Ξ  
 

 SOBRE A DEFICIÊNCIA VISUAL

pessoa cega acompanhada  Textos Didácticos    novo ► 263
 

  1. A Aprendizagem da Célula por estudantes cegos utilizando Modelos Tridimensionais Sandra Cardinali & Amauri Ferreira

  2. A Bengala como Símbolo e Auxiliar  Die Gegenwart

  3. A Bengala como um instrumento lúdico na OM do Deficiente Visual  Vera Ferraz & Lúcia Filgueiras

  4. A Cegueira Congénita e o Desenvolvimento Infantil  PBC Boston Mass.

  5. A Cidade à vista do Cego: Informação, Mobilidade e Cidadania  Maria Paula Trigueiros Cunha

  6. A Comunicação como barreira à inclusão de alunos com DV em aulas de Electromagnetismo  Eder Camargo, Roberto Nardi & Estéfano Veraszto

  7. A Comunicação e a relação interpessoal com o aluno deficiente visual  Maria da  Glória Mota

  8. A Construção da Criança com Deficiência Visual como Sujeito Social  Sonia B. Hoffmann

  9. A Construção do Conceito de Número e o pré-Soroban  Cleonice Fernandes et al.

  10. A Contribuição da Fisioterapia para Crianças com Amaurose Congênita  Diana Manso et al.

  11. A Criança Cega e a Literatura Infantil  Sara Joana Branco dos Santos

  12. A Criança cega em idade pré-escolar  US Dept. Health, Education & Welfare

  13. A Criança com Baixa Visão: um Guia para Pais Equipa da Consulta de Baixa Visão do Hospital Pediátrico de Coimbra

  14. A Criança Deficiente Visual e seus Pais  Kay Alicyn Ferrel

  15. A Criança com Deficiência Visual e suas Relações com o Outro Social  Sonia B. Hoffmann

  16. A Criança Visualmente Incapacitada, do Nascimento Até a Idade Pré-Escolar: a Importância da Estimulação Visual  William Padula & Susan Spungin

  17. A Deficiência na Comunicação Social: boas práticas para Jornalistas  INR e RTP

  18. A Deficiência Visual  Maria José Alegre

  19. A Deficiência Visual no Ensino Regular  Fernando Marques Pereira

  20. A Deficiência Visual para os Adolescentes: o Olhar da Enfermeira  Laura Lima Costa

  21. A Disciplina de Educação Visual  Lígia Leitão

  22. A Dor Depressiva na Reabilitação da Incapacidade Física Adquirida  Rui Aragão Oliveira

  23. A Educação do Portador de Deficiência Visual  Elcie Masini

  24. A Educação Física como Agente de Inclusão  José Manuel Alves Nunes

  25. A Educação Precoce da Criança Cega  OS Caja de Pensiones

  26. A Escola espera por mim?  Margarida Loureiro

  27. A Expressão Corporal, o Teatro e o Deficiente Visual  Marlíria Cunha

  28. A Família com Filhos Adolescentes com NEE  M.ª Isabel Bica Costa

  29. A Função Docente e o Professor com Deficiência Visual  Elisabete Marcelino Domingos

  30. A Grafia da Assinatura na construção da identidade  Izilda Campos

  31. A importância da assinatura para a inclusão da pessoa cega  Ethel Rosenfeld

  32. A Importância da AVD na Educação e Reabilitação dos DV  Elizabeth Jesus

  33. A Importância da Educação Física  Michele Pereira de Souza

  34. A Importância do Brincar para Crianças Cegas e com Baixa Visão  Olga Souza

  35. A Importância do Tacto para as pessoas com DV  T. V. Cranmer

  36. A Importância do Trabalho para o Cego  Airton José Santos

  37. A Inclusão de Alunos Cegos nas Aulas de Matemática: explorando Área, Perímetro e Volume através do Tato  Solange Fernandes & Lulu Healy  Mar.2021

  38. A Inclusão do Deficiente Visual nas aulas de Educação Física escolar  M.ª Luíza T. Alves & Edison Duarte

  39. A Inclusão dos Deficientes Visuais na Escola Regular  Fabiana Santos

  40. A Inclusão na Banda Desenhada  Maurício de Sousa

  41. A Inclusão na Educação Matemática  Solange Fernandes e Lulu Healy

  42. A Inclusão Social tem Influência nas Práticas Museais? Patricia Roque Martins

  43. A Iniciação no Atletismo para Pessoas Cegas e com Baixa Visão Ciro Winckler & outros

  44. A Integração Escolar das Crianças e dos Adolescentes Deficientes  OCDE

  45. A Kitchen Curriculum for the Parents of Visually Impaired Children  Franziska Naughton & Sharon Sacks

  46. A Linguagem na Cegueira  CAIPdv

  47. A Matemática e a Geometria na Educação Inclusiva dos Deficientes Visuais  Sílvio Vieira & Francisco Silva

  48. A Palavra Cegueira: Um Pequeno Estudo Sobre as Reacções de 3 Grupos Diferentes  Vítor Reino

  49. A Participação da Família no Processo Educativo da Pessoa Portadora de DV  Emilia Parpinelli

  50. A Perda da Visão na Adolescência e na Idade Adulta  Ana Maria Medeiros

  51. A Psicologia do Tacto  Morton Heller Winston

  52. A Qualidade de Vida de Adolescentes com Cegueira Congénita ou Precoce em Portugal Nuno Marques

  53. A Reabilitação das Pessoas com Deficiências Visuais  Sandra Rodrigues

  54. A Reversão da Atenção em pessoas com DV  Virgínia Kastrup

  55. A Utilização de Recursos Didáticos no Processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências de Alunos com Deficiência Visual   Tatiane Silva, Myrna Landim & Verônica Souza  Abr. 2021

  56. A Utilização dos Recursos Ópticos na Sala de Aula  M.ª Eugénia Rocha

  57. A Vida dos Portadores de Deficiência  José Pastore

  58. A Visita de Estudo  Luís Botelho Ribeiro

  59. A Vivência da Sexualidade por adolescentes portadoras de Deficiência Visual Camila Pontes Bezerra

  60. Abordagem da Enação no Campo da Deficiência Visual  Virgínia Kastrup, Filipe Carijó & M.ª Clara de Almeida 

  61. Acessibilidade de Museus Europeus para Deficientes Visuais  Susana Mesquita  [PDF]

  62. Acesso tátil: uma introdução à questão da acessibilidade estética para o público DV nos museus Filipe Carijó, Juliana Magalhães & M.ª Clara de Almeida

  63. Accueillir un élève malvoyant dans sa classe SARHIS

  64. Accueillir un élève non-voyant dans sa classe SARHIS

  65. Acessibilidade a Computadores para Professoress de Alunos c/ NEE  Microsoft  [PDF]

  66. Acessibilidade na WEB  WebAIM

  67. Actividade Física e Qualidade de Vida em Crianças e Jovens com Deficiência Visual  Tiago Gomes

  68. Actividades Acuáticas para Personas con Discapacidad Visual  José Luis Vaquero Benito  Mar.2021

  69. Actividades Corporais no Processo de Alfabetização da Criança Cega Lúcia Silva Monteiro

  70. Actividades da Vida Diária  Tomteboda RC

  71. Actividades de Estimulación Visual para la Educación Infantil  Manuel Bueno Martín

  72. Actividades de Inclusão para Alunos cegos e com Baixa Visão em Aulas Regulares de Língua Estrangeira Anabela Ferreira

  73. Actividades de Vida Diária  Tomázia Lora

  74. Actividades Diarias para Niños con Ceguera  WonderBaby

  75. Actividades Físicas e Desportivas para Deficientes Visuais  João Oliveira

  76. Actuação da Fisioterapia em Deficientes Visuais  Maitê Peres de Carvalho et al. 

  77. Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com DV  Vivian de Oliveira Preto

  78. Adaptación de Material para Ciegos y Deficientes Visuales  Antonia Raya Medina

  79. Adaptaciones Curriculares para Alumnos con Baja Visión e Invidentes  Antonio Fuentes

  80. Adapted Physical Education for the Blind and Visually Impaired  Kathy Letcher

  81. Adequações Curriculares na Baixa Visão  Glória Romagnolli

  82. Adolescentes portadores de DV: percepções sobre sexualidade  Giovana Moura & Eva Rubim Pedro

  83. Adolescer: A Vivência de portadores de Deficiência Visual  Maria Alves Bruns & Patrícia Salzedas

  84. Afeto e Inclusão em Contexto Escolar  Larissa Mesquita Ribeiro

  85. Ajudas técnicas / Produtos de apoio  INR

  86. Albinismo  Anny Marquito, Danielle Czmyr, Giselle Silveira & Letícia de Oliveira

  87. Alfabetização da criança cega: uma reflexão necessária  Maria da Glória Almeida

  88. Alfabetização de alunos com baixa visão significativa  Marilda Bruno

  89. Alfabetizando a Criança Cega  Projecto Nova Visão

  90. Alucinações Visuais na Enxaqueca  Oliver Sacks

  91. Alumnos con Discapacidad Visual. Necesidades y Respuesta Educativa  Pablo Martín Andrade

  92. Alunos Cegos e com Baixa Visão: Orientações Curriculares Alberto Mendonça, Cristina Miguel, Graça Neves, Manuela Micaelo, Vítor Reino  [PDF] 

  93. Alunos Cegos nas aulas de Matemática  Nuno Santos, Cláudia Ventura e Margarida César

  94. Alunos com Multideficiência e Surdocegueira  congénita  Clarisse Nunes [PDF]

  95. Apoio psico-pedagógico ao Deficiente Visual Ana Soares, Andreia Fontinho, Cristiana Duarte, Inês Marques & Mariana Matias

  96. Aprender a Ver, Aprender a Tocar  María del Mar Alvarez & Esteve Bellini i Cortés

  97. Aprendizagem Activa na Criança com Multideficiência: Guia para educadores  Clarisse Nunes [PDF]

  98. Apprendre à jouer à un enfant aveugle de 2 à 5 ans  Brigitte Assénat, Hélène Dupuis & Luc Grégoire

  99. Apprends moi à faire tout seul  Sylvie Boutadou

  100. Aprendendo a Ler e Escrever em braille  Clarissa Nicolaiewsky

  101. Aprendizaje Músical en la Diversidad  R.D. Profesionales de la Enseñanza

  102. Aquisição do Conhecimento no Cego  Eliana Maria Ormelezi

  103. Arte, Educação e Inclusão: Orientações para Áudio-Descrição em Museus Francisco J. Lima et al.

  104. As Barras Adaptadas de Cuisenaire como Mediadoras como Mediadoras do Processo de Ensino e Aprendizagem  Marianna Drummond

  105. As Barreiras Invisíveis da Integração  António Lavouras Lopes

  106. As Crianças cegas e as mães: uma análise ao sistema de sinais  Selma Fraiberg

  107. As Deficiências Visuais na criança  Clayette, Madignier, Magnard & Hullo

  108. As Estereotipias na Criança Portadora de Deficiência Visual  Alice Dias

  109. As Mãos Compreendem  Lilli Nielsen

  110. As Relações entre Deficiência Visual Congénita, Condutas do Espectro do Autismo e Estilo Materno de Interacção Ana Delias de Sousa

  111. As Representações dos Professores de Educação Especial e as Necessidades das Famílias Filomena Pereira

  112. Atendimento Precoce aos Bebés Deficientes Visuais e suas Famílias  Patrícia Roveda

  113. Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras  Laercio Sant´Anna et al.

  114. Audiojogos como Ferramenta Inclusiva  Blind Games Brazil

  115. Aulas de natação para pessoas com deficiência  Alexandre Paulo Loro

  116. Autoestima a partir do caminhar: Orientação e Mobilidade da pessoa com DV Andreisa Santos & Sandra Castro

  117. Avaliação e Intervenção em escolares portadores de Baixa Visão em Sala de Recursos Keila Carvalho et al.

  118. Avaliação Visual de alunos com bx visão numa aula de Educação Física Ciro Winckler Oliveira & José J. Gavião

  119. Avaliar e Treinar Atletas com Deficiência Visual: problemas e soluções  Nuno Alpiarça

  120. Awakening to Life  Alexander Meshcheryakov

  121. Ayudando a Crecer a mi Hijo: un aporte pedagógico para el área científica  Luz Correa B.

  122. Barreiras Atitudinais: Obstáculos à Pessoa com Deficiência na Escola Francisco J. Lima & Fabiana Silva

  123. Benefícios da Prática Desportiva em Pessoas com Deficiência Visual  Duarte Comprido & Andreia Violeiro

  124. Biologia para Alunos Deficientes Visuais com foco no Sistema Nervoso Central  Gabriel Silva & Rosangela Dias

  125. Blindness - Medical | Disability Information for Classroom Teachers  Alberta Education

  126. Boas Maneiras à Mesa: guia para cegos  Widerberg e Kaarlela

  127. Boas Práticas na Intervenção Precoce Joaquim Gronita, Júlia Pimentel, Cátia Matos, Ana Bernardo, Joana Marques [PDF] 

  128. Braille Reading Speed  Susan Ford & Ramona Walhof

  129. Brincando de ver  Marina Costa

  130. Brincar é um assunto sério!  Ana Margarida Carvalho & Rita Pereira

  131. Brincar para todos  Mara Siaulys  [PDF]

  132. Brinquedos e brincadeiras para crianças cegas  Ana Leite

  133. Brinquedos para crianças com Deficiência Visual

  134. Caminhando Juntos: Manual de Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade  João Felippe

  135. Caminhar sem Medo e sem Mito  Sonia Hoffmann e R. Seewald

  136. Características Psicopedagógicas en Niños y Niñas con Discapacidad Visual Geraldina Franco

  137. Cartografia Tátil e os Sentidos  Paula Juliasz & Isabel Castreghini de Freitas

  138. Cartografia Tátil: Mapas para Deficientes Visuais  Ruth Loch

  139. Cécité et Précocité Intellectuelle  Enfant Aveugle

  140. Cedo para ser velho e tarde para ser cego  Cristina Almeida

  141. Cegueira Congénita e seus Efeitos na Aquisição do Conhecimento  Eliana Maria Ormelezi

  142. Cegueira Congénita na Construção da Realidade Biofísica e Psicossocial Fernando Jorge Figueiredo

  143. Cegueira e Baixa Visão  Elizabet Dias Sá

  144. Cegueira e Depressão  Ana Lúcia Pinheiro

  145. Cegueira: O que é, o que faz e como viver com ela  Thomas Carroll

  146. Cidadãos com Deficiência: Direitos que Fazem a Diferença  DECO

  147. Cognição Motora em Deficientes Visuais: importância da visão no controle das acções  Luís Imbiriba

  148. Comment choisir un jeu pour un enfant aveugle?  Christine Hénault

  149. Comment rendre un site internet accessible à la personne aveugle  BlindLife

  150. Como Ajudar Um Cego  SNRIPD

  151. Como Criar Espaços e Serviços Públicos mais Acessíveis  ACAPO

  152. Como desenvolver programas de Orientação e Mobilidade para pessoas com DV  Nely Garcia

  153. Como devo educar meu filho cego?  Wilhelm Heimers

  154. Como enxergar bem sem óculos: o sistema Bates aplicado ao dia-a-dia  M. Matheus de Souza

  155. Como Integrar o Aluno Deficiente Visual na Aula de Educação Física?  Paulo Coelho

  156. Como o Cego Aprende  Airton José Santos

  157. Como Se Não Vê o Que Se Não Vê?  Sara Joana Branco dos Santos

  158. Como transcrever Banda Desenhada em braille  Projecto HQ para DV ler

  159. Competências Pessoais e Sociais e a Deficiência Visual  Margarida Gaspar de Matos

  160. Composições do não ver: contando histórias Camila Alves, Carolina Manso, Josselem Oliveira, Julia Neves, Liz Eliodoraz, Luciana Franco, Thadeu Gonçalves, Vandré Vittorino, Marcia Moraes

  161. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos-estórias M.ª Lucia Amiralian

  162. Compreender a Baixa Visão  Fernanda Ladeira & Serafim Queirós [PDF]

  163. Comprendre la cécité  Enfant Aveugle

  164. Comunicação não-verbal entre o enfermeiro e o cego  Cristiana Brasil de Almeida

  165. Conceitos Aquisição Básica para a Orientação e Mobilidade  Ivete De Masi

  166. Condições para beneficiar de Apoios Educativos Especiais  INR

  167. Consciência Fonológica e Sistema Braille: reflexões sobre o tratamento da ortografia  Iara Farias & Amanda Botelho

  168. Construção do Autoconceito e Rendimento Escolar  M.ª Inês Costa e M.ª João Carapeto 

  169. Construindo a Articulação entre Arte e Deficiência Visual  Virgínia Kastrup

  170. Conteúdo Visual em Sonhos de Cegos  Helder Bértolo & Teresa Paiva

  171. Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com Deficiência Visual  Adriano Nuernberg

  172. Contribuições do Soroban|Ábaco para o Ensino da Matemática  André Ferreira de Lima

  173. Contributos da Ciência no Estudo do Sofrimento Emocional na Deficiência Visual Ana Sofia Teixeira, Anabela Sousa Pereira & Ana Torres Pires

  174. Contributos para um Conceito de “Biblioteca Inclusiva”  Alice Ribeiro 

  175. Coping with Blindness  Alvin Roberts

  176. Crescimento, Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança Visualmente Incapacitada  Carol Halliday

  177. ¿Cuál es la colocación más apropiada para los niños invidentes o con deficiencias visuales?  APH

  178. Cultura dos Sentidos e Ampliação do Paradigma Comunicacional  Augusto Deodato Guerreiro

  179. Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas  M.ª Odete Emygdio da Silva

  180. Défices Visuais  Maria José Lobato

  181. Deficiencia Visual. Aspectos Conceptuales y Repercusiones Funcionales  Rafael González et al.

  182. Deficiência Visual  Marta Gil

  183. Deficiência Visual vols 1, 2 e 3  Marilda Bruno e M.ª Glória Mota  [PDF]

  184. Deficiência Visual Cortical: causas e manifestações  Lilli Nielsen

  185. Deficiência Visual, Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora e Habilidades Motoras  Margarida Leal

  186. Deficiência Visual, Interação e Desenvolvimento da Linguagem  Fabiana Kaodoinski & Fernanda Toniazzo

  187. Deficiência Visual: Reflexão sobre a Prática Pedagógica  Marilda Bruno

  188. Deficiências Instaladas: Quando a Deficiência Visual se Converte em Deficiências Múltiplas  Sabrina Casado

  189. Deficiente Visual e Acção Educativa  Manuel Martín e Salvador Bueno

  190. Deficiente Visual: Educação e Reabilitação  Ivete De Masi

  191. Deficientes Visuais podem ter Aulas de Biologia  Rosilene Ricardo

  192. Definição de Cegueira e Baixa Visão  António João Menescal Conde

  193. Desarrollo Curricular en el área de Autonomía personal  M. A. Arnau Gilberte & M. Orta Molins

  194. Desarrollo Psicológico de los Estudiantes con Discapacidad Visual  Geraldina Franco

  195. Descobrindo o real papel das outras percepções, além da visão, para a OM  Tomázia Lora

  196. Desempenho funcional de crianças com deficiência visual  Juliana Malta et al.

  197. Desenho Geométrico e Deficiência Visual  Jorge Brandão

  198. Desenho Universal  Helena Degreas

  199. Desenvolvimento da criança com DV e Interacção mãe-criança  Ana Cristina Cunha & Sónia Enumo

  200. Desenvolvimento de conceitos em cegos congénitos  Sylvia Nunes e José Fernando Lomônaco

  201. Desenvolvimento Sócio-Cognitivo das Crianças com Deficiência Visual  Ivo Henriques & Susana Spínola

  202. Desenvolvimento Táctil e suas Implicações na Educação de Crianças Cegas  Harold Griffin e Paul Gerber

  203. Desenvolvimento Visual da Criança com Déficit Visual Cortical  Jucimar Sidney

  204. Design Inclusivo: Tocar para VerBrinquedos para Crianças Cegas e de Baixa Visão  M.ª Leonor D. Pereira

  205. Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão  Augusto Deodato Guerreiro  PDF

  206. Differentiated Instruction: Blind Students | Visually Impaired Students  Alberta Education

  207. Dificuldades de Comunicação e Sinalização na Deficiência Visual  Marilda Bruno

  208. Disability, Identity and Difference  Tom Shakespeare  Fev.2021

  209. Discussão dos Saberes Docentes para a Inclusão do Aluno com DV em Aulas de Física  Eder Pires de Camargo

  210. Discussões metodológicas para o ensino da Bengala à Criança Cega  Sonia Hoffmann

  211. Early Identification of Infants Who Are Deaf-Blind  Peggy Malloy et al.

  212. Educação Artística: sugestões de actividades  SAC

  213. Educação de Alunos Deficientes Visuais em Escolas Regulares  J. K. Horton

  214. Educação dos Cegos no Brasil  Aires da Mata Machado Filho

  215. Educação Física, Cegueira e Percepção Plantar  Ruy Rodrigues Miranda & Hiran Pinel

  216. Educação Física e Desportos Adaptados  Joseph P. Winnick

  217. Educação Física escolar e Inclusão  Márcia Gorgatti

  218. Educação Física, Orientação e Mobilidade e Deficiência Visual  José Alberto Moura e Castro

  219. Educação Física para Deficientes Visuais  A. J. M. Conde

  220. Educação, Inclusão e pessoa com DV na educação básica  Dayene Siqueira & Dirceu Siqueira

  221. Educação Inclusiva e Educação Especial: Um Guia para  Directores  DGIDC  [PDF]

  222. Educação Musical para Deficientes Visuais  Rafael Vanazzi de Souza

  223. Educação Sexual da Pessoa com Deficiência Visual  Camila Gandini

  224. Educação Sexual e Deficiência Visual: o Diálogo do Silêncio x o Silêncio do Diálogo Maria Toledo Bruns

  225. Effective Classroom Adaptations for Students with Visual Impairments  Penny Cox & Mary Dykes

  226. El Aprendizaje de las Ciencias en niños ciegos y deficientes visuales  M.ª Luisa García et al.

  227. El Bebé Ciego: Primera Atención; Un Enfoque Psicopedagógico  Mercé Leonhardt  [PDF]

  228. El Cuidador de Niños con Deficiencias Visuales  Psicologo Escolar

  229. El Niño Ciego  Lev Semionovitch Vigotski

  230. Elaboração de Tabelas Periódicas para facilitação da Aprendizagem de Alunos portadores de DV  João Batista Filho, Liliane Andrade, Kércya Sousa, Kyara Limeira & Poliane Batista

  231. En los Zapatos de los Niños Ciegos  Rosa Revuelta e Elena López

  232. Enseñanza de dibujo a niños ciegos  El Rincón del Vago

  233. Ensina-me a ser independente!  Sherry Gaynor

  234. Ensinar trigonometria a um cego  Luiz Alberto Melchert de Carvalho

  235. Ensino da Música a Alunos Cegos ou de Baixa Visão  Cristina Cunha

  236. Ensino de Lógica de Programação para Cegos  Rubia Steffens et al.

  237. Ensino do Braille: Estratégias de Leitura  Fátima Mendes

  238. Ensino/Aprendizagem do Braille  Vítor Reino

  239. Entendendo a Baixa Visão-orientação para pais  E. Gasparetto e Kara-José

  240. Entendendo a Baixa Visão-orientação para profs  R. Oliveira, K-José e Wilson

  241. Entre Amor e Ódio: Os Dilemas da Educação do Outro  Rosely Gayoso

  242. Entre Aveugles  Louis Émile Javal

  243. Entre Cores e Pessoas com Visão Subnormal  Robson Costa & Viviane Coutinho

  244. Equilíbrio em crianças e jovens cegos e de baixa visão  Diana Rocha, Olga Vasconcelos & Paula Rodrigues

  245. Escrita Ortográfica e Revisão de Texto em Braille  Clarissa Nicolaiewsky & Jane Correa

  246. Essential components of educational programming for students who are blind or VI  Alberta Education

  247. Estereotipias na Infância  Sonia B. Hoffmann

  248. Estimulação e reabilitação visual  Jucimar Sidney

  249. Estimulação Precoce na Criança Cega  Kátia Oliveira

  250. Estimulação Precoce: sua Contribuição para o Desenvolvimento Motor e Cognitivo da Criança Cega Congênita nos Dois Primeiros Anos de Vida  M.ª Rita Rodrigues & Nilza Macário

  251. Estratégias a utilizar em Salas de Aula Inclusivas  Luís de Miranda Correia, Ana P. Martins & Rosa M.ª Ferreira

  252. Estratégias de ensino utilizadas, também, com um aluno cego, em classe regular  Luzia Guacira Silva

  253. Estrategias de Estudio utilizadas por Pianistas Ciegos  Paula Chávez

  254. Estratégias para a Exploração e Leitura de Mapas Tácteis  DGEBS

  255. Estratégias Pedagógicas para o Ensino do Violoncelo a Alunos com Deficiência Visual Inês Coelho Fev.2021

  256. Être Accompagnant d’un Élève Aveugle de Naissance  Enfant Aveugle

  257. Éveil des Sens  Enfant aveugle

  258. Exclusão das Crianças Cegas da Prática de Ensino da Alfabetização Espacial em um Contexto de Escola Inclusiva  Marcelo Torreão Sá

  259. Expanded Core Curriculum for Students Who Are Blind or Visually Impaired  Alberta Education

  260. Experiência Estética para Invisuais  Ana Sofia Melo das Neves

  261. Ferramentas cognitivas e tecnológicas para a inclusão social de pessoas com DV  Eliana Sampaio

  262. Fire Is So Loud: Tips to address Empty Language for Children with Cortical Visual Impairment or other types of Visual Impairment  Peg Palmer

  263. Formação de Conceitos e Construção de Conhecimentos: Alunos com Cegueira  Celma Domingues, Elisabet Sá, Sílvia Carvalho, Sónia Arruda & Valdirene Simão  Abr. 2021

  264. Formação de Conceitos em Crianças Cegas  Cecilia Guarnieri Batista

  265. Funções de um Celular para Pessoas Cegas  Joyce Jobis

  266. Futsal para cegos  Ramon Pereira de Souza

  267. Geography in a different way  Roman Brvar

  268. Glaucoma em idosos: Subjetividade e relações familiares  Denise Gutierrez e Nayana Julho

  269. Goalball  Viriatos

  270. Grafia braille para a Língua Portuguesa  IBC

  271. Grafia musical braille  Dolores Tomé

  272. Guia de Intervenção Precoce na Disfunção Visual  Augusto Deodato Guerreiro  [PDF]

  273. Guia para os pais das crianças deficientes visuais  DGEBS

  274. Guia para padres de niños ciegos desde 0 meses a 3 años  Guia Bienvenido

  275. Guia para um ensino inclusivo e aprendizagem à distância  Bryn Holmes,Dulce Ferreira, Isabel Huet Silva, Paul Lynch, Stelios Kessanidis, Boba Mannova, C. Ragiadakos, Ruth Leitch & Luís Botelho Ribeiro

  276. Guiar uma Pessoa com Deficiência Visual  ACAPO

  277. Habilidades funcionais na criança com cegueira congénita Paula Alves, Grazielle Sousa & Heloísa Gagliardo

  278. Helping Children with Visual Impairments to Develop Listening Skills  Lizbeth Barclay

  279. História, Conceito e Tipos de Deficiência  Izabel Maior

  280. Histórias da Bengala Branca   ACAPO

  281. Histórias para Todos: algumas Orientações  Cuckoo

  282. How Does Visual Impairment Affect Performance on Tasks of Everyday Life?  Sheila K. West et al.

  283. Influência da Capacidade de resistência aeróbia na Orientação & Mobilidade do Cego José Moura e Castro [PDF]

  284. Imagem corporal: corporeidade da pessoa com Deficiência Visual  Rosilene Diehl & Paulo Peixoto

  285. Imagem corporal e deficiência visual  M.ª Luíza Tanure Alves & Edison Duarte

  286. Impacto da Discriminação com base na Deficiência nas Mulheres  Pedro Bettencourt Correia e outros

  287. Impacto económico da cegueira/hipovisão vs custos na prevenção em Retinopatia Diabética  José Rui Faria de Abreu

  288. Implicações de ser pai e mãe de um bebé deficiente visual  Patrícia Roveda

  289. Improving Braille Reading Fluency  Kathleen Stanfa & Nicole Johnson

  290. Inclusão de Alunos Portadores de DV nas Aulas de Educação Física  José Manuel Mendes Nunes

  291. Inclusão Escolar de Alunos Cegos e com Baixa Visão  Elizabet Dias de Sá, Izilda Campos e Myriam Silva

  292. Individualized Program Plan for Students Who Are Blind or Visually Impaired  Alberta Education

  293. Influência da natação no desenvolvimento das AVD em crianças com deficiência visual  Edgar Costa, Leonardo Canolla, Leonardo Guerra, Hugo Nunes & Sheila Santos Silva

  294. Iniciação à Leitura do Braille  Sonja Ekvall

  295. Integração do Aluno cego e de baixa visão na disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar  Leonardo Cunha da Silva

  296. Integração do Aluno Deficiente Visual em Diferentes Meios: Família, Escola, Sociedade  Paulo Coelho

  297. Inteligência Visual-Espacial  Armanda Zenhas

  298. Interação — condição básica para o trabalho do profissional com o portador de DV  Maria Lúcia Amiralian

  299. Interação Entre Crianças com Deficiência Visual em Grupos de Brincadeira  Letícia Ruiz & Cecília Batista

  300. Interação Mãe e Bebé Cego: Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem  Wanessa Silva, João Oliveira & Wanilda Cavalcanti 

  301. Internet para Necessidades Especiais  Francisco Figueiredo

  302. Intervenção fonoaudiológica e deficiência visual  Mayla Monteiro & Rita Montilha

  303. Intervenção Precoce na Criança com Baixa Visão  Heloisa Gagliardo & M.ª Inês Nobre

  304. Intervenção Precoce: reflexões sobre o desenvolvimento da criança cega até aos 2 anos  Gérson Farias

  305. Intervención Educativa con Alumnos Ciegos y de Baja Visión en las Etapas de Educación Primaria y Secundaria  Nuria Rodríguez Mena

  306. Introducción al concepto de Aprendizaje Activo de Lilli Nielsen  Stacy Shafer

  307. Is My Blind Child Autistic?  Mary McDonach

  308. Keyboard Instruction for the Blind Music Student  Daniel and David Simpson

  309. L'accès à l'information parlée chez l'aveugle  Anita Richaume-Crinquette

  310. L'Adolescent Déficient Visuel  Pierre Griffon

  311. L'apprentissage de la marche chez l'enfant non-voyant ou malvoyant  INLB

  312. L’Enseignement des Langues aux Adultes Déficients Visuels  EuroBlind

  313. L'Intégration en action(s): stratégies et outils pédagogiques pour l'enseignant de classe ordinaire intégrant un enfant déficient visuel  Sylvie Loraine

  314. La Educación Musical de Personas con Deficiencia Visual y la Musicografía Braille  Isabel Bertevelli

  315. La Fisioterapia en el Entorno Educativo del Niño con Discapacidad Visual  David Presas y Miquel S. Martí

  316. La Lecto-escritura en Tinta en Alumnos con Baja Visión  María Pilar S. Sánchez

  317. La Lingüística en las Personas con Discapacidad  Filiberto Rodríguez

  318. La Personne Âgée Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  319. Laços que Aprisionam: O Cárcere Emocional Estabelecido pelas Relações de Superproteção Camila Gandini

  320. Lazer e Turismo para Pessoas com Deficiência  Marina Faria & Paulo Motta

  321. Le Développement de la Conscience de l'Écrit chez l'Enfant Aveugle Âgé de 0 à 5 Ans  Yves Jalbert et Pierre-Olivier Champagne

  322. Le Travail de Deuil chez la Personne Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  323. Learn To Use Your Other Senses To Help You Cope with Blindness and Vision Loss  VisionAware

  324. Learning Braille: The Relevance of Low-Tech Devices  Laura Matz

  325. Learning To Live With Blindness: Rehabilitation Teaching  Alvin Roberts

  326. Learning To Work With Blindness: Vocational Counseling  Alvin Roberts

  327. Lecture des Aveugles  Émile Javal

  328. Leitura Musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia braille na perspectiva de alunos e professores  Fabiana Bonilha

  329. Ler para cegos  Milton Schinca

  330. Les troubles du sommeil chez les aveugles  Dr Damien Léger & Dr Nicolas Hommey

  331. Leve o seu filho cego para a cozinha!  Ruth Schroeder

  332. Listening Skills  Jodi Floyd

  333. Literacia Emergente para a Cegueira  CAIPdv

  334. Los Trastornos de Lenguaje en Niños con Deficiencias Visuales  Walter Elstner

  335. Louis Braille: sua vida e seu sistema  Jurema Venturini

  336. Mãe! Pai! Ajudem-me  Lucimar Amaral Ezequiel

  337. Making the most of your sight  RNIB

  338. Malvoyance et autisme  Enfant Aveugle

  339. Mapas mentais de deficientes visuais como suporte ao design da informação urbana na Web  Geisa Golin, Ruth Nogueira, Gabriela Alexandre & Josiane Cabral

  340. Matemática e a Deficiência Visual  Aline Leichtfeld de Araújo & Fernanda Marszaukowski

  341. Matemática e Deficiência Visual  Jorge Carvalho Brandão

  342. Materiais Didáticos para a Inclusão de Educandos Cegos no Ensino de Matemática  Luí Fellippe Mollossi, Rogério de Aguiar & Méricles Moretti

  343. Material didáctico para alumnos invidentes en el aula de inglés (educación primaria)  Helena Aikin Araluce

  344. Matériel de pré-braille pour Enfants basé sur l’histoire de «Blanche-Neige et les Sept Nains»  Christine Henault

  345. Meios de Comunicação e Deficiência: Manual de Estilo

  346. Metodología para la Educación Artística en Niños Ciegos y de Baja Visión  Annabelle Díaz Muñoz

  347. Meu Filho Cego  Edda Sá de Albuquerque

  348. Mitos e Símbolos na Magia da Linguagem da Infância  Maria da Gloria Almeida

  349. Mobilidade na primeira pessoa  Ana Maria Fontes

  350. Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) e Alunos com NEE  Luís de Miranda Correia

  351. Modos de intervir com jovens deficientes visuais: uma experiência de grupo de teatro  Márcia Moraes

  352. Mudança de Comportamentos Motores no Utilizador de Cão-Guia  João Fernandes & Maria João Fernandes 

  353. Museus e Acessibilidade  Peter Colwell & Elisabete Mendes  [PDF]

  354. Music Adaptations For Students who are Blind or Visually Impaired  Carmen Willings

  355. Musicografia Braille: Instrumento de Inserção e Formação Profissional  Dolores Tomé

  356. Musicoterapia para deficientes visuales  El Rincón del Vago

  357. Myths and Facts about Touch and Tactile Pictures for the Blind  J. M. Kennedy

  358. Não podemos ver, não devemos tocar ...  Bertrand Verine

  359. Necessidades Educativas Especiais na Sala de Aula: Um Guia para Professores  Lee Brattland Nielsen

  360. Ninguém é PerfeitoVivendo e Crescendo com Crianças que têm Necessidades Especiais  Nancy B. Miller

  361. Niños ciegos. Pautas para estimular su desarrollo  Celia Rodríguez Ruiz

  362. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille  Edison Lemos, Jonir Cerqueira, M.ª Gloria B. Mota & Regina Caldeira de Oliveira

  363. Nos 150 anos da morte de Louis Braille  Vítor Reino

  364. O Alfabeto Braille, Sua Génese, Seu Significado  Albuquerque e Castro

  365. O Aluno Cego, a Escola e o Ensino da Matemática  Paulo Campos & Miriam Godoy

  366. O Aluno Cego: Preconceitos e Potencialidades  Sylvia Nunes & José Lomônaco

  367. O Aluno Deficiente Visual  site 'A Deficiência'

  368. O Aluno Deficiente Visual na Escola: lembranças e depoimentos  Kátia Caiado

  369. O Brincar da Criança Cega  Vanda Cianga Ramiro

  370. O Cego, O Espaço, o Corpo e o Movimento: uma questão de Orientação e Mobilidade  Admilson Santos

  371. O Cego na Escola e na Sociedade: um estudo psicológico  Thomas Cutsforth

  372. O Cliente com Deficiência Visual no Sector do Turismo  Perfil

  373. O Corpo Se Vê: Educação e Motricidade  Eline Rozante Porto

  374. O Corpo (Im)perfeito: a Protecção Constitucional de uma Construção Social?  António de Araújo

  375. O Deficiente Visual  Sylas Fernandes Maciel

  376. O Deficiente Visual e a Aula de Educação Física  Mário Jorge Lopes

  377. O Deficiente Visual e a Atenção Farmacêutica  Eliana Nascimento & Luciene Marques

  378. O Desenvolvimento da Criança Cega  Maria Eduarda Dias

  379. O Desenvolvimento de Crianças Cegas e de Crianças Videntes  M.ª Luiza França-Freitas e M.ª Stella Gil

  380. O Desenvolvimento Motor da Criança Cega nos primeiros anos de vida  Júlio Paiva

  381. O Desenvolvimento Psicomotor do Cego  Michel Kyrillos

  382. O Efeito da Motricidade do Judo no Equilíbrio de Crianças com Deficiência Visual  Ana C. Pinto & Josiane Lima

  383. O Ensino da Biologia na Deficiência Visual  Camila R. Santos & Vanessa Manga

  384. O Ensino da Educação Física para Deficientes Visuais  José Pereira de Melo

  385. O Ensino da Física a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo

  386. O Ensino da Física e Química a alunos com Deficiência Visual  Clara Gonçalves

  387. O Ensino da Física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades para alunos cegos e com baixa visão  Eder Pires de Camargo

  388. O Ensino da Geografia e a cegueira  Ana Paula Chaves

  389. O Ensino da História a Deficientes Visuais: recursos didácticos  Luciano Paixão

  390. O Ensino da Língua Inglesa para Alunos Cegos e com Baixa Visão em Salas Inclusivas do Ensino Médio  Sara França & outros

  391. O Ensino da Óptica a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo, Roberto Nardi, Paulo Maciel Filho & Débora Almeida

  392. O Ensino da Ortografia para crianças cegas  Amanda Botelho Martinez

  393. O Ensino de Violino para Deficientes Visuais: relatos e propostas para a didática da empunhadura e da condução do arco  Luiz Alberto Amorim de Freitas

  394. O Ensino do Violino para Deficientes Visuais integrando o método Suzuki e a Musicografia Braille  Débora Flemming Bohn

  395. O Estranhamento Causado pela Deficiência: Preconceito e Experiência  Luciene M. da Silva

  396. O Impacto da Perda da Visão na Vida do Paciente  Jorge Mitre

  397. O Impacto Psicossocial da Deficiência Visual  Sandra Rodrigues

  398. O "Ir e Vir" do Deficiente Visual: Manual de Orientação e Mobilidade  Sylas Maciel

  399. O Jogo Simbólico da Criança Cega  Sheila Correia de Araújo

  400. O Lugar do «outro» na Escola Pública: uma perspetiva inclusiva  José Firmino

  401. O Mercado de trabalho e a pessoa deficiente  site 'A Deficiência'

  402. O Método MusiBraille  Maressa Miquelino de Carvalho

  403. O meu filho vê menos?  Fátima Bessa & Rosa Afonso

  404. O Mundo Percebido O Sentir  Merleau-Ponty

  405. O Papel do Pedagogo no processo de Reabilitação de pacientes com Baixa Visão  Raquel Silva & Luciana Bareicha

  406. O PEI e as Adaptações Curriculares  Projecto IRIS

  407. O Perceber e o Relacionar-se do Deficiente Visual: orientando professores especializados  Elcie Masini

  408. O Podcast para Deficientes Visuais  João Bottentuit Jr & Clara Pereira Coutinho

  409. O Processo de Construção da Leitura/Escrita na Deficiência Visual  Marilda Bruno

  410. O Processo de Romantização das Deficiências  Lúcia Monteiro

  411. O Que é Ser Cego  Luíz Alberto Melchert C. Silva

  412. O Que é uma Deficiência Visual?  Zeiss

  413. O que «vê» quem não vê?  Hélder Bértolo

  414. O Significado da Deficiência Visual na Vida Cotidiana: Análise das Representações dos Pais-Alunos-Professores  Marilda Bruno

  415. O Sorobã para Todos  Gildo Soares da Silva

  416. O Tacto e suas Implicações no ensino do Desenho a Crianças Cegas  Francisco J. de Lima & José da Silva

  417. O Universo Interno da Criança com Deficiência Visual  Maria da Glória de Souza Almeida

  418. O Uso Funcional dos Sentidos na Criança Multideficiente com Deficiência Visual  Clarisse Nunes

  419. Organización de un aula ordinaria con alumnos con discapacidad visual  Roberto Casañas

  420. Organização do Armário é Essencial para uma Vida Mais Independente  Ana Carolina Diniz

  421. Orientaciones para Trabajar con Alumnos Ciegos o con Discapacidades Visuales EDUCREA

  422. Orientação e Mobilidade  SAC

  423. Orientação e Mobilidade: Aspectos da Evolução da Autonomia da Pessoa Deficiente Visual  Moura e Castro

  424. Orientação e Mobilidade da pessoa com cegueira adquirida: os benefícios do meio aquático como facilitador da aprendizagem  Regina Kátia Ribeiro

  425. Orientação e Mobilidade para crianças  Vera Lúcia Felippe & João Álvaro Moraes Felippe

  426. Orientação e Mobilidade para Deficientes Visuais  Rosa Maria Novi

  427. Orientação e Mobilidade: uma “profissão” com futuro?  Peter Colwell

  428. Orientação Profissional dos Cegos e Contribuição da Psicologia para a sua Formação Profissional  António Martinho do Rosário

  429. Orientações Pedagógicas para o Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular  Eugênia Fávero, Luisa Pantoja & Maria Teresa Mantoan

  430. Os Benefícios da Convivência com Animais para o Desenvolvimento Bio-Psico-Social da Criança com Deficiência Visual  Camila Gandini

  431. Os Cães-guia  Victor Oliveira

  432. Os Sentidos e as Experiências  Sílvia Elena Ventorini

  433. Os Sentidos que substituem a Visão  José Espínola Veiga

  434. Os Serviços de Leitura Pública para Pessoas com Deficiência Visual em Portugal  José Guerra

  435. Os significados da Avaliação Vocacional no contexto da reabilitação de pessoas com deficiência  Sérgio Fabela

  436. Pais Cegos  Lorita Pagliuca, Renata Uchoa & Márcia Machado

  437. Para uma Nova Comunicação dos Sentidos  Augusto Deodato Guerreiro

  438. Paradigmas da escola inclusiva e desafios colocados ao professor  M.ª da Conceição Rebelo

  439. Participação da Família no Processo de Formação da Identidade do Aluno com Baixa Visão  Ana Lúcia Oliveira

  440. Participação Ocupacional do Idoso com Deficiência Visual  Marlene Caldas Monteiro

  441. Percepção, Acção e Conhecimento nas Crianças Cegas  Esperanza Ochaita & Alberto Rosa

  442. Percursos para Pessoas com Deficiência Visual no Centro Histórico do Porto  Ivna Machado

  443. Perda da Visão e Enfrentamento  Jurema Dourado & Luize Costa

  444. Pessoas com Deficiência Visual e Imagem Telejornalística  Marcello Pereira Machado

  445. Planning Piano Lessons for Your First Blind Student  David Goldstein

  446. Plano Nacional de Leitura para Cegueira e Baixa Visão  Manuela Micaelo

  447. Possibilidades da abordagem etnográfica no trabalho com os deficientes visuais  Priscila Lima

  448. Préparation à la lecture tactile de jeunes enfants aveugles présentant des troubles associés  Marylène Tonnel-Ballavoisne

  449. Princípios fundamentais na educação da criança cega  Lowenfeld

  450. Professores em Formação em Ciências da Natureza  E. Veraszto, Eder Camargo, N. Miranda & J. Camargo

  451. Problemas das crianças cegas congénitas na construção da realidade  Sylvia Santin & Joyce Nesker Simmons

  452. Propuesta Pedagógica para Estimular el Aprendizaje de Inglés en Niños entre 5 y 9 Años Bárbara Barrera, Ivonne Perdomo & Mónica Ariza

  453. Qualidade de Vida e Deficiência Visual   Sandra Rodrigues

  454. Qualquer maneira de ler vale a pena  Luciene Maria da Silva

  455. Quando os Olhos Não Vêem  Inês Grilo

  456. Reabilitação  Lizabeth de Sousa

  457. Reacções psicológicas à perda de visão  Cristina Barczinski

  458. Reaching, Crawling, Walking...  Susan Simmons & Sharon Maida

  459. Recursos didáticos na educação especial  Jonir Cerqueira & Elise B. Ferreira

  460. Regras de Atletismo para Atletas Invisuais [B1, B2 e B3]

  461. Rehabilitación Integral para Personas Ciegas  CRAC

  462. Relato de uma Experiência de Integração de Alunos com DV  Fernando Jorge Alves Correia

  463. Repercusión de la Deficiencia Visual en las Personas Mayores  Ignacio Párraga Martínez

  464. Repercusiones de la Deficiencia Visual de Personas Mayores en Cuidadores Familiares  Pura Díaz-Veiga y María Izal-Fernández de Trocónizb

  465. Representações Sociais de Professores sobre a Inclusão de Alunos com Deficiência em Turmas Regulares  Cristiane Correia Taveira

  466. Reunião de sensibilização à escola  Maria Teresa Cavaco

  467. Saberes e Práticas da Inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão  Maria Salete Fábio Aranha

  468. Science for Students with Visual Impairments  David Kumar, Rangasamy Ramasamy & Greg Stefanich

  469. Se é professor...  DGEBS

  470. Sexualidade de Cegos  Maria Alves de Toledo Bruns

  471. Shared Storybook Reading  Elizabeth Dennison

  472. Símbolo internacional de pessoas com Deficiência Visual | Cegueira

  473. Simulando as deficiências: como é ser um deficiente visual?  M.ª Salete Fábio Aranha

  474. Sistema de aquisição de conhecimento para apoio à consulta de Subvisão  Cláudia Martins Antunes

  475. Sistemas Técnicos e Tácticos no Goalball  Alessandro Tosim, Alaércio Perotti Jr, Teresa Leitão & Regina Simões

  476. Sobre Formação de Professores no Uso das Tecnologias Educacionais Específicas Ângela Antelo Tesch

  477. Sofrimento Emocional na Deficiência Visual  Ana Sofia Teixeira

  478. Sonhos Arquetípicos em portadores de Deficiência Visual  Jorge Monteiro de Lima

  479. Story Boxes: A Hands-On Literacy Experience  Norma Drissel

  480. Studying Embossed Maps  Paivi Toikkanen

  481. Sugestões de Atividades para a Educação Infantil da Criança com DV  Marilda Moraes Garcia Bruno

  482. Sugestões para as famílias de crianças com baixa visão  Mara Siaulys

  483. Tactile Storytelling  Philipp Meyer

  484. Teaching English to blind students  Chok Seng

  485. Teaching Geography to Visually Impaired Students  Stuart Snowdon

  486. Teaching Handwriting to a Braille Reader  Jodi Floyd

  487. Teaching Math to Visually Impaired Students | Teaching Strategies  Susan A. Osterhaus 

  488. Teaching Science to Students with Visual Impairments  Tiffany Wild & Karen Koehler

  489. Teaching Science to the Visually Impaired  Sandy Watson & Linda Johnston

  490. Teatro-Educação: uma experiência com Jovens Cegos  Roberto Rabêllo

  491. Teclado de Computador  Marco António Queiroz

  492. Técnica de Mãos Sobre Mãos  Carlton Anne Cook Walker

  493. Tecnologia táctil para a avaliação da dor em cegos  Ana Cláudia Toniolli & Lorita Pagliuca

  494. Tenho um bebé no berço  Mara Siaulys

  495. The Impact of Vision Loss on Development & Learning  Carmen Willings

  496. The Impact of Visual Impairment on the Acquisition of Early Communication Skills  Ian Bell

  497. The Role and Function of the Teacher of Students with Visual Impairments  Susan Spungin & Kay Ferrell

  498. The Social Model of Disability  Tom Shakespeare

  499. The Visually Impaired: Involvement in Physical Activity and Sport  José Luís Lima Constâncio

  500. Toque o bebé!  Lois Harrell

  501. Toys for blind children  WonderBaby

  502. Treino das AVD para crianças deficientes visuais  Sonja Myrimer

  503. Treino sensorial para pessoas cegas  Julie Fields

  504. Universal Design  The Center for UD at North Carolina State University

  505. Universo Táctil  Mara Siaulys

  506. Veicular Conceitos Matemáticos em estudantes cegos no ES Politécnico: pertinência da utilização do Multiplano  Carla Costa

  507. Ver e Não Ver  Eline Rozante Porto

  508. Ver e Não Ver  Márcia Moraes

  509. Ver, Não Ver e Aprender  Adriana de Laplane & Cecília G. Batista

  510. Ver pela Arte: Projecto de Ensino de Música a Deficientes Visuais  CNC

  511. Vida Independente: Uma Nova Visão  Ana Patrícia Santos

  512. Vinculação conjugal e estilos parentais em pais de filhos com e sem Deficiência Visual  Andreia Vaz

  513. «¡Voy al Cole!» Material para la inclusión del niño con discapacidad visual en la etapa de Educación Infantil  Herranz Tardón, M.ª Holgado López & Marín Palomino

  514. Vulnerabilidade à Violência Sexual no Contexto da Escola Inclusiva: Reflexão sobre a Invisibilidade da Pessoa com Deficiência  Windyz B. Ferreira

  515. Women Who Are Visually Impaired or Blind as Psychotherapy Clients  Mary Harsh


Δ

actualização
17.Abr.2021
Maria José Alegre
 

Siga este site no Facebook.     Siga este site no Twitter    Envie um email à Webmaster do Site