Ξ  

 

 Sobre a Deficiência Visual


Bolo Quente

Júlio Dinis

excerto

The Blind Beggar-James Mullock, séc. 19
O mendigo cego - James Mullock, séc. 19


JOÃO: Eu era o mais novo. Meu pai, Deus lhe perdoe, era pedreiro; meus irmãos, um era aprendiz do mesmo ofício, o outro quis embarcar. Vai eu, tinha dez anos e aí cai meu pai dumas obras abaixo e morreu no hospital; o nosso José teve a febre no Brasil e lá se foi também, e o nosso Manuel, que ia principiando a endireitar a vida, deram-lhe na cidade as bexigas e morreu queimadinho, que nem eu quero que me lembre. E aí fiquei eu com a minha pobre mãe que se matava a chorar. Bom. Vai eu, quis ir para a cidade aprender um ofício. Mas como havia de ser se a minha santa criatura me ficou cega de repente ? Havia de deixá-la? Coitadinha! Aqui na terra há gente caridosa que não nos deixava morrer de fome. Na cozinha do lavrador ha sempre, como a senhora sabe, sobras de pão e de caldo para os que os não têm.

Andava eu pois com ela de porta em porta, meio envergonhado quando via passar os rapazes da minha idade com a saca dos livros da aula ou com a ferramenta do ofício; mas que havia eu de fazer? Chamavam-me o rapaz da cega ou o João da cega.

Era um desprezado que nem companheiros tinha para brincar!

Um dia, depois de muito sofrer, levou-me Deus para si aquela desgraçadinha que sempre me teve a seu lado até ao último suspiro. Bom, agora que estás só no mundo trata da vida, João, dizia eu para mim. Mas quem me queria? Roto e pedinte, achavam-me taludo para aprendiz e estragado na vadiagem, Eu bem lhes dizia que nada mais tinha feito que o meu dever servindo de bordão a uma pobre cega, que me tinha só a mim, e que isto não era coisa ruim nem crime.

 

ϟ


Apesar de ter ficado para a posteridade como romancista, o primeiro amor de Joaquim (Júlio Dinis) parece ter sido o teatro. Sabe-se que fez parte do grupo teatral “Cenáculo”, para o qual redigiu duas peças em 1856: O Bolo Quente (da qual apenas se conhece o segundo ato) e O Casamento da Condessa de Amieira.  Estas, assim como as que lhes seguiram, foram assinadas com o seu nome de nascimento - Joaquim Guilherme Gomes Coelho - e publicadas postumamente. 'Bolo Quente' foi escrito aos 17 anos de idade, ano que se manifestaram os primeiros sintomas de tuberculose. A acção é passada no Minho.

"Bolo Quente" (1856)
peça de teatro
Júlio Dinis
in INÉDITOS E ESPARSOS (1910)
fonte: http://www.dominiopublico.gov.br/

 


Δ

7.Dez.2022
Publicado por MJA