Maria
Theresia von Paradis (ou Paradies) nasceu em Viena, a 15 de Maio de 1759, filha do Secretário do
Departamento de Comércio Imperial e Conselheiro da Corte austríaca Joseph Anton von
Paradies.
Aos três anos perdeu a visão. Aos sete os pais descobriram a sua
natural aptidão para a aprendizagem da música e proporcionaram-lhe alguns dos melhores professores de música da época: Karl Friberth (teoria musical e composição), Leopold Kozeluch (piano), Vincenzo
Righini (canto), Antonio Salieri (canto e composição) e o Abade Vogler (teoria
musical e composição).
Aos doze anos distinguiu-se tocando na igreja de Viena. Provocou tal entusiasmo
que foi chamada a tocar ante a Imperatriz Maria Theresa, que lhe concedeu uma pensão para
assegurar a excelência da sua educação musical.
Na década de 1770, Maria Theresia
começou a apresentar-se com grande sucesso em vários salões vienenses, chamando a atenção de compositores proeminentes.
Já em 1773 Salieri escrevera um concerto de órgão para a sua aluna.
No final de 1776, Maria Theresia tornou-se paciente do famoso
Mesmer, que
supostamente terá conseguido restaurar
parcialmente a sua visão.
Restam dúvidas sobre esta pretensa cura. Alguns meses
mais tarde, ela perderia novamente a visão.
Maria Theresia aprendeu música como uma profissão, mas não deixou de lado outros
estudos, adquirindo uma educação requintada.
Em 1783, Maria Theresia, sua mãe e o
libretista Joseph Riedinger iniciaram um tour de sucesso por Paris, Londres e
outras cidades, e
visitaram os Mozart em Salzburgo. Maria Theresia tocou em
Frankfurt e em outras cidades alemãs, chegando a Paris em Março de 1784. Lá, ela
actuou no 'Concerts Spirituelles' e tocou muitas vezes em privado para a rainha
Maria Antonieta.
Segundo o 'Journal de Paris', "É
preciso ouvi-la para ter idéia do toque, da precisão, da fluência e da
vivacidade de sua maneira de tocar."
Tinha uma memória excepcional. O seu repertório era constituído por sessenta
concertos para piano e inúmeras peças menores e ela tocava-as a todas -
com absoluta precisão - de
memória. Quando ditava as suas composições, estas não necessitavam de revisão.
Aquando de sua permanência em Paris conheceu
Valentin Haüy -
considerado "pai e apóstolo dos cegos" - e teve grande influência no trabalho de Haüy tanto
na fundação da Institution Nationale des Jeunes Aveugles - primeira escola destinada à educação dos cegos e à sua
preparação profissional, que abriria em 1784, como na selecção de materiais para
a educação destes. Louis Braille viria a ingressar nesta escola como aluno, aos
sete anos, e aí seria mais tarde professor.
Valentin Haüy (1745-1822)
No final de 1784, os viajantes chegaram
a Londres, e Maria Theresia tocou fugas de Händel para o Rei George III e acompanhou o Príncipe de Gales, um violoncelista,
na sua residência, o Carlton
Hall. Participou também dos Concertos Profissionais em Hannover Square. Os seus
concertos foram, porém, menos bem recebidos em Londres que em Paris e Viena.
De volta ao continente, Maria Theresia passou por Hamburgo (onde conheceu o músico e compositor Carl Philipp Emanuel Bach, filho de Johann Sebastian Bach), Berlim, Viena e Praga.
Planos de uma viagem à Itália e à Rússia não chegaram a concretizar-se.
Terminada a tournée, em 1786,
Maria Theresia passou a dedicar-se mais à composição e ao ensino, embora
continuasse a apresentar-se como pianista.
Escreveu as canções 'Zwolf Lieder auf ihrer Reise in Musik gesetzt' nos
anos 1784-85, com influência de Salieri, e algumas peças para piano
importantes, por influência de Kozeluch. Infelizmente, são-lhe atribuídas
erroneamente algumas composições e outras perderam-se. Escreveu as
cantatas 'Trauerkantata auf den
Tod Leopold II' em 1792
(perdida); 'Deutsches Monument Ludwigs des Unglucklichen' em 1793 e
'Kantata auf Wiedergenesung meines Vaters' (perdida). A sua obra mais
conhecida é a 'Sicilienne em Mi bemol maior' para violino e piano:
"Sicilienne" de Maria Theresia von Paradis
Maria Theresia também
escreveu cinco óperas, entre elas 'Ariadne und Bacchus' (estreia no Palácio
Laxenburg, subúrbio de Viena, em Junho de 1791), perdida; 'Der Schulkandidat' (Marinelli Theater, Viena,
Dezembro de 1792; e 'Rinaldo und Alcina' (estreia em Praga, com a companhia teatral de Guardasoni,
em Junho de 1797), também perdida.
Maria Theresia von Paradis - F. Parmantié (Paris, 1784)
Após o fracasso de 'Rinaldo und Alcina',
Maria Theresia passou a dedicar-se cada vez mais ao ensino, fundando a sua própria
Escola de Música para meninas em 1808. Lá eram ensinados canto, piano e teoria
musical, com concertos aos domingos.
Mesa de composição de Maria Theresia, cuja invenção
é atribuída a Johann Riedinger, seu amigo e libretista |
inSophie Drinker Institut
Um encontro com Theresia von Paradis, foi decisivo na vida do jovem
Louis
Braille. Teresa idealizara um engenhoso aparelho, que permitia a leitura e a
composição de partituras para piano, que fascinou Braille.
Aprendendo música com
ela, tornou-se rapidamente organista e violoncelista e aos quinze anos foi
admitido como organista da Igreja de Santa Ana, em Paris. Uma incrível
habilidade musical, conseguiu-lhe não só admissão
nos melhores salões
da época, como fundos para financiar as suas pesquisas em torno de um
novo sistema de leitura.
Maria Theresia von Paradis continuou a
ensinar até à sua morte, em 1 de Fevereiro de 1824.