 

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Dez dicas para preparar uma criança para a aprendizagem de braille
autora: Charlotte Cushman
Charlotte Cushman é criadora de conteúdo web e gerente na Perkins’ Training and Educational Resources Program (TERP).

fonte do texto: https://www.perkins.org/

 

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4.Out.2023
Maria José Alegre