Ξ  

 

 Sobre a Deficiência Visual

Saberes e Práticas da Inclusão

Desenvolvendo competências para  o  Atendimento  às  Necessidades  Educacionais Especiais de Alunos cegos e de alunos com baixa visão

Maria Salete Fábio Aranha

 

      SUMÁRIO:

0
Introdução
7
1
Conhecendo a Deficiência Visual: cegueira e baixa visão
11
2
Consequências da Deficiência Visual: importância e método de triagem diagnóstica
33
3
Suportes para o Aluno com Deficiência Visual: estimulação sensorial e recursos ópticos
45
4
Sistema Braille
57
5
Complementações Curriculares Específicas para a Educação de Alunos Cegos e de Alunos com Baixa Visão: atividades de vida diária (AVD) orientação e mobilidade
85
6
Complementações Curriculares Específicas para a Educação de Alunos Cegos: escrita cursiva e soroban
115
7
Ensino da Língua Portuguesa e Ensino da Matemática
127
8
Ensino de Estudos Sociais (Geografia e História) e Ensino de Ciências
143
9
Ensino de Arte e de Educação Física
157
10
Construção de um Sistema Educacional Acolhedor para Alunos Cegos e para Alunos com Baixa Visão - Adequações Curriculares
173
11
Avaliação Compreensiva
187
12
A Interação Social e o Desenvolvimento de Relações Sociais Estáveis
201

 

OBJECTIVO DO CURSO:

Favorecer condições para que professores e especialistas em Educação possam identificar e atender às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão presentes na classe comum, do ensino regular.

 

ϟ


LINK para download
  da obra completa em formato PDF  [1504 KB = 208 páginas]  >>>
Saberes e Práticas da Inclusão: = Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão =
Maria Salete Fábio Aranha
SEE - ME - Brasília, 2005

 

Δ

10.Jul.09
publicado por MJA