Ξ  
 

 SOBRE A DEFICIÊNCIA VISUAL

pessoa cega acompanhada  Textos Didácticos    novo ► 66
 

  1. A Aprendizagem da Célula por estudantes cegos utilizando Modelos Tridimensionais Sandra Cardinali & Amauri Ferreira

  2. A Bengala como Símbolo e Auxiliar  Die Gegenwart

  3. A Bengala como um instrumento lúdico na OM do Deficiente Visual  Vera Ferraz & Lúcia Filgueiras

  4. A Cegueira Congénita e o Desenvolvimento Infantil  PBC Boston Mass.

  5. A Cidade à vista do Cego: Informação, Mobilidade e Cidadania  Maria Paula Trigueiros Cunha

  6. A Comunicação como barreira à inclusão de alunos com DV em aulas de Electromagnetismo  Eder Camargo, Roberto Nardi & Estéfano Veraszto

  7. A Comunicação e a relação interpessoal com o aluno deficiente visual  Maria da  Glória Mota

  8. A Construção da Criança com Deficiência Visual como Sujeito Social  Sonia B. Hoffmann

  9. A Construção do Conceito de Número e o pré-Soroban  Cleonice Fernandes et al.

  10. A Contribuição da Fisioterapia para Crianças com Amaurose Congênita  Diana Manso et al.  Jan. 2021

  11. A Criança Cega e a Literatura Infantil  Sara Joana Branco dos Santos

  12. A Criança cega em idade pré-escolar  US Dept. Health, Education & Welfare

  13. A Criança com Baixa Visão: um Guia para Pais Equipa da Consulta de Baixa Visão do Hospital Pediátrico de Coimbra

  14. A Criança Deficiente Visual e seus Pais  Kay Alicyn Ferrel

  15. A Criança com Deficiência Visual e suas Relações com o Outro Social  Sonia B. Hoffmann

  16. A Criança Visualmente Incapacitada, do Nascimento Até a Idade Pré-Escolar: a Importância da Estimulação Visual  William Padula & Susan Spungin

  17. A Deficiência na Comunicação Social: boas práticas para Jornalistas  INR e RTP

  18. A Deficiência Visual  Maria José Alegre

  19. A Deficiência Visual no Ensino Regular  Fernando Marques Pereira

  20. A Deficiência Visual para os Adolescentes: o Olhar da Enfermeira  Laura Lima Costa

  21. A Disciplina de Educação Visual  Lígia Leitão

  22. A Dor Depressiva na Reabilitação da Incapacidade Física Adquirida  Rui Aragão Oliveira

  23. A Educação do Portador de Deficiência Visual  Elcie Masini

  24. A Educação Física como Agente de Inclusão  José Manuel Alves Nunes

  25. A Educação Precoce da Criança Cega  OS Caja de Pensiones

  26. A Escola espera por mim?  Margarida Loureiro

  27. A Expressão Corporal, o Teatro e o Deficiente Visual  Marlíria Cunha

  28. A Família com Filhos Adolescentes com NEE  M.ª Isabel Bica Costa

  29. A Função Docente e o Professor com Deficiência Visual  Elisabete Marcelino Domingos

  30. A Grafia da Assinatura na construção da identidade  Izilda Campos

  31. A importância da assinatura para a inclusão da pessoa cega  Ethel Rosenfeld

  32. A Importância da AVD na Educação e Reabilitação dos DV  Elizabeth Jesus

  33. A Importância da Educação Física  Michele Pereira de Souza

  34. A Importância do Brincar para Crianças Cegas e com Baixa Visão  Olga Souza

  35. A Importância do Tacto para as pessoas com DV  T. V. Cranmer

  36. A Importância do Trabalho para o Cego  Airton José Santos

  37. A Inclusão do Deficiente Visual nas aulas de Educação Física escolar  M.ª Luíza T. Alves & Edison Duarte

  38. A Inclusão dos Deficientes Visuais na Escola Regular  Fabiana Santos

  39. A Inclusão na Banda Desenhada  Maurício de Sousa

  40. A Inclusão na Educação Matemática  Solange Fernandes e Lulu Healy

  41. A Inclusão Social tem Influência nas Práticas Museais? Patricia Roque Martins

  42. A Iniciação no Atletismo para Pessoas Cegas e com Baixa Visão Ciro Winckler & outros

  43. A Integração Escolar das Crianças e dos Adolescentes Deficientes  OCDE

  44. A Kitchen Curriculum for the Parents of Visually Impaired Children  Franziska Naughton & Sharon Sacks

  45. A Linguagem na Cegueira  CAIPdv

  46. A Matemática e a Geometria na Educação Inclusiva dos Deficientes Visuais  Sílvio Vieira & Francisco Silva

  47. A Palavra Cegueira: Um Pequeno Estudo Sobre as Reacções de 3 Grupos Diferentes  Vítor Reino

  48. A Participação da Família no Processo Educativo da Pessoa Portadora de DV  Emilia Parpinelli

  49. A Perda da Visão na Adolescência e na Idade Adulta  Ana Maria Medeiros

  50. A Psicologia do Tacto  Morton Heller Winston

  51. A Qualidade de Vida de Adolescentes com Cegueira Congénita ou Precoce em Portugal Nuno Marques

  52. A Reabilitação das Pessoas com Deficiências Visuais  Sandra Rodrigues

  53. A Reversão da Atenção em pessoas com DV  Virgínia Kastrup

  54. A Utilização dos Recursos Ópticos na Sala de Aula  M.ª Eugénia Rocha

  55. A Vida dos Portadores de Deficiência  José Pastore

  56. A Visita de Estudo  Luís Botelho Ribeiro

  57. A Vivência da Sexualidade por adolescentes portadoras de Deficiência Visual Camila Pontes Bezerra

  58. Abordagem da Enação no Campo da Deficiência Visual  Virgínia Kastrup, Filipe Carijó & M.ª Clara de Almeida 

  59. Acessibilidade de Museus Europeus para Deficientes Visuais  Susana Mesquita  [PDF]

  60. Acesso tátil: uma introdução à questão da acessibilidade estética para o público DV nos museus Filipe Carijó, Juliana Magalhães & M.ª Clara de Almeida

  61. Accueillir un élève malvoyant dans sa classe SARHIS

  62. Accueillir un élève non-voyant dans sa classe SARHIS

  63. Acessibilidade a Computadores para Professoress de Alunos c/ NEE  Microsoft  [PDF]

  64. Acessibilidade na WEB  WebAIM

  65. Actividade Física e Qualidade de Vida em Crianças e Jovens com Deficiência Visual  Tiago Gomes

  66. Actividades Acuáticas para Personas con Discapacidad Visual  José Luis Vaquero Benito  Mar.2021

  67. Actividades Corporais no Processo de Alfabetização da Criança Cega Lúcia Silva Monteiro

  68. Actividades da Vida Diária  Tomteboda RC

  69. Actividades de Estimulación Visual para la Educación Infantil  Manuel Bueno Martín

  70. Actividades de Inclusão para Alunos cegos e com Baixa Visão em Aulas Regulares de Língua Estrangeira Anabela Ferreira

  71. Actividades de Vida Diária  Tomázia Lora

  72. Actividades Diarias para Niños con Ceguera  WonderBaby

  73. Actividades Físicas e Desportivas para Deficientes Visuais  João Oliveira

  74. Actuação da Fisioterapia em Deficientes Visuais  Maitê Peres de Carvalho et al. 

  75. Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com DV  Vivian de Oliveira Preto

  76. Adaptación de Material para Ciegos y Deficientes Visuales  Antonia Raya Medina

  77. Adaptaciones Curriculares para Alumnos con Baja Visión e Invidentes  Antonio Fuentes

  78. Adapted Physical Education for the Blind and Visually Impaired  Kathy Letcher

  79. Adequações Curriculares na Baixa Visão  Glória Romagnolli

  80. Adolescentes portadores de DV: percepções sobre sexualidade  Giovana Moura & Eva Rubim Pedro

  81. Adolescer: A Vivência de portadores de Deficiência Visual  Maria Alves Bruns & Patrícia Salzedas

  82. Afeto e Inclusão em Contexto Escolar  Larissa Mesquita Ribeiro

  83. Ajudas técnicas / Produtos de apoio  INR

  84. Albinismo  Anny Marquito, Danielle Czmyr, Giselle Silveira & Letícia de Oliveira

  85. Alfabetização da criança cega: uma reflexão necessária  Maria da Glória Almeida

  86. Alfabetização de alunos com baixa visão significativa  Marilda Bruno

  87. Alfabetizando a Criança Cega  Projecto Nova Visão

  88. Alucinações Visuais na Enxaqueca  Oliver Sacks

  89. Alumnos con Discapacidad Visual. Necesidades y Respuesta Educativa  Pablo Martín Andrade

  90. Alunos Cegos e com Baixa Visão: Orientações Curriculares Alberto Mendonça, Cristina Miguel, Graça Neves, Manuela Micaelo, Vítor Reino  [PDF] 

  91. Alunos Cegos nas aulas de Matemática  Nuno Santos, Cláudia Ventura e Margarida César

  92. Alunos com Multideficiência e Surdocegueira  congénita  Clarisse Nunes [PDF]

  93. Apoio psico-pedagógico ao Deficiente Visual Ana Soares, Andreia Fontinho, Cristiana Duarte, Inês Marques & Mariana Matias

  94. Aprender a Ver, Aprender a Tocar  María del Mar Alvarez & Esteve Bellini i Cortés

  95. Aprendizagem Activa na Criança com Multideficiência: Guia para educadores  Clarisse Nunes [PDF]

  96. Apprendre à jouer à un enfant aveugle de 2 à 5 ans  Brigitte Assénat, Hélène Dupuis & Luc Grégoire

  97. Apprends moi à faire tout seul  Sylvie Boutadou

  98. Aprendendo a Ler e Escrever em braille  Clarissa Nicolaiewsky

  99. Aprendizaje Músical en la Diversidad  R.D. Profesionales de la Enseñanza

  100. Aquisição do Conhecimento no Cego  Eliana Maria Ormelezi

  101. Arte, Educação e Inclusão: Orientações para Áudio-Descrição em Museus Francisco J. Lima et al.

  102. As Barras Adaptadas de Cuisenaire como Mediadoras como Mediadoras do Processo de Ensino e Aprendizagem  Marianna Drummond

  103. As Barreiras Invisíveis da Integração  António Lavouras Lopes

  104. As Crianças cegas e as mães: uma análise ao sistema de sinais  Selma Fraiberg

  105. As Deficiências Visuais na criança  Clayette, Madignier, Magnard & Hullo

  106. As Estereotipias na Criança Portadora de Deficiência Visual  Alice Dias

  107. As Mãos Compreendem  Lilli Nielsen

  108. As Relações entre Deficiência Visual Congénita, Condutas do Espectro do Autismo e Estilo Materno de Interacção Ana Delias de Sousa

  109. As Representações dos Professores de Educação Especial e as Necessidades das Famílias Filomena Pereira

  110. Atendimento Precoce aos Bebés Deficientes Visuais e suas Famílias  Patrícia Roveda

  111. Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras  Laercio Sant´Anna et al.

  112. Audiojogos como Ferramenta Inclusiva  Blind Games Brazil

  113. Aulas de natação para pessoas com deficiência  Alexandre Paulo Loro

  114. Autoestima a partir do caminhar: Orientação e Mobilidade da pessoa com DV Andreisa Santos & Sandra Castro

  115. Avaliação e Intervenção em escolares portadores de Baixa Visão em Sala de Recursos Keila Carvalho et al.

  116. Avaliação Visual de alunos com bx visão numa aula de Educação Física Ciro Winckler Oliveira & José J. Gavião

  117. Avaliar e Treinar Atletas com Deficiência Visual: problemas e soluções  Nuno Alpiarça

  118. Awakening to Life  Alexander Meshcheryakov

  119. Ayudando a Crecer a mi Hijo: un aporte pedagógico para el área científica  Luz Correa B.

  120. Barreiras Atitudinais: Obstáculos à Pessoa com Deficiência na Escola Francisco J. Lima & Fabiana Silva

  121. Benefícios da Prática Desportiva em Pessoas com Deficiência Visual  Duarte Comprido & Andreia Violeiro

  122. Biologia para Alunos Deficientes Visuais com foco no Sistema Nervoso Central  Gabriel Silva & Rosangela Dias

  123. Blindness - Medical | Disability Information for Classroom Teachers  Alberta Education

  124. Boas Maneiras à Mesa: guia para cegos  Widerberg e Kaarlela

  125. Boas Práticas na Intervenção Precoce Joaquim Gronita, Júlia Pimentel, Cátia Matos, Ana Bernardo, Joana Marques [PDF] 

  126. Braille Reading Speed  Susan Ford & Ramona Walhof

  127. Brincando de ver  Marina Costa

  128. Brincar é um assunto sério!  Ana Margarida Carvalho & Rita Pereira

  129. Brincar para todos  Mara Siaulys  [PDF]

  130. Brinquedos e brincadeiras para crianças cegas  Ana Leite

  131. Brinquedos para crianças com Deficiência Visual

  132. Caminhando Juntos: Manual de Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade  João Felippe

  133. Caminhar sem Medo e sem Mito  Sonia Hoffmann e R. Seewald

  134. Características Psicopedagógicas en Niños y Niñas con Discapacidad Visual Geraldina Franco  Jan. 2021

  135. Cartografia Tátil e os Sentidos  Paula Juliasz & Isabel Castreghini de Freitas

  136. Cartografia Tátil: Mapas para Deficientes Visuais  Ruth Loch

  137. Cécité et Précocité Intellectuelle  Enfant Aveugle

  138. Cedo para ser velho e tarde para ser cego  Cristina Almeida

  139. Cegueira Congénita e seus Efeitos na Aquisição do Conhecimento  Eliana Maria Ormelezi

  140. Cegueira Congénita na Construção da Realidade Biofísica e Psicossocial Fernando Jorge Figueiredo

  141. Cegueira e Baixa Visão  Elizabet Dias Sá

  142. Cegueira e Depressão  Ana Lúcia Pinheiro

  143. Cegueira: O que é, o que faz e como viver com ela  Thomas Carroll

  144. Cidadãos com Deficiência: Direitos que Fazem a Diferença  DECO

  145. Cognição Motora em Deficientes Visuais: importância da visão no controle das acções  Luís Imbiriba

  146. Comment choisir un jeu pour un enfant aveugle?  Christine Hénault

  147. Comment rendre un site internet accessible à la personne aveugle  BlindLife

  148. Como Ajudar Um Cego  SNRIPD

  149. Como Criar Espaços e Serviços Públicos mais Acessíveis  ACAPO

  150. Como desenvolver programas de Orientação e Mobilidade para pessoas com DV  Nely Garcia

  151. Como devo educar meu filho cego?  Wilhelm Heimers

  152. Como enxergar bem sem óculos: o sistema Bates aplicado ao dia-a-dia  M. Matheus de Souza

  153. Como Integrar o Aluno Deficiente Visual na Aula de Educação Física?  Paulo Coelho

  154. Como o Cego Aprende  Airton José Santos

  155. Como Se Não Vê o Que Se Não Vê?  Sara Joana Branco dos Santos

  156. Como transcrever Banda Desenhada em braille  Projecto HQ para DV ler

  157. Competências Pessoais e Sociais e a Deficiência Visual  Margarida Gaspar de Matos

  158. Composições do não ver: contando histórias Camila Alves, Carolina Manso, Josselem Oliveira, Julia Neves, Liz Eliodoraz, Luciana Franco, Thadeu Gonçalves, Vandré Vittorino, Marcia Moraes

  159. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos-estórias M.ª Lucia Amiralian

  160. Compreender a Baixa Visão  Fernanda Ladeira & Serafim Queirós [PDF]

  161. Comprendre la cécité  Enfant Aveugle

  162. Comunicação não-verbal entre o enfermeiro e o cego  Cristiana Brasil de Almeida

  163. Conceitos Aquisição Básica para a Orientação e Mobilidade  Ivete De Masi

  164. Condições para beneficiar de Apoios Educativos Especiais  INR

  165. Consciência Fonológica e Sistema Braille: reflexões sobre o tratamento da ortografia  Iara Farias & Amanda Botelho

  166. Construção do Autoconceito e Rendimento Escolar  M.ª Inês Costa e M.ª João Carapeto 

  167. Construindo a Articulação entre Arte e Deficiência Visual  Virgínia Kastrup

  168. Conteúdo Visual em Sonhos de Cegos  Helder Bértolo & Teresa Paiva

  169. Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com Deficiência Visual  Adriano Nuernberg

  170. Contribuições do Soroban|Ábaco para o Ensino da Matemática  André Ferreira de Lima

  171. Contributos da Ciência no Estudo do Sofrimento Emocional na Deficiência Visual Ana Sofia Teixeira, Anabela Sousa Pereira & Ana Torres Pires

  172. Contributos para um Conceito de “Biblioteca Inclusiva”  Alice Ribeiro 

  173. Coping with Blindness  Alvin Roberts

  174. Crescimento, Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança Visualmente Incapacitada  Carol Halliday

  175. ¿Cuál es la colocación más apropiada para los niños invidentes o con deficiencias visuales?  APH

  176. Cultura dos Sentidos e Ampliação do Paradigma Comunicacional  Augusto Deodato Guerreiro

  177. Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas  M.ª Odete Emygdio da Silva

  178. Défices Visuais  Maria José Lobato

  179. Deficiencia Visual. Aspectos Conceptuales y Repercusiones Funcionales  Rafael González et al.

  180. Deficiência Visual  Marta Gil

  181. Deficiência Visual vols 1, 2 e 3  Marilda Bruno e M.ª Glória Mota  [PDF]

  182. Deficiência Visual Cortical: causas e manifestações  Lilli Nielsen

  183. Deficiência Visual, Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora e Habilidades Motoras  Margarida Leal

  184. Deficiência Visual, Interação e Desenvolvimento da Linguagem  Fabiana Kaodoinski & Fernanda Toniazzo

  185. Deficiência Visual: Reflexão sobre a Prática Pedagógica  Marilda Bruno

  186. Deficiências Instaladas: Quando a Deficiência Visual se Converte em Deficiências Múltiplas  Sabrina Casado

  187. Deficiente Visual e Acção Educativa  Manuel Martín e Salvador Bueno

  188. Deficiente Visual: Educação e Reabilitação  Ivete De Masi

  189. Deficientes Visuais podem ter Aulas de Biologia  Rosilene Ricardo

  190. Definição de Cegueira e Baixa Visão  António João Menescal Conde

  191. Desarrollo Curricular en el área de Autonomía personal  M. A. Arnau Gilberte & M. Orta Molins

  192. Desarrollo Psicológico de los Estudiantes con Discapacidad Visual  Geraldina Franco

  193. Descobrindo o real papel das outras percepções, além da visão, para a OM  Tomázia Lora

  194. Desempenho funcional de crianças com deficiência visual  Juliana Malta et al.

  195. Desenho Geométrico e Deficiência Visual  Jorge Brandão

  196. Desenho Universal  Helena Degreas

  197. Desenvolvimento da criança com DV e Interacção mãe-criança  Ana Cristina Cunha & Sónia Enumo

  198. Desenvolvimento de conceitos em cegos congénitos  Sylvia Nunes e José Fernando Lomônaco

  199. Desenvolvimento Sócio-Cognitivo das Crianças com Deficiência Visual  Ivo Henriques & Susana Spínola

  200. Desenvolvimento Táctil e suas Implicações na Educação de Crianças Cegas  Harold Griffin e Paul Gerber

  201. Desenvolvimento Visual da Criança com Déficit Visual Cortical  Jucimar Sidney

  202. Design Inclusivo: Tocar para VerBrinquedos para Crianças Cegas e de Baixa Visão  M.ª Leonor D. Pereira

  203. Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão  Augusto Deodato Guerreiro  PDF

  204. Differentiated Instruction: Blind Students | Visually Impaired Students  Alberta Education

  205. Dificuldades de Comunicação e Sinalização na Deficiência Visual  Marilda Bruno

  206. Disability, Identity and Difference  Tom Shakespeare  Fev.2021

  207. Discussão dos Saberes Docentes para a Inclusão do Aluno com DV em Aulas de Física  Eder Pires de Camargo

  208. Discussões metodológicas para o ensino da Bengala à Criança Cega  Sonia Hoffmann

  209. Early Identification of Infants Who Are Deaf-Blind  Peggy Malloy et al.

  210. Educação Artística: sugestões de actividades  SAC

  211. Educação de Alunos Deficientes Visuais em Escolas Regulares  J. K. Horton

  212. Educação dos Cegos no Brasil  Aires da Mata Machado Filho

  213. Educação Física, Cegueira e Percepção Plantar  Ruy Rodrigues Miranda & Hiran Pinel

  214. Educação Física e Desportos Adaptados  Joseph P. Winnick

  215. Educação Física escolar e Inclusão  Márcia Gorgatti

  216. Educação Física, Orientação e Mobilidade e Deficiência Visual  José Alberto Moura e Castro

  217. Educação Física para Deficientes Visuais  A. J. M. Conde

  218. Educação, Inclusão e pessoa com DV na educação básica  Dayene Siqueira & Dirceu Siqueira

  219. Educação Inclusiva e Educação Especial: Um Guia para  Directores  DGIDC  [PDF]

  220. Educação Musical para Deficientes Visuais  Rafael Vanazzi de Souza

  221. Educação Sexual da Pessoa com Deficiência Visual  Camila Gandini

  222. Educação Sexual e Deficiência Visual: o Diálogo do Silêncio x o Silêncio do Diálogo Maria Toledo Bruns

  223. Effective Classroom Adaptations for Students with Visual Impairments  Penny Cox & Mary Dykes

  224. El Aprendizaje de las Ciencias en niños ciegos y deficientes visuales  M.ª Luisa García et al.

  225. El Bebé Ciego: Primera Atención; Un Enfoque Psicopedagógico  Mercé Leonhardt  [PDF]

  226. El Cuidador de Niños con Deficiencias Visuales  Psicologo Escolar

  227. El Niño Ciego  Lev Semionovitch Vigotski

  228. Elaboração de Tabelas Periódicas para facilitação da Aprendizagem de Alunos portadores de DV  João Batista Filho, Liliane Andrade, Kércya Sousa, Kyara Limeira & Poliane Batista

  229. En los Zapatos de los Niños Ciegos  Rosa Revuelta e Elena López

  230. Enseñanza de dibujo a niños ciegos  El Rincón del Vago

  231. Ensina-me a ser independente!  Sherry Gaynor

  232. Ensinar trigonometria a um cego  Luiz Alberto Melchert de Carvalho

  233. Ensino da Música a Alunos Cegos ou de Baixa Visão  Cristina Cunha

  234. Ensino de Lógica de Programação para Cegos  Rubia Steffens et al.

  235. Ensino do Braille: Estratégias de Leitura  Fátima Mendes

  236. Ensino/Aprendizagem do Braille  Vítor Reino

  237. Entendendo a Baixa Visão-orientação para pais  E. Gasparetto e Kara-José

  238. Entendendo a Baixa Visão-orientação para profs  R. Oliveira, K-José e Wilson

  239. Entre Amor e Ódio: Os Dilemas da Educação do Outro  Rosely Gayoso

  240. Entre Aveugles  Louis Émile Javal

  241. Entre Cores e Pessoas com Visão Subnormal  Robson Costa & Viviane Coutinho

  242. Equilíbrio em crianças e jovens cegos e de baixa visão  Diana Rocha, Olga Vasconcelos & Paula Rodrigues

  243. Escrita Ortográfica e Revisão de Texto em Braille  Clarissa Nicolaiewsky & Jane Correa

  244. Essential components of educational programming for students who are blind or VI  Alberta Education

  245. Estereotipias na Infância  Sonia B. Hoffmann

  246. Estimulação e reabilitação visual  Jucimar Sidney

  247. Estimulação Precoce na Criança Cega  Kátia Oliveira

  248. Estimulação Precoce: sua Contribuição para o Desenvolvimento Motor e Cognitivo da Criança Cega Congênita nos Dois Primeiros Anos de Vida  M.ª Rita Rodrigues & Nilza Macário

  249. Estratégias a utilizar em Salas de Aula Inclusivas  Luís de Miranda Correia, Ana P. Martins & Rosa M.ª Ferreira

  250. Estratégias de ensino utilizadas, também, com um aluno cego, em classe regular  Luzia Guacira Silva

  251. Estrategias de Estudio utilizadas por Pianistas Ciegos  Paula Chávez

  252. Estratégias para a Exploração e Leitura de Mapas Tácteis  DGEBS

  253. Estratégias Pedagógicas para o Ensino do Violoncelo a Alunos com Deficiência Visual Inês Coelho Fev.2021

  254. Être Accompagnant d’un Élève Aveugle de Naissance  Enfant Aveugle

  255. Éveil des Sens  Enfant aveugle

  256. Exclusão das Crianças Cegas da Prática de Ensino da Alfabetização Espacial em um Contexto de Escola Inclusiva  Marcelo Torreão Sá

  257. Expanded Core Curriculum for Students Who Are Blind or Visually Impaired  Alberta Education

  258. Experiência Estética para Invisuais  Ana Sofia Melo das Neves

  259. Ferramentas cognitivas e tecnológicas para a inclusão social de pessoas com DV  Eliana Sampaio

  260. Fire Is So Loud: Tips to address Empty Language for Children with Cortical Visual Impairment or other types of Visual Impairment  Peg Palmer

  261. Formação de conceitos em crianças cegas  Cecilia Guarnieri Batista

  262. Funções de um Celular para Pessoas Cegas  Joyce Jobis

  263. Futsal para cegos  Ramon Pereira de Souza

  264. Geography in a different way  Roman Brvar

  265. Glaucoma em idosos: Subjetividade e relações familiares  Denise Gutierrez e Nayana Julho

  266. Goalball  Viriatos

  267. Grafia braille para a Língua Portuguesa  IBC

  268. Grafia musical braille  Dolores Tomé

  269. Guia de Intervenção Precoce na Disfunção Visual  Augusto Deodato Guerreiro  [PDF]

  270. Guia para os pais das crianças deficientes visuais  DGEBS

  271. Guia para padres de niños ciegos desde 0 meses a 3 años  Guia Bienvenido

  272. Guia para um ensino inclusivo e aprendizagem à distância  Bryn Holmes,Dulce Ferreira, Isabel Huet Silva, Paul Lynch, Stelios Kessanidis, Boba Mannova, C. Ragiadakos, Ruth Leitch & Luís Botelho Ribeiro

  273. Guiar uma Pessoa com Deficiência Visual  ACAPO

  274. Habilidades funcionais na criança com cegueira congénita Paula Alves, Grazielle Sousa & Heloísa Gagliardo

  275. Helping Children with Visual Impairments to Develop Listening Skills  Lizbeth Barclay

  276. História, Conceito e Tipos de Deficiência  Izabel Maior

  277. Histórias da Bengala Branca   ACAPO

  278. Histórias para Todos: algumas Orientações  Cuckoo

  279. How Does Visual Impairment Affect Performance on Tasks of Everyday Life?  Sheila K. West et al.

  280. Influência da Capacidade de resistência aeróbia na Orientação & Mobilidade do Cego José Moura e Castro [PDF]

  281. Imagem corporal: corporeidade da pessoa com Deficiência Visual  Rosilene Diehl & Paulo Peixoto

  282. Imagem corporal e deficiência visual  M.ª Luíza Tanure Alves & Edison Duarte

  283. Impacto da Discriminação com base na Deficiência nas Mulheres  Pedro Bettencourt Correia e outros

  284. Impacto económico da cegueira/hipovisão vs custos na prevenção em Retinopatia Diabética  José Rui Faria de Abreu

  285. Implicações de ser pai e mãe de um bebé deficiente visual  Patrícia Roveda

  286. Improving Braille Reading Fluency  Kathleen Stanfa & Nicole Johnson

  287. Inclusão de Alunos Portadores de DV nas Aulas de Educação Física  José Manuel Mendes Nunes

  288. Inclusão Escolar de Alunos Cegos e com Baixa Visão  Elizabet Dias de Sá, Izilda Campos e Myriam Silva

  289. Individualized Program Plan for Students Who Are Blind or Visually Impaired  Alberta Education

  290. Influência da natação no desenvolvimento das AVD em crianças com deficiência visual  Edgar Costa, Leonardo Canolla, Leonardo Guerra, Hugo Nunes & Sheila Santos Silva

  291. Iniciação à Leitura do Braille  Sonja Ekvall

  292. Integração do Aluno cego e de baixa visão na disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar  Leonardo Cunha da Silva

  293. Integração do Aluno Deficiente Visual em Diferentes Meios: Família, Escola, Sociedade  Paulo Coelho

  294. Inteligência Visual-Espacial  Armanda Zenhas

  295. Interação — condição básica para o trabalho do profissional com o portador de DV  Maria Lúcia Amiralian

  296. Interação Entre Crianças com Deficiência Visual em Grupos de Brincadeira  Letícia Ruiz & Cecília Batista

  297. Interação Mãe e Bebé Cego: Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem  Wanessa Silva, João Oliveira & Wanilda Cavalcanti 

  298. Internet para Necessidades Especiais  Francisco Figueiredo

  299. Intervenção fonoaudiológica e deficiência visual  Mayla Monteiro & Rita Montilha

  300. Intervenção Precoce na Criança com Baixa Visão  Heloisa Gagliardo & M.ª Inês Nobre

  301. Intervenção Precoce: reflexões sobre o desenvolvimento da criança cega até aos 2 anos  Gérson Farias

  302. Intervención Educativa con Alumnos Ciegos y de Baja Visión en las Etapas de Educación Primaria y Secundaria  Nuria Rodríguez Mena

  303. Introducción al concepto de Aprendizaje Activo de Lilli Nielsen  Stacy Shafer

  304. Is My Blind Child Autistic?  Mary McDonach

  305. Keyboard Instruction for the Blind Music Student  Daniel and David Simpson

  306. L'accès à l'information parlée chez l'aveugle  Anita Richaume-Crinquette

  307. L'Adolescent Déficient Visuel  Pierre Griffon

  308. L'apprentissage de la marche chez l'enfant non-voyant ou malvoyant  INLB

  309. L’Enseignement des Langues aux Adultes Déficients Visuels  EuroBlind

  310. L'Intégration en action(s): stratégies et outils pédagogiques pour l'enseignant de classe ordinaire intégrant un enfant déficient visuel  Sylvie Loraine

  311. La Educación Musical de Personas con Deficiencia Visual y la Musicografía Braille  Isabel Bertevelli

  312. La Fisioterapia en el Entorno Educativo del Niño con Discapacidad Visual  David Presas y Miquel S. Martí

  313. La Lecto-escritura en Tinta en Alumnos con Baja Visión  María Pilar S. Sánchez

  314. La Lingüística en las Personas con Discapacidad  Filiberto Rodríguez

  315. La Personne Âgée Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  316. Laços que Aprisionam: O Cárcere Emocional Estabelecido pelas Relações de Superproteção Camila Gandini

  317. Lazer e Turismo para Pessoas com Deficiência  Marina Faria & Paulo Motta

  318. Le Développement de la Conscience de l'Écrit chez l'Enfant Aveugle Âgé de 0 à 5 Ans  Yves Jalbert et Pierre-Olivier Champagne

  319. Le Travail de Deuil chez la Personne Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  320. Learn To Use Your Other Senses To Help You Cope with Blindness and Vision Loss  VisionAware

  321. Learning Braille: The Relevance of Low-Tech Devices  Laura Matz

  322. Learning To Live With Blindness: Rehabilitation Teaching  Alvin Roberts

  323. Learning To Work With Blindness: Vocational Counseling  Alvin Roberts

  324. Lecture des Aveugles  Émile Javal

  325. Leitura Musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia braille na perspectiva de alunos e professores  Fabiana Bonilha

  326. Ler para cegos  Milton Schinca

  327. Les troubles du sommeil chez les aveugles  Dr Damien Léger & Dr Nicolas Hommey

  328. Leve o seu filho cego para a cozinha!  Ruth Schroeder

  329. Listening Skills  Jodi Floyd

  330. Literacia Emergente para a Cegueira  CAIPdv

  331. Los Trastornos de Lenguaje en Niños con Deficiencias Visuales  Walter Elstner

  332. Louis Braille: sua vida e seu sistema  Jurema Venturini

  333. Mãe! Pai! Ajudem-me  Lucimar Amaral Ezequiel

  334. Making the most of your sight  RNIB

  335. Malvoyance et autisme  Enfant Aveugle

  336. Mapas mentais de deficientes visuais como suporte ao design da informação urbana na Web  Geisa Golin, Ruth Nogueira, Gabriela Alexandre & Josiane Cabral

  337. Matemática e a Deficiência Visual  Aline Leichtfeld de Araújo & Fernanda Marszaukowski

  338. Matemática e Deficiência Visual  Jorge Carvalho Brandão

  339. Materiais Didáticos para a Inclusão de Educandos Cegos no Ensino de Matemática  Luí Fellippe Mollossi, Rogério de Aguiar & Méricles Moretti

  340. Material didáctico para alumnos invidentes en el aula de inglés (educación primaria)  Helena Aikin Araluce

  341. Matériel de pré-braille pour Enfants basé sur l’histoire de «Blanche-Neige et les Sept Nains»  Christine Henault

  342. Meios de Comunicação e Deficiência: Manual de Estilo

  343. Metodología para la Educación Artística en Niños Ciegos y de Baja Visión  Annabelle Díaz Muñoz

  344. Meu Filho Cego  Edda Sá de Albuquerque

  345. Mitos e Símbolos na Magia da Linguagem da Infância  Maria da Gloria Almeida

  346. Mobilidade na primeira pessoa  Ana Maria Fontes

  347. Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) e Alunos com NEE  Luís de Miranda Correia

  348. Modos de intervir com jovens deficientes visuais: uma experiência de grupo de teatro  Márcia Moraes

  349. Mudança de Comportamentos Motores no Utilizador de Cão-Guia  João Fernandes & Maria João Fernandes 

  350. Museus e Acessibilidade  Peter Colwell & Elisabete Mendes  [PDF]

  351. Music Adaptations For Students who are Blind or Visually Impaired  Carmen Willings

  352. Musicografia Braille: Instrumento de Inserção e Formação Profissional  Dolores Tomé

  353. Musicoterapia para deficientes visuales  El Rincón del Vago

  354. Myths and Facts about Touch and Tactile Pictures for the Blind  J. M. Kennedy

  355. Não podemos ver, não devemos tocar ...  Bertrand Verine

  356. Necessidades Educativas Especiais na Sala de Aula: Um Guia para Professores  Lee Brattland Nielsen

  357. Ninguém é PerfeitoVivendo e Crescendo com Crianças que têm Necessidades Especiais  Nancy B. Miller

  358. Niños ciegos. Pautas para estimular su desarrollo  Celia Rodríguez Ruiz

  359. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille  Edison Lemos, Jonir Cerqueira, M.ª Gloria B. Mota & Regina Caldeira de Oliveira

  360. Nos 150 anos da morte de Louis Braille  Vítor Reino

  361. O Alfabeto Braille, Sua Génese, Seu Significado  Albuquerque e Castro

  362. O Aluno Cego, a Escola e o Ensino da Matemática  Paulo Campos & Miriam Godoy

  363. O Aluno Cego: Preconceitos e Potencialidades  Sylvia Nunes & José Lomônaco

  364. O Aluno Deficiente Visual  site 'A Deficiência'

  365. O Aluno Deficiente Visual na Escola: lembranças e depoimentos  Kátia Caiado

  366. O Brincar da Criança Cega  Vanda Cianga Ramiro

  367. O Cego, O Espaço, o Corpo e o Movimento: uma questão de Orientação e Mobilidade  Admilson Santos

  368. O Cego na Escola e na Sociedade: um estudo psicológico  Thomas Cutsforth

  369. O Cliente com Deficiência Visual no Sector do Turismo  Perfil

  370. O Corpo Se Vê: Educação e Motricidade  Eline Rozante Porto

  371. O Corpo (Im)perfeito: a Protecção Constitucional de uma Construção Social?  António de Araújo

  372. O Deficiente Visual  Sylas Fernandes Maciel

  373. O Deficiente Visual e a Aula de Educação Física  Mário Jorge Lopes

  374. O Deficiente Visual e a Atenção Farmacêutica  Eliana Nascimento & Luciene Marques

  375. O Desenvolvimento da Criança Cega  Maria Eduarda Dias

  376. O Desenvolvimento de Crianças Cegas e de Crianças Videntes  M.ª Luiza França-Freitas e M.ª Stella Gil

  377. O Desenvolvimento Motor da Criança Cega nos primeiros anos de vida  Júlio Paiva

  378. O Desenvolvimento Psicomotor do Cego  Michel Kyrillos

  379. O Efeito da Motricidade do Judo no Equilíbrio de Crianças com Deficiência Visual  Ana C. Pinto & Josiane Lima

  380. O Ensino da Biologia na Deficiência Visual  Camila R. Santos & Vanessa Manga

  381. O Ensino da Educação Física para Deficientes Visuais  José Pereira de Melo

  382. O Ensino da Física a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo

  383. O Ensino da Física e Química a alunos com Deficiência Visual  Clara Gonçalves

  384. O Ensino da Física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades para alunos cegos e com baixa visão  Eder Pires de Camargo

  385. O Ensino da Geografia e a cegueira  Ana Paula Chaves

  386. O Ensino da História a Deficientes Visuais: recursos didácticos  Luciano Paixão

  387. O Ensino da Língua Inglesa para Alunos Cegos e com Baixa Visão em Salas Inclusivas do Ensino Médio  Sara França & outros

  388. O Ensino da Óptica a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo, Roberto Nardi, Paulo Maciel Filho & Débora Almeida

  389. O Ensino da Ortografia para crianças cegas  Amanda Botelho Martinez

  390. O Ensino de Violino para Deficientes Visuais: relatos e propostas para a didática da empunhadura e da condução do arco  Luiz Alberto Amorim de Freitas

  391. O Ensino do Violino para Deficientes Visuais integrando o método Suzuki e a Musicografia Braille  Débora Flemming Bohn

  392. O Estranhamento Causado pela Deficiência: Preconceito e Experiência  Luciene M. da Silva

  393. O Impacto da Perda da Visão na Vida do Paciente  Jorge Mitre

  394. O Impacto Psicossocial da Deficiência Visual  Sandra Rodrigues

  395. O "Ir e Vir" do Deficiente Visual: Manual de Orientação e Mobilidade  Sylas Maciel

  396. O Jogo Simbólico da Criança Cega  Sheila Correia de Araújo

  397. O Lugar do «outro» na Escola Pública: uma perspetiva inclusiva  José Firmino

  398. O Mercado de trabalho e a pessoa deficiente  site 'A Deficiência'

  399. O Método MusiBraille  Maressa Miquelino de Carvalho

  400. O meu filho vê menos?  Fátima Bessa & Rosa Afonso

  401. O Mundo Percebido O Sentir  Merleau-Ponty

  402. O Papel do Pedagogo no processo de Reabilitação de pacientes com Baixa Visão  Raquel Silva & Luciana Bareicha

  403. O PEI e as Adaptações Curriculares  Projecto IRIS

  404. O Perceber e o Relacionar-se do Deficiente Visual: orientando professores especializados  Elcie Masini

  405. O Podcast para Deficientes Visuais  João Bottentuit Jr & Clara Pereira Coutinho

  406. O Processo de Construção da Leitura/Escrita na Deficiência Visual  Marilda Bruno

  407. O Processo de Romantização das Deficiências  Lúcia Monteiro

  408. O Que é Ser Cego  Luíz Alberto Melchert C. Silva

  409. O Que é uma Deficiência Visual?  Zeiss

  410. O que «vê» quem não vê?  Hélder Bértolo

  411. O Significado da Deficiência Visual na Vida Cotidiana: Análise das Representações dos Pais-Alunos-Professores  Marilda Bruno

  412. O Sorobã para Todos  Gildo Soares da Silva

  413. O Tacto e suas Implicações no ensino do Desenho a Crianças Cegas  Francisco J. de Lima & José da Silva

  414. O Universo Interno da Criança com Deficiência Visual  Maria da Glória de Souza Almeida

  415. O Uso Funcional dos Sentidos na Criança Multideficiente com Deficiência Visual  Clarisse Nunes

  416. Organización de un aula ordinaria con alumnos con discapacidad visual  Roberto Casañas

  417. Organização do Armário é Essencial para uma Vida Mais Independente  Ana Carolina Diniz

  418. Orientaciones para Trabajar con Alumnos Ciegos o con Discapacidades Visuales EDUCREA

  419. Orientação e Mobilidade  SAC

  420. Orientação e Mobilidade: Aspectos da Evolução da Autonomia da Pessoa Deficiente Visual  Moura e Castro

  421. Orientação e Mobilidade da pessoa com cegueira adquirida: os benefícios do meio aquático como facilitador da aprendizagem  Regina Kátia Ribeiro

  422. Orientação e Mobilidade para crianças  Vera Lúcia Felippe & João Álvaro Moraes Felippe

  423. Orientação e Mobilidade para Deficientes Visuais  Rosa Maria Novi

  424. Orientação e Mobilidade: uma “profissão” com futuro?  Peter Colwell

  425. Orientação Profissional dos Cegos e Contribuição da Psicologia para a sua Formação Profissional  António Martinho do Rosário

  426. Orientações Pedagógicas para o Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular  Eugênia Fávero, Luisa Pantoja & Maria Teresa Mantoan

  427. Os Benefícios da Convivência com Animais para o Desenvolvimento Bio-Psico-Social da Criança com Deficiência Visual  Camila Gandini

  428. Os Cães-guia  Victor Oliveira

  429. Os Sentidos e as Experiências  Sílvia Elena Ventorini

  430. Os Sentidos que substituem a Visão  José Espínola Veiga

  431. Os Serviços de Leitura Pública para Pessoas com Deficiência Visual em Portugal  José Guerra

  432. Os significados da Avaliação Vocacional no contexto da reabilitação de pessoas com deficiência  Sérgio Fabela

  433. Pais Cegos  Lorita Pagliuca, Renata Uchoa & Márcia Machado

  434. Para uma Nova Comunicação dos Sentidos  Augusto Deodato Guerreiro

  435. Paradigmas da escola inclusiva e desafios colocados ao professor  M.ª da Conceição Rebelo

  436. Participação da Família no Processo de Formação da Identidade do Aluno com Baixa Visão  Ana Lúcia Oliveira

  437. Participação Ocupacional do Idoso com Deficiência Visual  Marlene Caldas Monteiro

  438. Percepção, Acção e Conhecimento nas Crianças Cegas  Esperanza Ochaita & Alberto Rosa

  439. Percursos para Pessoas com Deficiência Visual no Centro Histórico do Porto  Ivna Machado

  440. Perda da Visão e Enfrentamento  Jurema Dourado & Luize Costa

  441. Pessoas com Deficiência Visual e Imagem Telejornalística  Marcello Pereira Machado

  442. Planning Piano Lessons for Your First Blind Student  David Goldstein

  443. Plano Nacional de Leitura para Cegueira e Baixa Visão  Manuela Micaelo

  444. Possibilidades da abordagem etnográfica no trabalho com os deficientes visuais  Priscila Lima

  445. Préparation à la lecture tactile de jeunes enfants aveugles présentant des troubles associés  Marylène Tonnel-Ballavoisne

  446. Princípios fundamentais na educação da criança cega  Lowenfeld

  447. Professores em Formação em Ciências da Natureza  E. Veraszto, Eder Camargo, N. Miranda & J. Camargo

  448. Problemas das crianças cegas congénitas na construção da realidade  Sylvia Santin & Joyce Nesker Simmons

  449. Propuesta Pedagógica para Estimular el Aprendizaje de Inglés en Niños entre 5 y 9 Años Bárbara Barrera, Ivonne Perdomo & Mónica Ariza

  450. Qualidade de Vida e Deficiência Visual   Sandra Rodrigues

  451. Qualquer maneira de ler vale a pena  Luciene Maria da Silva

  452. Quando os Olhos Não Vêem  Inês Grilo

  453. Reabilitação  Lizabeth de Sousa

  454. Reacções psicológicas à perda de visão  Cristina Barczinski

  455. Reaching, Crawling, Walking...  Susan Simmons & Sharon Maida

  456. Recursos didáticos na educação especial  Jonir Cerqueira & Elise B. Ferreira

  457. Regras de Atletismo para Atletas Invisuais [B1, B2 e B3]

  458. Rehabilitación Integral para Personas Ciegas  CRAC

  459. Relato de uma Experiência de Integração de Alunos com DV  Fernando Jorge Alves Correia

  460. Repercusión de la Deficiencia Visual en las Personas Mayores  Ignacio Párraga Martínez

  461. Repercusiones de la Deficiencia Visual de Personas Mayores en Cuidadores Familiares  Pura Díaz-Veiga y María Izal-Fernández de Trocónizb

  462. Representações Sociais de Professores sobre a Inclusão de Alunos com Deficiência em Turmas Regulares  Cristiane Correia Taveira

  463. Reunião de sensibilização à escola  Maria Teresa Cavaco

  464. Saberes e Práticas da Inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão  Maria Salete Fábio Aranha

  465. Science for Students with Visual Impairments  David Kumar, Rangasamy Ramasamy & Greg Stefanich

  466. Se é professor...  DGEBS

  467. Sexualidade de Cegos  Maria Alves de Toledo Bruns

  468. Shared Storybook Reading  Elizabeth Dennison

  469. Símbolo internacional de pessoas com Deficiência Visual | Cegueira

  470. Simulando as deficiências: como é ser um deficiente visual?  M.ª Salete Fábio Aranha

  471. Sistema de aquisição de conhecimento para apoio à consulta de Subvisão  Cláudia Martins Antunes

  472. Sistemas Técnicos e Tácticos no Goalball  Alessandro Tosim, Alaércio Perotti Jr, Teresa Leitão & Regina Simões

  473. Sobre Formação de Professores no Uso das Tecnologias Educacionais Específicas Ângela Antelo Tesch

  474. Sofrimento Emocional na Deficiência Visual  Ana Sofia Teixeira

  475. Sonhos Arquetípicos em portadores de Deficiência Visual  Jorge Monteiro de Lima

  476. Story Boxes: A Hands-On Literacy Experience  Norma Drissel

  477. Studying Embossed Maps  Paivi Toikkanen

  478. Sugestões de Atividades para a Educação Infantil da Criança com DV  Marilda Moraes Garcia Bruno

  479. Sugestões para as famílias de crianças com baixa visão  Mara Siaulys

  480. Tactile Storytelling  Philipp Meyer

  481. Teaching English to blind students  Chok Seng

  482. Teaching Geography to Visually Impaired Students  Stuart Snowdon

  483. Teaching Handwriting to a Braille Reader  Jodi Floyd

  484. Teaching Math to Visually Impaired Students | Teaching Strategies  Susan A. Osterhaus 

  485. Teaching Science to Students with Visual Impairments  Tiffany Wild & Karen Koehler

  486. Teaching Science to the Visually Impaired  Sandy Watson & Linda Johnston

  487. Teatro-Educação: uma experiência com Jovens Cegos  Roberto Rabêllo

  488. Teclado de Computador  Marco António Queiroz

  489. Técnica de Mãos Sobre Mãos  Carlton Anne Cook Walker

  490. Tecnologia táctil para a avaliação da dor em cegos  Ana Cláudia Toniolli & Lorita Pagliuca

  491. Tenho um bebé no berço  Mara Siaulys

  492. The Impact of Vision Loss on Development & Learning  Carmen Willings

  493. The Impact of Visual Impairment on the Acquisition of Early Communication Skills  Ian Bell

  494. The Role and Function of the Teacher of Students with Visual Impairments  Susan Spungin & Kay Ferrell

  495. The Social Model of Disability  Tom Shakespeare

  496. The Visually Impaired: Involvement in Physical Activity and Sport  José Luís Lima Constâncio

  497. Toque o bebé!  Lois Harrell

  498. Toys for blind children  WonderBaby

  499. Treino das AVD para crianças deficientes visuais  Sonja Myrimer

  500. Treino sensorial para pessoas cegas  Julie Fields

  501. Universal Design  The Center for UD at North Carolina State University

  502. Universo Táctil  Mara Siaulys

  503. Veicular Conceitos Matemáticos em estudantes cegos no ES Politécnico: pertinência da utilização do Multiplano  Carla Costa

  504. Ver e Não Ver  Eline Rozante Porto

  505. Ver e Não Ver  Márcia Moraes

  506. Ver, Não Ver e Aprender  Adriana de Laplane & Cecília G. Batista

  507. Ver pela Arte: Projecto de Ensino de Música a Deficientes Visuais  CNC

  508. Vida Independente: Uma Nova Visão  Ana Patrícia Santos

  509. Vinculação conjugal e estilos parentais em pais de filhos com e sem Deficiência Visual  Andreia Vaz

  510. «¡Voy al Cole!» Material para la inclusión del niño con discapacidad visual en la etapa de Educación Infantil  Herranz Tardón, M.ª Holgado López & Marín Palomino

  511. Vulnerabilidade à Violência Sexual no Contexto da Escola Inclusiva: Reflexão sobre a Invisibilidade da Pessoa com Deficiência  Windyz B. Ferreira

  512. Women Who Are Visually Impaired or Blind as Psychotherapy Clients  Mary Harsh


Δ

actualização
4.Mar.2021
Maria José Alegre
 

Siga este site no Facebook.     Siga este site no Twitter    Envie um email à Webmaster do Site