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 Sobre a Deficiência Visual

Dicas para Viver com Baixa Visão

Equipe Lederman

Title unknown - Corneliu Baba, 1906-1997
Supper [detalhe] - Corneliu Baba, 1959

 

Para viver de forma mais independente e segura:

  1. Uma boa iluminação é fundamental: mantenha as salas bem iluminadas. Use luz noturna nos quartos, corredores e no banho à noite.

  2. Eliminar a desordem: devolva as coisas ao mesmo lugar. Tente usar uma cesta para armazenar chaves, controles remotos de TV e outros itens.

  3. Remover perigos: mesas de café, tapetes jogados ou fios elétricos no meio do caminho podem apresentar um risco de tropeço.

  4. Use cores contrastantes na casa: Isso pode fazer as suas portas, escadas, e móveis mais fácil de ver.

  5. Use cores contrastantes na cozinha: Por exemplo, um quadro branco para cortar maçãs vermelhas; uma placa escura para as cebolas.

  6. Marcas nos comandos dos aparelhos: Use pontos em relevo ou marcações levantadas.

  7. Use cores contrastantes na casa de banho: Toalhas, panos, e tapetes de banho que contrastem fortemente com a banheira e azulejos.

  8. Identificar medicamentos com precisão: Use letras grandes, etiquetas tácteis ou garrafas de prescrição sonoras. Ou verifique com o seu farmacêutico para saber mais sobre dispositivos de medicamentos que falam e estão disponíveis agora em muitas lojas.

  9. Torne mais fácil para ouvir as horas: busque dispositivos que falem as horas e relógios de numerais grandes, calculadoras e outros dispositivos.

  10. Reinventar o processo de leitura: Verifique livros impressos em grandes letras, livros de áudio, aplicativos de telefones inteligentes e dispositivos de ampliação tais como ampliadores de vídeo em versões portáteis e de mesa.


Uma visão de um oftalmologista

Charles P. Wilkinson, M.D., oftalmologista e presidente do EyeCare America, oferece uma visão adicional para gestão de visão conforme a sua perspectiva médica:

  • Consulte o seu oftalmologista. A Academia Americana de Oftalmologia recomenda que idosos com 65 anos e mais velhos façam um exame médico de olho com pupila dilatada cada um a dois anos, ou como recomendado por seu oftalmologista, um médico especializado no diagnóstico, tratamento médico e cirúrgico de doenças oculares e suas condições. Durante um exame de vista, seu oftalmologista faz mais do que avaliar a sua visão. Ele ou ela também avalia a saúde do seu olho e identifica quaisquer doenças oculares e condições. Além disso, novas lentes podem ser capazes de ajudar, mesmo que haja outros problemas ou condições, tais como a catarata.

  • Fazer coisas maiores. Sente-se mais perto da televisão ou do palco em performances. Obter livros com letras grandes, mostradores de telefone e cartas de jogar também. Carregue lupas para obter ajuda com os menus, garrafas de prescrição e etiquetas de preços.

  • Tornar as coisas mais brilhante. Tenha certeza que as áreas são bem iluminados e cubra as superfícies brilhantes para reduzir o brilho. Considere aumentar as cores para contrastar bem. Por exemplo, beber café de uma caneca branca e sempre usar uma caneta de ponta de feltro com tinta preta.

  • Use a tecnologia. Muitas das tecnologias mais recentes de hoje têm aplicações que podem ajudar com baixa visão. Por exemplo, e-readers permitem aos utilizadores ajustar o tamanho da fonte e o contraste. Muitos smartphones e tablets também podem ser usados para ampliar impressões, identificar códigos de barra e fornecer instruções de navegação por voz.

  • Organizar e etiquetar. Designe pontos para as suas chaves, carteira e itens utilizados com frequência em sua geladeira. Marque termostatos e mostradores com marcadores de alto contraste; etiquete medicamentos com marcadores ou bandas de borracha; e etiquete com alfinetes de segurança coloridos as roupas semelhantes para distingui-las.

  • Não se isole. Mantenha o seu grupo social, trabalho voluntário, ou esporte. Ele pode requerer iluminação, grandes cartões de impressão, uma lupa, um passeio ou alguém para assistir a sua jogada. Peça a ajuda que precisa.

  • Coma para os seus olhos. Tente consumir uma dieta rica em frutas cítricas, vegetais folhosos verde escuro, nozes, grãos integrais, óleos vegetais e peixes de água fria. Estes tem nutrientes que suportam seus olhos.

  • Exercite-se regularmente. Mesmo exercício suave, como caminhar, yoga ou alongamento pode ser eficaz na promoção da boa circulação de sangue e admissão de oxigênio, duas coisas que nossos olhos precisam!

  • Para de fumar. Não só é bom para seu corpo, também é bom para os olhos. Esta decisão é um dos melhores investimentos que você pode fazer em sua saúde a longo prazo.

  • Usar suas sombras. Independentemente da época, usar óculos escuros, com pelo menos 99 por cento de proteção UV ajuda a proteger os olhos dos danos.

  • Considere reabilitação de baixa visão. Se a sua visão está falhando, você pode melhorar significativamente a sua qualidade de vida através da reabilitação visual, que lhe ensina como usar a sua visão remanescente de forma mais eficaz. Converse com seu oftalmologista se reabilitação visual é ideal para você.


Como os profissionais de saúde podem ajudar

Perder a visão é muitas vezes tão sutil, que pode não ser aparente para aqueles cuja visão está piorando. Este é o ponto onde os cuidadores podem atuar. Olhe para fora para estes


Sintomas de perda de visão:

  • Apertar os olhos ou inclinar a cabeça ao tentar se concentrar,

  • Bater em mais objetos,

  • Descontinuar as atividades diárias, como ler ou escrever,

  • Perder objetos quando chegam a eles,

  • Cair ou pisar hesitante, ou

  • Um aumento nos “erros” com o carro.



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28.Mar.2022
Maria José Alegre