Ξ  
 

 SOBRE A DEFICIÊNCIA VISUAL

pessoa cega acompanhada  Textos Didácticos    novo ► 231
 

  1. A Aprendizagem da célula por estudantes cegos utilizando modelos tridimensionais Sandra Cardinali & Amauri Ferreira

  2. A Bengala como Símbolo e Auxiliar  Die Gegenwart

  3. A Bengala como um instrumento lúdico na Orientação e Mobilidade do Deficiente Visual  Vera Ferraz & Lúcia Filgueiras

  4. A Cegueira Congénita e o Desenvolvimento Infantil  PBC Boston Mass.

  5. A Cidade à vista do Cego: Informação, Mobilidade e Cidadania  Maria Paula Trigueiros Cunha

  6. A Comunicação como barreira à inclusão de alunos com DV em aulas de electromagnetismo  Eder Camargo, Roberto Nardi & Estéfano Veraszto

  7. A Comunicação e a relação interpessoal com o aluno deficiente visual  Maria da  Glória Mota

  8. A Construção da Criança com Deficiência Visual como Sujeito Social  Sonia B. Hoffmann

  9. A Construção do Conceito de Número e o pré-Soroban  Cleonice Fernandes et al.

  10. A Criança Cega e a Literatura Infantil  Sara Joana Branco dos Santos

  11. A Criança cega em idade pré-escolar  US Dept. Health, Education & Welfare

  12. A Criança com Baixa Visão: um Guia para Pais Equipa da Consulta de Baixa Visão do Hospital Pediátrico de Coimbra

  13. A Criança Deficiente Visual e seus Pais  Kay Alicyn Ferrel

  14. A Criança com Deficiência Visual e suas Relações com o Outro Social  Sonia B. Hoffmann

  15. A Criança Visualmente Incapacitada, do Nascimento Até a Idade Pré-Escolar: a Importância da Estimulação Visual  William Padula & Susan Spungin

  16. A Deficiência na Comunicação Social: boas práticas para Jornalistas  INR e RTP

  17. A Deficiência Visual  Maria José Alegre

  18. A Deficiência Visual para os Adolescentes: o Olhar da Enfermeira  Laura Lima Costa

  19. A Disciplina de Educação Visual  Lígia Leitão

  20. A Dor Depressiva na Reabilitação da Incapacidade Física Adquirida  Rui Aragão Oliveira  Fev. 2019

  21. A Educação do Portador de Deficiência Visual  Elcie Masini

  22. A Educação Precoce da Criança Cega  OS Caja de Pensiones

  23. A Escola espera por mim?  Margarida Loureiro

  24. A Expressão Corporal, o Teatro e o Deficiente Visual  Marlíria Cunha

  25. A Família com Filhos Adolescentes com NEE  M.ª Isabel Bica Costa

  26. A Função Docente e o Professor com Deficiência Visual  Elisabete Marcelino Domingos

  27. A Grafia da Assinatura na construção da identidade  Izilda Campos

  28. A importância da assinatura para a inclusão da pessoa cega  Ethel Rosenfeld

  29. A Importância da AVD na Educação e Reabilitação dos DV  Elizabeth Jesus

  30. A Importância da Educação Física  Michele Pereira de Souza

  31. A Importância do Brincar para Crianças Cegas e com Baixa Visão  Olga Souza

  32. A Importância do Tacto para as pessoas com DV  T. V. Cranmer

  33. A Importância do Trabalho para o Cego  Airton José Santos

  34. A Inclusão do Deficiente Visual nas aulas de Educação Física escolar  M.ª Luíza T. Alves & Edison Duarte

  35. A Inclusão dos Deficientes Visuais na Escola Regular  Fabiana Santos

  36. A Inclusão na Banda Desenhada  Maurício de Sousa

  37. A Inclusão na Educação Matemática  Solange Fernandes e Lulu Healy

  38. A Inclusão Social tem Influência nas Práticas Museais? Patricia Roque Martins

  39. A Integração Escolar das Crianças e dos Adolescentes Deficientes  OCDE

  40. A Kitchen Curriculum for the Parents of Visually Impaired Children  Franziska Naughton & Sharon Sacks

  41. A Linguagem na Cegueira  CAIPdv  Jan. 2019

  42. A Matemática e a Geometria na Educação Inclusiva dos Deficientes Visuais  Sílvio Vieira & Francisco Silva

  43. A Palavra Cegueira: Um Pequeno Estudo Sobre as Reacções de 3 Grupos Diferentes  Vítor Reino

  44. A Participação da Família no Processo Educativo da Pessoa Portadora de DV  Emilia Parpinelli

  45. A Perda da Visão na Adolescência e na Idade Adulta  Ana Maria Medeiros

  46. A Psicologia do Tacto  Morton Heller Winston

  47. A Qualidade de Vida de Adolescentes com Cegueira Congénita ou Precoce em Portugal Nuno Marques

  48. A Reabilitação das Pessoas com Deficiências Visuais  Sandra Rodrigues

  49. A Reversão da Atenção em pessoas com DV  Virgínia Kastrup

  50. A Utilização dos Recursos Ópticos na Sala de Aula  M.ª Eugénia Rocha

  51. A Vida dos Portadores de Deficiência  José Pastore

  52. A Visita de Estudo  Luís Botelho Ribeiro

  53. A Vivência da Sexualidade por adolescentes portadoras de Deficiência Visual Camila Pontes Bezerra

  54. Abordagem da Enação no Campo da Deficiência Visual  Virgínia Kastrup, Filipe Carijó & M.ª Clara de Almeida 

  55. Acessibilidade de Museus Europeus para Deficientes Visuais  Susana Mesquita  [PDF]

  56. Acesso tátil: uma introdução à questão da acessibilidade estética para o público DV nos museus Filipe Carijó, Juliana Magalhães & M.ª Clara de Almeida

  57. Accueillir un élève malvoyant dans sa classe SARHIS

  58. Accueillir un élève non-voyant dans sa classe SARHIS

  59. Acessibilidade a Computadores para Professoress de Alunos c/ NEE  Microsoft  [PDF]

  60. Acessibilidade na WEB  WebAIM

  61. Actividade Física e Qualidade de Vida em Crianças e Jovens com Deficiência Visual  Tiago Gomes

  62. Actividades Corporais no Processo de Alfabetização da Criança Cega Lúcia Silva Monteiro

  63. Actividades da Vida Diária  Tomteboda RC

  64. Actividades de Estimulación Visual para la Educación Infantil  Manuel Bueno Martín

  65. Actividades de Inclusão para Alunos cegos e com Baixa Visão em Aulas Regulares de Língua Estrangeira Anabela Ferreira

  66. Actividades de Vida Diária  Tomázia Lora

  67. Actividades Físicas e Desportivas para Deficientes Visuais  João Oliveira

  68. Actuação da Fisioterapia em Deficientes Visuais  Maitê Peres de Carvalho et al. 

  69. Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com DV  Vivian de Oliveira Preto

  70. Adaptación de Material para Ciegos y Deficientes Visuales  Antonia Raya Medina

  71. Adaptaciones Curriculares para Alumnos con Baja Visión e Invidentes  Antonio Fuentes

  72. Adapted Physical Education for the Blind and Visually Impaired  Kathy Letcher

  73. Adequações Curriculares na Baixa Visão  Glória Romagnolli

  74. Adolescentes portadores de DV: percepções sobre sexualidade  Giovana Moura & Eva Rubim Pedro

  75. Adolescer: A Vivência de portadores de Deficiência Visual  Maria Alves Bruns & Patrícia Salzedas

  76. Ajudas técnicas / Produtos de apoio  INR

  77. Albinismo  Anny Marquito, Danielle Czmyr, Giselle Silveira & Letícia de Oliveira

  78. Alfabetização da criança cega: uma reflexão necessária  Maria da Glória Almeida

  79. Alfabetização de alunos com baixa visão significativa  Marilda Bruno

  80. Alfabetizando a Criança Cega  Projecto Nova Visão

  81. Alucinações Visuais na Enxaqueca  Oliver Sacks

  82. Alumnos con Discapacidad Visual. Necesidades y Respuesta Educativa  Pablo Martín Andrade

  83. Alunos Cegos e com Baixa Visão: Orientações Curriculares Alberto Mendonça, Cristina Miguel, Graça Neves, Manuela Micaelo, Vítor Reino  [PDF] 

  84. Alunos Cegos nas aulas de Matemática  Nuno Santos, Cláudia Ventura e Margarida César

  85. Alunos com Multideficiência e Surdocegueira  congénita  Clarisse Nunes [PDF]

  86. Apoio psico-pedagógico ao Deficiente Visual Ana Soares, Andreia Fontinho, Cristiana Duarte, Inês Marques & Mariana Matias

  87. Aprendizagem Activa na Criança com Multideficiência: Guia para educadores  Clarisse Nunes [PDF]

  88. Apprendre à jouer à un enfant aveugle de 2 à 5 ans  Brigitte Assénat, Hélène Dupuis & Luc Grégoire

  89. Apprends moi à faire tout seul  Sylvie Boutadou

  90. Aprendendo a Ler e Escrever em braille  Clarissa Nicolaiewsky

  91. Aprendizaje Músical en la Diversidad  R.D. Profesionales de la Enseñanza

  92. Arte, Educação e Inclusão: Orientações para Áudio-Descrição em Museus Francisco J. Lima et al.

  93. As Barreiras Invisíveis da Integração  António Lavouras Lopes

  94. As Crianças cegas e as mães: uma análise ao sistema de sinais  Selma Fraiberg

  95. As Deficiências Visuais na criança  Clayette, Madignier, Magnard & Hullo

  96. As Mãos Compreendem  Lilli Nielsen

  97. As Relações entre Deficiência Visual Congénita, Condutas do Espectro do Autismo e Estilo Materno de Interacção Ana Delias de Sousa

  98. As Representações dos Professores de Educação Especial e as Necessidades das Famílias Filomena Pereira

  99. Atendimento Precoce aos Bebés Deficientes Visuais e suas Famílias  Patrícia Roveda

  100. Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras  Laercio Sant´Anna et al.

  101. Audiojogos como Ferramenta Inclusiva  Blind Games Brazil

  102. Aulas de natação para pessoas com deficiência  Alexandre Paulo Loro

  103. Autoestima a partir do caminhar: Orientação e Mobilidade da pessoa com Deficiência Visual Andreisa Santos & Sandra Castro

  104. Avaliação e Intervenção em escolares portadores de Baixa Visão em Sala de Recursos Keila Carvalho, Cássia Freitas, Eliane Kimolto e Elizabete Gasparetto

  105. Avaliação Visual de alunos com bx visão numa aula de Educação Física Ciro Winckler Oliveira & José J. Gavião

  106. Avaliar e Treinar Atletas com Deficiência Visual: problemas e soluções  Nuno Alpiarça

  107. Awakening to Life  Alexander Meshcheryakov

  108. Ayudando a Crecer a mi Hijo: un aporte pedagógico para el área científica  Luz Correa B.

  109. Benefícios da Prática Desportiva em Pessoas com Deficiência Visual  Duarte Comprido & Andreia Violeiro

  110. Boas Maneiras à Mesa: guia para cegos  Widerberg e Kaarlela

  111. Boas Práticas na Intervenção Precoce Joaquim Gronita, Júlia Pimentel, Cátia Matos, Ana Bernardo, Joana Marques [PDF] 

  112. Braille Reading Speed  Susan Ford & Ramona Walhof

  113. Brincar é um assunto sério! Ana Margarida Carvalho & Rita Pereira

  114. Brincar para todos  Mara Siaulys  [PDF]

  115. Brinquedos e brincadeiras para crianças cegas  Ana Leite

  116. Brinquedos para crianças com Deficiência Visual

  117. Caminhando Juntos: Manual de Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade  João Felippe

  118. Caminhar sem Medo e sem Mito  Sonia Hoffmann e R. Seewald

  119. Cartografia Tátil: Mapas para Deficientes Visuais  Ruth Loch

  120. Cécité et Précocité Intellectuelle  Enfant Aveugle

  121. Cedo para ser velho e tarde para ser cego  Cristina Almeida

  122. Cegueira Congénita na Construção da Realidade Biofísica e Psicossocial Fernando Jorge Figueiredo  Jan. 2019

  123. Cegueira e Baixa Visão  Elizabet Dias Sá

  124. Cegueira e Depressão  Ana Lúcia Pinheiro

  125. Cegueira: O que é, o que faz e como viver com ela  Thomas Carroll

  126. Cognição Motora em Deficientes Visuais: importância da visão no controle das acções  Luís Imbiriba

  127. Comment choisir un jeu pour un enfant aveugle?  Christine Hénault

  128. Comment rendre un site internet accessible à la personne aveugle  BlindLife  Jan. 2019

  129. Como Ajudar Um Cego  SNRIPD

  130. Como Criar Espaços e Serviços Públicos mais Acessíveis  ACAPO

  131. Como desenvolver programas de Orientação e Mobilidade para pessoas com DV  Nely Garcia

  132. Como devo educar meu filho cego?  Wilhelm Heimers

  133. Como enxergar bem sem óculos: o sistema Bates aplicado ao dia-a-dia  M. Matheus de Souza

  134. Como Integrar o Aluno Deficiente Visual na Aula de Educação Física?  Paulo Coelho

  135. Como Se Não Vê o Que Se Não Vê?  Sara Joana Branco dos Santos

  136. Como transcrever Banda Desenhada em braille  Projecto HQ para DV ler

  137. Competências Pessoais e Sociais e a Deficiência Visual  Margarida Gaspar de Matos

  138. Composições do não ver: contando histórias Camila Alves, Carolina Manso, Josselem Oliveira, Julia Neves, Liz Eliodoraz, Luciana Franco, Thadeu Gonçalves, Vandré Vittorino, Marcia Moraes

  139. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos-estórias M.ª Lucia Amiralian

  140. Compreender a Baixa Visão  Fernanda Ladeira & Serafim Queirós [PDF]

  141. Comprendre la cécité  Enfant Aveugle

  142. Comunicação não-verbal entre o enfermeiro e o cego  Cristiana Brasil de Almeida

  143. Conceitos Aquisição Básica para a Orientação e Mobilidade  Ivete De Masi

  144. Consciência Fonológica e Sistema Braille: reflexões sobre o tratamento da ortografia  Iara Farias & Amanda Botelho

  145. Construção do Autoconceito e Rendimento Escolar: Comparando Crianças Cegas e Amblíopes e Crianças sem NEE  M.ª Inês Costa e M.ª João Carapeto 

  146. Construindo a Articulação entre Arte e Deficiência Visual  Virgínia Kastrup

  147. Conteúdo Visual em Sonhos de Cegos  Helder Bértolo & Teresa Paiva

  148. Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com Deficiência Visual  Adriano Nuernberg

  149. Contributos da Ciência no Estudo do Sofrimento Emocional na Deficiência Visual Ana Sofia Teixeira, Anabela Sousa Pereira & Ana Torres Pires

  150. Contributos para um Conceito de “Biblioteca Inclusiva”  Alice Ribeiro

  151. Crescimento, Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança Visualmente Incapacitada  Carol Halliday

  152. Cultura dos Sentidos e Ampliação do Paradigma Comunicacional  Augusto Deodato Guerreiro

  153. Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas  M.ª Odete Emygdio da Silva

  154. Défices Visuais  Maria José Lobato

  155. Deficiencia Visual. Aspectos Conceptuales y Repercusiones Funcionales  Rafael González et al.

  156. Deficiência Visual  Marta Gil

  157. Deficiência Visual vols 1, 2 e 3  Marilda Bruno e M.ª Glória Mota  [PDF]

  158. Deficiência Visual Cortical: causas e manifestações  Lilli Nielsen

  159. Deficiência Visual, Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora e Habilidades Motoras  Margarida Leal

  160. Deficiência Visual: Reflexão sobre a Prática Pedagógica  Marilda Bruno

  161. Deficiências Instaladas: Quando a Deficiência Visual se Converte em Deficiências Múltiplas  Sabrina Casado

  162. Deficiente Visual e Acção Educativa  Manuel Martín e Salvador Bueno

  163. Deficiente Visual: Educação e Reabilitação  Ivete De Masi

  164. Deficientes Visuais podem ter Aulas de Biologia  Rosilene Ricardo

  165. Desarrollo Curricular en el área de Autonomía personal: programación para alumnos de Educación Primaria y Secundaria con discapacidad visual  M. A. Arnau Gilberte & M. Orta Molins

  166. Descobrindo o real papel das outras percepções, além da visão, para a OM  Tomázia Lora

  167. Desempenho funcional de crianças com deficiência visual  Juliana Malta et al.

  168. Desenho Geométrico e Deficiência Visual  Jorge Brandão

  169. Desenho Universal  Helena Degreas

  170. Desenvolvimento da criança com DV e Interacção mãe-criança  Ana Cristina Cunha & Sónia Enumo

  171. Desenvolvimento de conceitos em cegos congénitos  Sylvia Nunes e José Fernando Lomônaco

  172. Desenvolvimento Sócio-Cognitivo das Crianças com Deficiência Visual  Ivo Henriques & Susana Spínola

  173. Desenvolvimento Táctil e suas Implicações na Educação de Crianças Cegas  Harold Griffin e Paul Gerber

  174. Desenvolvimento Visual da Criança com Déficit Visual Cortical  Jucimar Sidney

  175. Design Inclusivo: Tocar para VerBrinquedos para Crianças Cegas e de Baixa Visão  M.ª Leonor D. Pereira

  176. Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão  Augusto Deodato Guerreiro  PDF  Mar. 2019

  177. Differentiated Instruction: Blind Students | Visually Impaired Students  Alberta Education

  178. Dificuldades de Comunicação e Sinalização na Deficiência Visual  Marilda Bruno

  179. Discussão dos Saberes Docentes para a Inclusão do Aluno com DV em Aulas de Física  Eder Pires de Camargo

  180. Discussões metodológicas para o ensino da Bengala à Criança Cega  Sonia Hoffmann

  181. Early Identification of Infants Who Are Deaf-Blind  Peggy Malloy et al.

  182. Educação Artística: sugestões de actividades  SAC

  183. Educação de Alunos Deficientes Visuais em Escolas Regulares  J. K. Horton

  184. Educação dos Cegos no Brasil  Aires da Mata Machado Filho

  185. Educação Física e Desportos Adaptados  Joseph P. Winnick

  186. Educação Física escolar e Inclusão  Márcia Gorgatti

  187. Educação Física, Orientação e Mobilidade e Deficiência Visual  José Alberto Moura e Castro

  188. Educação Física para Deficientes Visuais  A. J. M. Conde

  189. Educação, Inclusão e pessoa com DV na educação básica  Dayene Siqueira & Dirceu Siqueira

  190. Educação Inclusiva e Educação Especial: Um Guia para  Directores  DGIDC  [PDF]

  191. Educação Musical para Deficientes Visuais  Rafael Vanazzi de Souza

  192. Effective Classroom Adaptations for Students with Visual Impairments  Penny Cox & Mary Dykes

  193. El Aprendizaje de las Ciencias en niños ciegos y deficientes visuales  M.ª Luisa García et al.

  194. El Bebé Ciego: Primera Atención; Un Enfoque Psicopedagógico  Mercé Leonhardt  [PDF]

  195. El Cuidador de Niños con Deficiencias Visuales  Psicologo Escolar

  196. El Niño Ciego  Lev Semionovitch Vigotski

  197. Elaboração de Tabelas Periódicas para facilitação da Aprendizagem de Alunos portadores de DV  João Batista Filho, Liliane Andrade, Kércya Sousa, Kyara Limeira & Poliane Batista

  198. En los Zapatos de los Niños Ciegos  Rosa Revuelta e Elena López

  199. Enseñanza de dibujo a niños ciegos  El Rincón del Vago

  200. Ensina-me a ser independente!  Sherry Gaynor

  201. Ensinar trigonometria a um cego  Luiz Alberto Melchert de Carvalho

  202. Ensino da Música a Alunos Cegos ou de Baixa Visão  Cristina Cunha

  203. Ensino do Braille: Estratégias de Leitura  Fátima Mendes

  204. Ensino/Aprendizagem do Braille  Vítor Reino

  205. Entendendo a Baixa Visão-orientação para pais  E. Gasparetto e Kara-José

  206. Entendendo a Baixa Visão-orientação para profs  R. Oliveira, K-José e Wilson

  207. Entre Amor e Ódio: Os Dilemas da Educação do Outro  Rosely Gayoso

  208. Equilíbrio em crianças e jovens cegos e de baixa visão  Diana Rocha, Olga Vasconcelos & Paula Rodrigues

  209. Escrita Ortográfica e Revisão de Texto em Braille  Clarissa Nicolaiewsky & Jane Correa

  210. Essential components of educational programming for students who are blind or VI  Alberta Education

  211. Estereotipias na Infância  Sonia B. Hoffmann

  212. Estimulação e reabilitação visual  Jucimar Sidney

  213. Estimulação Precoce na Criança Cega  Kátia Oliveira

  214. Estratégias a utilizar em Salas de Aula Inclusivas  Luís de Miranda Correia, Ana Paula Martins & Rosa Maria Ferreira

  215. Estratégias de ensino utilizadas, também, com um aluno cego, em classe regular  Luzia Guacira Silva

  216. Estrategias de estudio utilizadas por pianistas ciegos  Paula Chávez

  217. Estratégias para a exploração e leitura de mapas tácteis  DGEBS

  218. Éveil des Sens  Enfant aveugle

  219. Exclusão das Crianças Cegas da Prática de Ensino da Alfabetização Espacial em um Contexto de Escola Inclusiva  Marcelo Torreão Sá

  220. Experiência Estética para Invisuais  Ana Sofia Melo das Neves

  221. Ferramentas cognitivas e tecnológicas para a inclusão social de pessoas com DV  Eliana Sampaio

  222. Fire Is So Loud: Tips to address Empty Language for Children with Cortical Visual Impairment or other types of Visual Impairment  Peg Palmer

  223. Formação de conceitos em crianças cegas  Cecilia Guarnieri Batista

  224. Funções de um Celular para Pessoas Cegas  Joyce Jobis

  225. Futsal para cegos  Ramon Pereira de Souza

  226. Geography in a different way  Roman Brvar

  227. Glaucoma em idosos: Subjetividade e relações familiares  Denise Gutierrez e Nayana Julho

  228. Goalball  Viriatos

  229. Grafia braille para a Língua Portuguesa  IBC

  230. Grafia musical braille  Dolores Tomé

  231. Guia de Intervenção Precoce na Disfunção Visual  Augusto Deodato Guerreiro  [PDF] Mar. 2019

  232. Guia para os pais das crianças deficientes visuais  DGEBS

  233. Guia para padres de niños ciegos desde 0 meses a 3 años  Guia Bienvenido

  234. Guia para um ensino inclusivo e aprendizagem à distância  Bryn Holmes,Dulce Ferreira, Isabel Huet Silva, Paul Lynch, Stelios Kessanidis, Boba Mannova, C. Ragiadakos, Ruth Leitch & Luís Botelho Ribeiro

  235. Habilidades funcionais na criança com cegueira congénita Paula Alves, Grazielle Sousa & Heloísa Gagliardo

  236. Helping Children with Visual Impairments to Develop Listening Skills  Lizbeth Barclay

  237. Histórias para Todos: algumas Orientações  Cuckoo

  238. How Does Visual Impairment Affect Performance on Tasks of Everyday Life?  Sheila K. West et al.

  239. Influência da Capacidade de resistência aeróbia na Orientação&Mobilidade do Cego José Moura e Castro [PDF]

  240. Imagem corporal: corporeidade da pessoa com Deficiência Visual  Rosilene Diehl & Paulo Peixoto

  241. Imagem corporal e deficiência visual  M.ª Luíza Tanure Alves & Edison Duarte

  242. Impacto da Discriminação com base na Deficiência nas Mulheres  Pedro Bettencourt Correia e outros

  243. Impacto económico da cegueira/hipovisão vs custos na prevenção em Retinopatia Diabética  José Rui Faria de Abreu

  244. Implicações de ser pai e mãe de um bebé deficiente visual  Patrícia Roveda

  245. Improving Braille Reading Fluency  Kathleen Stanfa & Nicole Johnson

  246. Inclusão de Alunos Portadores de DV nas Aulas de Educação Física  José Manuel Mendes Nunes

  247. Inclusão Escolar de Alunos Cegos e com Baixa Visão  Elizabet Dias de Sá, Izilda Campos e Myriam Silva

  248. Influência da natação no desenvolvimento das AVD em crianças com deficiência visual  Edgar Costa, Leonardo Canolla, Leonardo Guerra, Hugo Nunes & Sheila Santos Silva

  249. Iniciação à Leitura do Braille  Sonja Ekvall

  250. Integração do Aluno cego e de baixa visão na disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar  Leonardo Cunha da Silva

  251. Integração do Aluno Deficiente Visual em Diferentes Meios: Família, Escola, Sociedade  Paulo Coelho

  252. Inteligência Visual-Espacial  Armanda Zenhas

  253. Interação — condição básica para o trabalho do profissional com o portador de deficiência visual  Maria Lúcia Amiralian

  254. Interação Mãe e Bebé Cego: Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem  Wanessa Silva, João Oliveira & Wanilda Cavalcanti 

  255. Internet para Necessidades Especiais  Francisco Figueiredo

  256. Intervenção fonoaudiológica e deficiência visual  Mayla Monteiro & Rita Montilha

  257. Intervenção Precoce na Criança com Baixa Visão  Heloisa Gagliardo & M.ª Inês Nobre

  258. Intervenção Precoce: reflexões sobre o desenvolvimento da criança cega até aos 2 anos  Gérson Farias

  259. Intervención Educativa con Alumnos Ciegos y de Baja Visión en las Etapas de Educación Primaria y Secundaria  Nuria Rodríguez Mena

  260. Introducción al concepto de Aprendizaje Activo de Lilli Nielsen  Stacy Shafer

  261. Is My Blind Child Autistic?  Mary McDonach

  262. Keyboard Instruction for the Blind Music Student  Daniel and David Simpson

  263. L'accès à l'information parlée chez l'aveugle  Anita Richaume-Crinquette

  264. L'Adolescent Déficient Visuel  Pierre Griffon

  265. L'apprentissage de la marche chez l'enfant non-voyant ou malvoyant  INLB

  266. L’Enseignement des Langues aux Adultes Déficients Visuels  EuroBlind

  267. L'Intégration en action(s): stratégies et outils pédagogiques pour l'enseignant de classe ordinaire intégrant un enfant déficient visuel  Sylvie Loraine

  268. La Educación Musical de Personas con Deficiencia Visual y la Musicografía Braille  Isabel Bertevelli

  269. La Fisioterapia en el Entorno Educativo del Niño con Discapacidad Visual  David Presas y Miquel S. Martí

  270. La Lecto-escritura en Tinta en Alumnos con Baja Visión  María Pilar S. Sánchez

  271. La Lingüística en las Personas con Discapacidad  Filiberto Rodríguez

  272. La Personne Âgée Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  273. Le Développement de la Conscience de l'Écrit chez l'Enfant Aveugle Âgé de 0 à 5 Ans  Yves Jalbert et Pierre-Olivier Champagne

  274. Le Travail de Deuil chez la Personne Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  275. Learn To Use Your Other Senses To Help You Cope with Blindness and Vision Loss  VisionAware

  276. Learning Braille: The Relevance of Low-Tech Devices  Laura Matz

  277. Learning To Live With Blindness: Rehabilitation Teaching  Alvin Roberts

  278. Learning To Work With Blindness: Vocational Counseling  Alvin Roberts

  279. Lecture des Aveugles  Émile Javal

  280. Leitura Musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia braille na perspectiva de alunos e professores  Fabiana Bonilha

  281. Ler para cegos  Milton Schinca

  282. Les troubles du sommeil chez les aveugles  Dr Damien Léger & Dr Nicolas Hommey

  283. Leve o seu filho cego para a cozinha!  Ruth Schroeder

  284. Listening Skills  Jodi Floyd

  285. Literacia Emergente para a Cegueira  CAIPdv

  286. Louis Braille: sua vida e seu sistema  Jurema Venturini

  287. Mãe! Pai! Ajudem-me  Lucimar Amaral Ezequiel

  288. Making the most of your sight  RNIB

  289. Malvoyance et autisme  Enfant Aveugle

  290. Mapas mentais de deficientes visuais como suporte ao design da informação urbana na Web  Geisa Golin, Ruth Nogueira, Gabriela Alexandre & Josiane Cabral

  291. Matemática e a Deficiência Visual  Aline Leichtfeld de Araújo & Fernanda Marszaukowski

  292. Matemática e Deficiência Visual  Jorge Carvalho Brandão

  293. Matériel de pré-braille pour Enfants basé sur l’histoire de «Blanche-Neige et les Sept Nains»  Christine Henault

  294. Material didáctico para alumnos invidentes en el aula de inglés (educación primaria)  Helena Aikin Araluce

  295. Meios de Comunicação e Deficiência: Manual de Estilo

  296. Metodología para la Educación Artística en Niños Ciegos y de Baja Visión  Annabelle Díaz Muñoz

  297. Meu Filho Cego  Edda Sá de Albuquerque

  298. Mobilidade na primeira pessoa  Ana Maria Fontes

  299. Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) e Alunos com Necessidades Educativas Especiais  Luís de Miranda Correia

  300. Modos de intervir com jovens deficientes visuais: uma experiência de grupo de teatro  Márcia Moraes

  301. Mudança de Comportamentos Motores no Utilizador de Cão-Guia  João Fernandes & Maria João Fernandes 

  302. Museus e Acessibilidade  Peter Colwell & Elisabete Mendes  [PDF]

  303. Music Adaptations For Students who are Blind or Visually Impaired  Carmen Willings

  304. Musicografia Braille: Instrumento de Inserção e Formação Profissional  Dolores Tomé

  305. Musicoterapia para deficientes visuales  El Rincón del Vago

  306. Myths and Facts about Touch and Tactile Pictures for the Blind  J. M. Kennedy

  307. Não podemos ver, não devemos tocar: quais as repercussões dessa máxima no discurso das pessoas cegas?  Bertrand Verine

  308. Necessidades Educativas Especiais na Sala de Aula: Um Guia para Professores  Lee Brattland Nielsen

  309. Ninguém é PerfeitoVivendo e Crescendo com Crianças que têm Necessidades Especiais  Nancy B. Miller

  310. Niños ciegos. Pautas para estimular su desarrollo  Celia Rodríguez Ruiz

  311. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille  Edison Lemos, Jonir Cerqueira, M.ª Gloria B. Mota & Regina Caldeira de Oliveira

  312. Nos 150 anos da morte de Louis Braille  Vítor Reino

  313. O Aluno Cego, a Escola e o Ensino da Matemática  Paulo Campos & Miriam Godoy

  314. O Aluno Cego: Preconceitos e Potencialidades  Sylvia Nunes & José Lomônaco

  315. O Aluno Deficiente Visual  site 'A Deficiência'

  316. O Aluno Deficiente Visual na Escola: lembranças e depoimentos  Kátia Caiado

  317. O Brincar da Criança Cega  Vanda Cianga Ramiro

  318. O Cego, O Espaço, o Corpo e o Movimento: uma questão de Orientação e Mobilidade  Admilson Santos

  319. O Cego na Escola e na Sociedade: um estudo psicológico  Thomas Cutsforth

  320. O Cliente com Deficiência Visual no Sector do Turismo  Perfil

  321. O Corpo (Im)perfeito: a Protecção Constitucional de uma Construção Social?  António de Araújo

  322. O Deficiente Visual  Sylas Fernandes Maciel

  323. O Deficiente Visual e a Aula de Educação Física  Mário Jorge Lopes

  324. O Deficiente Visual e a Atenção Farmacêutica  Eliana Nascimento & Luciene Marques

  325. O Desenvolvimento da Criança Cega  Maria Eduarda Dias

  326. O Desenvolvimento de Crianças Cegas e de Crianças Videntes  M.ª Luiza França-Freitas e M.ª Stella Gil

  327. O Desenvolvimento Motor da Criança Cega nos primeiros anos de vida  Júlio Paiva

  328. O Desenvolvimento Psicomotor do Cego  Michel Kyrillos

  329. O Efeito da Motricidade do Judo no Equilíbrio de Crianças com Deficiência Visual  Ana C. Pinto & Josiane Lima

  330. O Ensino da Biologia na Deficiência Visual  Camila R. Santos & Vanessa Manga

  331. O Ensino da Educação Física para Deficientes Visuais  José Pereira de Melo

  332. O Ensino da Física a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo

  333. O Ensino da Física e Química a alunos com Deficiência Visual  Clara Gonçalves

  334. O Ensino da Física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades para alunos cegos e com baixa visão  Eder Pires de Camargo

  335. O Ensino da Geografia e a cegueira  Ana Paula Chaves

  336. O Ensino da História a Deficientes Visuais: recursos didácticos  Luciano Paixão

  337. O Ensino da Língua Inglesa para Alunos Cegos e com Baixa Visão em Salas Inclusivas do Ensino Médio  Sara França e outros

  338. O Ensino da Óptica a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo, Roberto Nardi, Paulo Maciel Filho & Débora Almeida

  339. O Ensino da Ortografia para crianças cegas  Amanda Botelho Martinez

  340. O Ensino de Violino para Deficientes Visuais: relatos e propostas para a didática da empunhadura e da condução do arco  Luiz Alberto Amorim de Freitas

  341. O Ensino do Violino para Deficientes Visuais integrando o método Suzuki e a Musicografia Braille  Débora Flemming Bohn

  342. O Estranhamento Causado pela Deficiência: Preconceito e Experiência  Luciene M. da Silva

  343. O Impacto da Perda da Visão na Vida do Paciente  Jorge Mitre

  344. O Impacto Psicossocial da Deficiência Visual  Sandra Rodrigues

  345. O "Ir e Vir" do Deficiente Visual: Manual de Orientação e Mobilidade  Sylas Maciel

  346. O Jogo Simbólico da Criança Cega  Sheila Correia de Araújo

  347. O Lugar do «outro» na Escola Pública: uma perspetiva inclusiva  José Firmino

  348. O Mercado de trabalho e a pessoa deficiente  site 'A Deficiência'

  349. O Método MusiBraille  Maressa Miquelino de Carvalho

  350. O meu filho vê menos?  Fátima Bessa & Rosa Afonso

  351. O Mundo Percebido O Sentir  Merleau-Ponty

  352. O papel do pedagogo no processo de reabilitação de pacientes com baixa visão  Raquel Silva & Luciana Bareicha

  353. O PEI e as Adaptações Curriculares  Projecto IRIS

  354. O Perceber e o Relacionar-se do Deficiente Visual: orientando professores especializados  Elcie Masini

  355. O Processo de Construção da Leitura/Escrita na Deficiência Visual  Marilda Bruno

  356. O Processo de Romantização das Deficiências  Lúcia Monteiro

  357. O Que é Ser Cego  Luíz Alberto Melchert C. Silva

  358. O Que é uma Deficiência Visual?  Zeiss

  359. O que «vê» quem não vê?  Hélder Bértolo

  360. O Significado da Deficiência Visual na Vida Cotidiana: Análise das Representações dos Pais-Alunos-Professores  Marilda Bruno

  361. O Tacto e suas Implicações no ensino do Desenho a Crianças Cegas  Francisco J. de Lima & José da Silva

  362. O Uso Funcional dos Sentidos na Criança Multideficiente com Deficiência Visual  Clarisse Nunes

  363. Organización de un aula ordinaria con alumnos con discapacidad visual  Roberto Casañas

  364. Organização do Armário é Essencial para uma Vida Mais Independente  Ana Carolina Diniz

  365. Orientaciones para Trabajar con Alumnos Ciegos o con Discapacidades Visuales EDUCREA  Fev. 2019

  366. Orientação e Mobilidade  SAC

  367. Orientação e Mobilidade: Aspectos da Evolução da Autonomia da Pessoa Deficiente Visual  Moura e Castro

  368. Orientação e Mobilidade da pessoa com cegueira adquirida: os benefícios do meio aquático como facilitador da aprendizagem  Regina Kátia Ribeiro

  369. Orientação e Mobilidade para crianças  Vera Lúcia Felippe & João Álvaro Moraes Felippe

  370. Orientação e Mobilidade para Deficientes Visuais  Rosa Maria Novi

  371. Orientação Profissional dos Cegos e Contribuição da Psicologia para a sua Formação Profissional  António Martinho do Rosário

  372. Orientações Pedagógicas para o Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular  Eugênia Fávero, Luisa Pantoja & Maria Teresa Mantoan

  373. Os Benefícios da Convivência com Animais para o Desenvolvimento Bio-Psico-Social da Criança com Deficiência Visual  Camila Gandini

  374. Os Cães-guia  Victor Oliveira

  375. Os Sentidos e as Experiências  Sílvia Elena Ventorini

  376. Os Sentidos que substituem a Visão  José Espínola Veiga

  377. Os Serviços de Leitura Pública para Pessoas com Deficiência Visual em Portugal  José Guerra

  378. Os significados da Avaliação Vocacional no contexto da reabilitação de pessoas com deficiência  Sérgio Fabela

  379. Pais Cegos  Lorita Pagliuca, Renata Uchoa & Márcia Machado

  380. Para uma Nova Comunicação dos Sentidos  Augusto Deodato Guerreiro

  381. Paradigmas da escola inclusiva e desafios colocados ao professor  M.ª da Conceição Rebelo

  382. Participação da Família no Processo de Formação da Identidade do Aluno com Baixa Visão  Ana Lúcia Oliveira

  383. Participação Ocupacional do Idoso com Deficiência Visual  Marlene Caldas Monteiro

  384. Percepção, Acção e Conhecimento nas Crianças Cegas  Esperanza Ochaita & Alberto Rosa

  385. Percursos para Pessoas com Deficiência Visual no Centro Histórico do Porto  Ivna Machado

  386. Perda da Visão e Enfrentamento  Jurema Dourado & Luize Costa

  387. Pessoas com Deficiência Visual e Imagem Telejornalística  Marcello Pereira Machado

  388. Planning Piano Lessons for Your First Blind Student  David Goldstein

  389. Plano Nacional de Leitura para Cegueira e Baixa Visão  Manuela Micaelo

  390. Possibilidades da abordagem etnográfica no trabalho com os deficientes visuais  Priscila Lima

  391. Préparation à la lecture tactile de jeunes enfants aveugles présentant des troubles associés  Marylène Tonnel-Ballavoisne

  392. Princípios fundamentais na educação da criança cega  Lowenfeld

  393. Professores em Formação em Ciências da Natureza  Estéfano Veraszto, Eder Camargo, Nonato Miranda & José Camargo

  394. Problemas das crianças cegas congénitas na construção da realidade  Sylvia Santin & Joyce Nesker Simmons

  395. Qualquer maneira de ler vale a pena  Luciene Maria da Silva

  396. Quando os Olhos Não Vêem  Inês Grilo

  397. Reabilitação  Lizabeth de Sousa

  398. Reacções psicológicas à perda de visão  Cristina Barczinski

  399. Reaching, Crawling, Walking...  Susan Simmons & Sharon Maida

  400. Recursos didáticos na educação especial  Jonir Cerqueira & Elise B. Ferreira

  401. Regras de Atletismo para Atletas Invisuais [B1, B2 e B3]

  402. Repercusión de la Deficiencia Visual en las Personas Mayores  Ignacio Párraga Martínez

  403. Representações Sociais de Professores sobre a Inclusão de Alunos com Deficiência em Turmas Regulares  Cristiane Correia Taveira

  404. Reunião de sensibilização à escola  Maria Teresa Cavaco

  405. Saberes e Práticas da Inclusão  Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão  Maria Salete Fábio Aranha

  406. Science for Students with Visual Impairments: teaching suggestions and policy implications for Secondary Educators  David Kumar, Rangasamy Ramasamy & Greg Stefanich

  407. Se é professor...  DGEBS

  408. Sexualidade de Cegos  Maria Alves de Toledo Bruns

  409. Shared Storybook Reading  Elizabeth Dennison

  410. Símbolo internacional de pessoas com Deficiência Visual | Cegueira

  411. Simulando as deficiências: como é ser um deficiente visual?  M.ª Salete Fábio Aranha

  412. Sistema de aquisição de conhecimento para apoio à consulta de Subvisão  Cláudia Martins Antunes

  413. Sistemas Técnicos e Tácticos no Goalball  Alessandro Tosim, Alaércio Perotti Jr, M.ª Teresa Leitão & Regina Simões

  414. Sofrimento Emocional na Deficiência Visual  Ana Sofia Teixeira

  415. Sonhos Arquetípicos em portadores de Deficiência Visual  Jorge Monteiro de Lima

  416. Story Boxes: A Hands-On Literacy Experience  Norma Drissel

  417. Studying Embossed Maps  Paivi Toikkanen

  418. Sugestões de Atividades para a Educação Infantil da Criança com DV  Marilda Moraes Garcia Bruno

  419. Sugestões para as famílias de crianças com baixa visão  Mara Siaulys

  420. Tactile Storytelling  Philipp Meyer

  421. Teaching English to blind students  Chok Seng

  422. Teaching Geography to Visually Impaired Students  Stuart Snowdon

  423. Teaching Math to Visually Impaired Students | Teaching Strategies  Susan A. Osterhaus 

  424. Teaching Science to Students with Visual Impairments  Tiffany Wild & Karen Koehler

  425. Teaching Science to the Visually Impaired  Sandy Watson & Linda Johnston

  426. Teatro-Educação: uma experiência com Jovens Cegos  Roberto Rabêllo

  427. Teclado de Computador  Marco António Queiroz

  428. Tecnologia táctil para a avaliação da dor em cegos  Ana Cláudia Toniolli & Lorita Pagliuca

  429. Tenho um bebé no berço  Mara Siaulys

  430. The Impact of Vision Loss on Development & Learning  Carmen Willings

  431. The Impact of Visual Impairment on the Acquisition of Early Communication Skills  Ian Bell

  432. The Role and Function of the Teacher of Students with Visual Impairments  Susan Spungin & Kay Ferrell

  433. The Social Model of Disability  Tom Shakespeare

  434. Toque o bebé!  Lois Harrell

  435. Toys for blind children  WonderBaby

  436. Treino das AVD para crianças deficientes visuais  Sonja Myrimer

  437. Treino sensorial para pessoas cegas  Julie Fields

  438. Universal Design  The Center for Universal Design at North Carolina State University

  439. Universo Táctil  Mara Siaulys

  440. Veicular Conceitos Matemáticos em estudantes cegos no ES Politécnico: pertinência da utilização do Multiplano  Carla Costa

  441. Ver e Não Ver  Márcia Moraes

  442. Ver, Não Ver e Aprender  Adriana de Laplane & Cecília G. Batista Fev. 2019

  443. Ver pela Arte: Projecto de Ensino de Música a Deficientes Visuais  CNC

  444. Vinculação conjugal e estilos parentais em pais de filhos com e sem Deficiência Visual  Andreia Vaz

  445. «¡Voy al Cole!» Material para la inclusión del niño con discapacidad visual en la etapa de Educación Infantil  Herranz Tardón, M.ª Holgado López & Marín Palomino

  446. Vulnerabilidade à Violência Sexual no Contexto da Escola Inclusiva: Reflexão sobre a Invisibilidade da Pessoa com Deficiência  Windyz B. Ferreira

  447. Women Who Are Visually Impaired or Blind as Psychotherapy Clients: A Personal and Professional Perspective Mary Harsh  Mar. 2019


Δ

actualização
13.Mar.2019
Maria José Alegre
 

Siga este site no Facebook.     Siga este site no Twitter    Envie um email à Webmaster do Site