Ξ  
 

 SOBRE A DEFICIÊNCIA VISUAL

pessoa cega acompanhada  Textos Didácticos    novo ► 41
 

  1. A Aprendizagem da Célula por estudantes cegos utilizando Modelos Tridimensionais Sandra Cardinali & Amauri Ferreira

  2. A Bengala como Símbolo e Auxiliar  Die Gegenwart

  3. A Bengala como um instrumento lúdico na OM do Deficiente Visual  Vera Ferraz & Lúcia Filgueiras

  4. A Cegueira Congénita e o Desenvolvimento Infantil  PBC Boston Mass.

  5. A Cidade à vista do Cego: Informação, Mobilidade e Cidadania  Maria Paula Trigueiros Cunha

  6. A Comunicação como barreira à inclusão de alunos com DV em aulas de Electromagnetismo  Eder Camargo, Roberto Nardi & Estéfano Veraszto

  7. A Comunicação e a relação interpessoal com o aluno deficiente visual  Maria da  Glória Mota

  8. A Construção da Criança com Deficiência Visual como Sujeito Social  Sonia B. Hoffmann

  9. A Construção do Conceito de Número e o pré-Soroban  Cleonice Fernandes et al.

  10. A Criança Cega e a Literatura Infantil  Sara Joana Branco dos Santos

  11. A Criança cega em idade pré-escolar  US Dept. Health, Education & Welfare

  12. A Criança com Baixa Visão: um Guia para Pais Equipa da Consulta de Baixa Visão do Hospital Pediátrico de Coimbra

  13. A Criança Deficiente Visual e seus Pais  Kay Alicyn Ferrel

  14. A Criança com Deficiência Visual e suas Relações com o Outro Social  Sonia B. Hoffmann

  15. A Criança Visualmente Incapacitada, do Nascimento Até a Idade Pré-Escolar: a Importância da Estimulação Visual  William Padula & Susan Spungin

  16. A Deficiência na Comunicação Social: boas práticas para Jornalistas  INR e RTP

  17. A Deficiência Visual  Maria José Alegre

  18. A Deficiência Visual no Ensino Regular  Fernando Marques Pereira

  19. A Deficiência Visual para os Adolescentes: o Olhar da Enfermeira  Laura Lima Costa

  20. A Disciplina de Educação Visual  Lígia Leitão

  21. A Dor Depressiva na Reabilitação da Incapacidade Física Adquirida  Rui Aragão Oliveira

  22. A Educação do Portador de Deficiência Visual  Elcie Masini

  23. A Educação Física como Agente de Inclusão  José Manuel Alves Nunes

  24. A Educação Precoce da Criança Cega  OS Caja de Pensiones

  25. A Escola espera por mim?  Margarida Loureiro

  26. A Expressão Corporal, o Teatro e o Deficiente Visual  Marlíria Cunha

  27. A Família com Filhos Adolescentes com NEE  M.ª Isabel Bica Costa

  28. A Função Docente e o Professor com Deficiência Visual  Elisabete Marcelino Domingos

  29. A Grafia da Assinatura na construção da identidade  Izilda Campos

  30. A importância da assinatura para a inclusão da pessoa cega  Ethel Rosenfeld

  31. A Importância da AVD na Educação e Reabilitação dos DV  Elizabeth Jesus

  32. A Importância da Educação Física  Michele Pereira de Souza

  33. A Importância do Brincar para Crianças Cegas e com Baixa Visão  Olga Souza

  34. A Importância do Tacto para as pessoas com DV  T. V. Cranmer

  35. A Importância do Trabalho para o Cego  Airton José Santos

  36. A Inclusão do Deficiente Visual nas aulas de Educação Física escolar  M.ª Luíza T. Alves & Edison Duarte

  37. A Inclusão dos Deficientes Visuais na Escola Regular  Fabiana Santos

  38. A Inclusão na Banda Desenhada  Maurício de Sousa

  39. A Inclusão na Educação Matemática  Solange Fernandes e Lulu Healy

  40. A Inclusão Social tem Influência nas Práticas Museais? Patricia Roque Martins

  41. A Iniciação no Atletismo para Pessoas Cegas e com Baixa Visão Ciro Winckler & outros  Nov. 2020

  42. A Integração Escolar das Crianças e dos Adolescentes Deficientes  OCDE

  43. A Kitchen Curriculum for the Parents of Visually Impaired Children  Franziska Naughton & Sharon Sacks

  44. A Linguagem na Cegueira  CAIPdv

  45. A Matemática e a Geometria na Educação Inclusiva dos Deficientes Visuais  Sílvio Vieira & Francisco Silva

  46. A Palavra Cegueira: Um Pequeno Estudo Sobre as Reacções de 3 Grupos Diferentes  Vítor Reino

  47. A Participação da Família no Processo Educativo da Pessoa Portadora de DV  Emilia Parpinelli

  48. A Perda da Visão na Adolescência e na Idade Adulta  Ana Maria Medeiros

  49. A Psicologia do Tacto  Morton Heller Winston

  50. A Qualidade de Vida de Adolescentes com Cegueira Congénita ou Precoce em Portugal Nuno Marques

  51. A Reabilitação das Pessoas com Deficiências Visuais  Sandra Rodrigues

  52. A Reversão da Atenção em pessoas com DV  Virgínia Kastrup

  53. A Utilização dos Recursos Ópticos na Sala de Aula  M.ª Eugénia Rocha

  54. A Vida dos Portadores de Deficiência  José Pastore

  55. A Visita de Estudo  Luís Botelho Ribeiro

  56. A Vivência da Sexualidade por adolescentes portadoras de Deficiência Visual Camila Pontes Bezerra

  57. Abordagem da Enação no Campo da Deficiência Visual  Virgínia Kastrup, Filipe Carijó & M.ª Clara de Almeida 

  58. Acessibilidade de Museus Europeus para Deficientes Visuais  Susana Mesquita  [PDF]

  59. Acesso tátil: uma introdução à questão da acessibilidade estética para o público DV nos museus Filipe Carijó, Juliana Magalhães & M.ª Clara de Almeida

  60. Accueillir un élève malvoyant dans sa classe SARHIS

  61. Accueillir un élève non-voyant dans sa classe SARHIS

  62. Acessibilidade a Computadores para Professoress de Alunos c/ NEE  Microsoft  [PDF]

  63. Acessibilidade na WEB  WebAIM

  64. Actividade Física e Qualidade de Vida em Crianças e Jovens com Deficiência Visual  Tiago Gomes

  65. Actividades Corporais no Processo de Alfabetização da Criança Cega Lúcia Silva Monteiro

  66. Actividades da Vida Diária  Tomteboda RC

  67. Actividades de Estimulación Visual para la Educación Infantil  Manuel Bueno Martín

  68. Actividades de Inclusão para Alunos cegos e com Baixa Visão em Aulas Regulares de Língua Estrangeira Anabela Ferreira

  69. Actividades de Vida Diária  Tomázia Lora

  70. Actividades Diarias para Niños con Ceguera  WonderBaby

  71. Actividades Físicas e Desportivas para Deficientes Visuais  João Oliveira

  72. Actuação da Fisioterapia em Deficientes Visuais  Maitê Peres de Carvalho et al. 

  73. Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com DV  Vivian de Oliveira Preto

  74. Adaptación de Material para Ciegos y Deficientes Visuales  Antonia Raya Medina

  75. Adaptaciones Curriculares para Alumnos con Baja Visión e Invidentes  Antonio Fuentes

  76. Adapted Physical Education for the Blind and Visually Impaired  Kathy Letcher

  77. Adequações Curriculares na Baixa Visão  Glória Romagnolli

  78. Adolescentes portadores de DV: percepções sobre sexualidade  Giovana Moura & Eva Rubim Pedro

  79. Adolescer: A Vivência de portadores de Deficiência Visual  Maria Alves Bruns & Patrícia Salzedas

  80. Afeto e Inclusão em Contexto Escolar  Larissa Mesquita Ribeiro

  81. Ajudas técnicas / Produtos de apoio  INR

  82. Albinismo  Anny Marquito, Danielle Czmyr, Giselle Silveira & Letícia de Oliveira

  83. Alfabetização da criança cega: uma reflexão necessária  Maria da Glória Almeida

  84. Alfabetização de alunos com baixa visão significativa  Marilda Bruno

  85. Alfabetizando a Criança Cega  Projecto Nova Visão

  86. Alucinações Visuais na Enxaqueca  Oliver Sacks

  87. Alumnos con Discapacidad Visual. Necesidades y Respuesta Educativa  Pablo Martín Andrade

  88. Alunos Cegos e com Baixa Visão: Orientações Curriculares Alberto Mendonça, Cristina Miguel, Graça Neves, Manuela Micaelo, Vítor Reino  [PDF] 

  89. Alunos Cegos nas aulas de Matemática  Nuno Santos, Cláudia Ventura e Margarida César

  90. Alunos com Multideficiência e Surdocegueira  congénita  Clarisse Nunes [PDF]

  91. Apoio psico-pedagógico ao Deficiente Visual Ana Soares, Andreia Fontinho, Cristiana Duarte, Inês Marques & Mariana Matias

  92. Aprendizagem Activa na Criança com Multideficiência: Guia para educadores  Clarisse Nunes [PDF]

  93. Apprendre à jouer à un enfant aveugle de 2 à 5 ans  Brigitte Assénat, Hélène Dupuis & Luc Grégoire

  94. Apprends moi à faire tout seul  Sylvie Boutadou

  95. Aprendendo a Ler e Escrever em braille  Clarissa Nicolaiewsky

  96. Aprendizaje Músical en la Diversidad  R.D. Profesionales de la Enseñanza

  97. Aquisição do Conhecimento no Cego  Eliana Maria Ormelezi  Set. 2020

  98. Arte, Educação e Inclusão: Orientações para Áudio-Descrição em Museus Francisco J. Lima et al.

  99. As Barras Adaptadas de Cuisenaire como Mediadoras como Mediadoras do Processo de Ensino e Aprendizagem  Marianna Drummond

  100. As Barreiras Invisíveis da Integração  António Lavouras Lopes

  101. As Crianças cegas e as mães: uma análise ao sistema de sinais  Selma Fraiberg

  102. As Deficiências Visuais na criança  Clayette, Madignier, Magnard & Hullo

  103. As Estereotipias na Criança Portadora de Deficiência Visual  Alice Dias

  104. As Mãos Compreendem  Lilli Nielsen

  105. As Relações entre Deficiência Visual Congénita, Condutas do Espectro do Autismo e Estilo Materno de Interacção Ana Delias de Sousa

  106. As Representações dos Professores de Educação Especial e as Necessidades das Famílias Filomena Pereira

  107. Atendimento Precoce aos Bebés Deficientes Visuais e suas Famílias  Patrícia Roveda

  108. Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras  Laercio Sant´Anna et al.

  109. Audiojogos como Ferramenta Inclusiva  Blind Games Brazil

  110. Aulas de natação para pessoas com deficiência  Alexandre Paulo Loro

  111. Autoestima a partir do caminhar: Orientação e Mobilidade da pessoa com DV Andreisa Santos & Sandra Castro

  112. Avaliação e Intervenção em escolares portadores de Baixa Visão em Sala de Recursos Keila Carvalho et al.

  113. Avaliação Visual de alunos com bx visão numa aula de Educação Física Ciro Winckler Oliveira & José J. Gavião

  114. Avaliar e Treinar Atletas com Deficiência Visual: problemas e soluções  Nuno Alpiarça

  115. Awakening to Life  Alexander Meshcheryakov

  116. Ayudando a Crecer a mi Hijo: un aporte pedagógico para el área científica  Luz Correa B.

  117. Barreiras Atitudinais: Obstáculos à Pessoa com Deficiência na Escola Francisco J. Lima & Fabiana Silva

  118. Benefícios da Prática Desportiva em Pessoas com Deficiência Visual  Duarte Comprido & Andreia Violeiro

  119. Biologia para Alunos Deficientes Visuais com foco no Sistema Nervoso Central  Gabriel Silva & Rosangela Dias

  120. Blindness - Medical | Disability Information for Classroom Teachers  Alberta Education

  121. Boas Maneiras à Mesa: guia para cegos  Widerberg e Kaarlela

  122. Boas Práticas na Intervenção Precoce Joaquim Gronita, Júlia Pimentel, Cátia Matos, Ana Bernardo, Joana Marques [PDF] 

  123. Braille Reading Speed  Susan Ford & Ramona Walhof

  124. Brincando de ver  Marina Costa

  125. Brincar é um assunto sério!  Ana Margarida Carvalho & Rita Pereira

  126. Brincar para todos  Mara Siaulys  [PDF]

  127. Brinquedos e brincadeiras para crianças cegas  Ana Leite

  128. Brinquedos para crianças com Deficiência Visual

  129. Caminhando Juntos: Manual de Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade  João Felippe

  130. Caminhar sem Medo e sem Mito  Sonia Hoffmann e R. Seewald

  131. Cartografia Tátil e os Sentidos  Paula Juliasz & Isabel Castreghini de Freitas  Nov. 2020

  132. Cartografia Tátil: Mapas para Deficientes Visuais  Ruth Loch

  133. Cécité et Précocité Intellectuelle  Enfant Aveugle

  134. Cedo para ser velho e tarde para ser cego  Cristina Almeida

  135. Cegueira Congénita e seus Efeitos na Aquisição do Conhecimento  Eliana Maria Ormelezi

  136. Cegueira Congénita na Construção da Realidade Biofísica e Psicossocial Fernando Jorge Figueiredo

  137. Cegueira e Baixa Visão  Elizabet Dias Sá

  138. Cegueira e Depressão  Ana Lúcia Pinheiro

  139. Cegueira: O que é, o que faz e como viver com ela  Thomas Carroll

  140. Cidadãos com Deficiência: Direitos que Fazem a Diferença  DECO

  141. Cognição Motora em Deficientes Visuais: importância da visão no controle das acções  Luís Imbiriba

  142. Comment choisir un jeu pour un enfant aveugle?  Christine Hénault

  143. Comment rendre un site internet accessible à la personne aveugle  BlindLife

  144. Como Ajudar Um Cego  SNRIPD

  145. Como Criar Espaços e Serviços Públicos mais Acessíveis  ACAPO

  146. Como desenvolver programas de Orientação e Mobilidade para pessoas com DV  Nely Garcia

  147. Como devo educar meu filho cego?  Wilhelm Heimers

  148. Como enxergar bem sem óculos: o sistema Bates aplicado ao dia-a-dia  M. Matheus de Souza

  149. Como Integrar o Aluno Deficiente Visual na Aula de Educação Física?  Paulo Coelho

  150. Como o Cego Aprende  Airton José Santos

  151. Como Se Não Vê o Que Se Não Vê?  Sara Joana Branco dos Santos

  152. Como transcrever Banda Desenhada em braille  Projecto HQ para DV ler

  153. Competências Pessoais e Sociais e a Deficiência Visual  Margarida Gaspar de Matos

  154. Composições do não ver: contando histórias Camila Alves, Carolina Manso, Josselem Oliveira, Julia Neves, Liz Eliodoraz, Luciana Franco, Thadeu Gonçalves, Vandré Vittorino, Marcia Moraes

  155. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos-estórias M.ª Lucia Amiralian

  156. Compreender a Baixa Visão  Fernanda Ladeira & Serafim Queirós [PDF]

  157. Comprendre la cécité  Enfant Aveugle

  158. Comunicação não-verbal entre o enfermeiro e o cego  Cristiana Brasil de Almeida

  159. Conceitos Aquisição Básica para a Orientação e Mobilidade  Ivete De Masi

  160. Condições para beneficiar de Apoios Educativos Especiais  INR

  161. Consciência Fonológica e Sistema Braille: reflexões sobre o tratamento da ortografia  Iara Farias & Amanda Botelho

  162. Construção do Autoconceito e Rendimento Escolar  M.ª Inês Costa e M.ª João Carapeto 

  163. Construindo a Articulação entre Arte e Deficiência Visual  Virgínia Kastrup

  164. Conteúdo Visual em Sonhos de Cegos  Helder Bértolo & Teresa Paiva

  165. Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com Deficiência Visual  Adriano Nuernberg

  166. Contribuições do Soroban|Ábaco para o Ensino da Matemática  André Ferreira de Lima Set. 2020

  167. Contributos da Ciência no Estudo do Sofrimento Emocional na Deficiência Visual Ana Sofia Teixeira, Anabela Sousa Pereira & Ana Torres Pires

  168. Contributos para um Conceito de “Biblioteca Inclusiva”  Alice Ribeiro 

  169. Coping with Blindness  Alvin Roberts

  170. Crescimento, Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança Visualmente Incapacitada  Carol Halliday

  171. ¿Cuál es la colocación más apropiada para los niños invidentes o con deficiencias visuales?  APH

  172. Cultura dos Sentidos e Ampliação do Paradigma Comunicacional  Augusto Deodato Guerreiro

  173. Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas  M.ª Odete Emygdio da Silva

  174. Défices Visuais  Maria José Lobato

  175. Deficiencia Visual. Aspectos Conceptuales y Repercusiones Funcionales  Rafael González et al.

  176. Deficiência Visual  Marta Gil

  177. Deficiência Visual vols 1, 2 e 3  Marilda Bruno e M.ª Glória Mota  [PDF]

  178. Deficiência Visual Cortical: causas e manifestações  Lilli Nielsen

  179. Deficiência Visual, Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora e Habilidades Motoras  Margarida Leal

  180. Deficiência Visual, Interação e Desenvolvimento da Linguagem  Fabiana Kaodoinski & Fernanda Toniazzo

  181. Deficiência Visual: Reflexão sobre a Prática Pedagógica  Marilda Bruno

  182. Deficiências Instaladas: Quando a Deficiência Visual se Converte em Deficiências Múltiplas  Sabrina Casado

  183. Deficiente Visual e Acção Educativa  Manuel Martín e Salvador Bueno

  184. Deficiente Visual: Educação e Reabilitação  Ivete De Masi

  185. Deficientes Visuais podem ter Aulas de Biologia  Rosilene Ricardo

  186. Definição de Cegueira e Baixa Visão  António João Menescal Conde

  187. Desarrollo Curricular en el área de Autonomía personal  M. A. Arnau Gilberte & M. Orta Molins

  188. Desarrollo Psicológico de los Estudiantes con Discapacidad Visual  Geraldina Franco

  189. Descobrindo o real papel das outras percepções, além da visão, para a OM  Tomázia Lora

  190. Desempenho funcional de crianças com deficiência visual  Juliana Malta et al.

  191. Desenho Geométrico e Deficiência Visual  Jorge Brandão

  192. Desenho Universal  Helena Degreas

  193. Desenvolvimento da criança com DV e Interacção mãe-criança  Ana Cristina Cunha & Sónia Enumo

  194. Desenvolvimento de conceitos em cegos congénitos  Sylvia Nunes e José Fernando Lomônaco

  195. Desenvolvimento Sócio-Cognitivo das Crianças com Deficiência Visual  Ivo Henriques & Susana Spínola

  196. Desenvolvimento Táctil e suas Implicações na Educação de Crianças Cegas  Harold Griffin e Paul Gerber

  197. Desenvolvimento Visual da Criança com Déficit Visual Cortical  Jucimar Sidney

  198. Design Inclusivo: Tocar para VerBrinquedos para Crianças Cegas e de Baixa Visão  M.ª Leonor D. Pereira

  199. Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão  Augusto Deodato Guerreiro  PDF

  200. Differentiated Instruction: Blind Students | Visually Impaired Students  Alberta Education

  201. Dificuldades de Comunicação e Sinalização na Deficiência Visual  Marilda Bruno

  202. Discussão dos Saberes Docentes para a Inclusão do Aluno com DV em Aulas de Física  Eder Pires de Camargo

  203. Discussões metodológicas para o ensino da Bengala à Criança Cega  Sonia Hoffmann

  204. Early Identification of Infants Who Are Deaf-Blind  Peggy Malloy et al.

  205. Educação Artística: sugestões de actividades  SAC

  206. Educação de Alunos Deficientes Visuais em Escolas Regulares  J. K. Horton

  207. Educação dos Cegos no Brasil  Aires da Mata Machado Filho

  208. Educação Física, Cegueira e Percepção Plantar  Ruy Rodrigues Miranda & Hiran Pinel

  209. Educação Física e Desportos Adaptados  Joseph P. Winnick

  210. Educação Física escolar e Inclusão  Márcia Gorgatti

  211. Educação Física, Orientação e Mobilidade e Deficiência Visual  José Alberto Moura e Castro

  212. Educação Física para Deficientes Visuais  A. J. M. Conde

  213. Educação, Inclusão e pessoa com DV na educação básica  Dayene Siqueira & Dirceu Siqueira

  214. Educação Inclusiva e Educação Especial: Um Guia para  Directores  DGIDC  [PDF]

  215. Educação Musical para Deficientes Visuais  Rafael Vanazzi de Souza

  216. Educação Sexual da Pessoa com Deficiência Visual  Camila Gandini

  217. Educação Sexual e Deficiência Visual: o Diálogo do Silêncio x o Silêncio do Diálogo Maria Toledo Bruns

  218. Effective Classroom Adaptations for Students with Visual Impairments  Penny Cox & Mary Dykes

  219. El Aprendizaje de las Ciencias en niños ciegos y deficientes visuales  M.ª Luisa García et al.

  220. El Bebé Ciego: Primera Atención; Un Enfoque Psicopedagógico  Mercé Leonhardt  [PDF]

  221. El Cuidador de Niños con Deficiencias Visuales  Psicologo Escolar

  222. El Niño Ciego  Lev Semionovitch Vigotski

  223. Elaboração de Tabelas Periódicas para facilitação da Aprendizagem de Alunos portadores de DV  João Batista Filho, Liliane Andrade, Kércya Sousa, Kyara Limeira & Poliane Batista

  224. En los Zapatos de los Niños Ciegos  Rosa Revuelta e Elena López

  225. Enseñanza de dibujo a niños ciegos  El Rincón del Vago

  226. Ensina-me a ser independente!  Sherry Gaynor

  227. Ensinar trigonometria a um cego  Luiz Alberto Melchert de Carvalho

  228. Ensino da Música a Alunos Cegos ou de Baixa Visão  Cristina Cunha

  229. Ensino de Lógica de Programação para Cegos  Rubia Steffens et al.

  230. Ensino do Braille: Estratégias de Leitura  Fátima Mendes

  231. Ensino/Aprendizagem do Braille  Vítor Reino

  232. Entendendo a Baixa Visão-orientação para pais  E. Gasparetto e Kara-José

  233. Entendendo a Baixa Visão-orientação para profs  R. Oliveira, K-José e Wilson

  234. Entre Amor e Ódio: Os Dilemas da Educação do Outro  Rosely Gayoso

  235. Entre Aveugles  Louis Émile Javal

  236. Entre Cores e Pessoas com Visão Subnormal  Robson Costa & Viviane Coutinho

  237. Equilíbrio em crianças e jovens cegos e de baixa visão  Diana Rocha, Olga Vasconcelos & Paula Rodrigues

  238. Escrita Ortográfica e Revisão de Texto em Braille  Clarissa Nicolaiewsky & Jane Correa

  239. Essential components of educational programming for students who are blind or VI  Alberta Education

  240. Estereotipias na Infância  Sonia B. Hoffmann

  241. Estimulação e reabilitação visual  Jucimar Sidney

  242. Estimulação Precoce na Criança Cega  Kátia Oliveira

  243. Estimulação Precoce: sua Contribuição para o Desenvolvimento Motor e Cognitivo da Criança Cega Congênita nos Dois Primeiros Anos de Vida  M.ª Rita Rodrigues & Nilza Macário  Out. 2020

  244. Estratégias a utilizar em Salas de Aula Inclusivas  Luís de Miranda Correia, Ana P. Martins & Rosa M.ª Ferreira

  245. Estratégias de ensino utilizadas, também, com um aluno cego, em classe regular  Luzia Guacira Silva

  246. Estrategias de estudio utilizadas por pianistas ciegos  Paula Chávez

  247. Estratégias para a exploração e leitura de mapas tácteis  DGEBS

  248. Être Accompagnant d’un Élève Aveugle de Naissance  Enfant Aveugle

  249. Éveil des Sens  Enfant aveugle

  250. Exclusão das Crianças Cegas da Prática de Ensino da Alfabetização Espacial em um Contexto de Escola Inclusiva  Marcelo Torreão Sá

  251. Expanded Core Curriculum for Students Who Are Blind or Visually Impaired  Alberta Education

  252. Experiência Estética para Invisuais  Ana Sofia Melo das Neves

  253. Ferramentas cognitivas e tecnológicas para a inclusão social de pessoas com DV  Eliana Sampaio

  254. Fire Is So Loud: Tips to address Empty Language for Children with Cortical Visual Impairment or other types of Visual Impairment  Peg Palmer

  255. Formação de conceitos em crianças cegas  Cecilia Guarnieri Batista

  256. Funções de um Celular para Pessoas Cegas  Joyce Jobis

  257. Futsal para cegos  Ramon Pereira de Souza

  258. Geography in a different way  Roman Brvar

  259. Glaucoma em idosos: Subjetividade e relações familiares  Denise Gutierrez e Nayana Julho

  260. Goalball  Viriatos

  261. Grafia braille para a Língua Portuguesa  IBC

  262. Grafia musical braille  Dolores Tomé

  263. Guia de Intervenção Precoce na Disfunção Visual  Augusto Deodato Guerreiro  [PDF]

  264. Guia para os pais das crianças deficientes visuais  DGEBS

  265. Guia para padres de niños ciegos desde 0 meses a 3 años  Guia Bienvenido

  266. Guia para um ensino inclusivo e aprendizagem à distância  Bryn Holmes,Dulce Ferreira, Isabel Huet Silva, Paul Lynch, Stelios Kessanidis, Boba Mannova, C. Ragiadakos, Ruth Leitch & Luís Botelho Ribeiro

  267. Guiar uma Pessoa com Deficiência Visual  ACAPO

  268. Habilidades funcionais na criança com cegueira congénita Paula Alves, Grazielle Sousa & Heloísa Gagliardo

  269. Helping Children with Visual Impairments to Develop Listening Skills  Lizbeth Barclay

  270. História, Conceito e Tipos de Deficiência  Izabel Maior

  271. Histórias da Bengala Branca   ACAPO

  272. Histórias para Todos: algumas Orientações  Cuckoo

  273. How Does Visual Impairment Affect Performance on Tasks of Everyday Life?  Sheila K. West et al.

  274. Influência da Capacidade de resistência aeróbia na Orientação&Mobilidade do Cego José Moura e Castro [PDF]

  275. Imagem corporal: corporeidade da pessoa com Deficiência Visual  Rosilene Diehl & Paulo Peixoto

  276. Imagem corporal e deficiência visual  M.ª Luíza Tanure Alves & Edison Duarte

  277. Impacto da Discriminação com base na Deficiência nas Mulheres  Pedro Bettencourt Correia e outros

  278. Impacto económico da cegueira/hipovisão vs custos na prevenção em Retinopatia Diabética  José Rui Faria de Abreu

  279. Implicações de ser pai e mãe de um bebé deficiente visual  Patrícia Roveda

  280. Improving Braille Reading Fluency  Kathleen Stanfa & Nicole Johnson

  281. Inclusão de Alunos Portadores de DV nas Aulas de Educação Física  José Manuel Mendes Nunes

  282. Inclusão Escolar de Alunos Cegos e com Baixa Visão  Elizabet Dias de Sá, Izilda Campos e Myriam Silva

  283. Individualized Program Plan for Students Who Are Blind or Visually Impaired  Alberta Education

  284. Influência da natação no desenvolvimento das AVD em crianças com deficiência visual  Edgar Costa, Leonardo Canolla, Leonardo Guerra, Hugo Nunes & Sheila Santos Silva

  285. Iniciação à Leitura do Braille  Sonja Ekvall

  286. Integração do Aluno cego e de baixa visão na disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar  Leonardo Cunha da Silva

  287. Integração do Aluno Deficiente Visual em Diferentes Meios: Família, Escola, Sociedade  Paulo Coelho

  288. Inteligência Visual-Espacial  Armanda Zenhas

  289. Interação — condição básica para o trabalho do profissional com o portador de DV  Maria Lúcia Amiralian

  290. Interação Entre Crianças com Deficiência Visual em Grupos de Brincadeira  Letícia Ruiz & Cecília Batista

  291. Interação Mãe e Bebé Cego: Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem  Wanessa Silva, João Oliveira & Wanilda Cavalcanti 

  292. Internet para Necessidades Especiais  Francisco Figueiredo

  293. Intervenção fonoaudiológica e deficiência visual  Mayla Monteiro & Rita Montilha

  294. Intervenção Precoce na Criança com Baixa Visão  Heloisa Gagliardo & M.ª Inês Nobre

  295. Intervenção Precoce: reflexões sobre o desenvolvimento da criança cega até aos 2 anos  Gérson Farias

  296. Intervención Educativa con Alumnos Ciegos y de Baja Visión en las Etapas de Educación Primaria y Secundaria  Nuria Rodríguez Mena

  297. Introducción al concepto de Aprendizaje Activo de Lilli Nielsen  Stacy Shafer

  298. Is My Blind Child Autistic?  Mary McDonach

  299. Keyboard Instruction for the Blind Music Student  Daniel and David Simpson

  300. L'accès à l'information parlée chez l'aveugle  Anita Richaume-Crinquette

  301. L'Adolescent Déficient Visuel  Pierre Griffon

  302. L'apprentissage de la marche chez l'enfant non-voyant ou malvoyant  INLB

  303. L’Enseignement des Langues aux Adultes Déficients Visuels  EuroBlind

  304. L'Intégration en action(s): stratégies et outils pédagogiques pour l'enseignant de classe ordinaire intégrant un enfant déficient visuel  Sylvie Loraine

  305. La Educación Musical de Personas con Deficiencia Visual y la Musicografía Braille  Isabel Bertevelli

  306. La Fisioterapia en el Entorno Educativo del Niño con Discapacidad Visual  David Presas y Miquel S. Martí

  307. La Lecto-escritura en Tinta en Alumnos con Baja Visión  María Pilar S. Sánchez

  308. La Lingüística en las Personas con Discapacidad  Filiberto Rodríguez

  309. La Personne Âgée Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  310. Laços que Aprisionam: O Cárcere Emocional Estabelecido pelas Relações de Superproteção Camila Gandini

  311. Lazer e Turismo para Pessoas com Deficiência  Marina Faria & Paulo Motta

  312. Le Développement de la Conscience de l'Écrit chez l'Enfant Aveugle Âgé de 0 à 5 Ans  Yves Jalbert et Pierre-Olivier Champagne

  313. Le Travail de Deuil chez la Personne Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  314. Learn To Use Your Other Senses To Help You Cope with Blindness and Vision Loss  VisionAware

  315. Learning Braille: The Relevance of Low-Tech Devices  Laura Matz

  316. Learning To Live With Blindness: Rehabilitation Teaching  Alvin Roberts

  317. Learning To Work With Blindness: Vocational Counseling  Alvin Roberts

  318. Lecture des Aveugles  Émile Javal

  319. Leitura Musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia braille na perspectiva de alunos e professores  Fabiana Bonilha

  320. Ler para cegos  Milton Schinca

  321. Les troubles du sommeil chez les aveugles  Dr Damien Léger & Dr Nicolas Hommey

  322. Leve o seu filho cego para a cozinha!  Ruth Schroeder

  323. Listening Skills  Jodi Floyd

  324. Literacia Emergente para a Cegueira  CAIPdv

  325. Los Trastornos de Lenguaje en Niños con Deficiencias Visuales  Walter Elstner

  326. Louis Braille: sua vida e seu sistema  Jurema Venturini

  327. Mãe! Pai! Ajudem-me  Lucimar Amaral Ezequiel

  328. Making the most of your sight  RNIB

  329. Malvoyance et autisme  Enfant Aveugle

  330. Mapas mentais de deficientes visuais como suporte ao design da informação urbana na Web  Geisa Golin, Ruth Nogueira, Gabriela Alexandre & Josiane Cabral

  331. Matemática e a Deficiência Visual  Aline Leichtfeld de Araújo & Fernanda Marszaukowski

  332. Matemática e Deficiência Visual  Jorge Carvalho Brandão

  333. Matériel de pré-braille pour Enfants basé sur l’histoire de «Blanche-Neige et les Sept Nains»  Christine Henault

  334. Material didáctico para alumnos invidentes en el aula de inglés (educación primaria)  Helena Aikin Araluce

  335. Meios de Comunicação e Deficiência: Manual de Estilo

  336. Metodología para la Educación Artística en Niños Ciegos y de Baja Visión  Annabelle Díaz Muñoz

  337. Meu Filho Cego  Edda Sá de Albuquerque

  338. Mitos e Símbolos na Magia da Linguagem da Infância  Maria da Gloria Almeida

  339. Mobilidade na primeira pessoa  Ana Maria Fontes

  340. Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) e Alunos com NEE  Luís de Miranda Correia

  341. Modos de intervir com jovens deficientes visuais: uma experiência de grupo de teatro  Márcia Moraes

  342. Mudança de Comportamentos Motores no Utilizador de Cão-Guia  João Fernandes & Maria João Fernandes 

  343. Museus e Acessibilidade  Peter Colwell & Elisabete Mendes  [PDF]

  344. Music Adaptations For Students who are Blind or Visually Impaired  Carmen Willings

  345. Musicografia Braille: Instrumento de Inserção e Formação Profissional  Dolores Tomé

  346. Musicoterapia para deficientes visuales  El Rincón del Vago

  347. Myths and Facts about Touch and Tactile Pictures for the Blind  J. M. Kennedy

  348. Não podemos ver, não devemos tocar: quais as repercussões dessa máxima no discurso das pessoas cegas?  Bertrand Verine

  349. Necessidades Educativas Especiais na Sala de Aula: Um Guia para Professores  Lee Brattland Nielsen

  350. Ninguém é PerfeitoVivendo e Crescendo com Crianças que têm Necessidades Especiais  Nancy B. Miller

  351. Niños ciegos. Pautas para estimular su desarrollo  Celia Rodríguez Ruiz

  352. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille  Edison Lemos, Jonir Cerqueira, M.ª Gloria B. Mota & Regina Caldeira de Oliveira

  353. Nos 150 anos da morte de Louis Braille  Vítor Reino

  354. O Alfabeto Braille, Sua Génese, Seu Significado  Albuquerque e Castro

  355. O Aluno Cego, a Escola e o Ensino da Matemática  Paulo Campos & Miriam Godoy

  356. O Aluno Cego: Preconceitos e Potencialidades  Sylvia Nunes & José Lomônaco

  357. O Aluno Deficiente Visual  site 'A Deficiência'

  358. O Aluno Deficiente Visual na Escola: lembranças e depoimentos  Kátia Caiado

  359. O Brincar da Criança Cega  Vanda Cianga Ramiro

  360. O Cego, O Espaço, o Corpo e o Movimento: uma questão de Orientação e Mobilidade  Admilson Santos

  361. O Cego na Escola e na Sociedade: um estudo psicológico  Thomas Cutsforth

  362. O Cliente com Deficiência Visual no Sector do Turismo  Perfil

  363. O Corpo Se Vê: Educação e Motricidade  Eline Rozante Porto   Out. 2020

  364. O Corpo (Im)perfeito: a Protecção Constitucional de uma Construção Social?  António de Araújo

  365. O Deficiente Visual  Sylas Fernandes Maciel

  366. O Deficiente Visual e a Aula de Educação Física  Mário Jorge Lopes

  367. O Deficiente Visual e a Atenção Farmacêutica  Eliana Nascimento & Luciene Marques

  368. O Desenvolvimento da Criança Cega  Maria Eduarda Dias

  369. O Desenvolvimento de Crianças Cegas e de Crianças Videntes  M.ª Luiza França-Freitas e M.ª Stella Gil

  370. O Desenvolvimento Motor da Criança Cega nos primeiros anos de vida  Júlio Paiva

  371. O Desenvolvimento Psicomotor do Cego  Michel Kyrillos

  372. O Efeito da Motricidade do Judo no Equilíbrio de Crianças com Deficiência Visual  Ana C. Pinto & Josiane Lima

  373. O Ensino da Biologia na Deficiência Visual  Camila R. Santos & Vanessa Manga

  374. O Ensino da Educação Física para Deficientes Visuais  José Pereira de Melo

  375. O Ensino da Física a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo

  376. O Ensino da Física e Química a alunos com Deficiência Visual  Clara Gonçalves

  377. O Ensino da Física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades para alunos cegos e com baixa visão  Eder Pires de Camargo

  378. O Ensino da Geografia e a cegueira  Ana Paula Chaves

  379. O Ensino da História a Deficientes Visuais: recursos didácticos  Luciano Paixão

  380. O Ensino da Língua Inglesa para Alunos Cegos e com Baixa Visão em Salas Inclusivas do Ensino Médio  Sara França & outros

  381. O Ensino da Óptica a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo, Roberto Nardi, Paulo Maciel Filho & Débora Almeida

  382. O Ensino da Ortografia para crianças cegas  Amanda Botelho Martinez

  383. O Ensino de Violino para Deficientes Visuais: relatos e propostas para a didática da empunhadura e da condução do arco  Luiz Alberto Amorim de Freitas

  384. O Ensino do Violino para Deficientes Visuais integrando o método Suzuki e a Musicografia Braille  Débora Flemming Bohn

  385. O Estranhamento Causado pela Deficiência: Preconceito e Experiência  Luciene M. da Silva

  386. O Impacto da Perda da Visão na Vida do Paciente  Jorge Mitre

  387. O Impacto Psicossocial da Deficiência Visual  Sandra Rodrigues

  388. O "Ir e Vir" do Deficiente Visual: Manual de Orientação e Mobilidade  Sylas Maciel

  389. O Jogo Simbólico da Criança Cega  Sheila Correia de Araújo

  390. O Lugar do «outro» na Escola Pública: uma perspetiva inclusiva  José Firmino

  391. O Mercado de trabalho e a pessoa deficiente  site 'A Deficiência'

  392. O Método MusiBraille  Maressa Miquelino de Carvalho

  393. O meu filho vê menos?  Fátima Bessa & Rosa Afonso

  394. O Mundo Percebido O Sentir  Merleau-Ponty

  395. O Papel do Pedagogo no processo de Reabilitação de pacientes com Baixa Visão  Raquel Silva & Luciana Bareicha

  396. O PEI e as Adaptações Curriculares  Projecto IRIS

  397. O Perceber e o Relacionar-se do Deficiente Visual: orientando professores especializados  Elcie Masini

  398. O Podcast para Deficientes Visuais  João Bottentuit Jr & Clara Pereira Coutinho

  399. O Processo de Construção da Leitura/Escrita na Deficiência Visual  Marilda Bruno

  400. O Processo de Romantização das Deficiências  Lúcia Monteiro

  401. O Que é Ser Cego  Luíz Alberto Melchert C. Silva

  402. O Que é uma Deficiência Visual?  Zeiss

  403. O que «vê» quem não vê?  Hélder Bértolo

  404. O Significado da Deficiência Visual na Vida Cotidiana: Análise das Representações dos Pais-Alunos-Professores  Marilda Bruno

  405. O Sorobã para Todos  Gildo Soares da Silva

  406. O Tacto e suas Implicações no ensino do Desenho a Crianças Cegas  Francisco J. de Lima & José da Silva

  407. O Universo Interno da Criança com Deficiência Visual  Maria da Glória de Souza Almeida

  408. O Uso Funcional dos Sentidos na Criança Multideficiente com Deficiência Visual  Clarisse Nunes

  409. Organización de un aula ordinaria con alumnos con discapacidad visual  Roberto Casañas

  410. Organização do Armário é Essencial para uma Vida Mais Independente  Ana Carolina Diniz

  411. Orientaciones para Trabajar con Alumnos Ciegos o con Discapacidades Visuales EDUCREA

  412. Orientação e Mobilidade  SAC

  413. Orientação e Mobilidade: Aspectos da Evolução da Autonomia da Pessoa Deficiente Visual  Moura e Castro

  414. Orientação e Mobilidade da pessoa com cegueira adquirida: os benefícios do meio aquático como facilitador da aprendizagem  Regina Kátia Ribeiro

  415. Orientação e Mobilidade para crianças  Vera Lúcia Felippe & João Álvaro Moraes Felippe

  416. Orientação e Mobilidade para Deficientes Visuais  Rosa Maria Novi

  417. Orientação e Mobilidade: uma “profissão” com futuro?  Peter Colwell

  418. Orientação Profissional dos Cegos e Contribuição da Psicologia para a sua Formação Profissional  António Martinho do Rosário

  419. Orientações Pedagógicas para o Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular  Eugênia Fávero, Luisa Pantoja & Maria Teresa Mantoan

  420. Os Benefícios da Convivência com Animais para o Desenvolvimento Bio-Psico-Social da Criança com Deficiência Visual  Camila Gandini

  421. Os Cães-guia  Victor Oliveira

  422. Os Sentidos e as Experiências  Sílvia Elena Ventorini

  423. Os Sentidos que substituem a Visão  José Espínola Veiga

  424. Os Serviços de Leitura Pública para Pessoas com Deficiência Visual em Portugal  José Guerra

  425. Os significados da Avaliação Vocacional no contexto da reabilitação de pessoas com deficiência  Sérgio Fabela

  426. Pais Cegos  Lorita Pagliuca, Renata Uchoa & Márcia Machado

  427. Para uma Nova Comunicação dos Sentidos  Augusto Deodato Guerreiro

  428. Paradigmas da escola inclusiva e desafios colocados ao professor  M.ª da Conceição Rebelo

  429. Participação da Família no Processo de Formação da Identidade do Aluno com Baixa Visão  Ana Lúcia Oliveira

  430. Participação Ocupacional do Idoso com Deficiência Visual  Marlene Caldas Monteiro

  431. Percepção, Acção e Conhecimento nas Crianças Cegas  Esperanza Ochaita & Alberto Rosa

  432. Percursos para Pessoas com Deficiência Visual no Centro Histórico do Porto  Ivna Machado

  433. Perda da Visão e Enfrentamento  Jurema Dourado & Luize Costa

  434. Pessoas com Deficiência Visual e Imagem Telejornalística  Marcello Pereira Machado

  435. Planning Piano Lessons for Your First Blind Student  David Goldstein

  436. Plano Nacional de Leitura para Cegueira e Baixa Visão  Manuela Micaelo

  437. Possibilidades da abordagem etnográfica no trabalho com os deficientes visuais  Priscila Lima

  438. Préparation à la lecture tactile de jeunes enfants aveugles présentant des troubles associés  Marylène Tonnel-Ballavoisne

  439. Princípios fundamentais na educação da criança cega  Lowenfeld

  440. Professores em Formação em Ciências da Natureza  E. Veraszto, Eder Camargo, N. Miranda & J. Camargo

  441. Problemas das crianças cegas congénitas na construção da realidade  Sylvia Santin & Joyce Nesker Simmons

  442. Propuesta Pedagógica para Estimular el Aprendizaje de Inglés en Niños entre 5 y 9 Años Bárbara Barrera, Ivonne Perdomo & Mónica Ariza  Set. 2020

  443. Qualidade de Vida e Deficiência Visual   Sandra Rodrigues

  444. Qualquer maneira de ler vale a pena  Luciene Maria da Silva

  445. Quando os Olhos Não Vêem  Inês Grilo

  446. Reabilitação  Lizabeth de Sousa

  447. Reacções psicológicas à perda de visão  Cristina Barczinski

  448. Reaching, Crawling, Walking...  Susan Simmons & Sharon Maida

  449. Recursos didáticos na educação especial  Jonir Cerqueira & Elise B. Ferreira

  450. Regras de Atletismo para Atletas Invisuais [B1, B2 e B3]

  451. Rehabilitación Integral para Personas Ciegas  CRAC

  452. Relato de uma Experiência de Integração de Alunos com DV  Fernando Jorge Alves Correia

  453. Repercusión de la Deficiencia Visual en las Personas Mayores  Ignacio Párraga Martínez

  454. Repercusiones de la Deficiencia Visual de Personas Mayores en Cuidadores Familiares  Pura Díaz-Veiga y María Izal-Fernández de Trocónizb

  455. Representações Sociais de Professores sobre a Inclusão de Alunos com Deficiência em Turmas Regulares  Cristiane Correia Taveira

  456. Reunião de sensibilização à escola  Maria Teresa Cavaco

  457. Saberes e Práticas da Inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão  Maria Salete Fábio Aranha

  458. Science for Students with Visual Impairments  David Kumar, Rangasamy Ramasamy & Greg Stefanich

  459. Se é professor...  DGEBS

  460. Sexualidade de Cegos  Maria Alves de Toledo Bruns

  461. Shared Storybook Reading  Elizabeth Dennison

  462. Símbolo internacional de pessoas com Deficiência Visual | Cegueira

  463. Simulando as deficiências: como é ser um deficiente visual?  M.ª Salete Fábio Aranha

  464. Sistema de aquisição de conhecimento para apoio à consulta de Subvisão  Cláudia Martins Antunes

  465. Sistemas Técnicos e Tácticos no Goalball  Alessandro Tosim, Alaércio Perotti Jr, Teresa Leitão & Regina Simões

  466. Sobre Formação de Professores no Uso das Tecnologias Educacionais Específicas Ângela Antelo Tesch

  467. Sofrimento Emocional na Deficiência Visual  Ana Sofia Teixeira

  468. Sonhos Arquetípicos em portadores de Deficiência Visual  Jorge Monteiro de Lima

  469. Story Boxes: A Hands-On Literacy Experience  Norma Drissel

  470. Studying Embossed Maps  Paivi Toikkanen

  471. Sugestões de Atividades para a Educação Infantil da Criança com DV  Marilda Moraes Garcia Bruno

  472. Sugestões para as famílias de crianças com baixa visão  Mara Siaulys

  473. Tactile Storytelling  Philipp Meyer

  474. Teaching English to blind students  Chok Seng

  475. Teaching Geography to Visually Impaired Students  Stuart Snowdon

  476. Teaching Handwriting to a Braille Reader  Jodi Floyd

  477. Teaching Math to Visually Impaired Students | Teaching Strategies  Susan A. Osterhaus 

  478. Teaching Science to Students with Visual Impairments  Tiffany Wild & Karen Koehler

  479. Teaching Science to the Visually Impaired  Sandy Watson & Linda Johnston

  480. Teatro-Educação: uma experiência com Jovens Cegos  Roberto Rabêllo

  481. Teclado de Computador  Marco António Queiroz

  482. Técnica de Mãos Sobre Mãos  Carlton Anne Cook Walker

  483. Tecnologia táctil para a avaliação da dor em cegos  Ana Cláudia Toniolli & Lorita Pagliuca

  484. Tenho um bebé no berço  Mara Siaulys

  485. The Impact of Vision Loss on Development & Learning  Carmen Willings

  486. The Impact of Visual Impairment on the Acquisition of Early Communication Skills  Ian Bell

  487. The Role and Function of the Teacher of Students with Visual Impairments  Susan Spungin & Kay Ferrell

  488. The Social Model of Disability  Tom Shakespeare

  489. Toque o bebé!  Lois Harrell

  490. Toys for blind children  WonderBaby

  491. Treino das AVD para crianças deficientes visuais  Sonja Myrimer

  492. Treino sensorial para pessoas cegas  Julie Fields

  493. Universal Design  The Center for UD at North Carolina State University

  494. Universo Táctil  Mara Siaulys

  495. Veicular Conceitos Matemáticos em estudantes cegos no ES Politécnico: pertinência da utilização do Multiplano  Carla Costa

  496. Ver e Não Ver  Eline Rozante Porto

  497. Ver e Não Ver  Márcia Moraes

  498. Ver, Não Ver e Aprender  Adriana de Laplane & Cecília G. Batista

  499. Ver pela Arte: Projecto de Ensino de Música a Deficientes Visuais  CNC

  500. Vida Independente: Uma Nova Visão  Ana Patrícia Santos

  501. Vinculação conjugal e estilos parentais em pais de filhos com e sem Deficiência Visual  Andreia Vaz

  502. «¡Voy al Cole!» Material para la inclusión del niño con discapacidad visual en la etapa de Educación Infantil  Herranz Tardón, M.ª Holgado López & Marín Palomino

  503. Vulnerabilidade à Violência Sexual no Contexto da Escola Inclusiva: Reflexão sobre a Invisibilidade da Pessoa com Deficiência  Windyz B. Ferreira

  504. Women Who Are Visually Impaired or Blind as Psychotherapy Clients  Mary Harsh


Δ

actualização
18.Nov.2020
Maria José Alegre
 

Siga este site no Facebook.     Siga este site no Twitter    Envie um email à Webmaster do Site