Maria Salete Fábio Aranha

SUMÁRIO:
0
|
Introdução
|
7
|
1
|
Conhecendo a
Deficiência Visual: cegueira e baixa visão
|
11
|
2
|
Consequências da
Deficiência Visual: importância e método de triagem diagnóstica
|
33
|
3
|
Suportes para o
Aluno com Deficiência Visual: estimulação sensorial e recursos
ópticos
|
45
|
4
|
Sistema Braille
|
57
|
5
|
Complementações
Curriculares Específicas para a Educação de Alunos Cegos e de Alunos
com Baixa Visão: atividades de vida diária (AVD) orientação e
mobilidade
|
85
|
6
|
Complementações
Curriculares Específicas para a Educação de Alunos Cegos: escrita
cursiva e soroban
|
115
|
7
|
Ensino da Língua
Portuguesa e Ensino da Matemática
|
127
|
8
|
Ensino de Estudos
Sociais (Geografia e História) e Ensino de Ciências
|
143
|
9
|
Ensino de Arte e
de Educação Física
|
157
|
10
|
Construção de um
Sistema Educacional Acolhedor para Alunos Cegos e para Alunos com
Baixa Visão - Adequações Curriculares
|
173
|
11
|
Avaliação
Compreensiva
|
187
|
12
|
A Interação Social
e o Desenvolvimento de Relações Sociais Estáveis
|
201
|
OBJECTIVO DO CURSO:
Favorecer condições para que professores e especialistas em Educação
possam identificar e atender às necessidades educacionais especiais de
alunos cegos e de alunos com baixa visão presentes na classe comum, do
ensino regular.
ϟ
LINK para download
da obra completa em formato PDF
[1504 KB = 208 páginas] >>>
Δ
10.Jul.09
publicado
por
MJA |