Ξ  
 

 SOBRE A DEFICIÊNCIA VISUAL

pessoa cega acompanhada  Textos Didácticos    novo ► 251
 

  1. A Aprendizagem da célula por estudantes cegos utilizando modelos tridimensionais Sandra Cardinali & Amauri Ferreira

  2. A Bengala como Símbolo e Auxiliar  Die Gegenwart

  3. A Bengala como um instrumento lúdico na Orientação e Mobilidade do Deficiente Visual  Vera Ferraz & Lúcia Filgueiras

  4. A Cegueira Congénita e o Desenvolvimento Infantil  PBC Boston Mass.

  5. A Cidade à vista do Cego: Informação, Mobilidade e Cidadania  Maria Paula Trigueiros Cunha

  6. A Comunicação como barreira à inclusão de alunos com DV em aulas de electromagnetismo  Eder Camargo, Roberto Nardi & Estéfano Veraszto

  7. A Comunicação e a relação interpessoal com o aluno deficiente visual  Maria da  Glória Mota

  8. A Construção da Criança com Deficiência Visual como Sujeito Social  Sonia B. Hoffmann

  9. A Construção do Conceito de Número e o pré-Soroban  Cleonice Fernandes et al.

  10. A Criança Cega e a Literatura Infantil  Sara Joana Branco dos Santos Dez. 2017

  11. A Criança cega em idade pré-escolar  US Dept. Health, Education & Welfare

  12. A Criança com Baixa Visão: um Guia para Pais  Equipa da Consulta de Baixa Visão do Hospital Pediátrico de Coimbra

  13. A Criança Deficiente Visual e seus Pais  Kay Alicyn Ferrel

  14. A Criança com Deficiência Visual e suas Relações com o Outro Social  Sonia B. Hoffmann

  15. A Criança Visualmente Incapacitada, do Nascimento Até a Idade Pré-Escolar: a Importância da Estimulação Visual  William Padula & Susan  Spungin

  16. A Deficiência na Comunicação Social: boas práticas para Jornalistas  INR e RTP

  17. A Deficiência Visual  Maria José Alegre

  18. A Deficiência Visual para os Adolescentes: o Olhar da Enfermeira  Laura Lima Costa

  19. A disciplina de Educação Visual  Lígia Leitão

  20. A Educação do Portador de Deficiência Visual  Elcie Masini

  21. A Educação Precoce da Criança Cega  OS Caja de Pensiones

  22. A Escola espera por mim?  Margarida Loureiro

  23. A Expressão Corporal, o Teatro e o Deficiente Visual  Marlíria Cunha

  24. A Família com Filhos Adolescentes com NEE  M.ª Isabel Bica Costa

  25. A Grafia da Assinatura na construção da identidade  Izilda Campos

  26. A importância da assinatura para a inclusão da pessoa cega  Ethel Rosenfeld

  27. A Importância da AVD na Educação e Reabilitação dos DV  Elizabeth Jesus

  28. A Importância da Educação Física  Michele Pereira de Souza

  29. A Importância do Tacto para as pessoas com DV  T. V. Cranmer

  30. A Inclusão do Deficiente Visual nas aulas de Educação Física escolar  M.ª Luíza Tanure Alves & Edison Duarte

  31. A Inclusão dos Deficientes Visuais na Escola Regular  Fabiana Santos

  32. A Inclusão na Banda Desenhada  Maurício de Sousa

  33. A Inclusão na Educação Matemática  Solange Fernandes e Lulu Healy

  34. A Inclusão Social tem Influência nas Práticas Museais?  Patricia Roque Martins

  35. A Integração Escolar das Crianças e dos Adolescentes Deficientes  OCDE

  36. A Kitchen Curriculum for the Parents of Visually Impaired Children  Franziska Naughton & Sharon Sacks

  37. A Matemática e a Geometria na Educação Inclusiva dos Deficientes Visuais  Sílvio Vieira & Francisco Silva

  38. A Palavra Cegueira: Um Pequeno Estudo Sobre as Reacções de 3 Grupos Diferentes  Vítor Reino

  39. A Participação da Família no Processo Educativo da Pessoa Portadora de DV  Emilia Parpinelli

  40. A Perda da Visão na Adolescência e na Idade Adulta  Ana Maria Medeiros

  41. A Psicologia do Tacto  Morton Heller Winston

  42. A Reabilitação das Pessoas com Deficiências Visuais  Sandra Rodrigues

  43. A Reversão da Atenção em pessoas com DV  Virgínia Kastrup

  44. A Utilização dos Recursos Ópticos na Sala de Aula  M.ª Eugénia Rocha

  45. A Vida dos Portadores de Deficiência  José Pastore

  46. A Visita de Estudo  Luís Botelho Ribeiro

  47. A Vivência da Sexualidade por adolescentes portadoras de Deficiência Visual  Camila Pontes Bezerra

  48. Abordagem da Enação no Campo da Deficiência Visual  Virgínia Kastrup, Filipe Carijó & M.ª Clara de Almeida 

  49. Acessibilidade de Museus Europeus para Deficientes Visuais  Susana Mesquita  [PDF]

  50. Acesso tátil: uma introdução à questão da acessibilidade estética para o público DV nos museus  Filipe Carijó, Juliana Magalhães & M.ª Clara de Almeida

  51. Accueillir un élève malvoyant dans sa classe  SARHIS

  52. Accueillir un élève non-voyant dans sa classe  SARHIS

  53. Acessibilidade a Computadores para Professoress de Alunos c/ NEE  Microsoft  [PDF]

  54. Acessibilidade na WEB  WebAIM

  55. Actividade Física e Qualidade de Vida em Crianças e Jovens com Deficiência Visual  Tiago Gomes

  56. Actividades Corporais no Processo de Alfabetização da Criança Cega  Lúcia Silva Monteiro

  57. Actividades da Vida Diária  Tomteboda RC

  58. Actividades de Estimulación Visual para la Educación Infantil  Manuel Bueno Martín

  59. Actividades de Inclusão para Alunos cegos e com Baixa Visão em Aulas Regulares de Língua Estrangeira  Anabela Ferreira

  60. Actividades de Vida Diária  Tomázia Lora

  61. Actividades Físicas e Desportivas para Deficientes Visuais  João Oliveira

  62. Actuação da Fisioterapia em Deficientes Visuais  Maitê Peres de Carvalho et al. 

  63. Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com DV  Vivian de Oliveira Preto

  64. Adaptación de Material para Ciegos y Deficientes Visuales  Antonia Raya Medina

  65. Adaptaciones Curriculares para Alumnos con Baja Visión e Invidentes  Antonio Fuentes

  66. Adapted Physical Education for the Blind and Visually Impaired  Kathy Letcher

  67. Adequações Curriculares na Baixa Visão  Glória Romagnolli

  68. Adolescentes portadores de DV: percepções sobre sexualidade  Giovana Moura & Eva Rubim Pedro

  69. Adolescer: A Vivência de portadores de Deficiência Visual  Maria Alves Bruns e Patrícia Salzedas

  70. Ajudas técnicas / Produtos de apoio  INR

  71. Albinismo  Anny Marquito, Danielle Czmyr, Giselle Silveira & Letícia de Oliveira

  72. Alfabetização da criança cega: uma reflexão necessária  Maria da Glória Almeida

  73. Alfabetização de alunos com baixa visão significativa  Marilda Bruno

  74. Alfabetizando a Criança Cega  Projecto Nova Visão

  75. Alumnos con Discapacidad Visual. Necesidades y Respuesta Educativa  Pablo Martín Andrade

  76. Alunos Cegos e com Baixa Visão: Orientações Curriculares  Alberto Mendonça, Cristina Miguel, Graça Neves, Manuela Micaelo, Vítor Reino  [PDF] 

  77. Alunos Cegos nas aulas de Matemática   Nuno Santos, Cláudia Ventura e Margarida César

  78. Alunos com Multideficiência e Surdocegueira  congénita  Clarisse Nunes [PDF]

  79. Apoio psico-pedagógico ao Deficiente Visual  Ana Soares, Andreia Fontinho, Cristiana Duarte, Inês Marques & Mariana Matias

  80. Aprendizagem Activa na Criança com Multideficiência: Guia para educadores  Clarisse Nunes [PDF]

  81. Apprendre à jouer à un enfant aveugle de 2 à 5 ans  Brigitte Assénat, Hélène Dupuis & Luc Grégoire

  82. Apprends moi à faire tout seul  Sylvie Boutadou

  83. Aprendendo a Ler e Escrever em braille  Clarissa Nicolaiewsky

  84. Aprendizaje Músical en la Diversidad  R.D. Profesionales de la Enseñanza

  85. Arte, Educação e Inclusão: Orientações para Áudio-Descrição em Museus  Francisco J. Lima et al.

  86. As Barreiras Invisíveis da Integração  António Joaquim Lavouras Lopes

  87. As Crianças cegas e as mães: uma análise ao sistema de sinais  Selma Fraiberg

  88. As Deficiências Visuais na criança  Clayette, Madignier, Magnard & Hullo

  89. As Mãos Compreendem  Lilli Nielsen

  90. As Relações entre Deficiência Visual Congénita, Condutas do Espectro do Autismo e Estilo Materno de Interacção  Ana Delias de Sousa

  91. As Representações dos Professores de Educação Especial e as Necessidades das Famílias  Filomena Pereira

  92. Atendimento Precoce aos Bebés Deficientes Visuais e suas Famílias  Patrícia Roveda

  93. Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras  Laercio Sant´Anna et al.

  94. Audiojogos como Ferramenta Inclusiva  Blind Games Brazil

  95. Aulas de natação para pessoas com deficiência  Alexandre Paulo Loro

  96. Autoestima a partir do caminhar: Orientação e Mobilidade da pessoa com Deficiência Visual  Andreisa Santos & Sandra Castro

  97. Avaliação e Intervenção em escolares portadores de Baixa Visão em Sala de Recursos  Keila Carvalho, Cássia Freitas, Eliane Kimolto e Elizabete Gasparetto

  98. Avaliação Visual de alunos com baixa visão numa aula de Educação Física  Ciro Winckler Oliveira & José Júlio Gavião

  99. Avaliar e Treinar Atletas com Deficiência Visual: problemas e soluções  Nuno Alpiarça

  100. Awakening to Life  Alexander Meshcheryakov

  101. Ayudando a Crecer a mi Hijo: un aporte pedagógico para el área científica  Luz Correa B.

  102. Benefícios da Prática Desportiva em Pessoas com Deficiência Visual  Duarte Comprido & Andreia Violeiro

  103. Boas Maneiras à Mesa: guia para cegos  Widerberg e Kaarlela

  104. Boas Práticas na Intervenção Precoce  Joaquim Gronita, Júlia Pimentel, Cátia Matos, Ana Bernardo, Joana Marques [PDF] 

  105. Braille Reading Speed  Susan Ford & Ramona Walhof

  106. Brincar é um assunto sério!  Ana Margarida Carvalho & Rita Pereira

  107. Brincar para todos  Mara Siaulys  [PDF]

  108. Brinquedos e brincadeiras para crianças cegas  Ana Leite

  109. Brinquedos para crianças com Deficiência Visual

  110. Caminhando Juntos: Manual de Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade  João Felippe

  111. Caminhar sem Medo e sem Mito  Sonia Hoffmann e R. Seewald

  112. Cartografia Tátil: Mapas para Deficientes Visuais  Ruth Loch

  113. Cécité et Précocité Intellectuelle  Enfant Aveugle

  114. Cedo para ser velho e tarde para ser cego  Cristina Almeida  Nov. 2017

  115. Cegueira e Baixa Visão  Elizabet Dias Sá

  116. Cegueira e Depressão  Ana Lúcia Pinheiro

  117. Cegueira: O que é, o que faz e como viver com ela  Thomas Carroll

  118. Cognição Motora em Deficientes Visuais: importância da visão no controle das acções  Luís Imbiriba

  119. Comment choisir un jeu pour un enfant aveugle?  Christine Hénault

  120. Como Ajudar Um Cego  SNRIPD

  121. Como desenvolver programas de Orientação e Mobilidade para pessoas com DV  Nely Garcia

  122. Como devo educar meu filho cego?  Wilhelm Heimers

  123. Como enxergar bem sem óculos: o sistema Bates aplicado ao dia-a-dia  M. Matheus de Souza

  124. Como Integrar o Aluno Deficiente Visual na Aula de Educação Física?  Paulo Coelho

  125. Como Se Não Vê o Que Se Não Vê?  Sara Joana Branco dos Santos

  126. Como transcrever Banda Desenhada em braille  Projecto HQ para DV ler

  127. Competências Pessoais e Sociais e a Deficiência Visual  Margarida Gaspar de Matos

  128. Composições do não ver: contando histórias  Camila Alves, Carolina Manso, Josselem Oliveira, Julia Neves, Liz Eliodoraz, Luciana Franco, Thadeu Gonçalves, Vandré Vittorino, Marcia Moraes

  129. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos-estórias  Maria Lucia Amiralian

  130. Compreender a Baixa Visão  Fernanda Ladeira & Serafim Queirós  [PDF]

  131. Comprendre la cécité  Enfant Aveugle

  132. Comunicação não-verbal entre o enfermeiro e o cego  Cristiana Brasil de Almeida

  133. Conceitos Aquisição Básica para a Orientação e Mobilidade  Ivete De Masi

  134. Construção do Autoconceito e Rendimento Escolar: Comparando Crianças Cegas e Amblíopes e Crianças sem NEE  M.ª Inês Costa e M.ª João Carapeto 

  135. Construindo a Articulação entre Arte e Deficiência Visual  Virgínia Kastrup

  136. Conteúdo Visual em Sonhos de Cegos  Helder Bértolo & Teresa Paiva

  137. Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com deficiência visual  Adriano Nuernberg

  138. Contributos para um Conceito de “Biblioteca Inclusiva”  Alice Ribeiro

  139. Crescimento, Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança Visualmente Incapacitada  Carol Halliday

  140. Cultura dos Sentidos e Ampliação do Paradigma Comunicacional  Augusto Deodato Guerreiro

  141. Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas  M.ª Odete Emygdio da Silva

  142. Défices Visuais  Maria José Lobato

  143. Deficiencia Visual. Aspectos Conceptuales y Repercusiones Funcionales  Rafael González et al.

  144. Deficiência Visual  Marta Gil

  145. Deficiência Visual vols 1, 2 e 3  Marilda Bruno e M.ª Glória Mota

  146. Deficiência Visual Cortical: causas e manifestações  Lilli Nielsen

  147. Deficiência Visual, Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora e Habilidades Motoras  Margarida Leal

  148. Deficiência Visual: Reflexão sobre a Prática Pedagógica  Marilda Bruno

  149. Deficiente Visual e Acção Educativa  Manuel Martín e Salvador Bueno

  150. Deficiente Visual: Educação e Reabilitação  Ivete De Masi

  151. Deficientes Visuais podem ter Aulas de Biologia  Rosilene Ricardo

  152. Descobrindo o real papel das outras percepções, além da visão, para a OM  Tomázia Lora

  153. Desempenho funcional de crianças com deficiência visual  Juliana Malta et al.

  154. Desenho Geométrico e Deficiência Visual  Jorge Brandão

  155. Desenho Universal  Helena Degreas

  156. Desenvolvimento da criança com DV e Interacção mãe-criança  Ana Cristina Cunha & Sónia Enumo

  157. Desenvolvimento de conceitos em cegos congénitos  Sylvia Nunes e José Fernando Lomônaco

  158. Desenvolvimento Sócio-Cognitivo das Crianças com Deficiência Visual  Ivo Henriques & Susana Spínola

  159. Desenvolvimento Táctil e suas Implicações na Educação de Crianças Cegas  Harold Griffin e Paul Gerber

  160. Desenvolvimento Visual da Criança com Déficit Visual Cortical  Jucimar Sidney

  161. Design Inclusivo: Tocar para VerBrinquedos para Crianças Cegas e de Baixa Visão  M.ª Leonor Pereira

  162. Differentiated Instruction: Blind Students | Visually Impaired Students  Alberta Education

  163. Dificuldades de Comunicação e Sinalização na Deficiência Visual  Marilda Bruno

  164. Discussões metodológicas para o ensino da Bengala à Criança Cega  Sonia Hoffmann

  165. Early Identification of Infants Who Are Deaf-Blind  Peggy Malloy et al.

  166. Educação Artística: sugestões de actividades  SAC

  167. Educação de Alunos Deficientes Visuais em Escolas Regulares  J. K. Horton

  168. Educação dos Cegos no Brasil  Aires da Mata Machado Filho

  169. Educação Física e Desportos Adaptados  Joseph P. Winnick

  170. Educação Física escolar e Inclusão  Márcia Gorgatti

  171. Educação Física, Orientação e Mobilidade e Deficiência Visual  José Alberto Moura e Castro

  172. Educação Física para Deficientes Visuais  A. J. M. Conde

  173. Educação, Inclusão e pessoa com DV na educação básica  Dayene Siqueira & Dirceu Siqueira

  174. Educação Inclusiva e Educação Especial: Um Guia para  Directores  DGIDC  [PDF]

  175. Educação Musical para Deficientes Visuais  Rafael Vanazzi de Souza

  176. Effective Classroom Adaptations for Students with Visual Impairments  Penny Cox & Mary Dykes

  177. El Aprendizaje de las Ciencias en niños ciegos y deficientes visuales  M.ª Luisa García et al.

  178. El Bebé Ciego: Primera Atención; Un Enfoque Psicopedagógico  Mercé Leonhardt  [PDF]

  179. El Cuidador de Niños con Deficiencias Visuales  Psicologo Escolar

  180. El Niño Ciego  Lev Semionovitch Vigotski

  181. Elaboração de Tabelas Periódicas para facilitação da Aprendizagem de Alunos portadores de DV  João Batista Filho, Liliane Andrade, Kércya Sousa, Kyara Limeira & Poliane Batista

  182. En los Zapatos de los Niños Ciegos  Rosa Revuelta e Elena López

  183. Enseñanza de dibujo a niños ciegos  El Rincón del Vago

  184. Ensina-me a ser independente!  Sherry Gaynor

  185. Ensinar trigonometria a um cego  Luiz Alberto Melchert de Carvalho

  186. Ensino da Música a Alunos Cegos ou de Baixa Visão  Cristina Cunha

  187. Ensino/Aprendizagem do Braille  Vítor Reino

  188. Entendendo a Baixa Visão-orientação para pais  E. Gasparetto e Kara-José

  189. Entendendo a Baixa Visão-orientação para profs  R. Oliveira, K-José e Wilson

  190. Entre Amor e Ódio: Os Dilemas da Educação do Outro  Rosely Gayoso

  191. Equilíbrio em crianças e jovens cegos e de baixa visão: efeito da preferência podal e da atividade física  Diana Rocha, Olga Vasconcelos & Paula Cristina Rodrigues  Nov. 2017

  192. Escrita Ortográfica e Revisão de Texto em Braille  Clarissa Nicolaiewsky & Jane Correa

  193. Essential components of educational programming for students who are blind or visually impaired  Alberta Education

  194. Estereotipias na Infância  Sonia B. Hoffmann

  195. Estimulação e reabilitação visual  Jucimar Sidney

  196. Estimulação Precoce na Criança Cega  Kátia Oliveira

  197. Estratégias a utilizar em Salas de Aula Inclusivas  Luís de Miranda Correia, Ana Paula Martins & Rosa Maria Ferreira

  198. Estratégias de ensino utilizadas, também, com um aluno cego, em classe regular  Luzia Guacira Silva

  199. Estrategias de estudio utilizadas por pianistas ciegos  Paula Chávez

  200. Estratégias para a exploração e leitura de mapas tácteis  DGEBS

  201. Éveil des Sens  Enfant aveugle

  202. Exclusão das Crianças Cegas da Prática de Ensino da Alfabetização Espacial em um Contexto de Escola Inclusiva  Marcelo Torreão Sá

  203. Experiência Estética para Invisuais  Ana Sofia Melo das Neves

  204. Ferramentas cognitivas e tecnológicas para a inclusão social de pessoas com DV  Eliana Sampaio

  205. Formação de conceitos em crianças cegas  Cecilia Batista

  206. Funções de um Celular para Pessoas Cegas  Joyce Jobis

  207. Futsal para cegos  Ramon Pereira de Souza

  208. Geography in a different way  Roman Brvar

  209. Goalball  Viriatos

  210. Grafia braille para a Língua Portuguesa  IBC

  211. Grafia musical braille  Dolores Tomé

  212. Guia para os pais das crianças deficientes visuais  DGEBS

  213. Guia para padres de niños ciegos desde 0 meses a 3 años  Guia Bienvenido

  214. Guia para um ensino inclusivo e aprendizagem à distância  Bryn Holmes,Dulce Ferreira, Isabel Huet Silva, Paul Lynch, Stelios Kessanidis, Boba Mannova, C. Ragiadakos, Ruth Leitch & Luís Botelho Ribeiro

  215. Histórias para Todos: algumas Orientações  Cuckoo

  216. Influência da Capacidade de resistência aeróbia na Orientação & Mobilidade do Cego  José Moura e Castro  [PDF]

  217. Imagem corporal: corporeidade da pessoa com Deficiência Visual  Rosilene Diehl & Paulo Peixoto

  218. Imagem corporal e deficiência visual  M.ª Luíza Tanure Alves & Edison Duarte

  219. Impacto da Discriminação com base na Deficiência nas Mulheres  Pedro Bettencourt Correia e outros

  220. Impacto económico da cegueira/hipovisão vs custos na prevenção em Retinopatia Diabética  José Rui Faria de Abreu

  221. Implicações de ser pai e mãe de um bebé deficiente visual  Patrícia Roveda

  222. Improving Braille Reading Fluency  Kathleen Stanfa & Nicole Johnson

  223. Inclusão Escolar de Alunos Cegos e com Baixa Visão  Elizabet Dias de Sá, Izilda Campos e Myriam Silva

  224. Influência da natação no desenvolvimento das AVD em crianças com deficiência visual  Edgar Costa, Leonardo Canolla, Leonardo Guerra, Hugo Nunes & Sheila Santos Silva

  225. Iniciação à Leitura do Braille  Sonja Ekvall

  226. Integração do Aluno cego e de baixa visão na disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar  Leonardo Cunha da Silva

  227. Integração do Aluno Deficiente Visual em Diferentes Meios: Família, Escola, Sociedade  Paulo Coelho

  228. Inteligência Visual-Espacial  Armanda Zenhas

  229. Interação — condição básica para o trabalho do profissional com o portador de deficiência visual  Maria Lúcia Amiralian

  230. Interação Mãe e Bebé Cego: Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem  Wanessa Silva, João Oliveira & Wanilda Cavalcanti 

  231. Internet para Necessidades Especiais  Francisco Figueiredo

  232. Intervenção fonoaudiológica e deficiência visual  Mayla Monteiro & Rita Montilha

  233. Intervenção Precoce na Criança com Baixa Visão  Heloisa Gagliardo & M.ª Inês Nobre

  234. Intervenção Precoce: reflexões sobre o desenvolvimento da criança cega até aos 2 anos  Gérson Farias

  235. Intervención Educativa con Alumnos Ciegos y de Baja Visión en las Etapas de Educación Primaria y Secundaria  Nuria Rodríguez Mena

  236. Introducción al concepto de Aprendizaje Activo de Lilli Nielsen  Stacy Shafer

  237. Is My Blind Child Autistic?  Mary McDonach

  238. Keyboard Instruction for the Blind Music Student  Daniel and David Simpson

  239. L'accès à l'information parlée chez l'aveugle  Anita Richaume-Crinquette

  240. L'Adolescent Déficient Visuel  Pierre Griffon

  241. L'apprentissage de la marche chez l'enfant non-voyant ou malvoyant  INLB

  242. L’Enseignement des Langues aux Adultes Déficients Visuels  EuroBlind

  243. L'Intégration en action(s): stratégies et outils pédagogiques pour l'enseignant de classe ordinaire intégrant un enfant déficient visuel  Sylvie Loraine

  244. La Educación Musical de Personas con Deficiencia Visual y la Musicografía Braille  Isabel Bertevelli

  245. La Fisioterapia en el Entorno Educativo del Niño con Discapacidad Visual  David Presas y Miquel S. Martí

  246. La Lecto-escritura en Tinta en Alumnos con Baja Visión  María Pilar S. Sánchez

  247. La Lingüística en las Personas con Discapacidad  Filiberto Rodríguez

  248. La Personne Âgée Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  249. Le Développement de la Conscience de l'Écrit chez l'Enfant Aveugle Âgé de 0 à 5 Ans  Yves Jalbert et Pierre-Olivier Champagne

  250. Le Travail de Deuil chez la Personne Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  251. Learn To Use Your Other Senses To Help You Cope with Blindness and Vision Loss  VisionAware  Jan. 2018

  252. Learning Braille: The Relevance of Low-Tech Devices  Laura Matz

  253. Learning To Live With Blindness: Rehabilitation Teaching  Alvin Roberts

  254. Learning To Work With Blindness: Vocational Counseling  Alvin Roberts

  255. Lecture des Aveugles  Émile Javal  Dez. 2017

  256. Leitura Musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia braille na perspectiva de alunos e professores  Fabiana Bonilha

  257. Ler para cegos  Milton Schinca

  258. Les troubles du sommeil chez les aveugles  Dr Damien Léger & Dr Nicolas Hommey

  259. Leve o seu filho cego para a cozinha!  Ruth Schroeder

  260. Literacia Emergente para a Cegueira  CAIPdv

  261. Louis Braille: sua vida e seu sistema  Jurema Venturini

  262. Mãe! Pai! Ajudem-me  Lucimar Amaral Ezequiel

  263. Making the most of your sight  RNIB

  264. Malvoyance et autisme  Enfant Aveugle

  265. Mapas mentais de deficientes visuais como suporte ao design da informação urbana na Web  Geisa Golin, Ruth Nogueira, Gabriela Alexandre & Josiane Cabral

  266. Matemática e a Deficiência Visual  Aline Leichtfeld de Araújo & Fernanda Marszaukowski

  267. Matemática e Deficiência Visual  Jorge Carvalho Brandão

  268. Matériel de pré-braille pour Enfants basé sur l’histoire de «Blanche-Neige et les Sept Nains»  Christine Henault

  269. Material didáctico para alumnos invidentes en el aula de inglés (educación primaria)  Helena Aikin Araluce

  270. Metodología para la Educación Artística en Niños Ciegos y de Baja Visión  Annabelle Díaz Muñoz

  271. Meu Filho Cego  Edda Sá de Albuquerque

  272. Mobilidade na primeira pessoa  Ana Maria Fontes

  273. Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) e Alunos com Necessidades Educativas Especiais  Luís de Miranda Correia

  274. Modos de intervir com jovens deficientes visuais: uma experiência de grupo de teatro  Márcia Moraes

  275. Mudança de Comportamentos Motores no Utilizador de Cão-Guia  João Fernandes & Maria João Fernandes 

  276. Museus e Acessibilidade  Peter Colwell & Elisabete Mendes  [PDF]

  277. Musicografia Braille: Instrumento de Inserção e Formação Profissional  Dolores Tomé

  278. Musicoterapia para deficientes visuales  El Rincón del Vago

  279. Myths and Facts about Touch and Tactile Pictures for the Blind  J. M. Kennedy

  280. Não podemos ver, não devemos tocar: quais as repercussões dessa máxima no discurso das pessoas cegas?  Bertrand Verine

  281. Necessidades Educativas Especiais na Sala de Aula: Um Guia para Professores  Lee Brattland Nielsen

  282. Ninguém é PerfeitoVivendo e Crescendo com Crianças que têm Necessidades Especiais  Nancy B. Miller

  283. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille  Edison Lemos, Jonir Cerqueira, M.ª Gloria B. Mota & Regina Caldeira de Oliveira

  284. Nos 150 anos da morte de Louis Braille  Vítor Reino

  285. O Aluno Cego, a Escola e o Ensino da Matemática  Paulo Campos & Miriam Godoy

  286. O Aluno Deficiente Visual  site 'A Deficiência'

  287. O Aluno Deficiente Visual na Escola: lembranças e depoimentos  Kátia Caiado

  288. O Brincar da Criança Cega  Vanda Cianga Ramiro

  289. O Cego, O Espaço, o Corpo e o Movimento: uma questão de Orientação e Mobilidade  Admilson Santos

  290. O Cego na Escola e na Sociedade: um estudo psicológico  Thomas Cutsforth

  291. O Cliente com Deficiência Visual no Sector do Turismo  Perfil

  292. O Corpo (Im)perfeito: a Protecção Constitucional de uma Construção Social?  António de Araújo

  293. O Deficiente Visual  Sylas Fernandes Maciel

  294. O Deficiente Visual e a Aula de Educação Física  Mário Jorge Lopes

  295. O Deficiente Visual e a Atenção Farmacêutica  Eliana Nascimento & Luciene Marques

  296. O Desenvolvimento da Criança Cega  Maria Eduarda Dias

  297. O Desenvolvimento de Crianças Cegas e de Crianças Videntes  M.ª Luiza França-Freitas e M.ª Stella Gil

  298. O Desenvolvimento Motor da Criança Cega nos primeiros anos de vida  Júlio Paiva

  299. O Desenvolvimento Psicomotor do Cego  Michel Kyrillos

  300. O Efeito da Motricidade do Judo no Equilíbrio de Crianças com Deficiência Visual  Ana Carolina Pinto & Josiane Lima

  301. O Ensino da Biologia na Deficiência Visual  Camila Reis dos Santos & Vanessa Burgos Manga

  302. O Ensino da Educação Física para Deficientes Visuais  José Pereira de Melo

  303. O Ensino da Física a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo

  304. O Ensino da Física e Química a alunos com Deficiência Visual  Clara Gonçalves

  305. O Ensino da Física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades para alunos cegos e com baixa visão  Eder Pires de Camargo

  306. O Ensino da Geografia e a cegueira  Ana Paula Chaves

  307. O Ensino da História a Deficientes Visuais: recursos didácticos  Luciano Paixão

  308. O Ensino da Língua Inglesa para Alunos Cegos e com Baixa Visão em Salas Inclusivas do Ensino Médio  Sara França e outros

  309. O Ensino da Óptica a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo, Roberto Nardi, Paulo Maciel Filho & Débora Almeida

  310. O Ensino da Ortografia para crianças cegas  Amanda Botelho Martinez

  311. O Ensino de Violino para Deficientes Visuais: relatos e propostas para a didática da empunhadura e da condução do arco  Luiz Alberto Amorim de Freitas

  312. O Ensino do Violino para Deficientes Visuais integrando o método Suzuki e a Musicografia Braille  Débora Flemming Bohn

  313. O Estranhamento Causado pela Deficiência: Preconceito e Experiência  Luciene M. da Silva

  314. O Impacto da Perda da Visão na Vida do Paciente  Jorge Mitre

  315. O Impacto Psicossocial da Deficiência Visual  Sandra Rodrigues

  316. O "Ir e Vir" do Deficiente Visual: Manual de Orientação e Mobilidade  Sylas Maciel

  317. O Jogo Simbólico da Criança Cega  Sheila Correia de Araújo

  318. O Lugar do «outro» na Escola Pública: uma perspetiva inclusiva  José Firmino

  319. O Mercado de trabalho e a pessoa deficiente  site 'A Deficiência'

  320. O Método MusiBraille  Maressa Miquelino de Carvalho

  321. O meu filho vê menos?  Fátima Bessa & Rosa Afonso

  322. O Mundo Percebido O Sentir  Merleau-Ponty

  323. O papel do pedagogo no processo de reabilitação de pacientes com baixa visão  Raquel Silva & Luciana Bareicha

  324. O PEI e as Adaptações Curriculares  Projecto IRIS

  325. O Perceber e o Relacionar-se do Deficiente Visual: orientando professores especializados  Elcie Masini

  326. O Processo de Construção da Leitura/Escrita na Deficiência Visual  Marilda Bruno

  327. O Processo de Romantização das Deficiências  Lúcia Monteiro

  328. O Que é Ser Cego  Luíz Alberto Melchert C. Silva

  329. O Que é uma Deficiência Visual?  Zeiss

  330. O que «vê» quem não vê?  Hélder Bértolo

  331. O Significado da Deficiência Visual na Vida Cotidiana: Análise das Representações dos Pais-Alunos-Professores  Marilda Bruno

  332. O Tacto e suas Implicações no ensino do Desenho a Crianças Cegas  Francisco José de Lima & José Aparecido da Silva

  333. O Uso Funcional dos Sentidos na Criança Multideficiente com Deficiência Visual  Clarisse Nunes

  334. Organización de un aula ordinaria con alumnos con discapacidad visual  Roberto Casañas

  335. Orientação e Mobilidade  SAC

  336. Orientação e Mobilidade da pessoa com cegueira adquirida: os benefícios do meio aquático como facilitador da aprendizagem  Regina Kátia Ribeiro

  337. Orientação e Mobilidade para crianças  Vera Lúcia Felippe & João Álvaro Moraes Felippe

  338. Orientação e Mobilidade para Deficientes Visuais  Rosa Maria Novi

  339. Orientação Profissional dos Cegos e Contribuição da Psicologia para a sua Formação Profissional  António Martinho do Rosário

  340. Orientações Pedagógicas para o Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular  Eugênia Fávero, Luisa Pantoja & Maria Teresa Mantoan  Jan. 2018

  341. Os Benefícios da Convivência com Animais para o Desenvolvimento Bio-Psico-Social da Criança com Deficiência Visual  Camila Gandini

  342. Os Cães-guia  Victor Oliveira

  343. Os Sentidos e as Experiências  Sílvia Elena Ventorini

  344. Os Sentidos que substituem a Visão  José Espínola Veiga

  345. Os Serviços de Leitura Pública para Pessoas com Deficiência Visual em Portugal  José Guerra

  346. Os significados da Avaliação Vocacional no contexto da reabilitação de pessoas com deficiência  Sérgio Fabela

  347. Pais Cegos  Lorita Pagliuca, Renata Uchoa & Márcia Machado

  348. Para uma Nova Comunicação dos Sentidos  Augusto Deodato Guerreiro

  349. Paradigmas da escola inclusiva e desafios colocados ao professor  M.ª da Conceição Rebelo

  350. Participação da Família no Processo de Formação da Identidade do Aluno com Baixa Visão  Ana Lúcia Oliveira

  351. Participação Ocupacional do Idoso com Deficiência Visual  Marlene Caldas Monteiro

  352. Percepção, Acção e Conhecimento nas Crianças Cegas  Esperanza Ochaita & Alberto Rosa

  353. Perda da Visão e Enfrentamento  Jurema Dourado & Luize Costa  Jan. 2018

  354. Pessoas com Deficiência Visual e Imagem Telejornalística  Marcello Pereira Machado

  355. Planning Piano Lessons for Your First Blind Student  David Goldstein

  356. Plano Nacional de Leitura para Cegueira e Baixa Visão  Manuela Micaelo

  357. Possibilidades da abordagem etnográfica no trabalho com os deficientes visuais  Priscila Lima

  358. Préparation à la lecture tactile de jeunes enfants aveugles présentant des troubles associés  Marylène Tonnel-Ballavoisne

  359. Princípios fundamentais na educação da criança cega  Lowenfeld

  360. Problemas das crianças cegas congénitas na construção da realidade  Sylvia Santin & Joyce Nesker Simmons

  361. Qualquer maneira de ler vale a pena  Luciene Maria da Silva

  362. Quando os Olhos Não Vêem  Inês Grilo

  363. Reabilitação  Lizabeth de Sousa

  364. Reacções psicológicas à perda de visão  Cristina Barczinski

  365. Reaching, Crawling, Walking...  Susan Simmons & Sharon Maida

  366. Recursos didáticos na educação especial  Jonir Cerqueira & Elise B. Ferreira

  367. Regras de Atletismo para Atletas Invisuais [B1, B2 e B3]

  368. Repercusión de la Deficiencia Visual en las Personas Mayores  Ignacio Párraga Martínez

  369. Representações Sociais de Professores sobre a Inclusão de Alunos com Deficiência em Turmas Regulares  Cristiane Correia Taveira

  370. Reunião de sensibilização à escola  Maria Teresa Cavaco

  371. Saberes e Práticas da Inclusão  Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão  Maria Salete Fábio Aranha

  372. Science for Students with Visual Impairments: teaching suggestions and policy implications for Secondary Educators  David Kumar, Rangasamy Ramasamy & Greg Stefanich

  373. Se é professor...  DGEBS

  374. Sexualidade de Cegos  Maria Alves de Toledo Bruns

  375. Shared Storybook Reading  Elizabeth Dennison

  376. Símbolo internacional de pessoas com Deficiência Visual | Cegueira

  377. Simulando as deficiências: como é ser um deficiente visual?  M.ª Salete Fábio Aranha

  378. Sistema de aquisição de conhecimento para apoio à consulta de Subvisão  Cláudia Martins Antunes

  379. Sistemas Técnicos e Tácticos no Goalball  Alessandro Tosim, Alaércio Perotti Jr, M.ª Teresa Leitão & Regina Simões

  380. Sofrimento Emocional na Deficiência Visual  Ana Sofia Teixeira

  381. Sonhos Arquetípicos em portadores de Deficiência Visual  Jorge Monteiro de Lima

  382. Story Boxes: A Hands-On Literacy Experience  Norma Drissel

  383. Studying Embossed Maps  Paivi Toikkanen

  384. Sugestões de Atividades para a Educação Infantil da Criança com DV  Marilda Moraes Garcia Bruno

  385. Sugestões para as famílias de crianças com baixa visão  Mara Siaulys

  386. Tactile Storytelling  Philipp Meyer

  387. Teaching English to blind students  Chok Seng

  388. Teaching Geography to Visually Impaired Students  Stuart Snowdon

  389. Teaching Math to Visually Impaired Students | Teaching Strategies  Susan A. Osterhaus 

  390. Teaching Science to Students with Visual Impairments  Tiffany Wild & Karen Koehler

  391. Teatro-Educação: uma experiência com Jovens Cegos  Roberto Rabêllo

  392. Teclado de Computador  Marco António Queiroz

  393. Tecnologia táctil para a avaliação da dor em cegos  Ana Cláudia Toniolli & Lorita Pagliuca

  394. Tenho um bebé no berço  Mara Siaulys

  395. The Impact of Vision Loss on Development & Learning  Carmen Willings

  396. The Impact of Visual Impairment on the Acquisition of Early Communication Skills  Ian Bell

  397. The Role and Function of the Teacher of Students with Visual Impairments  Susan Jay Spungin & Kay Alicyn Ferrell

  398. The Social Model of Disability  Tom Shakespeare  Nov. 2017

  399. Toque o bebé!  Lois Harrell

  400. Toys for blind children  WonderBaby

  401. Treino das AVD para crianças deficientes visuais  Sonja Myrimer

  402. Treino sensorial para pessoas cegas  Julie Fields

  403. Universal Design  The Center for Universal Design at North Carolina State University

  404. Universo Táctil  Mara Siaulys

  405. Veicular Conceitos Matemáticos em estudantes cegos no ES Politécnico: pertinência da utilização do Multiplano  Carla Costa

  406. Ver e Não Ver  Márcia Moraes

  407. Ver pela Arte: Projecto de Ensino de Música a Deficientes Visuais  CNC

  408. Vinculação conjugal e estilos parentais em pais de filhos com e sem Deficiência Visual  Andreia Vaz

  409. «¡Voy al Cole!» Material para la inclusión del niño con discapacidad visual en la etapa de Educación Infantil  Herranz Tardón, M.ª Holgado López & Marín Palomino

  410. Vulnerabilidade à Violência Sexual no Contexto da Escola Inclusiva: Reflexão sobre a Invisibilidade da Pessoa com Deficiência  Windyz B. Ferreira



Δ

em 19.Jan.2018
Actualizado por MJA

Siga este site no Facebook.     Siga este site no Twitter    Envie um email à Webmaster do Site