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 Sobre a Deficiência Visual


Maria Theresia von Paradis

Pianista e Compositora (1759 ― 1824)

Maria Theresia von Paradis  (1759 ― 1824)
Maria Theresia von Paradis

Maria Theresia von Paradis (ou Paradies) nasceu em Viena, a 15 de Maio de 1759, filha do Secretário do Departamento de Comércio Imperial e Conselheiro da Corte austríaca Joseph Anton von Paradies.

Aos três anos perdeu a visão. Aos sete os pais descobriram a sua natural aptidão para a aprendizagem da música e proporcionaram-lhe alguns dos melhores professores de música da época: Karl Friberth (teoria musical e composição), Leopold Kozeluch (piano), Vincenzo Righini (canto), Antonio Salieri (canto e composição) e o Abade Vogler (teoria musical e composição).

Aos doze anos distinguiu-se tocando na igreja de Viena. Provocou tal entusiasmo que foi chamada a tocar ante a Imperatriz Maria Theresa, que lhe concedeu uma pensão para assegurar a excelência da sua educação musical.

Na década de 1770, Maria Theresia começou a apresentar-se  com grande sucesso em vários salões vienenses, chamando a atenção de compositores proeminentes. Já em 1773 Salieri escrevera um concerto de órgão para a sua aluna.


MesmerNo final de 1776, Maria Theresia tornou-se paciente do famoso Mesmer, que supostamente terá conseguido restaurar parcialmente a sua visão.

Restam dúvidas sobre esta pretensa cura. Alguns meses mais tarde, ela perderia novamente a visão.

Maria Theresia aprendeu música como uma profissão, mas não deixou de lado outros estudos, adquirindo uma educação requintada.

Em 1783, Maria Theresia, sua mãe e o libretista Joseph Riedinger iniciaram um tour de sucesso por Paris, Londres e outras cidades, e visitaram os Mozart em Salzburgo. Maria Theresia tocou em Frankfurt e em outras cidades alemãs, chegando a Paris em Março de 1784. Lá, ela actuou no 'Concerts Spirituelles' e tocou muitas vezes em privado para a rainha Maria Antonieta. Segundo o 'Journal de Paris', "É preciso ouvi-la para ter idéia do toque, da precisão, da fluência e da vivacidade de sua maneira de tocar."

Tinha uma memória excepcional. O seu repertório era constituído por sessenta concertos para piano e inúmeras peças menores e ela tocava-as a todas - com absoluta precisão - de memória. Quando ditava as suas composições, estas não necessitavam de revisão.

Foi admirada pelos grandes músicos da época e Mozart ter-lhe-á dedicado o Concerto para piano N. 18 em si bemol maior K. 456 que compôs em 1784.

Aquando de sua permanência em Paris conheceu Valentin Haüy - considerado "pai e apóstolo dos cegos" - e teve grande influência no trabalho de Haüy tanto na fundação da Institution Nationale des Jeunes Aveugles - primeira escola destinada à educação dos cegos e à sua preparação profissional, que abriria em 1784, como na selecção de materiais para a educação destes. Louis Braille viria a ingressar nesta escola como aluno, aos sete anos, e aí seria mais tarde professor.
 

Valentin Haüy (fr.wikipedia)
Valentin Haüy (1745-1822)

No final de 1784, os viajantes chegaram a Londres, e Maria Theresia tocou fugas de Händel para o Rei George III e acompanhou o Príncipe de Gales, um violoncelista, na sua residência, o Carlton Hall. Participou também dos Concertos Profissionais em Hannover Square. Os seus concertos foram, porém, menos bem recebidos em Londres que em Paris e Viena.

De volta ao continente, Maria Theresia passou por Hamburgo (onde conheceu o músico e compositor Carl Philipp Emanuel Bach, filho de Johann Sebastian Bach), Berlim, Viena e Praga. Planos de uma viagem à Itália e à Rússia não chegaram a concretizar-se.

Terminada a tournée, em 1786, Maria Theresia passou a  dedicar-se mais à composição e ao ensino, embora continuasse a  apresentar-se como pianista.

Escreveu as canções 'Zwolf Lieder auf ihrer Reise in Musik gesetzt' nos anos 1784-85, com influência de Salieri, e algumas peças para piano importantes, por influência de Kozeluch. Infelizmente, são-lhe  atribuídas erroneamente algumas composições e outras perderam-se. Escreveu as cantatas 'Trauerkantata auf den Tod Leopold II' em 1792 (perdida); 'Deutsches Monument Ludwigs des Unglucklichen'  em 1793 e 'Kantata auf Wiedergenesung meines Vaters' (perdida). A sua obra mais conhecida é a 'Sicilienne em Mi bemol maior' para violino e piano:



"Sicilienne" de Maria Theresia von Paradis


Maria Theresia também escreveu cinco óperas, entre elas 'Ariadne und Bacchus' (estreia no Palácio Laxenburg, subúrbio de Viena, em Junho de 1791), perdida; 'Der Schulkandidat' (Marinelli Theater, Viena, Dezembro de 1792; e 'Rinaldo und Alcina' (estreia em Praga, com a companhia teatral de Guardasoni, em Junho de 1797), também perdida.

Maria Theresia Von Paradis
Maria Theresia von Paradis - F. Parmantié (Paris, 1784)


Após o fracasso de 'Rinaldo und Alcina', Maria Theresia passou a  dedicar-se cada vez mais ao ensino, fundando a sua própria Escola de Música para meninas em 1808. Lá eram ensinados canto, piano e teoria musical, com concertos aos domingos.
 

Mesa de composição de Maria Theresia von Paradis, em exposição no Leopold Museum de Viena
Mesa de composição de Maria Theresia, cuja invenção é atribuída a Johann Riedinger, seu amigo e libretista | in Sophie Drinker Institut
 

Um encontro com Theresia von Paradis, foi decisivo na vida do jovem Louis Braille. Teresa idealizara um engenhoso aparelho, que permitia a leitura e a composição de partituras para piano, que fascinou Braille.

Aprendendo música com ela, tornou-se rapidamente organista e violoncelista e aos quinze anos foi admitido como organista da Igreja de Santa Ana, em Paris. Uma incrível habilidade musical, conseguiu-lhe não só admissão nos melhores salões da época, como fundos para financiar as suas pesquisas em torno de um novo sistema de leitura.

Maria Theresia von Paradis continuou a ensinar até à sua morte, em 1 de Fevereiro de 1824.


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Fontes:
http://mozart.infonet.com.br/Parad.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Maria_Theresa_von_Paradis


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8.Mar.2010
Publicado por MJA