Ξ  
 

 SOBRE A DEFICIÊNCIA VISUAL

pessoa cega acompanhada  Textos Didácticos    novo ► 373
 

  1. A Aprendizagem da célula por estudantes cegos utilizando modelos tridimensionais Sandra Cardinali & Amauri Ferreira

  2. A Bengala como Símbolo e Auxiliar  Die Gegenwart

  3. A Bengala como um instrumento lúdico na Orientação e Mobilidade do Deficiente Visual  Vera Ferraz & Lúcia Filgueiras

  4. A Cegueira Congénita e o Desenvolvimento Infantil  PBC Boston Mass.

  5. A Cidade à vista do Cego: Informação, Mobilidade e Cidadania  Maria Paula Trigueiros Cunha

  6. A Comunicação como barreira à inclusão de alunos com DV em aulas de electromagnetismo  Eder Camargo, Roberto Nardi & Estéfano Veraszto

  7. A Comunicação e a relação interpessoal com o aluno deficiente visual  Maria da  Glória Mota

  8. A Construção da Criança com Deficiência Visual como Sujeito Social  Sonia B. Hoffmann

  9. A Construção do Conceito de Número e o pré-Soroban  Cleonice Fernandes et al.

  10. A Criança Cega e a Literatura Infantil  Sara Joana Branco dos Santos

  11. A Criança cega em idade pré-escolar  US Dept. Health, Education & Welfare

  12. A Criança com Baixa Visão: um Guia para Pais  Equipa da Consulta de Baixa Visão do Hospital Pediátrico de Coimbra

  13. A Criança Deficiente Visual e seus Pais  Kay Alicyn Ferrel

  14. A Criança com Deficiência Visual e suas Relações com o Outro Social  Sonia B. Hoffmann

  15. A Criança Visualmente Incapacitada, do Nascimento Até a Idade Pré-Escolar: a Importância da Estimulação Visual  William Padula & Susan  Spungin

  16. A Deficiência na Comunicação Social: boas práticas para Jornalistas  INR e RTP

  17. A Deficiência Visual  Maria José Alegre

  18. A Deficiência Visual para os Adolescentes: o Olhar da Enfermeira  Laura Lima Costa

  19. A disciplina de Educação Visual  Lígia Leitão

  20. A Educação do Portador de Deficiência Visual  Elcie Masini

  21. A Educação Precoce da Criança Cega  OS Caja de Pensiones

  22. A Escola espera por mim?  Margarida Loureiro

  23. A Expressão Corporal, o Teatro e o Deficiente Visual  Marlíria Cunha

  24. A Família com Filhos Adolescentes com NEE  M.ª Isabel Bica Costa

  25. A Grafia da Assinatura na construção da identidade  Izilda Campos

  26. A importância da assinatura para a inclusão da pessoa cega  Ethel Rosenfeld

  27. A Importância da AVD na Educação e Reabilitação dos DV  Elizabeth Jesus

  28. A Importância da Educação Física  Michele Pereira de Souza

  29. A Importância do Tacto para as pessoas com DV  T. V. Cranmer

  30. A Importância do Trabalho para o Cego  Airton José Santos

  31. A Inclusão do Deficiente Visual nas aulas de Educação Física escolar  M.ª Luíza Tanure Alves & Edison Duarte

  32. A Inclusão dos Deficientes Visuais na Escola Regular  Fabiana Santos

  33. A Inclusão na Banda Desenhada  Maurício de Sousa

  34. A Inclusão na Educação Matemática  Solange Fernandes e Lulu Healy

  35. A Inclusão Social tem Influência nas Práticas Museais?  Patricia Roque Martins

  36. A Integração Escolar das Crianças e dos Adolescentes Deficientes  OCDE

  37. A Kitchen Curriculum for the Parents of Visually Impaired Children  Franziska Naughton & Sharon Sacks

  38. A Matemática e a Geometria na Educação Inclusiva dos Deficientes Visuais  Sílvio Vieira & Francisco Silva

  39. A Palavra Cegueira: Um Pequeno Estudo Sobre as Reacções de 3 Grupos Diferentes  Vítor Reino

  40. A Participação da Família no Processo Educativo da Pessoa Portadora de DV  Emilia Parpinelli

  41. A Perda da Visão na Adolescência e na Idade Adulta  Ana Maria Medeiros

  42. A Psicologia do Tacto  Morton Heller Winston

  43. A Qualidade de Vida de Adolescentes com Cegueira Congénita ou Precoce em Portugal  Nuno Filipe da Silva Marques  Abr. 2018

  44. A Reabilitação das Pessoas com Deficiências Visuais  Sandra Rodrigues

  45. A Reversão da Atenção em pessoas com DV  Virgínia Kastrup

  46. A Utilização dos Recursos Ópticos na Sala de Aula  M.ª Eugénia Rocha

  47. A Vida dos Portadores de Deficiência  José Pastore

  48. A Visita de Estudo  Luís Botelho Ribeiro

  49. A Vivência da Sexualidade por adolescentes portadoras de Deficiência Visual  Camila Pontes Bezerra

  50. Abordagem da Enação no Campo da Deficiência Visual  Virgínia Kastrup, Filipe Carijó & M.ª Clara de Almeida 

  51. Acessibilidade de Museus Europeus para Deficientes Visuais  Susana Mesquita  [PDF]

  52. Acesso tátil: uma introdução à questão da acessibilidade estética para o público DV nos museus  Filipe Carijó, Juliana Magalhães & M.ª Clara de Almeida

  53. Accueillir un élève malvoyant dans sa classe  SARHIS

  54. Accueillir un élève non-voyant dans sa classe  SARHIS

  55. Acessibilidade a Computadores para Professoress de Alunos c/ NEE  Microsoft  [PDF]

  56. Acessibilidade na WEB  WebAIM

  57. Actividade Física e Qualidade de Vida em Crianças e Jovens com Deficiência Visual  Tiago Gomes

  58. Actividades Corporais no Processo de Alfabetização da Criança Cega  Lúcia Silva Monteiro

  59. Actividades da Vida Diária  Tomteboda RC

  60. Actividades de Estimulación Visual para la Educación Infantil  Manuel Bueno Martín

  61. Actividades de Inclusão para Alunos cegos e com Baixa Visão em Aulas Regulares de Língua Estrangeira  Anabela Ferreira

  62. Actividades de Vida Diária  Tomázia Lora

  63. Actividades Físicas e Desportivas para Deficientes Visuais  João Oliveira

  64. Actuação da Fisioterapia em Deficientes Visuais  Maitê Peres de Carvalho et al. 

  65. Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com DV  Vivian de Oliveira Preto

  66. Adaptación de Material para Ciegos y Deficientes Visuales  Antonia Raya Medina

  67. Adaptaciones Curriculares para Alumnos con Baja Visión e Invidentes  Antonio Fuentes

  68. Adapted Physical Education for the Blind and Visually Impaired  Kathy Letcher

  69. Adequações Curriculares na Baixa Visão  Glória Romagnolli

  70. Adolescentes portadores de DV: percepções sobre sexualidade  Giovana Moura & Eva Rubim Pedro

  71. Adolescer: A Vivência de portadores de Deficiência Visual  Maria Alves Bruns e Patrícia Salzedas

  72. Ajudas técnicas / Produtos de apoio  INR

  73. Albinismo  Anny Marquito, Danielle Czmyr, Giselle Silveira & Letícia de Oliveira

  74. Alfabetização da criança cega: uma reflexão necessária  Maria da Glória Almeida

  75. Alfabetização de alunos com baixa visão significativa  Marilda Bruno

  76. Alfabetizando a Criança Cega  Projecto Nova Visão

  77. Alumnos con Discapacidad Visual. Necesidades y Respuesta Educativa  Pablo Martín Andrade

  78. Alunos Cegos e com Baixa Visão: Orientações Curriculares  Alberto Mendonça, Cristina Miguel, Graça Neves, Manuela Micaelo, Vítor Reino  [PDF] 

  79. Alunos Cegos nas aulas de Matemática   Nuno Santos, Cláudia Ventura e Margarida César

  80. Alunos com Multideficiência e Surdocegueira  congénita  Clarisse Nunes [PDF]

  81. Apoio psico-pedagógico ao Deficiente Visual  Ana Soares, Andreia Fontinho, Cristiana Duarte, Inês Marques & Mariana Matias

  82. Aprendizagem Activa na Criança com Multideficiência: Guia para educadores  Clarisse Nunes [PDF]

  83. Apprendre à jouer à un enfant aveugle de 2 à 5 ans  Brigitte Assénat, Hélène Dupuis & Luc Grégoire

  84. Apprends moi à faire tout seul  Sylvie Boutadou

  85. Aprendendo a Ler e Escrever em braille  Clarissa Nicolaiewsky

  86. Aprendizaje Músical en la Diversidad  R.D. Profesionales de la Enseñanza

  87. Arte, Educação e Inclusão: Orientações para Áudio-Descrição em Museus  Francisco J. Lima et al.

  88. As Barreiras Invisíveis da Integração  António Joaquim Lavouras Lopes

  89. As Crianças cegas e as mães: uma análise ao sistema de sinais  Selma Fraiberg

  90. As Deficiências Visuais na criança  Clayette, Madignier, Magnard & Hullo

  91. As Mãos Compreendem  Lilli Nielsen

  92. As Relações entre Deficiência Visual Congénita, Condutas do Espectro do Autismo e Estilo Materno de Interacção  Ana Delias de Sousa

  93. As Representações dos Professores de Educação Especial e as Necessidades das Famílias  Filomena Pereira

  94. Atendimento Precoce aos Bebés Deficientes Visuais e suas Famílias  Patrícia Roveda

  95. Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras  Laercio Sant´Anna et al.

  96. Audiojogos como Ferramenta Inclusiva  Blind Games Brazil

  97. Aulas de natação para pessoas com deficiência  Alexandre Paulo Loro

  98. Autoestima a partir do caminhar: Orientação e Mobilidade da pessoa com Deficiência Visual  Andreisa Santos & Sandra Castro

  99. Avaliação e Intervenção em escolares portadores de Baixa Visão em Sala de Recursos  Keila Carvalho, Cássia Freitas, Eliane Kimolto e Elizabete Gasparetto

  100. Avaliação Visual de alunos com baixa visão numa aula de Educação Física  Ciro Winckler Oliveira & José Júlio Gavião

  101. Avaliar e Treinar Atletas com Deficiência Visual: problemas e soluções  Nuno Alpiarça

  102. Awakening to Life  Alexander Meshcheryakov

  103. Ayudando a Crecer a mi Hijo: un aporte pedagógico para el área científica  Luz Correa B.

  104. Benefícios da Prática Desportiva em Pessoas com Deficiência Visual  Duarte Comprido & Andreia Violeiro

  105. Boas Maneiras à Mesa: guia para cegos  Widerberg e Kaarlela

  106. Boas Práticas na Intervenção Precoce  Joaquim Gronita, Júlia Pimentel, Cátia Matos, Ana Bernardo, Joana Marques [PDF] 

  107. Braille Reading Speed  Susan Ford & Ramona Walhof

  108. Brincar é um assunto sério!  Ana Margarida Carvalho & Rita Pereira

  109. Brincar para todos  Mara Siaulys  [PDF]

  110. Brinquedos e brincadeiras para crianças cegas  Ana Leite

  111. Brinquedos para crianças com Deficiência Visual

  112. Caminhando Juntos: Manual de Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade  João Felippe

  113. Caminhar sem Medo e sem Mito  Sonia Hoffmann e R. Seewald

  114. Cartografia Tátil: Mapas para Deficientes Visuais  Ruth Loch

  115. Cécité et Précocité Intellectuelle  Enfant Aveugle

  116. Cedo para ser velho e tarde para ser cego  Cristina Almeida

  117. Cegueira e Baixa Visão  Elizabet Dias Sá

  118. Cegueira e Depressão  Ana Lúcia Pinheiro

  119. Cegueira: O que é, o que faz e como viver com ela  Thomas Carroll

  120. Cognição Motora em Deficientes Visuais: importância da visão no controle das acções  Luís Imbiriba

  121. Comment choisir un jeu pour un enfant aveugle?  Christine Hénault

  122. Como Ajudar Um Cego  SNRIPD

  123. Como Criar Espaços e Serviços Públicos mais Acessíveis  ACAPO   Abr. 2018

  124. Como desenvolver programas de Orientação e Mobilidade para pessoas com DV  Nely Garcia

  125. Como devo educar meu filho cego?  Wilhelm Heimers

  126. Como enxergar bem sem óculos: o sistema Bates aplicado ao dia-a-dia  M. Matheus de Souza

  127. Como Integrar o Aluno Deficiente Visual na Aula de Educação Física?  Paulo Coelho

  128. Como Se Não Vê o Que Se Não Vê?  Sara Joana Branco dos Santos

  129. Como transcrever Banda Desenhada em braille  Projecto HQ para DV ler

  130. Competências Pessoais e Sociais e a Deficiência Visual  Margarida Gaspar de Matos

  131. Composições do não ver: contando histórias  Camila Alves, Carolina Manso, Josselem Oliveira, Julia Neves, Liz Eliodoraz, Luciana Franco, Thadeu Gonçalves, Vandré Vittorino, Marcia Moraes

  132. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos-estórias  Maria Lucia Amiralian

  133. Compreender a Baixa Visão  Fernanda Ladeira & Serafim Queirós  [PDF]

  134. Comprendre la cécité  Enfant Aveugle

  135. Comunicação não-verbal entre o enfermeiro e o cego  Cristiana Brasil de Almeida

  136. Conceitos Aquisição Básica para a Orientação e Mobilidade  Ivete De Masi

  137. Consciência Fonológica e Sistema Braille: reflexões sobre o tratamento da ortografia  Iara Farias & Amanda Botelho

  138. Construção do Autoconceito e Rendimento Escolar: Comparando Crianças Cegas e Amblíopes e Crianças sem NEE  M.ª Inês Costa e M.ª João Carapeto 

  139. Construindo a Articulação entre Arte e Deficiência Visual  Virgínia Kastrup

  140. Conteúdo Visual em Sonhos de Cegos  Helder Bértolo & Teresa Paiva

  141. Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com deficiência visual  Adriano Nuernberg

  142. Contributos para um Conceito de “Biblioteca Inclusiva”  Alice Ribeiro

  143. Crescimento, Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança Visualmente Incapacitada  Carol Halliday

  144. Cultura dos Sentidos e Ampliação do Paradigma Comunicacional  Augusto Deodato Guerreiro

  145. Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas  M.ª Odete Emygdio da Silva

  146. Défices Visuais  Maria José Lobato

  147. Deficiencia Visual. Aspectos Conceptuales y Repercusiones Funcionales  Rafael González et al.

  148. Deficiência Visual  Marta Gil

  149. Deficiência Visual vols 1, 2 e 3  Marilda Bruno e M.ª Glória Mota

  150. Deficiência Visual Cortical: causas e manifestações  Lilli Nielsen

  151. Deficiência Visual, Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora e Habilidades Motoras  Margarida Leal

  152. Deficiência Visual: Reflexão sobre a Prática Pedagógica  Marilda Bruno

  153. Deficiente Visual e Acção Educativa  Manuel Martín e Salvador Bueno

  154. Deficiente Visual: Educação e Reabilitação  Ivete De Masi

  155. Deficientes Visuais podem ter Aulas de Biologia  Rosilene Ricardo

  156. Desarrollo Curricular en el área de Autonomía personal: programación para alumnos de Educación Primaria y Secundaria con discapacidad visual  M. A. Arnau Gilberte & M. Orta Molins

  157. Descobrindo o real papel das outras percepções, além da visão, para a OM  Tomázia Lora

  158. Desempenho funcional de crianças com deficiência visual  Juliana Malta et al.

  159. Desenho Geométrico e Deficiência Visual  Jorge Brandão

  160. Desenho Universal  Helena Degreas

  161. Desenvolvimento da criança com DV e Interacção mãe-criança  Ana Cristina Cunha & Sónia Enumo

  162. Desenvolvimento de conceitos em cegos congénitos  Sylvia Nunes e José Fernando Lomônaco

  163. Desenvolvimento Sócio-Cognitivo das Crianças com Deficiência Visual  Ivo Henriques & Susana Spínola

  164. Desenvolvimento Táctil e suas Implicações na Educação de Crianças Cegas  Harold Griffin e Paul Gerber

  165. Desenvolvimento Visual da Criança com Déficit Visual Cortical  Jucimar Sidney

  166. Design Inclusivo: Tocar para VerBrinquedos para Crianças Cegas e de Baixa Visão  M.ª Leonor D. Pereira

  167. Differentiated Instruction: Blind Students | Visually Impaired Students  Alberta Education

  168. Dificuldades de Comunicação e Sinalização na Deficiência Visual  Marilda Bruno

  169. Discussão dos Saberes Docentes para a Inclusão do Aluno com DV em Aulas de Física  Eder Pires de Camargo   Mai. 2018

  170. Discussões metodológicas para o ensino da Bengala à Criança Cega  Sonia Hoffmann

  171. Early Identification of Infants Who Are Deaf-Blind  Peggy Malloy et al.

  172. Educação Artística: sugestões de actividades  SAC

  173. Educação de Alunos Deficientes Visuais em Escolas Regulares  J. K. Horton

  174. Educação dos Cegos no Brasil  Aires da Mata Machado Filho

  175. Educação Física e Desportos Adaptados  Joseph P. Winnick

  176. Educação Física escolar e Inclusão  Márcia Gorgatti

  177. Educação Física, Orientação e Mobilidade e Deficiência Visual  José Alberto Moura e Castro

  178. Educação Física para Deficientes Visuais  A. J. M. Conde

  179. Educação, Inclusão e pessoa com DV na educação básica  Dayene Siqueira & Dirceu Siqueira

  180. Educação Inclusiva e Educação Especial: Um Guia para  Directores  DGIDC  [PDF]

  181. Educação Musical para Deficientes Visuais  Rafael Vanazzi de Souza

  182. Effective Classroom Adaptations for Students with Visual Impairments  Penny Cox & Mary Dykes

  183. El Aprendizaje de las Ciencias en niños ciegos y deficientes visuales  M.ª Luisa García et al.

  184. El Bebé Ciego: Primera Atención; Un Enfoque Psicopedagógico  Mercé Leonhardt  [PDF]

  185. El Cuidador de Niños con Deficiencias Visuales  Psicologo Escolar

  186. El Niño Ciego  Lev Semionovitch Vigotski

  187. Elaboração de Tabelas Periódicas para facilitação da Aprendizagem de Alunos portadores de DV  João Batista Filho, Liliane Andrade, Kércya Sousa, Kyara Limeira & Poliane Batista

  188. En los Zapatos de los Niños Ciegos  Rosa Revuelta e Elena López

  189. Enseñanza de dibujo a niños ciegos  El Rincón del Vago

  190. Ensina-me a ser independente!  Sherry Gaynor

  191. Ensinar trigonometria a um cego  Luiz Alberto Melchert de Carvalho

  192. Ensino da Música a Alunos Cegos ou de Baixa Visão  Cristina Cunha

  193. Ensino/Aprendizagem do Braille  Vítor Reino

  194. Entendendo a Baixa Visão-orientação para pais  E. Gasparetto e Kara-José

  195. Entendendo a Baixa Visão-orientação para profs  R. Oliveira, K-José e Wilson

  196. Entre Amor e Ódio: Os Dilemas da Educação do Outro  Rosely Gayoso

  197. Equilíbrio em crianças e jovens cegos e de baixa visão: efeito da preferência podal e da atividade física  Diana Rocha, Olga Vasconcelos & Paula Cristina Rodrigues

  198. Escrita Ortográfica e Revisão de Texto em Braille  Clarissa Nicolaiewsky & Jane Correa

  199. Essential components of educational programming for students who are blind or visually impaired  Alberta Education

  200. Estereotipias na Infância  Sonia B. Hoffmann

  201. Estimulação e reabilitação visual  Jucimar Sidney

  202. Estimulação Precoce na Criança Cega  Kátia Oliveira

  203. Estratégias a utilizar em Salas de Aula Inclusivas  Luís de Miranda Correia, Ana Paula Martins & Rosa Maria Ferreira

  204. Estratégias de ensino utilizadas, também, com um aluno cego, em classe regular  Luzia Guacira Silva

  205. Estrategias de estudio utilizadas por pianistas ciegos  Paula Chávez

  206. Estratégias para a exploração e leitura de mapas tácteis  DGEBS

  207. Éveil des Sens  Enfant aveugle

  208. Exclusão das Crianças Cegas da Prática de Ensino da Alfabetização Espacial em um Contexto de Escola Inclusiva  Marcelo Torreão Sá

  209. Experiência Estética para Invisuais  Ana Sofia Melo das Neves

  210. Ferramentas cognitivas e tecnológicas para a inclusão social de pessoas com DV  Eliana Sampaio

  211. Fire Is So Loud: Tips to address Empty Language for Children with Cortical Visual Impairment or other types of Visual Impairment  Peg Palmer Jun. 2018

  212. Formação de conceitos em crianças cegas  Cecilia Guarnieri Batista

  213. Funções de um Celular para Pessoas Cegas  Joyce Jobis

  214. Futsal para cegos  Ramon Pereira de Souza

  215. Geography in a different way  Roman Brvar

  216. Goalball  Viriatos

  217. Grafia braille para a Língua Portuguesa  IBC

  218. Grafia musical braille  Dolores Tomé

  219. Guia para os pais das crianças deficientes visuais  DGEBS

  220. Guia para padres de niños ciegos desde 0 meses a 3 años  Guia Bienvenido

  221. Guia para um ensino inclusivo e aprendizagem à distância  Bryn Holmes,Dulce Ferreira, Isabel Huet Silva, Paul Lynch, Stelios Kessanidis, Boba Mannova, C. Ragiadakos, Ruth Leitch & Luís Botelho Ribeiro

  222. Habilidades funcionais na criança com cegueira congénita Paula Alves, Grazielle Sousa & Heloísa Gagliardo  Mai. 2018

  223. Histórias para Todos: algumas Orientações  Cuckoo

  224. Influência da Capacidade de resistência aeróbia na Orientação & Mobilidade do Cego  José Moura e Castro  [PDF]

  225. Imagem corporal: corporeidade da pessoa com Deficiência Visual  Rosilene Diehl & Paulo Peixoto

  226. Imagem corporal e deficiência visual  M.ª Luíza Tanure Alves & Edison Duarte

  227. Impacto da Discriminação com base na Deficiência nas Mulheres  Pedro Bettencourt Correia e outros

  228. Impacto económico da cegueira/hipovisão vs custos na prevenção em Retinopatia Diabética  José Rui Faria de Abreu

  229. Implicações de ser pai e mãe de um bebé deficiente visual  Patrícia Roveda

  230. Improving Braille Reading Fluency  Kathleen Stanfa & Nicole Johnson

  231. Inclusão Escolar de Alunos Cegos e com Baixa Visão  Elizabet Dias de Sá, Izilda Campos e Myriam Silva

  232. Influência da natação no desenvolvimento das AVD em crianças com deficiência visual  Edgar Costa, Leonardo Canolla, Leonardo Guerra, Hugo Nunes & Sheila Santos Silva

  233. Iniciação à Leitura do Braille  Sonja Ekvall

  234. Integração do Aluno cego e de baixa visão na disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar  Leonardo Cunha da Silva

  235. Integração do Aluno Deficiente Visual em Diferentes Meios: Família, Escola, Sociedade  Paulo Coelho

  236. Inteligência Visual-Espacial  Armanda Zenhas

  237. Interação — condição básica para o trabalho do profissional com o portador de deficiência visual  Maria Lúcia Amiralian

  238. Interação Mãe e Bebé Cego: Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem  Wanessa Silva, João Oliveira & Wanilda Cavalcanti 

  239. Internet para Necessidades Especiais  Francisco Figueiredo

  240. Intervenção fonoaudiológica e deficiência visual  Mayla Monteiro & Rita Montilha

  241. Intervenção Precoce na Criança com Baixa Visão  Heloisa Gagliardo & M.ª Inês Nobre

  242. Intervenção Precoce: reflexões sobre o desenvolvimento da criança cega até aos 2 anos  Gérson Farias

  243. Intervención Educativa con Alumnos Ciegos y de Baja Visión en las Etapas de Educación Primaria y Secundaria  Nuria Rodríguez Mena

  244. Introducción al concepto de Aprendizaje Activo de Lilli Nielsen  Stacy Shafer

  245. Is My Blind Child Autistic?  Mary McDonach

  246. Keyboard Instruction for the Blind Music Student  Daniel and David Simpson

  247. L'accès à l'information parlée chez l'aveugle  Anita Richaume-Crinquette

  248. L'Adolescent Déficient Visuel  Pierre Griffon

  249. L'apprentissage de la marche chez l'enfant non-voyant ou malvoyant  INLB

  250. L’Enseignement des Langues aux Adultes Déficients Visuels  EuroBlind

  251. L'Intégration en action(s): stratégies et outils pédagogiques pour l'enseignant de classe ordinaire intégrant un enfant déficient visuel  Sylvie Loraine

  252. La Educación Musical de Personas con Deficiencia Visual y la Musicografía Braille  Isabel Bertevelli

  253. La Fisioterapia en el Entorno Educativo del Niño con Discapacidad Visual  David Presas y Miquel S. Martí

  254. La Lecto-escritura en Tinta en Alumnos con Baja Visión  María Pilar S. Sánchez

  255. La Lingüística en las Personas con Discapacidad  Filiberto Rodríguez

  256. La Personne Âgée Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  257. Le Développement de la Conscience de l'Écrit chez l'Enfant Aveugle Âgé de 0 à 5 Ans  Yves Jalbert et Pierre-Olivier Champagne

  258. Le Travail de Deuil chez la Personne Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  259. Learn To Use Your Other Senses To Help You Cope with Blindness and Vision Loss  VisionAware

  260. Learning Braille: The Relevance of Low-Tech Devices  Laura Matz

  261. Learning To Live With Blindness: Rehabilitation Teaching  Alvin Roberts

  262. Learning To Work With Blindness: Vocational Counseling  Alvin Roberts

  263. Lecture des Aveugles  Émile Javal

  264. Leitura Musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia braille na perspectiva de alunos e professores  Fabiana Bonilha

  265. Ler para cegos  Milton Schinca

  266. Les troubles du sommeil chez les aveugles  Dr Damien Léger & Dr Nicolas Hommey

  267. Leve o seu filho cego para a cozinha!  Ruth Schroeder

  268. Listening Skills  Jodi Floyd

  269. Literacia Emergente para a Cegueira  CAIPdv

  270. Louis Braille: sua vida e seu sistema  Jurema Venturini

  271. Mãe! Pai! Ajudem-me  Lucimar Amaral Ezequiel

  272. Making the most of your sight  RNIB

  273. Malvoyance et autisme  Enfant Aveugle

  274. Mapas mentais de deficientes visuais como suporte ao design da informação urbana na Web  Geisa Golin, Ruth Nogueira, Gabriela Alexandre & Josiane Cabral

  275. Matemática e a Deficiência Visual  Aline Leichtfeld de Araújo & Fernanda Marszaukowski

  276. Matemática e Deficiência Visual  Jorge Carvalho Brandão

  277. Matériel de pré-braille pour Enfants basé sur l’histoire de «Blanche-Neige et les Sept Nains»  Christine Henault

  278. Material didáctico para alumnos invidentes en el aula de inglés (educación primaria)  Helena Aikin Araluce

  279. Meios de Comunicação e Deficiência: Manual de Estilo

  280. Metodología para la Educación Artística en Niños Ciegos y de Baja Visión  Annabelle Díaz Muñoz

  281. Meu Filho Cego  Edda Sá de Albuquerque

  282. Mobilidade na primeira pessoa  Ana Maria Fontes

  283. Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) e Alunos com Necessidades Educativas Especiais  Luís de Miranda Correia

  284. Modos de intervir com jovens deficientes visuais: uma experiência de grupo de teatro  Márcia Moraes

  285. Mudança de Comportamentos Motores no Utilizador de Cão-Guia  João Fernandes & Maria João Fernandes 

  286. Museus e Acessibilidade  Peter Colwell & Elisabete Mendes  [PDF]

  287. Musicografia Braille: Instrumento de Inserção e Formação Profissional  Dolores Tomé

  288. Musicoterapia para deficientes visuales  El Rincón del Vago

  289. Myths and Facts about Touch and Tactile Pictures for the Blind  J. M. Kennedy

  290. Não podemos ver, não devemos tocar: quais as repercussões dessa máxima no discurso das pessoas cegas?  Bertrand Verine

  291. Necessidades Educativas Especiais na Sala de Aula: Um Guia para Professores  Lee Brattland Nielsen

  292. Ninguém é PerfeitoVivendo e Crescendo com Crianças que têm Necessidades Especiais  Nancy B. Miller

  293. Niños ciegos. Pautas para estimular su desarrollo  Celia Rodríguez Ruiz

  294.   Mai. 2018
  295. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille  Edison Lemos, Jonir Cerqueira, M.ª Gloria B. Mota & Regina Caldeira de Oliveira

  296. Nos 150 anos da morte de Louis Braille  Vítor Reino

  297. O Aluno Cego, a Escola e o Ensino da Matemática  Paulo Campos & Miriam Godoy

  298. O Aluno Cego: Preconceitos e Potencialidades  Sylvia Nunes & José Lomônaco   Abr. 2018

  299. O Aluno Deficiente Visual  site 'A Deficiência'

  300. O Aluno Deficiente Visual na Escola: lembranças e depoimentos  Kátia Caiado

  301. O Brincar da Criança Cega  Vanda Cianga Ramiro

  302. O Cego, O Espaço, o Corpo e o Movimento: uma questão de Orientação e Mobilidade  Admilson Santos

  303. O Cego na Escola e na Sociedade: um estudo psicológico  Thomas Cutsforth

  304. O Cliente com Deficiência Visual no Sector do Turismo  Perfil

  305. O Corpo (Im)perfeito: a Protecção Constitucional de uma Construção Social?  António de Araújo

  306. O Deficiente Visual  Sylas Fernandes Maciel

  307. O Deficiente Visual e a Aula de Educação Física  Mário Jorge Lopes

  308. O Deficiente Visual e a Atenção Farmacêutica  Eliana Nascimento & Luciene Marques

  309. O Desenvolvimento da Criança Cega  Maria Eduarda Dias

  310. O Desenvolvimento de Crianças Cegas e de Crianças Videntes  M.ª Luiza França-Freitas e M.ª Stella Gil

  311. O Desenvolvimento Motor da Criança Cega nos primeiros anos de vida  Júlio Paiva

  312. O Desenvolvimento Psicomotor do Cego  Michel Kyrillos

  313. O Efeito da Motricidade do Judo no Equilíbrio de Crianças com Deficiência Visual  Ana Carolina Pinto & Josiane Lima

  314. O Ensino da Biologia na Deficiência Visual  Camila Reis dos Santos & Vanessa Burgos Manga

  315. O Ensino da Educação Física para Deficientes Visuais  José Pereira de Melo

  316. O Ensino da Física a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo

  317. O Ensino da Física e Química a alunos com Deficiência Visual  Clara Gonçalves

  318. O Ensino da Física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades para alunos cegos e com baixa visão  Eder Pires de Camargo

  319. O Ensino da Geografia e a cegueira  Ana Paula Chaves

  320. O Ensino da História a Deficientes Visuais: recursos didácticos  Luciano Paixão

  321. O Ensino da Língua Inglesa para Alunos Cegos e com Baixa Visão em Salas Inclusivas do Ensino Médio  Sara França e outros

  322. O Ensino da Óptica a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo, Roberto Nardi, Paulo Maciel Filho & Débora Almeida

  323. O Ensino da Ortografia para crianças cegas  Amanda Botelho Martinez

  324. O Ensino de Violino para Deficientes Visuais: relatos e propostas para a didática da empunhadura e da condução do arco  Luiz Alberto Amorim de Freitas

  325. O Ensino do Violino para Deficientes Visuais integrando o método Suzuki e a Musicografia Braille  Débora Flemming Bohn

  326. O Estranhamento Causado pela Deficiência: Preconceito e Experiência  Luciene M. da Silva

  327. O Impacto da Perda da Visão na Vida do Paciente  Jorge Mitre

  328. O Impacto Psicossocial da Deficiência Visual  Sandra Rodrigues

  329. O "Ir e Vir" do Deficiente Visual: Manual de Orientação e Mobilidade  Sylas Maciel

  330. O Jogo Simbólico da Criança Cega  Sheila Correia de Araújo

  331. O Lugar do «outro» na Escola Pública: uma perspetiva inclusiva  José Firmino

  332. O Mercado de trabalho e a pessoa deficiente  site 'A Deficiência'

  333. O Método MusiBraille  Maressa Miquelino de Carvalho

  334. O meu filho vê menos?  Fátima Bessa & Rosa Afonso

  335. O Mundo Percebido O Sentir  Merleau-Ponty

  336. O papel do pedagogo no processo de reabilitação de pacientes com baixa visão  Raquel Silva & Luciana Bareicha

  337. O PEI e as Adaptações Curriculares  Projecto IRIS

  338. O Perceber e o Relacionar-se do Deficiente Visual: orientando professores especializados  Elcie Masini

  339. O Processo de Construção da Leitura/Escrita na Deficiência Visual  Marilda Bruno

  340. O Processo de Romantização das Deficiências  Lúcia Monteiro

  341. O Que é Ser Cego  Luíz Alberto Melchert C. Silva

  342. O Que é uma Deficiência Visual?  Zeiss

  343. O que «vê» quem não vê?  Hélder Bértolo

  344. O Significado da Deficiência Visual na Vida Cotidiana: Análise das Representações dos Pais-Alunos-Professores  Marilda Bruno

  345. O Tacto e suas Implicações no ensino do Desenho a Crianças Cegas  Francisco J. de Lima & José da Silva

  346. O Uso Funcional dos Sentidos na Criança Multideficiente com Deficiência Visual  Clarisse Nunes

  347. Organización de un aula ordinaria con alumnos con discapacidad visual  Roberto Casañas

  348. Orientação e Mobilidade  SAC

  349. Orientação e Mobilidade: Aspectos da Evolução da Autonomia da Pessoa Deficiente Visual  Moura e Castro Mai. 2018

  350. Orientação e Mobilidade da pessoa com cegueira adquirida: os benefícios do meio aquático como facilitador da aprendizagem  Regina Kátia Ribeiro

  351. Orientação e Mobilidade para crianças  Vera Lúcia Felippe & João Álvaro Moraes Felippe

  352. Orientação e Mobilidade para Deficientes Visuais  Rosa Maria Novi

  353. Orientação Profissional dos Cegos e Contribuição da Psicologia para a sua Formação Profissional  António Martinho do Rosário

  354. Orientações Pedagógicas para o Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular  Eugênia Fávero, Luisa Pantoja & Maria Teresa Mantoan

  355. Os Benefícios da Convivência com Animais para o Desenvolvimento Bio-Psico-Social da Criança com Deficiência Visual  Camila Gandini

  356. Os Cães-guia  Victor Oliveira

  357. Os Sentidos e as Experiências  Sílvia Elena Ventorini

  358. Os Sentidos que substituem a Visão  José Espínola Veiga

  359. Os Serviços de Leitura Pública para Pessoas com Deficiência Visual em Portugal  José Guerra

  360. Os significados da Avaliação Vocacional no contexto da reabilitação de pessoas com deficiência  Sérgio Fabela

  361. Pais Cegos  Lorita Pagliuca, Renata Uchoa & Márcia Machado

  362. Para uma Nova Comunicação dos Sentidos  Augusto Deodato Guerreiro

  363. Paradigmas da escola inclusiva e desafios colocados ao professor  M.ª da Conceição Rebelo

  364. Participação da Família no Processo de Formação da Identidade do Aluno com Baixa Visão  Ana Lúcia Oliveira

  365. Participação Ocupacional do Idoso com Deficiência Visual  Marlene Caldas Monteiro

  366. Percepção, Acção e Conhecimento nas Crianças Cegas  Esperanza Ochaita & Alberto Rosa

  367. Perda da Visão e Enfrentamento  Jurema Dourado & Luize Costa

  368. Pessoas com Deficiência Visual e Imagem Telejornalística  Marcello Pereira Machado

  369. Planning Piano Lessons for Your First Blind Student  David Goldstein

  370. Plano Nacional de Leitura para Cegueira e Baixa Visão  Manuela Micaelo

  371. Possibilidades da abordagem etnográfica no trabalho com os deficientes visuais  Priscila Lima

  372. Préparation à la lecture tactile de jeunes enfants aveugles présentant des troubles associés  Marylène Tonnel-Ballavoisne

  373. Princípios fundamentais na educação da criança cega  Lowenfeld

  374. Professores em Formação em Ciências da Natureza  Estéfano Veraszto, Eder Camargo, Nonato Miranda & José Camargo Jun. 2018

  375. Problemas das crianças cegas congénitas na construção da realidade  Sylvia Santin & Joyce Nesker Simmons

  376. Qualquer maneira de ler vale a pena  Luciene Maria da Silva

  377. Quando os Olhos Não Vêem  Inês Grilo

  378. Reabilitação  Lizabeth de Sousa

  379. Reacções psicológicas à perda de visão  Cristina Barczinski

  380. Reaching, Crawling, Walking...  Susan Simmons & Sharon Maida

  381. Recursos didáticos na educação especial  Jonir Cerqueira & Elise B. Ferreira

  382. Regras de Atletismo para Atletas Invisuais [B1, B2 e B3]

  383. Repercusión de la Deficiencia Visual en las Personas Mayores  Ignacio Párraga Martínez

  384. Representações Sociais de Professores sobre a Inclusão de Alunos com Deficiência em Turmas Regulares  Cristiane Correia Taveira

  385. Reunião de sensibilização à escola  Maria Teresa Cavaco

  386. Saberes e Práticas da Inclusão  Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão  Maria Salete Fábio Aranha

  387. Science for Students with Visual Impairments: teaching suggestions and policy implications for Secondary Educators  David Kumar, Rangasamy Ramasamy & Greg Stefanich

  388. Se é professor...  DGEBS

  389. Sexualidade de Cegos  Maria Alves de Toledo Bruns

  390. Shared Storybook Reading  Elizabeth Dennison

  391. Símbolo internacional de pessoas com Deficiência Visual | Cegueira

  392. Simulando as deficiências: como é ser um deficiente visual?  M.ª Salete Fábio Aranha

  393. Sistema de aquisição de conhecimento para apoio à consulta de Subvisão  Cláudia Martins Antunes

  394. Sistemas Técnicos e Tácticos no Goalball  Alessandro Tosim, Alaércio Perotti Jr, M.ª Teresa Leitão & Regina Simões

  395. Sofrimento Emocional na Deficiência Visual  Ana Sofia Teixeira

  396. Sonhos Arquetípicos em portadores de Deficiência Visual  Jorge Monteiro de Lima

  397. Story Boxes: A Hands-On Literacy Experience  Norma Drissel

  398. Studying Embossed Maps  Paivi Toikkanen

  399. Sugestões de Atividades para a Educação Infantil da Criança com DV  Marilda Moraes Garcia Bruno

  400. Sugestões para as famílias de crianças com baixa visão  Mara Siaulys

  401. Tactile Storytelling  Philipp Meyer

  402. Teaching English to blind students  Chok Seng

  403. Teaching Geography to Visually Impaired Students  Stuart Snowdon

  404. Teaching Math to Visually Impaired Students | Teaching Strategies  Susan A. Osterhaus 

  405. Teaching Science to Students with Visual Impairments  Tiffany Wild & Karen Koehler

  406. Teatro-Educação: uma experiência com Jovens Cegos  Roberto Rabêllo

  407. Teclado de Computador  Marco António Queiroz

  408. Tecnologia táctil para a avaliação da dor em cegos  Ana Cláudia Toniolli & Lorita Pagliuca

  409. Tenho um bebé no berço  Mara Siaulys

  410. The Impact of Vision Loss on Development & Learning  Carmen Willings

  411. The Impact of Visual Impairment on the Acquisition of Early Communication Skills  Ian Bell

  412. The Role and Function of the Teacher of Students with Visual Impairments  Susan Jay Spungin & Kay Ferrell

  413. The Social Model of Disability  Tom Shakespeare

  414. Toque o bebé!  Lois Harrell

  415. Toys for blind children  WonderBaby

  416. Treino das AVD para crianças deficientes visuais  Sonja Myrimer

  417. Treino sensorial para pessoas cegas  Julie Fields

  418. Universal Design  The Center for Universal Design at North Carolina State University

  419. Universo Táctil  Mara Siaulys

  420. Veicular Conceitos Matemáticos em estudantes cegos no ES Politécnico: pertinência da utilização do Multiplano  Carla Costa

  421. Ver e Não Ver  Márcia Moraes

  422. Ver pela Arte: Projecto de Ensino de Música a Deficientes Visuais  CNC

  423. Vinculação conjugal e estilos parentais em pais de filhos com e sem Deficiência Visual  Andreia Vaz

  424. «¡Voy al Cole!» Material para la inclusión del niño con discapacidad visual en la etapa de Educación Infantil  Herranz Tardón, M.ª Holgado López & Marín Palomino

  425. Vulnerabilidade à Violência Sexual no Contexto da Escola Inclusiva: Reflexão sobre a Invisibilidade da Pessoa com Deficiência  Windyz B. Ferreira


Δ

actualização
5.Jun.2018
Maria José Alegre
 

Siga este site no Facebook.     Siga este site no Twitter    Envie um email à Webmaster do Site