Ξ  

 

 Sobre a Deficiência Visual

Saberes e Práticas da Inclusão

Desenvolvendo competências para  o  Atendimento  às  Necessidades  Educacionais Especiais de Alunos cegos e de alunos com baixa visão

Maria Salete Fábio Aranha
 

Saberes e Práticas da Inclusão

 

      SUMÁRIO:

0

Introdução

7

1

Conhecendo a Deficiência Visual: cegueira e baixa visão

11

2

Consequências da Deficiência Visual: importância e método de triagem diagnóstica

33

3

Suportes para o Aluno com Deficiência Visual: estimulação sensorial e recursos ópticos

45

4

Sistema Braille

57

5

Complementações Curriculares Específicas para a Educação de Alunos Cegos e de Alunos com Baixa Visão: atividades de vida diária (AVD) orientação e mobilidade

85

6

Complementações Curriculares Específicas para a Educação de Alunos Cegos: escrita cursiva e soroban

115

7

Ensino da Língua Portuguesa e Ensino da Matemática

127

8

Ensino de Estudos Sociais (Geografia e História) e Ensino de Ciências

143

9

Ensino de Arte e de Educação Física

157

10

Construção de um Sistema Educacional Acolhedor para Alunos Cegos e para Alunos com Baixa Visão - Adequações Curriculares

173

11

Avaliação Compreensiva

187

12

A Interação Social e o Desenvolvimento de Relações Sociais Estáveis

201

 

OBJECTIVO DO CURSO:

Favorecer condições para que professores e especialistas em Educação possam identificar e atender às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão presentes na classe comum, do ensino regular.

 

ϟ

LINK para download  para a obra completa em formato PDF  [1504 KB = 208 páginas]  >>>

Saberes e Práticas da Inclusão: = Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão =
Maria Salete Fábio Aranha
SEE - ME - Brasília, 2005

 

Δ

10.Jul.09
publicado por MJA