
Massa de
modelar ou argila
Vamos começar falando da estimulação vestibular que é importante para o
desenvolvimento saudável do cérebro das crianças, especialmente das cegas ou com
baixa visão. Estas pessoas não recebem a estimulação vestibular adequada, pelo
menos na maioria das vezes.
Uma criança vidente (que é como chamamos quem enxerga) obtém esse tipo de
estimulação através dos movimentos da cabeça durante as brincadeiras e outras
atividades cotidianas que requerem o movimento da cabeça para olhar para as
coisas e realizar as atividades. Se você parar para pensar 2 minutinhos, vai ver
quanto movimento da cabeça realizamos para nossas atividades, até mesmo as que
executamos em pé, como o banho. Crianças que não conseguem enxergar só possuem
uma fração dessas experiências de movimento.
Pensando nesse tipo de estímulo, o balanço proporcionado por alguns brinquedos é
uma boa maneira para crianças cegas receberem o estímulo que o cérebro precisa
para se organizar e se desenvolver de forma otimizada. A ausência do estímulo
vestibular pode levar a problemas no processamento das informações sensoriais e,
a partir daí, surgirem diferentes sintomas, um deles pode ser inquietude, que os
pais podem entender como ansiedade ou problemas comportamentais. Assim, o
estímulo vestibular proporcionado pelo balanço pode ajudar. Conclusão: crianças
cegas podem se beneficiar de ter oportunidades diárias ou regulares de se
balançarem.
Nada melhor para se balançar que um balanço, não é? Sendo assim, nossa lista
começa com:
Balanços

Jogos e brincadeiras que envolvam movimentos também podem facilitar as relações
sociais, dando às crianças atividades que podem fazer com outras pessoas (outras
pessoas ou adultos). Estimule pais a pensarem quais as brincadeiras com
movimento que os filhos gostam e introduzí-las com mais frequência na rotina da
criança.
Quando o assunto é brinquedos, é recomendável que crianças cegas tenham
brinquedos como:
Instrumentos musicais

— Instrumentos musicais (bateria, pianinho, instrumentos de corda…). O legal de
instrumentos é não só desenvolver outro sentido como também aguçar o interesse
por música enquanto estimula ritmo e outras habilidades importantíssimas que só
a música fornece.
Massa de modelar ou argila
Esses recursos podem ser trabalhados de várias
formas. O importante nesse caso é o contato da criança com esse recurso tátil
tão rico em possibilidades de uso.
Falando em estímulo tátil, não podemos deixar de lembrar a piscina. Piscina é
sinônimo de alegria para crianças, mas para a criança cega pode ser um desafio
tendo em vista o ambiente sensorial diferenciado e a habilidades psicomotoras
necessárias para fazer certos movimentos, alguns deles que jamais seriam
possíveis fora da piscina. Introduzir e estimular a piscina pode ser bastante
rico do ponto de vista psicomotor, ou seja, várias habilidades motoras,
cognitivas e sensoriais juntas. Se você não é profissional, use mais uma vez a
imaginação e procure pensar tudo o que você sente é precisa fazer para se manter
em uma piscina. Temos um post que mostra bóias pensadas para pessoas com
disfunção motora grave, quer ler? Clica aqui.
— CDs de diferentes gêneros (ritmos e sons diferentes), rádio e um gravador. A
última dica do gravador pode ser para a criança brincar e explorar sua própria
voz ou a de parentes e amigos. Se você tiver acesso rádios e gravadores que
tenham Braille, melhor ainda. Achamos alguns produtos específicos para pessoas
cegas ou com baixa visão no Amazon.
Você sabia que existe um rádio com design pensado para pessoas cegas? (veja na
Amazon)
Rádio

E um gravador digital de voz com marcadores táteis nos botões ? (veja na
Amazon)
Gravador digital de voz

Claro que sabemos que equipamentos e brinquedos podem ser adaptado para crianças
cegas, na realidade, todos eles deveriam ter um design universal, mas existem
alguns que foram pensados especificamente para esses casos, como é o caso do cão
guia de pelúcia que vem com uma bengala branca. Não sabemos se ele existe no
Brasil, mas pode ser comprado no Amazon (clique aqui e veja a referência).
Cão guia de pelúcia

Não o vimos pessoalmente, mas teve gente na Amazon dizendo que ele era pequeno
demais…. Fica a crítica de quem já usou!
Com todos esses exemplos, estimule pais e familiares a ter um espaço sensorial
em casa, até certos balanços de brinquedo podem ser comprados e cabem no
interior de uma residência que não tem quintal. Ou até tem espaço, mas períodos
de inverno que impossibilitam a criança de brincar fora de casa.
Ah, temos uma dica de site com materiais para pessoas cegas ou com baixa visão:
American Printing House. Esse site contém jogos, brinquedos e até adaptações
para atividades cotidianas, tudo pensado para esse público específico.
Use a técnica com criatividade e imaginação sempre considerando a realidade da
criança, combinado?
E você, tem brinquedos para indicar? Compartilhe com todos!!!
FIM
ϟ
ANA LEITE é editora-chefe do
Reab.me. Terapeuta Ocupacional (UFPE). Especialista em
Tecnologia Assistiva (UNICAP).Mestr e em Design e Ergonomia (UFPE). Consultora
em Tecnologia para Reabilitação.
Brinquedos e brincadeiras para crianças cegas
por Ana Leite
27/09/2013
in
REAB
20.Jan.2015
publicado
por
MJA
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