
Neste artigo, iremos debruçar-nos sobre as
restantes medidas de gestão curricular, mais concretamente sobre as Adaptações
Curriculares Não Significativas (Medidas Seletivas) e as Adaptações Curriculares
Significativas (Medidas Adicionais).
As Adaptações Curriculares Não Significativas são medidas de gestão curricular
que não comprometem as aprendizagens essenciais previstas nos documentos
curriculares.

São medidas preventivas cujo objetivo é levar o aluno a desenvolver as
competências previstas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.
Contudo, quando definimos estas medidas, devemos ter em conta as necessidades de
cada um, tendo sempre em vista o seu sucesso educativo.
De seguida, iremos apresentar alguns procedimentos e atividades que podem ajudar
a pôr em prática estas medidas:

No entanto, por vezes, há necessidade de se adotarem Adaptações Curriculares
Significativas para ir ao encontro das necessidades dos alunos que apresentam
fatores graves ou severos que os impedem de aprender e cujas Adaptações
Curriculares Não Significativas não conseguem solucionar.

O que se pretende com a adoção das Adaptações Curriculares Significativas é a
procura de soluções para as necessidades específicas do aluno. No entanto, estas
adaptações precisam de ser ajustadas ao seu perfil, de forma a favorecer a sua
inclusão, mas também a evidenciar as suas capacidades e o seu potencial.
Embora muitos professores considerem que, por um lado, estas medidas possam ser
difíceis de implementar, por outro lado, são da opinião que podem ser as únicas
alternativas para os alunos que apresentam graves limitações, como forma de
evitar a sua exclusão.
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