Jurema Dourado & Luize Costa
imagem:
A Família do Cego - Alfonso Castelao (1940)
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RESUMO
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O presente trabalho surgiu com a finalidade de estudar e ampliar o aparato
teórico
acerca da deficiência visual adquirida e os seus efeitos psicológicos. O projeto
aborda as
estratégias de enfrentamento utilizadas por indivíduos que perderam a visão e
como estes
utilizaram estes mecanismos adaptativos em sua história de vida para a
reorganização da sua
identidade.
Realizamos uma pesquisa de campo numa instituição de apoio a cegos e escolhemos
nesta dois sujeitos. Utilizamos como método de análise a abordagem qualitativa
tendo, como
referencial teórico os autores, Hall (identidade) e Kluber Ross (modos de
enfrentamento).
Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, revelando na análise de dados
que
geralmente ocorre uma mudança na identidade do sujeito podendo esta não se
configurar
necessariamente num aspecto negativo pois, apartir da cegueira é possível para
algumas
pessoas reconfigurar positivamente a sua identidade.
Compreendemos que para um indivíduo antes incluso na sociedade, a perda da visão
constituirá em diversas outras perdas, como perda do corpo imaginado, perda do
papel/
espaço social conhecido, perda de valores para a resignificação de outros, há
também casos
em que estas perdas podem ser configuradas como ganhos. A forma como o indivíduo
viverá
esta situação não está no fenômeno propriamente dito e sim ao papel que lhe é
atribuído.
1. INTRODUÇÃO
A perda da visão é um assunto pouco discutido no meio acadêmico e também são
poucas as pessoas que falam sobre ela. Foi construído com a finalidade de
contribuir tanto no
aspecto científico, através da ampliação de referências bibliográficas acerca do
tema; assim
como, no aspecto sócio-profissional, possibilitando a melhoria da qualidade de
vida do
deficiente e aprimorando os conhecimentos dos profissionais, prestando um
atendimento
psicológico de excelência a essa clientela.
Este projeto surgiu a partir de uma inquietação em compreender o processo pelo
qual
um indivíduo passa ao se deparar com a perda da visão, despertando assim, o
interesse em
verificar como este ser, antes inserido na sociedade, sofreu esta situação, como
ele lidou com
ela e se conseguiu se inserir novamente na mesma.
A partir de estudos sobre a perda da visão e suas repercussões psicológicas
percebemos que uma série de fenômenos e modificações passa a afligir a essência
física e
psíquica do indivíduo, mudando completamente a sua forma de “ver”, sentir e
viver a vida.
O indivíduo cego possui uma deficiência sensorial que pode ter nascido com ele,
assim
como ter sido adquirida através de algum evento de sua vida ou, ainda, a partir
de uma
doença. A perda da visão adquirida pode ser entendida como a falta efetiva do
sentido,
fazendo com que o indivíduo afetado se depare com uma nova situação,
desenvolvendo
mecanismos e recursos para se adaptar a esta realidade. Dentro dessa nova
realidade, o
individuo acometido pela cegueira, que antes era vidente 1 , passa por processos
e modificações
atribuindo uma nova configuração à forma de se ver enquanto deficiente,
ocasionando em
uma reestruturação da identidade. As estratégias de enfrentamento podem reduzir
as
condições ambientais desfavoráveis e aumentar as possibilidades de recuperação,
possibilitando ao sujeito a tolerância ou adaptação a eventos negativos. As
estratégias de
enfrentamento podem ainda conservar uma auto-imagem positiva diante da
adversidade,
mantendo o equilíbrio emocional e um relacionamento satisfatório com as pessoas.
Em
resumo, as estratégias de enfrentamento têm o objetivo de manter o bem-estar,
buscando
amenizar os efeitos de situações estressantes.
A partir do que foi exposto, buscaremos compreender como é o cotidiano da pessoa
cega, quais as repercussões psicológicas mais freqüentes produzidas pela perda
da visão,
quais e como são desenvolvidas as suas estratégias de enfrentamento para se
adaptarem as
mais diversas circunstâncias, e, além disso, a partir da reorganização da sua
identidade, como
se deu sua (nova) inserção na sociedade.
O objetivo desta pesquisa é, portanto, identificar e analisar as formas de
enfrentamento
psicológico em indivíduos que perderam a visão e como eles se percebem
individualmente e
na sociedade. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa com dois sujeitos
que
freqüentam a Associação Baiana de Cegos. Acreditamos que embora o número de
sujeitos
não seja quantitativamente significativo seus relatos expressam as formas de
enfrentamento
organizadas por eles, neste sentido utilizaremos estes sujeitos como referência
de análise. Os
dados levantados foram analisados a partir das referências teóricas sobre a
deficiência e
cegueira a partir dos autores Amiralian (1986) e Amaral (1995). Sobre a
construção da
identidade utilizamos novamente Amaral (op. cit), Silva (2000). e Hall (2003).
Já nos modos
de enfrentamento utilizamos Kubler-Ross (1969, apud BECKER, 1997)
A identidade é a consciência do que o sujeito é para si e tem uma relação clara
com a
sociedade em que vive, com a sua cultura e com o que ele apreende nela, é a
demarcação de
um “limite” entre o “eu” e o “eles”. A identidade enquanto condição pessoal se
constrói nas
relações sociais que estão impregnadas de normas e conceitos. Acreditamos que,
na medida
em que o indivíduo desenvolve formas de enfrentamento eficientes, terá melhores
condições
de adaptação pessoal e social.
Seria de extrema importância que houvesse uma organização em todos os setores da
sociedade, para auxiliar na transformação desta, tornando a sua estrutura mais
igualitária e
humana para todos os indivíduos, deficientes ou não. Essa organização
influenciaria de forma
primordial pré-conceitos sociais que estivessem também atingindo a identidade do
sujeito
enquanto indivíduo, de certa maneira, excluído da sociedade.
2. A DEFICIÊNCIA VISUAL
O indivíduo cego possui uma deficiência sensorial que pode ter nascido com ele
ou ter
sido adquirida. Esta deficiência pode ser provocada devido a alguma enfermidade
que afeta a
retina, ou ainda, quando ocorre algum fato inesperado em sua vida, como
acidentes domésticos, automobilísticos e outras situações. Existem outras
ocasiões onde possa haver
alterações da retina e estas se referem ao desgaste natural da retina óptica.
Segundo Santos (2004) a Organização Mundial de Saúde - OMS em 2001 caracterizou
a cegueira como uma redução ou perda total da capacidade visual após a melhor
correção
óptica possível acarretando em um prejuízo na coleta de informações. Segundo
José e
Oliveira (1997, apud SANTOS, 2004) os olhos são os sentidos que mais captam as
informações do mundo, estas informações se totalizam em 80% o que representa a
ampla
utilização dos olhos para entender, compreender e interpretar o mundo. Os olhos
quando estão
dentro de sua condição saudável funcionam enviando para o córtex visual uma
“interpretação” do objeto observado que é devolvida a retina óptica como imagem,
porém,
para que isso ocorra, é necessário que haja uma condição física básica de
funcionamento.
Segundo Rocha (2000, apud SANTOS, 2004), a deficiência visual pode ser congênita
ou adquirida. A deficiência congênita nasce com o sujeito e pode se agravar com
o passar dos
anos resultando em uma baixa visão ou perda. As principais causas são: atrofia
ótica, catarata
congênita, coreoretinite macular, fibroplasia retrolental, glaucoma e retinose
pigmentar. Já a
cegueira adquirida ocorre através de um acidente ou através de doenças.
Santos (op. cit) afirma que ao decorrer de nossas vidas, os olhos sofrem
modificações,
mas é a partir dos 40 anos de idade que estas modificações afetam diretamente o
funcionamento dos olhos, danificando a sua estrutura. Segundo Berezinski (2004),
apesar de
os recursos médicos existentes para evitar ou desacelerar a cegueira, muitas
pessoas ficam
cegas por doença, acidente ou velhice. E para uma pessoa vidente, a perda desse
sentido é
muito dolorosa.
É sobre a deficiência adquirida que iremos tratar. É aquela que surge através de
situações adversas, através de acidentes, doenças ou decorrente do avanço da
idade e que
provoca um desequilíbrio no sujeito antes completo em seu corpo físico, como
afirma Korács:
“as deficiências adquiridas estão ligadas à perda ou deterioração de uma parte
do organismo e
daí podem ser associadas com uma vivência de morte em vida” (KORÁCS, 1997, pg
96).
2.1 A DEFICIÊNCIA ADQUIRIDA E A REORGANIZAÇÃO DA IDENTIDADE
A identidade é um conceito que se altera em cada época da história. O momento do
renascimento promoveu um modelo de identidade que colocou o homem como
protagonista
de sua história, um sujeito racional, dono de si mesmo. Nesta concepção o
sujeito era um ser estático que tinha uma única identidade durante toda a sua
existência.
A noção de sujeito se transformou porque se constatou que o indivíduo é formado
nas
relações sociais, um ser que apesar de ser protagonista de sua história não é
auto-suficiente e
que dependia da interação com o ambiente para se tornar um indivíduo. O
indivíduo aprende
com o meio e se modifica nesta relação durante toda a sua vida. Está compreensão
provoca
uma alteração significativa na compreensão da formação da identidade, da
diferença, que
passam a serem entendidas como conceitos em relação, fazendo parte de uma
totalidade
histórica e social.
As mudanças sócias, políticas, econômicas e sociais vão se utilizar dos
conhecimentos
já adquiridos sobre a formação da identidade do sujeito a fim de criar um novo
modelo de
identidade possibilitando a emergência de novas concepções. Neste sentido, há
uma
ampliação da forma de se pensar o homem. Atualmente, autores como Silva (2000) e
Hall
(2003) defendem a idéia pós-moderna na qual o sujeito não tem uma identidade e
sim várias,
algumas vezes contraditórias que mudam de acordo com o ambiente em que ele se
encontra.
De acordo com Hall:
“O sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos, identidades que
não são unificadas ao redor de um ‘eu’ coerente. Dentro de nós há identidades
contraditórias, empurrando em diferentes direções, de tal modo que nossas
identificações estão sendo continuamente deslocadas”. (HALL, 2003, pg.13).
A identidade é a consciência do que o sujeito é para si e tem uma relação clara
com a
sociedade em que vive, com a sua cultura e com o que ele apreende nela, é a
demarcação de
um “limite” entre o “eu” e o “eles”. A identidade enquanto condição pessoal se
constrói nas
relações sociais que estão impregnadas de normas e conceitos.
A identidade só se constitui na diferença, na oposição, na diferença do que não
se é
para o que outros são, e tanto a semelhança quanto a diferença são construtos
sociais que
fazem parte de uma identidade coletiva, como afirma Silva:
Quando digo “sou brasileiro” parece que estou fazendo referência a uma
identidade
que se esgota em si mesma. “Sou brasileira”- ponto. Entretanto, eu só preciso
fazer
essa afirmação porque existem outros seres humanos que não são brasileiros
(SILVA, 2005, pg. 75).
Assim, tanto a identidade quanto a diferença depende uma da outra para a sua
existência e, portanto são inseparáveis.
Segundo Hall (op. cit.) a identidade não é fixa, estagnada, permanente,
homogênea,
acabada, é sim uma construção de referências negociadas entre o privado e o
público, entre o
que penso e o que “eles” pensam, entre o que quero e o que “eles” querem de mim.
A identidade coletiva se refere ao que a maioria assume como o “correto”, como o
que
pertence à esfera social. Essa relação entre o que deve pertencer ao modelo
social ou não está
ligada às organizações sociais e ao poder destas, de forma tal que aquilo que é
ditado como o
que é normal está diretamente ligado à visibilidade de quem o define, ao seu
poder social.
Logo, ser deficiente em uma sociedade hierarquizada significa estar incluso em
um sistema
que não o engloba plenamente, que procura manter em seu discurso traços do que
foi, de suas
crenças e tradições que nem sempre pertencem mais aos anseios sociais. Nesse
sentido, afirma
Hall:
Anthony Giddens argumenta que: nas sociedades tradicionais, o passado é venerado
e os símbolos são valorizados porque contem e perpetuam a experiência de
gerações. A tradição é um meio de lidar com o tempo e o espaço, inserindo
qualquer
atividade ou experiência particular na continuidade do passado, presente e
futuro, os
quais por sua vez, são estruturados por praticas sociais recorrentes (HALL,
2003,
pg.15).
A identidade só se torna uma questão quando está em crise com o modelo real, e é
apenas nesta configuração que são possíveis as transformações, pois, só se muda
algo se este
algo perturba alguém. Logo, é possível para os deficientes que não se estagnam
neste lugar de
inválidos uma transformação, mesmo que pequena, neste modelo social,
conscientizando as
pessoas de sua capacidade e eficiência para o sistema.
A diferença se configura na sociedade atingindo a todos e ao passar de um
extremo
para o outro, de um “normal” para um sujeito “fora da normalidade”, este sujeito
deverá
resignificar os seus pré-conceitos internos sobre as suas crenças pessoas para
melhor aceitar
está nova condição. Assim, a estratégia social mais adequada seria já de cedo,
nas escolas,
difundir idéias de que os indivíduos com deficiência são partes integrantes da
sociedade e que
as tradições que atuam segregando ainda mais estas pessoas devem ser
inutilizadas e
substituídas por outras onde o indivíduo com deficiência e os “normais” possam
se aceitar
com as suas limitações que são próprias de nossa condição humana.
2.2 A PERDA DA VISÃO ENQUANTO FENÔMENO SOCIAL
Além de todo o processo de luto, de enfrentamento e reabilitação sofridos pelo
indivíduo cego, existem outras barreiras a serem quebradas: o preconceito e a
exclusão social.
De acordo com Silva: “os preconceitos e conceitos equivocados são os grandes
responsáveis
pela marginalização de muitos e por um processo tendencioso de inclusão,
enquanto não
levando em devida consideração às circunstâncias e necessidades objetivas dos
indivíduos em
apreço.” (SILVA, 2004, p. 01)
Para Amiralian (1986), o indivíduo considerado desviante tem sido encarado como
uma pessoa que possui uma série de características intrínsecas, não saudáveis,
diagnosticadas
a partir de uma perspectiva médica ou psicológica, preocupada em distinguir o
“sadio” do
“não sadio”. Assim, o mal estaria localizado no indivíduo, e geralmente
considerado como um
fenômeno endógeno ou hereditário. E que a maior dificuldade para o estudo do
comportamento humano é, sem dúvida, uma visão estanque e fracionada, que
transforma a
realização individual em algo independente da sociedade e da cultura e conduz a
uma visão
deformada da atividade humana.
Segundo Amaral (1995), há muito tempo atrás à cegueira era considerada como uma
punição divina, por exemplo, na cultura grega, a cegueira era considerada como
uma punição
dos pecados, pois cometeu um crime evocando a ira divina, só podendo ser
revertida caso
Deus perdoasse. Já nos tempos bíblicos os cegos eram forçados a serem mendigos
ou algo
pior vivendo uma existência de dificuldades e pobreza.
Não podemos deixar de ressaltar, que embora alguns estigmas da cegueira
mencionados acima façam parte do passado, sabemos que também na sociedade
contemporânea, as pessoas cegas são evitadas, ignoradas ou super protegidas.
É importante ressaltar que, no que diz respeito à segregação ou discriminação,
esta é
caracterizada por atitudes que podem ter várias explicações; uma delas é que o
indivíduo
deficiente, pela sua própria condição, constitui uma ameaça às normas e valores
estabelecidos,
e por este motivo os indivíduos comuns não sabem como se relacionar com o
sujeito cego,
paraplégico, surdo. E dentro desse contexto, as relações sociais com esses
indivíduos são
freqüentemente carregadas de ansiedade, embaraço e desconforto.
Estes sentimentos causam, no indivíduo cego, dificuldades no estabelecimento de
relações interpessoais, além de proporcionarem mecanismos para procurar
minimizar estas
dificuldades. Por esta razão, com freqüência encontram-se nestas pessoas,
atitudes de negação
da própria incapacidade, com intuito de impedir estas discriminações, esta
rejeição social. Ao
longo desse trabalho abordaremos as reações mais freqüentes enfrentadas por
esses
indivíduos. No que se diz respeito em um grau mais acentuado, esta discriminação
se
transforma numa real segregação ou isolamento, seja no grupo primário, a
família, seja na
escola, classe, em atividades sociais e profissionais. Esta atitude é apoiada
pelo pressuposto
de que os indivíduos divergentes não se beneficiam das pessoas e por esta razão
necessitam de
local específico e protegido.
Amiralian (op.cit.) afirma ainda em seu trabalho que para muitas pessoas, o
contato
com uma pessoa com deficiência constitui uma situação ambígua, e como dissemos,
até uma
experiência ameaçadora. Esta preocupação das pessoas comuns, sobre como
tratá-los, se deve
ou não ajudá-lo, enfim, sobre como agir com o indivíduo percebido como diferente
é sentida
pelo sujeito como uma atitude altamente discriminadora e rejeitadora.
Um dos fatores que mais afeta o sujeito acometido por algum tipo de deficiência
é a
rotulagem verbal, que se constitui em um hábito generalizado e utilizado
freqüentemente em
situações sociais, e serve como proteção para o observador contra erros
eventuais na interrelação
pessoal. Sendo assim, o grande problema da rotulagem é a generalização
excessiva.
Nela, os indivíduos perdem a sua identidade pessoal, e só são reconhecidos pelo
rótulo verbal
que lhes foi colocado. Amiralian (op. cit.) exemplifica em seu trabalho uma
situação em que
João, um jovem que cursa 3ª série do 2º grau, é alto, alegre, dinâmico e tem uma
deficiência
visual grave, passa a ser simplesmente “o ceguinho”, e todas as suas outras
características
pessoais passam a serem secundária.
Wrigeth (1960, apud AMIRALIAN, op. cit.) denominou esta generalização de “efeito
de difusão” isto é, o rótulo “cego” compõe toda personalidade do sujeito,
partindo-se do
princípio de que ele é diferente das pessoas normais em todos os aspectos,
independentemente
da incapacidade específica diagnosticada. Sendo assim, esses aspectos estarão
influenciando
diretamente na construção da identidade desses indivíduos. Também é relevante
destacarmos
o que se diz respeito à inferioridade, pois se relaciona a uma determinada
situação, e uma
incapacidade torna-se uma inferioridade quando o individuo dela portador é
percebido pelo
grupo cultural e por si mesma como menos capaz e menos adequado.
Scott (1969, apud AMIRALIAN, op. cit.) faz uma interessante análise do papel das
instituições e dos “profissionais da cegueira” na socialização dos
comportamentos e atitudes
dos sujeitos cegos. Segundo ele, muitas atividades, denominadas reabilitadoras,
são
realmente, procedimentos de socialização. Pode-se argumentar que nada há
intensamente na
cegueira que leve a um comportamento de docilidade e dependência. A cegueira é,
portanto,
um papel social aprendido, “o cego se faz”. Fatores sociais, que englobam a
família, a
comunidade, as instituições de reabilitação, o ambiente físico e a sociedade,
estarão
contribuindo fundamentalmente na construção da identidade do sujeito, assim como
as diferenças, que são criações sociais e culturais.
A sociedade tem resistência em aceitar aquele cujos atributos não se enquadram
aos
seus interesses. Dessa forma, o deficiente assume o papel do “super-deficiente”
para poder se
inserir na sociedade, sendo reconhecido como aquele que ultrapassa as
expectativas da
organização e que apesar da falta física consegue se superar, conquistando a sua
inserção
plena na sociedade.
A inclusão na sociedade deve existir pautada em um rigor em prol daquele ser
humano
onde os serviços necessários a este existam e também, haja uma adequação
tecnológica para a
melhoria da adaptação deste. Segundo Brumer et al (1997), são muitas as
barreiras existentes
para a inclusão deste deficiente na sociedade, como por exemplo, o preconceito,
a falta de
disposição e inabilidade por parte dos políticos, deficiência na estrutura
física das cidades
impossibilitando o seu desempenho de cidadão comum (ir à escola, banco, cinema,
teatro,
trabalhar), ect. É importante destacar que é o meio que define o efeito de uma
deficiência ou
de uma incapacidade sobre a vida cotidiana da pessoa. Sendo assim, ela se vê
relegada à
invalidez principalmente quando lhe são negadas as oportunidades de que dispõe
2.
Atualmente, a maior reivindicação no meio da educação especial é sobre a
inserção do
indivíduo com deficiência na escola regular, como afirma Mitler:
O principal objetivo da reforma é garantir o acesso e a participação de todas as
crianças em todas as possibilidades de oportunidades oferecidas pela escola e
impedir a segregação e o isolamento. Essa política foi planejada para beneficiar
todos os alunos, incluindo aqueles pertencentes a minorias lingüísticas e
étnicas,
aqueles com deficiências ou dificuldades de aprendizagem, aqueles que se
ausentam
constantemente das aulas e aqueles que estão sob o risco da exclusão (MITTLER,
2003, pág 25).
A escola é o primeiro formador do caráter humano e é nela que estas discussões
políticas e ideológicas devem estar inseridas. É na escola que deve haver uma
formação menos preconceituosa para com as diferenças. Segundo Neto (2005) o
discurso pedagógico é
de que a educação é um potencializador para o fim das diferenças. As diferenças
existem, e é
algo inerente ao ser, logo a escola deve ser um local para equalizar a igualdade
e não
dicotomizar a diferença. Ou seja, através da reforma escolar, o aluno com alguma
deficiência
terá um convívio com diferentes pessoas, o que lhe proporcionará maiores
possibilidades de
inserção social e de acesso ao conhecimento. Caso a pessoa com deficiência passe
a fazer
parte do espaço escolar, a troca será mútua, sendo que ele não se sentirá tão
inferior, e os seus
colegas passarão a ter uma relação mais sadia com a diferença.
Quando se fala em uma escola igualitária, isso não quer dizer que todos os
indivíduos
dessa escola sejam iguais, mas sim, uma escola com relações igualitárias
respeitando as
diferenças de cada indivíduo. Como afirma Neto:
Esse núcleo é, na verdade, um nó. Um nó complicado. Como manter uma escola
plural - em termos de alunado, professores, políticas educacionais, metodologias
de
trabalho - e ao mesmo tempo, uma escola igualitária? Em outras palavras:
diferença
não é antônimo de igualdade. Nós queremos a igualdade, mas ao mesmo tempo
manter as diferenças. O contrário é a mesmice, o contrario da igualdade é a
desigualdade. Isso pode ser fácil de compreender, mas não é uma coisa simples de
executar. (NETO, 2005, p. 58) Silva (2004) discute que é uma obrigação das
universidades brasileiras se estruturarem
para receberem deficientes porque eles contam com soluções que facilitem suas
necessidades
especiais, incluindo os deficientes visuais, justamente para que todos possam
ter acesso ao
ensino superior de uma maneira uniforme e sem discriminação. Isso vem sendo uma
obrigação de toda e qualquer instituição, seja ela pública ou privada, conforme
prevê a
Portaria nº 3284 do MEC (Ministério da Educação e Cultura), que desde 2003
assegura aos
portadores de deficiência os direitos de acessibilidade à educação em todos os
níveis.
De acordo com Neto (2005), a inclusão educacional deve ser encarada de forma
bastante criteriosa, pois pode se tornar inadequada na medida em que depende de
professores
sensíveis às diferenças, de um sistema educacional mais tolerante, de um apoio
grupal para
lidar com diferentes alunos que podem ter algum tipo de deficiência, e de, uma
adaptação na
estrutura física e intelectual da instituição.
Segundo Ventura (2001, apud SANTOS, 2004), expressões como, tão “bonitinho e
cego” “pobrezinho” e “coitadinho” são formas preconceituosas de pronunciar uma
superioridade da pessoa “normal” ao deficiente, reafirmando a idéia de que
existe um
preconceito inserido e mascarado na sociedade.
3. REAÇÕES PSICOLÓGICAS: MODOS DE ENFRENTAMENTO
Junto à perda da visão o indivíduo adquire outras perdas refletidas nos aspectos
físicos, e principalmente psicológicos. Para Barezinski (2004), do ponto de
vista psicológico,
mesmo o indivíduo mais saudável mentalmente utilizará mecanismos importantes
para a sua
adaptação à cegueira. Esses mecanismos são conhecidos como modos de
enfrentamento.
O enfrentamento pode ser visto como uma tentativa psicológica do sujeito para
lidar
com um dano físico ou emocional que surge abalando a sua estrutura psíquica. De
acordo
com Korács: “O enfrentamento é definido como o uso de recursos físicos,
psicológicos,
cognitivos e sociais para prevenir a integridade somática e psíquica, e para
alcançar a
adaptação” (KORÁCS, 1997, pg.107).
Na teoria do Coping, Antoniazzi (1998) conceitua o enfrentamento como as várias
formas que as pessoas encontram para se adaptarem a circunstâncias adversas ou
estressantes.
A autora informa que esta teoria pode ser dividida em três gerações.
A primeira geração segue o modelo psicanalítico e fala que o sujeito a partir de
um
evento estressante vai passar por diversos mecanismos de defesa apresentando
várias
emoções, isso tudo ocorre como uma tentativa de significar o evento estressante.
A partir desta visão inicial, algumas alterações foram sendo pensadas para
separar o
conceito de mecanismos de defesa do conceito de coping. Segundo Antoniazzi
(op.Cit) o
coping passou a ser visto como com bases teóricas na terapia cognitiva
comportamental qual
discrimina reações funcionais e reações disfuncionais. A teoria cognitiva atua
flexibilizando e
adequando o comportamento e os pensamentos do sujeito, adequando-o à realidade e
orientado-o para o futuro.
Atualmente uma terceira geração da teoria do coping vem se desenvolvendo com a
finalidade de estudar a dicotonomia entre coping e personalidade. Nesta o
conceito de coping,
por ter uma ampla gama de repertórios e estar ligada à personalidade, é
questionado e agora é
pensado como uma estrutura intrínseca do individuo, e os traços de personalidade
mais
estudados são: otimismo, rigidez, auto-estima e locus de controle (CARVER &
SCHEIER,
1994; CARVER, SCHEIER & WEINTRAUB, 1989; COMPAS, BANEZ, MALCARNE & WORSHAM,
1991; LOPEZ & LITTLE, 1996; PARKES, 1984, apud ANTONIAZZI op.cit).
Aprofundaremos na primeira geração e exploraremos as várias estratégias
possíveis
dos sujeitos diante da perda da visão. Acreditamos que esta teoria seja mais
abrangente, pois
coloca o sujeito como senhor de seu próprio corpo, de suas próprias
significações que são
relevantes e importantes para ele e para seu enfrentamento. Acreditamos também
que
qualquer forma de enfrentamento, por mais contraditória possível, tem uma enorme
significância para o sujeito, mesmo que o pesquisador não enxergue está
importância.
De acordo com Fonseca (1995), após o período de enfrentamento se dá a
reabilitação
deste indivíduo. O termo “reabilitar” é originário do latim “re-habituar”, ou
seja, tornar-se
apto, capaz de novamente estabelecer alguma relação com o mundo através das
habilidades
que lhe restaram. Na reabilitação, a pessoa cega teria a oportunidade de
aprender a conviver
com o que lhe resta, sendo que esta atitude lhe possibilitaria uma aprendizagem
acerca de sua
própria condição, pois “a deficiência não é uma condição fixa e inalterável ou
imutável”
(FONSECA, 1995, p.68).
Ao se deparar com uma “perda” simbólica, o sujeito deverá aprender a lidar com
ela.
No caso da perda da visão além da perda simbólica há uma perda orgânica que
ocasionará em
uma perda de sensibilidade, hospitalização, imobilidade, dependência,
isolamento, incerteza e
dor. “A capacidade de enfrentamento visa: à organização psíquica, à
reestruturação da autoestima,
à capacidade de procurar ajuda e planejamento para o futuro” (KORÁCS, 1997,
pg.107).
Carrol (1968, apud BAREZINSKI, 2004) afirma que a perda da visão é penosa para
todos os envolvidos com o então “cego”. A dor em ser agora “cego” não deve ser
consolada
com ilusões de cura, pois, toda ilusão passa e com ela vem a triste realidade de
uma condição
inalterável.
Existem vários recursos que podem ajudar um indivíduo a enfrentar as situações
de
estresse. Lazarus e Folkman (1984, apud ANTONIAZZI, op. cit) citam os seguintes:
saúde e
energia, crenças positivas, habilidade para resolução de problemas, habilidade
social, busca de
suporte social e recursos materiais.
Barezinski (op. cit) caracteriza as seguintes reações psicológicas como mais
freqüentes
provocadas pela perda da visão: a dependência acentuada em relação aos adultos;
a negação
da limitação; recusa à competição ou constante preocupação em comparar-se e
competir;
repressão da agressividade com excessiva amabilidade às criticas; a dificuldade
de
relacionamento com os outros deficientes visuais e entre eles os videntes,
insegurança a
respeito de si mesmo; desconfiança acentuada em relação a outras pessoas e suas
intenções;
manifestações de ressentimento pela sensação de não ser querido e aceito pelo
mundo, pois julga que ser diferente é ser inferior; predominância de pensamento
mágico e misticismo; sentimentos de inveja; descontentamento; desconfiança
acentuada sobre a sua capacidade sexual (cegueira + castração); isolamento,
evitando situações sociais; também há acentuada
necessidade de aprovação e afeto.
Dentro do que foi exposto acima, outras perdas também se somam: a da integridade
física (o indivíduo sente-se mutilado, diferente do que era anteriormente e de
todos que o
cercam); dos sentidos remanescentes (há uma desorientação inicial causando
diminuição do
tato, olfato, memória, capacidade motora e etc); do contato real com o meio
ambiente
(perdendo assim um importante vínculo com a realidade); do “campo visual” (olha
para algo
mais não se encontra mais ali – silêncio visual) e das habilidades básicas (por
exemplo,
capacidade de andar). Todas estas reações e sensações são as mais sentidas,
porém segundo
Barezinski (op. cit) não constituem uma regra geral para todos os casos de perda
da visão.
Os estudos de Amaral (1995) e de Santos (2004) sobre esses recursos de adaptação
diante de uma situação adversa ou desestruturadora apontam a existência de
etapas ou fases
no processo de reorganização do indivíduo, que variam de quantidade e definição
É
importante frisar que no modo de enfrentamento nem todas as fases ocorrem em sua
totalidade, e ordem.
Segundo Adams (1980, apud BAREZINSKI, 2004), em 1970, Fitzgerald estudou as
reações à cegueira de forma moderna, sistemática e científica, descrevendo
quatro fases
distintas de reações. Primeiro a descrença, quando os pacientes tendem a negar
sua cegueira.
Depois a fase de protesto, quando eles vão procurar a segunda opinião ou
recusam-se a usar a
bengala branca. Em terceiro lugar ocorre a depressão, com sintomas clássicos de
perda de
peso, mudança de apetite, idéias suicidas e ansiedade paranóides
3. E por fim
acontece a
recuperação, quando o individuo aceita o tratamento e o realiza. Também de
acordo com
Barezinski (op. cit.), há concordância quanto às quatro fases que acontecem
quase
universalmente nos primeiros estágios da cegueira, são: a descrença, protesto,
depressão e por
último a recuperação.
Ainda segundo Adams (1980, apud BAREZINSKI, op. cit.), a fase inicial seria
caracterizada pelo choque de se ver cego (imobilidade psicológica), descrita
como “proteção
emocional anestésica”. O autor informa que caso o processo de choque se
estabeleça por um
período demorado, o processo de reabilitação se tornará mais sofrido.
Em sua obra, Kubler- Ross (1969, apud BECKER, 1997.) define seis fases, que são
respectivamente, o choque, a negação, a raiva, a depressão, a barganha, e a
aceitação. De
acordo com Becker (1997), autores como Parkes (1986); Temoshoki (1992) e
Bromberg
(1995) concordam com Kubler-Ross (1969) que a fase inicial do choque é
caracterizada por
estado de entorpecimento, total ausência da percepção de si mesmo, anestesia
diante da perda,
mediante a situação extremamente estressante que causa tanta dor ao indivíduo,
que ele se
ausenta de si mesmo. Para Kubler-Ross, o choque é o estado de anestesia mental
onde o
individuo não questionará o seu “problema” a fim de evitar uma dor que para a
sua psique
seria demasiadamente intensa.
Esta autora afirma que geralmente após o choque o individuo irá passar por um
processo de negação onde irá atribuir as conseqüências de sua perda como algo
exterior a ele,
agindo como se nada lhe tivesse acontecido, há uma negação diante da perda
porque este
indivíduo ainda não possui condições psicológicas para lidar com esta perda. A
negação,
assim, se caracteriza por um deslocamento do “problema”, pois ele como estando
fora do
sujeito. É comum observar no seu discurso frases como: “isso não aconteceu
comigo”, “eu
posso enxergar você está mentido”, dentre outras.
Segundo Kubler- Ross (op. Cit), há um momento em que este indivíduo percebe a
perda sofrida e, portanto, é natural que ele apresente reações orgânicas diante
da agressão
decorrente da perda de uma parte sua 4. Ele pode apresentar sentimentos
contraditórios, e
muitas vezes confusos, como: raiva, medo, tristeza, culpa, depressão e dor.
A raiva é descrita por Kubler-Ross como um “deslocamento” do “problema” de si
para
o outro, nela o sujeito costuma atribuir a culpa pelo seu estado ao outro e o
penaliza por isso.
A raiva é o local onde o sujeito descarregará toda sua energia libidinal que
estava contida até
então. Nesta situação muitas vezes o indivíduo manifestará a sua raiva e
impotência
atribuindo ao outro uma culpa que não lhe cabe.
Uma outra fase de enfrentamento que pode estar presente no processo de adaptação
do
indivíduo para Kubler-Ross é a barganha 5. Esta se caracteriza pela ação do
indivíduo de
negociar “trocas” entre o inconsciente e o real através do fantasioso, ou seja,
o indivíduo
acredita que vai eliminar o “problema” com uma resolução mágica. O indivíduo,
por
exemplo, estabelecerá uma troca entre dinheiro e ele terá sua saúde de volta, ou
mesmo
acreditará em uma fruta do Amapá que faz milagres, ou seja, acreditando que o
milagre é possível em seu caso, enfim, o indivíduo barganhará a eliminação de
sua perda, uma resolução ilusória para o seu estado.
Segundo Kublrer-Ross (op. cit.), a depressão ocorre quando o sujeito finalmente
entende o que perdeu e como isso o afetará ocasionando um rebaixamento nas suas
atividades
diárias e em uma reflexão interna podendo ocasionar em períodos de tristeza e
embotamento
afetivo.
A depressão, por se tratar de uma exacerbada centralização dentro de si mesmo
parece
ser uma reação inadequada, porém não é. Quando o individuo passa por uma
situação de
perda é natural e bastante saudável que ele sinta dor psíquica e física e que
ela ocasione em
uma depressão passageira que se configura como um adoecimento que perde a sua
configuração inicial a ponto do “outro” se enterrar em si mesmo e não conseguir
encontrar o
significado do que o deixou ali naquele estado.
Dorsh (2001) afirma que não existe para ela uma definição uniforme, e sim várias
subclassificações, com características específicas. Logo, na depressão há
subtipos de
depressão que se diferenciam, porém, a maioria das alterações depressivas do
humor e no
nível motor (letargia – pessoa sonolenta, lenta e indiferente ao mundo) é
semelhante. Iremos
nos deter aqui nas três principais, a depressão reativa, a depressão melancólica
e a depressão
nostálgica.
A depressão reativa é decorrente de alguma situação adversa na qual há uma
diminuição de atividades diárias, falta de vontade de realizar tarefas diversas.
Adams (op.cit.)
afirma que a “depressão reativa” é uma perda efetiva podendo ser: de alguém,
órgão, ou
mesmo, sentido, no qual a pessoa manifestará pensamentos suicidas, desejos de
autopunição,
desejos de autopiedade e um retardo psicomotor. O autor coloca que este tipo de
enfrentamento é necessário porque “obriga” o indivíduo a mudar a sua forma de
vivenciar a
sua atual condição, lidando melhor com esta nova situação. No caso do paciente
que perde a
visão ele pode vir depressão secundária posterior a uma perda (depressão
reativa) que pode eclodir em um episódio ou fase depressiva que também é citado
por Becker (op.cit.)
Segundo Camon (2001), a depressão reativa surge como um movimento de
homeostase do corpo que tenderá através do sofrimento experimentar mudanças em
sua vida,
transformando as suas percepções e seus valores. Para Becker (op.Cit.), “as
deficiências
adquiridas estão ligadas à perda ou deteriorização de uma parte do organismo e
daí serem
associadas com uma vivência de morte em vida” (BECKER, 1997, pg. 96)
A depressão melancólica é descrita por Camon (2001) como uma vivência fantasiosa
de algo que não vivenciou, pode ser encontrada em pessoas que sofrem e entram em
depressão por perdas que não viveram, tais como o casamento que não houve, ou
mesmo a
morte que irá chegar algum dia. Já a depressão nostálgica é um sofrimento que se
manifesta
no presente de uma situação passada. Tanto uma como a outra são depressões que
podem
levar a circunstâncias patológicas mais graves que são descritas por
Dalgalarrondo (2000)
como depressões graves que podem levar o paciente á óbito 6.
A fase de aceitação é descrita por Kubler-Ross (op.cit) como uma possibilidade
de
compreensão do que foi perdido, em que porção foi esta perda e como isto
influenciará vida
deste indivíduo agora com limitações às suas ações. Desta maneira, o sujeito se
torna capaz de
conviver com as suas limitações integrando-as em sua vida. Essa aceitação é
caracterizada
também por Parkes (op. Cit.) e Bromberg (op. Cit.) só que o nome dado por eles a
esta atitude
é integração porque o indivíduo unirá a sua perda à sua existência.
Com a finalidade de visualizar melhor a apresentação dos modos de enfrentamento
produzimos um esqueleto de todo o processo que pode ser visualizado no gráfico
7
que se segue:
Diante de todos os modos de enfrentamento apresentados, ficaremos com o modelo
de
Kubler-Ross (op. cit) que concentra um número maior e mais detalhado de etapas,
e também
se adequa melhor ao nosso tema.
4. SOBRE A PESQUISA REALIZADA
O presente trabalho utilizou uma abordagem qualitativa, que consistiu em
analisar a
interação de certas variáveis compreendendo as suas questões subjetivas para a
compreensão
de como este indivíduo sente e vive a perda de sua visão. Desse modo, as
pesquisadoras
investigaram as experiências vividas pelos portadores de necessidades visuais.
Baseando-se
nas informações dos dados obtidos e observados no transcorrer das entrevistas,
buscamos
compreender e interpretar as questões de maior relevância referentes à perda da
visão.
O estudo de caso foi escolhido por considerarmos ser o delineamento mais
adequado
para explorar as repercussões psicológicas decorrentes da perda da visão, as
estratégias de
enfrentamento e a inserção social desse indivíduo. Além disso, este consiste em
um estudo
exploratório e exaustivo a fim de obter um maior número de informações sobre o
sujeito. A
partir daí, foi possível estudar e analisar as questões relatadas pelos
portadores de
necessidades visuais referentes às suas experiências de vida e estratégias de
enfrentamento,
relacionando com os aspectos sócio-psicológicos.
O local escolhido foi a Associação Baiana de Cegos - ABC, localizada na Rua
Mesquita dos Barris, 40/ Barris, CEP: 40070-410, Salvador - Bahia. A ABC é uma
associação
que tem como objetivo promover o bem estar do deficiente visual no que diz
respeito à
educação, esporte, lazer, qualificação profissional e, intermediação no mercado
de trabalho.
Nesta instituição, são desenvolvidas diversas atividades profissionais,
recreativas, culturais,
bem como a conscientização política dos associados à profissionalização e a
inserção no
mercado de trabalho.
Na associação são oferecidos cursos profissionalizantes, dentre eles: a
massoterapia,
culinária, câmara escura, informática, telemarketing, artesanato, panificação,
relações
humanas, orientação para o trabalho e espanhol básico. A associação atende
qualquer
deficiente visual que queira ser associado a partir de 18 anos de idade.
Em princípio, enviamos um comunicado constando todos os dados referentes à
pesquisa, e também, solicitamos uma autorização da coordenadora da instituição
para a
realização da pesquisa de campo.
Foram usados dois instrumentos para coletar os dados: história de vida temática
e
entrevista semi-estruturada. A historia de vida tem como finalidade colher
informações sobre
a vida daquele indivíduo desde o seu nascimento. Utilizamos a história de vida
temática onde
procuramos reconstruir a trajetória de vida do indivíduo a partir do momento da
perda da
visão. Durante a realização das entrevistas, os pesquisadores registraram os
depoimentos
manualmente, assim como qualquer tipo de manifestação apresentada por eles para
posteriormente serem analisados.
A entrevista foi aplicada em dois indivíduos que perderam a visão no decorrer de
suas
vidas. As entrevistas foram feitas na associação de Cegos, individualmente. Como
referência
de análise, utilizamos o modelo de enfrentamento proposto por Kubler-Ross
(op.Cit), como
está demonstrado no quadro abaixo:
4.1. A ANÁLISE DOS DADOS
As categorias de análise foram construídas a partir das respostas obtidas, e
são:
percepção pessoal da cegueira, tipo de enfrentamento dominante, percepção de si
enquanto
cego - identidade e inserção social. Como referência teórica de análise,
utilizamos Amaral (op.Cit), Amiralian (op.Cit.), Silva (op. cit.) e Hall (op.
Cit) para falarmos sobre identidade, e Kluber-Ross (op. cit.) para falar sobre
modos de enfrentamento.
Os sujeitos da pesquisa serão mencionados com nomes fictícios para assegurar
toda e
qualquer discrição a respeito de suas identidades. Ambos os sujeitos, “Violeta”
e “Rosa”,
perderam a visão durante a idade adulta, são de classe econômica baixa e moram
com
membros da família. São pessoas que contribuem na casa com alguma colaboração
financeira
e nos afazeres domésticos.
A repercussão da perda da visão foi diferente em cada um dos casos. Rosa perdeu
a
ocupação que exercia e prezava. Já Violeta pôde encontrar um emprego mediante a
perda de
sua visão. No que se refere á família, a família de Violeta sofreu muito com a
sua cegueira:
“Reagiram com lágrimas, choro, dor, por aquilo ter acontecido” (sic). Porem a
família de
Rosa se ausentou de toda e qualquer responsabilidade afetiva. É possível
observar que ambas
as famílias manifestaram dificuldades em aceitar o fenômeno, uma expressou-se
com choro e
a outra com indiferença.
Quanto às estratégias de enfrentamento Violeta apresentou, no primeiro momento
após
a perda, o choque. Ela perdeu a visão por causa de um tumor na supra-renal que
lhe causava
muitas dores e desconfortos na cabeça, por isso, ao se ver cega, passou a não
sentir mais as
dores habituais e não conseguiu perceber durante algum tempo o seu novo estado:
“Naquele
momento eu não queria nada, eu não tive tempo de pensar, eu fiquei no pré-coma,
a pressão
estava se controlando. Aí o médico falou que eu ia ficar cega, caiu uma lágrima”
(sic).
Como reafirmado no discurso acima, Violeta passou por uma fase do enfrentamento
que é caracterizada pela anestesia do paciente diante do seu novo estado. Essa
fase foi
chamada de choque por Kluber-Ross (op. cit.). Podemos observar que no caso de
Violeta o
choque foi desencadeado diante de duas situações novas na vida dela, uma era a
ausência das
dores de cabeça e a outra era a cegueira.
Depois de algum tempo Violeta começou a fazer barganha, entre o que era real e o
que
era fantasioso, como pôde ser constatado na resposta que se segue: “costumava
esfregar os
olhos com as mãos na esperança de ter a visão de volta” (sic).
A barganha é mais uma fase de enfrentamento descrita por Kluber-Ross ( op. cit.)
que
serve como subsídio pessoal e intransferível para que o sujeito consiga
reorganizar-se
psiquicamente. Foi possível observarmos mediante a resposta de Violeta, que ela
acreditava
inconscientemente que a sua visão poderia retornar através do ato de fricção das
mãos nos
olhos, o que definitivamente constitui uma crença fantasiosa de uma resolução
mágica.
A percepção que Violeta tinha do cego era uma idéia estereotipada de pessoas
violentas que andavam com um pau de vassoura e que poderia machucar alguém,
também
acreditava que eram seres “anormais” e esquisitos cuja mania se resumia em tocar
em tudo e a
todos, inclusive essa idéia permaneceu quando Violeta perdeu a visão: “Quando
vim para a
biblioteca central eu vi tanto cego que fiquei com medo, falei: mamãe não me
deixe aqui não,
eles me tocavam e eu fiquei com medo...” (sic). Com a convivência Violeta passou
a entender
melhor o cego compreendendo-o enquanto individuo: “Na biblioteca eu comecei a
sentir que
eram (os cegos) normais iguais a mim.” (sic). Essa afirmação sugere que Violeta
não se
considerava neste momento como cega, já que ela aproximava os cegos (enquanto
outros:
desviantes) de si (enquanto normal), ou seja, ela só considerou os cegos como
seres normais
quando se tornou cega. Isso pode ser confirmado na continuação do seu discurso
no parágrafo
abaixo.
Como afirmou Amiralian (Op. Cit) a situação da deficiência visual adquirida se
constitui como uma situação ambígua, pois o individuo que introjeta em sua
identidade
crenças e valores que segregam indivíduos desviantes encontram dificuldades ao
se tornar
estes indivíduos. Essa experiência contraditória pode resultar em diversas
formas de sentir e
viver o fenômeno, como pode ser visto mais adiante no caso de Rosa que, talvez,
devido a
introjeção dessas crenças sociais não consegue se ver inserida na sociedade,
pois, prefere estar
segregada e separada da mesma.
Enquanto cega, Violeta diz que não se vê cega; “Não tenho nada para falar, eu
não me
vejo cega, só me percebo cega quando o meu tato não alcança algo. Eu não tenho
um pingo de
revolta. Deus teve um plano para mim a partir do momento em que ele me permitiu
isso ele
foi tudo para mim”(sic).
Atualmente percebemos que Violeta se encontra em uma fase de negação,
(KLUBERROSS,
op. Cit), pois, em seus discursos há uma notória negação de seu estado só se
percebendo enquanto cega quando o seu tato, não alcança algum objeto físico: “só
me vejo
cega quando o meu tato não alcança algo” (sic), ou mesmo diante da frase: “...
comecei a
sentir que eram (os egos) iguais a mim” (sic), o que supõe que inconscientemente
Violeta não
se considera cega.
Foi dada uma ênfase por Violeta a questão de “não se sentir cega”. Talvez essa
percepção de cegueira seja algo construído na instituição para demonstrar que o
cego é igual a
uma pessoa vidente, no entanto não foi possível aprofundarmos mais esta questão.
Outra ênfase no discurso de Violeta se refere ao papel que a cegueira representa
em
sua vida. A sua condição lhe trouxe problemas, porém estas dificuldades não
foram o bastante para anular seus ganhos secundários 8, ela relata que quando
via, tinha uma vida restritiva, e
que apenas quando se tornou cega passou a ter amigos, emprego, educação com
qualidade em
fim vida, dando a impressão de que a cegueira foi um grande presente de sua
vida: “A falta
da visão não foi a falta de tudo, quando eu tinha a visão eu não era nada quando
perdi a visão
eu passei a ter tudo”(sic), isso pode ser visto novamente em outro discurso de
Violeta “A
perda da visão me trouxe problema, porem me trouxe ganhos, eu trabalho”(sic).
Os ganhos secundários na vida de Violeta facilitaram a sua organização social,
pessoal
e interpessoal a ponto de ela se sustentar nestes ganhos para não aceitar o seu
estado atual. A
sua identidade pessoal também se organizou mediante a esses ganhos
possibilitando que ela se
enquadrasse enquanto cega numa sociedade “normal”.
Como havia afirmado anteriormente Hall (op. Cit) a identidade é formada através
da
consciência do que o sujeito é para si através de uma relação com o meio em que
vive. No
caso de Violeta a sua identidade se formou a partir desses ganhos secundários
que lhe
possibilitou uma organização mais funcional de sua vida, pois ela relatou que
antes de ficar
cega a sua vida era normal, porém não tinha trabalho, nem amigos tinha sim
colegas; “...trabalhar, não trabalhava, (...) colegas que convivia, família”
(sic) e a partir da cegueira, ela se
tornou mais ativa em sua própria vida porque a partir da situação de perda ela
passou a ter
amigos e emprego.
No caso de Rosa ela relatou que no primeiro momento apresentou uma descarga
emocional forte de raiva (KLUBER-ROSS, op. Cit) não se considerando culpada pelo
seu
estado, a culpa pertencia a um outro como afirma na fala que se segue: “...
coloquei a culpa
em todo mundo..., revolta. Não gosto de falar sobre isso...” (sic). O impacto da
cegueira na
vida de Rosa foi tão doloroso que na pergunta sobre quais foram os sentimentos
sentidos
(raiva, tristeza, culpa, etc) ela respondeu que sentiu: “tudo misturado, raiva,
revolta, (...)
coloquei a culpa em todo mundo, (...) revolta, não gosto de falar sobre isso.”
(sic)
Como foi visto no caso de Rosa a raiva foi o primeiro processo encontrado por
ela
para superar a frustração da perda de sua visão que é caracterizada por uma
mudança brusca
no temperamento do sujeito marcada pela agressividade e pelo ato de penalizar os
outros pelo
seu atual estado.
Após o primeiro momento Rosa, passou dois anos sem sair de casa, triste “...
fiquei
mais de dois anos dentro de casa, ninguém ligava, meus filhos não me davam
ousadia, todo mundo tirava sarro de mim.”(sic) Através do que foi colocado por
Rosa foi possível
observarmos que ela passou por um episódio depressivo (DALGALARRONDO, op. Cit)
de
origem reativa por ter ocorrido após a perda de sua visão, outra característica
da depressão
pode ser vista em seu discurso onde ninguém ligava para ela, e ela se encontrava
triste e
infeliz.
O quadro depressivo foi um dos modos de enfrentamento descritos por Kluber-Ross
(op. Cit) tendo como uma de suas características a dificuldade em relações
interpessoais, tanto
do ponto de vista do deprimido quanto do ponto de vista das pessoas que cuidam.
É muito
comum ocorrer por parte da pessoa deprimida, uma alteração de percepção da
realidade no
que se diz respeito aos vínculos emocionais. No caso de Rosa sua fala enfatiza
um abandono
da família, assim sugere que uma ação de cuidado pode estar sendo mantido como
abandono e
rejeição: “fiquei mais de dois anos dentro de casa, ninguém ligava, meus filhos
não me davam
ousadia, todo mundo tirava sarro de mim. Meu filho colocou uma menina para
cuidar de
mim” (sic).
Foi observado que o papel da instituição da vida de Rosa é primordial para a
reorganização da sua identidade, pois ela é a sua referência de apoio e suporte
que a orienta e
protege: “Isso aqui é meu apoio, minha família, me tratam melhor que na minha
casa” (sic)
Quanto à percepção sobre cegueira, Rosa afirma que não tinha aproximação com
pessoas cegas e não respondeu qual era a sua idéia sobre as pessoas cegas.
Sua percepção de si enquanto cega é de ser uma pessoa “normal” que pode resolver
tudo e que só se percebe cega quando precisa ler uma correspondência. No
entanto, podemos
perceber que, apesar de demonstrar aceitar a sua condição nas respostas dadas,
Rosa
apresentou uma resistência nas perguntas referentes a seu sentimento de perda, o
que pode
subtender que ela ainda esteja saindo da fase de depressão.
Rosa enfatizou em diversas respostas que antes a sua vida era ativa, funcional.
Como
pode ser constatado na sua resposta às respectivas perguntas: A cegueira afetou
a sua maneira
de ser? O que mais afetou?; E na pergunta: Como era a sua vida social antes da
cegueira (os
relacionamentos com outras pessoas, o lazer, o trabalho, o estudo e etc)
“afetou, me impediu
de fazer o que eu fazia...” (sic) e “Eu trabalhava, acordava cedo, trabalhei até
de pedreira.
Vendi cafezinho na rua e era costureira. Eu saía muito! (...) Viajava muito!”
(sic).
Ambos os sujeitos reagiram e sentiram a perda de forma diferenciada e no que se
refere à aceitação, ambas não aceitam plenamente a sua condição sendo que Rosa
se encontra
no caminho da aceitação. Já Violeta permanece paralisada nos benefícios que
“recebeu” após
a sua situação de perda e se encontra negando a sua condição.
6. CONCLUSÃO
A execução dessa pesquisa foi de fundamental importância, pois possibilitou uma
ampliação da compreensão do subsidio teórico sobre a perda da visão. Constatamos
através da
pesquisa que a perda da visão é uma situação, qual não se pode generalizar,
quanto às reações,
pois, cada indivíduo reage de forma diferenciada.
As histórias de vida dos sujeitos demonstraram que a forma como a perda da visão
se
configura em cada história afeta diretamente a sua forma de perceber e lidar com
está
situação. Foi possível observamos a influência do contexto familiar e social na
vida destes
indivíduos, sendo está a sua maior afirmação do pré-conceito que discrimina os
cegos,
tratando a cegueira com dificuldade através do espanto ou da indiferença.
É notória na pesquisa a influência da crença popular do que é considerado normal
e
anormal o que provoca no ser normal que se torna anormal uma resistência a
aceitar a sua
nova configuração. Essa resistência foi observada em ambos os casos sendo que
esta persiste
em Violeta que organizou a sua identidade em torno de um papel social e não em
torno de si
mesma. Já para Rosa é melhor estar apartada do que incluída.
Dentro do contexto da perda, o indivíduo passa por um processo de reconstrução
de
sua identidade, deverá resignificar os seus pré-conceitos internos sobre as suas
crenças
pessoas para melhor aceitar está nova condição. Assim, foi possível perceber na
pesquisa que
a identidade dos sujeitos vai ser construída a partir do discurso da instituição
que atua muitas
vezes colocando o cego em um local de super herói que não teme nada, que não tem
problema
algum e que pode tudo.
Vale ressaltar que para a verificação dessas hipóteses, seria necessária uma
pesquisa
mais aprofundada, acerca de como as instituições influenciam no processo de
re-construção
da identidade de sujeitos.
O fato de haver uma deficiência sensorial os torna diferente dos videntes sim, e
impõe
limitações físicas e sociais. Porém, a questão de haver limitações não os torna
incapacitados e
sem talentos para desempenhar diversas funções, o que os torna incapacitados é o
fato de
discriminarem a si próprio, e, principalmente, serem discriminados pelos outros,
não se
reconhecendo nem sendo reconhecidos como seres capazes.
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Psicologia, 2005
NOTAS
-
1 Videntes são pessoas que não são cegas e que possuem visão parcial ou total em
um ou ambos os olhos.
-
2 Nesse sentido, vale destacar alguns dos direitos contidos na Declaração de
Direitos das Pessoas Deficientes,
proclamada pela ONU em 1975:
• Direito ao respeito por sua dignidade humana, ou seja, de desfrutar dos mesmos
direitos fundamentais que
seus concidadãos da mesma idade, visando ter-se uma vida decente, tão normal e
plena quanto possível;
• Direitos civis e políticos iguais a dos outros seres humanos;
• Direito a tratamento médico, psicológico e funcional, a aparelhos, à
reabilitação médica e social, à
educação, ao treinamento vocacional e à reabilitação, a assistência, ao
aconselhamento e outros serviços
que possibilitem ao máximo o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades,
acelerando o
processo de integração social;
• Direito de proteção contra toda exploração e discriminação;
• Direito à assistência legal qualificada e a medidas jurídicas de acordo com
suas condições físicas e
mentais.
-
3 Segundo Dalgalarrondo (2000) a psicose é caracterizada por um conceito exagerado
de si mesmo e idéias de
perseguição, reivindicação e grandeza, que se desenvolvem progressivamente, sem
alucinações
-
4 Becker (op. cit.) informa que autores como Parkes (op. Cit.) e Bromberg (op.
Cit.) também concordam com
essa opinião.
-
5 De acordo também, segundo Becker (op. cit), com Parkes (op. cit.); Temoshoki
(op. cit.) e Bromberg (op. Cit.).
-
6 Para maiores informações ver Dalgalarrondo (2000).
-
7 Gráfico feito por Dourado e Costa em 2006
-
8
Estamos chamando de ganhos secundários a organização de “compensações
psicológicas” que representam
algum tipo de ganho em ordem material, pessoal ou interpessoal para os
indivíduos, posterior á uma situação de
perda.
ϟ
'PERDA DA VISÃO E ENFRENTAMENTO:
um estudo sobre os aspectos psicológicos da deficiência visual adquirida'
autoras: Jurema da Silva Dourado & Luize Dantas de Carvalho Costa
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Psicologia da FBBC-EBMSP,
como exigência final para a conclusão do curso, sob orientação da professora
Nicoleta Mendes de Mattos.
Salvador, 2006
FUNDAÇÃO BAHIANA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CIÊNCIAS
ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
CURSO DE PSICOLOGIA
Δ
2.Jan.2018
publicado
por
MJA
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