Ξ  
 

 SOBRE A DEFICIÊNCIA VISUAL

pessoa cega acompanhada  Textos Didácticos    novo ► 77
 

  1. A Aprendizagem da célula por estudantes cegos utilizando modelos tridimensionais Sandra Cardinali & Amauri Ferreira

  2. A Bengala como Símbolo e Auxiliar  Die Gegenwart

  3. A Bengala como um instrumento lúdico na Orientação e Mobilidade do Deficiente Visual  Vera Ferraz & Lúcia Filgueiras

  4. A Cegueira Congénita e o Desenvolvimento Infantil  PBC Boston Mass.

  5. A Cidade à vista do Cego: Informação, Mobilidade e Cidadania  Maria Paula Trigueiros Cunha

  6. A Comunicação como barreira à inclusão de alunos com DV em aulas de electromagnetismo  Eder Camargo, Roberto Nardi & Estéfano Veraszto

  7. A Comunicação e a relação interpessoal com o aluno deficiente visual  Maria da  Glória Mota

  8. A Construção da Criança com Deficiência Visual como Sujeito Social  Sonia B. Hoffmann

  9. A Construção do Conceito de Número e o pré-Soroban  Cleonice Fernandes et al.

  10. A Criança Cega e a Literatura Infantil  Sara Joana Branco dos Santos

  11. A Criança cega em idade pré-escolar  US Dept. Health, Education & Welfare

  12. A Criança com Baixa Visão: um Guia para Pais Equipa da Consulta de Baixa Visão do Hospital Pediátrico de Coimbra

  13. A Criança Deficiente Visual e seus Pais  Kay Alicyn Ferrel

  14. A Criança com Deficiência Visual e suas Relações com o Outro Social  Sonia B. Hoffmann

  15. A Criança Visualmente Incapacitada, do Nascimento Até a Idade Pré-Escolar: a Importância da Estimulação Visual  William Padula & Susan Spungin

  16. A Deficiência na Comunicação Social: boas práticas para Jornalistas  INR e RTP

  17. A Deficiência Visual  Maria José Alegre

  18. A Deficiência Visual para os Adolescentes: o Olhar da Enfermeira  Laura Lima Costa

  19. A disciplina de Educação Visual  Lígia Leitão

  20. A Educação do Portador de Deficiência Visual  Elcie Masini

  21. A Educação Precoce da Criança Cega  OS Caja de Pensiones

  22. A Escola espera por mim?  Margarida Loureiro

  23. A Expressão Corporal, o Teatro e o Deficiente Visual  Marlíria Cunha

  24. A Família com Filhos Adolescentes com NEE  M.ª Isabel Bica Costa

  25. A Grafia da Assinatura na construção da identidade  Izilda Campos

  26. A importância da assinatura para a inclusão da pessoa cega  Ethel Rosenfeld

  27. A Importância da AVD na Educação e Reabilitação dos DV  Elizabeth Jesus

  28. A Importância da Educação Física  Michele Pereira de Souza

  29. A Importância do Tacto para as pessoas com DV  T. V. Cranmer

  30. A Importância do Trabalho para o Cego  Airton José Santos

  31. A Inclusão do Deficiente Visual nas aulas de Educação Física escolar  M.ª Luíza T. Alves & Edison Duarte

  32. A Inclusão dos Deficientes Visuais na Escola Regular  Fabiana Santos

  33. A Inclusão na Banda Desenhada  Maurício de Sousa

  34. A Inclusão na Educação Matemática  Solange Fernandes e Lulu Healy

  35. A Inclusão Social tem Influência nas Práticas Museais? Patricia Roque Martins

  36. A Integração Escolar das Crianças e dos Adolescentes Deficientes  OCDE

  37. A Kitchen Curriculum for the Parents of Visually Impaired Children  Franziska Naughton & Sharon Sacks

  38. A Matemática e a Geometria na Educação Inclusiva dos Deficientes Visuais  Sílvio Vieira & Francisco Silva

  39. A Palavra Cegueira: Um Pequeno Estudo Sobre as Reacções de 3 Grupos Diferentes  Vítor Reino

  40. A Participação da Família no Processo Educativo da Pessoa Portadora de DV  Emilia Parpinelli

  41. A Perda da Visão na Adolescência e na Idade Adulta  Ana Maria Medeiros

  42. A Psicologia do Tacto  Morton Heller Winston

  43. A Qualidade de Vida de Adolescentes com Cegueira Congénita ou Precoce em Portugal Nuno Marques

  44. A Reabilitação das Pessoas com Deficiências Visuais  Sandra Rodrigues

  45. A Reversão da Atenção em pessoas com DV  Virgínia Kastrup

  46. A Utilização dos Recursos Ópticos na Sala de Aula  M.ª Eugénia Rocha

  47. A Vida dos Portadores de Deficiência  José Pastore

  48. A Visita de Estudo  Luís Botelho Ribeiro

  49. A Vivência da Sexualidade por adolescentes portadoras de Deficiência Visual Camila Pontes Bezerra

  50. Abordagem da Enação no Campo da Deficiência Visual  Virgínia Kastrup, Filipe Carijó & M.ª Clara de Almeida 

  51. Acessibilidade de Museus Europeus para Deficientes Visuais  Susana Mesquita  [PDF]

  52. Acesso tátil: uma introdução à questão da acessibilidade estética para o público DV nos museus Filipe Carijó, Juliana Magalhães & M.ª Clara de Almeida

  53. Accueillir un élève malvoyant dans sa classe SARHIS

  54. Accueillir un élève non-voyant dans sa classe SARHIS

  55. Acessibilidade a Computadores para Professoress de Alunos c/ NEE  Microsoft  [PDF]

  56. Acessibilidade na WEB  WebAIM

  57. Actividade Física e Qualidade de Vida em Crianças e Jovens com Deficiência Visual  Tiago Gomes

  58. Actividades Corporais no Processo de Alfabetização da Criança Cega Lúcia Silva Monteiro

  59. Actividades da Vida Diária  Tomteboda RC

  60. Actividades de Estimulación Visual para la Educación Infantil  Manuel Bueno Martín

  61. Actividades de Inclusão para Alunos cegos e com Baixa Visão em Aulas Regulares de Língua Estrangeira Anabela Ferreira

  62. Actividades de Vida Diária  Tomázia Lora

  63. Actividades Físicas e Desportivas para Deficientes Visuais  João Oliveira

  64. Actuação da Fisioterapia em Deficientes Visuais  Maitê Peres de Carvalho et al. 

  65. Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com DV  Vivian de Oliveira Preto

  66. Adaptación de Material para Ciegos y Deficientes Visuales  Antonia Raya Medina

  67. Adaptaciones Curriculares para Alumnos con Baja Visión e Invidentes  Antonio Fuentes

  68. Adapted Physical Education for the Blind and Visually Impaired  Kathy Letcher

  69. Adequações Curriculares na Baixa Visão  Glória Romagnolli

  70. Adolescentes portadores de DV: percepções sobre sexualidade  Giovana Moura & Eva Rubim Pedro

  71. Adolescer: A Vivência de portadores de Deficiência Visual  Maria Alves Bruns & Patrícia Salzedas

  72. Ajudas técnicas / Produtos de apoio  INR

  73. Albinismo  Anny Marquito, Danielle Czmyr, Giselle Silveira & Letícia de Oliveira

  74. Alfabetização da criança cega: uma reflexão necessária  Maria da Glória Almeida

  75. Alfabetização de alunos com baixa visão significativa  Marilda Bruno

  76. Alfabetizando a Criança Cega  Projecto Nova Visão

  77. Alucinações Visuais na Enxaqueca  Oliver Sacks  Jul. 2018

  78. Alumnos con Discapacidad Visual. Necesidades y Respuesta Educativa  Pablo Martín Andrade

  79. Alunos Cegos e com Baixa Visão: Orientações Curriculares Alberto Mendonça, Cristina Miguel, Graça Neves, Manuela Micaelo, Vítor Reino  [PDF] 

  80. Alunos Cegos nas aulas de Matemática  Nuno Santos, Cláudia Ventura e Margarida César

  81. Alunos com Multideficiência e Surdocegueira  congénita  Clarisse Nunes [PDF]

  82. Apoio psico-pedagógico ao Deficiente Visual Ana Soares, Andreia Fontinho, Cristiana Duarte, Inês Marques & Mariana Matias

  83. Aprendizagem Activa na Criança com Multideficiência: Guia para educadores  Clarisse Nunes [PDF]

  84. Apprendre à jouer à un enfant aveugle de 2 à 5 ans  Brigitte Assénat, Hélène Dupuis & Luc Grégoire

  85. Apprends moi à faire tout seul  Sylvie Boutadou

  86. Aprendendo a Ler e Escrever em braille  Clarissa Nicolaiewsky

  87. Aprendizaje Músical en la Diversidad  R.D. Profesionales de la Enseñanza

  88. Arte, Educação e Inclusão: Orientações para Áudio-Descrição em Museus Francisco J. Lima et al.

  89. As Barreiras Invisíveis da Integração  António Lavouras Lopes

  90. As Crianças cegas e as mães: uma análise ao sistema de sinais  Selma Fraiberg

  91. As Deficiências Visuais na criança  Clayette, Madignier, Magnard & Hullo

  92. As Mãos Compreendem  Lilli Nielsen

  93. As Relações entre Deficiência Visual Congénita, Condutas do Espectro do Autismo e Estilo Materno de Interacção Ana Delias de Sousa

  94. As Representações dos Professores de Educação Especial e as Necessidades das Famílias Filomena Pereira

  95. Atendimento Precoce aos Bebés Deficientes Visuais e suas Famílias  Patrícia Roveda

  96. Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras  Laercio Sant´Anna et al.

  97. Audiojogos como Ferramenta Inclusiva  Blind Games Brazil

  98. Aulas de natação para pessoas com deficiência  Alexandre Paulo Loro

  99. Autoestima a partir do caminhar: Orientação e Mobilidade da pessoa com Deficiência Visual Andreisa Santos & Sandra Castro

  100. Avaliação e Intervenção em escolares portadores de Baixa Visão em Sala de Recursos Keila Carvalho, Cássia Freitas, Eliane Kimolto e Elizabete Gasparetto

  101. Avaliação Visual de alunos com baixa visão numa aula de Educação Física Ciro Winckler Oliveira & José Júlio Gavião

  102. Avaliar e Treinar Atletas com Deficiência Visual: problemas e soluções  Nuno Alpiarça

  103. Awakening to Life  Alexander Meshcheryakov

  104. Ayudando a Crecer a mi Hijo: un aporte pedagógico para el área científica  Luz Correa B.

  105. Benefícios da Prática Desportiva em Pessoas com Deficiência Visual  Duarte Comprido & Andreia Violeiro

  106. Boas Maneiras à Mesa: guia para cegos  Widerberg e Kaarlela

  107. Boas Práticas na Intervenção Precoce Joaquim Gronita, Júlia Pimentel, Cátia Matos, Ana Bernardo, Joana Marques [PDF] 

  108. Braille Reading Speed  Susan Ford & Ramona Walhof

  109. Brincar é um assunto sério! Ana Margarida Carvalho & Rita Pereira

  110. Brincar para todos  Mara Siaulys  [PDF]

  111. Brinquedos e brincadeiras para crianças cegas  Ana Leite

  112. Brinquedos para crianças com Deficiência Visual

  113. Caminhando Juntos: Manual de Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade  João Felippe

  114. Caminhar sem Medo e sem Mito  Sonia Hoffmann e R. Seewald

  115. Cartografia Tátil: Mapas para Deficientes Visuais  Ruth Loch

  116. Cécité et Précocité Intellectuelle  Enfant Aveugle

  117. Cedo para ser velho e tarde para ser cego  Cristina Almeida

  118. Cegueira e Baixa Visão  Elizabet Dias Sá

  119. Cegueira e Depressão  Ana Lúcia Pinheiro

  120. Cegueira: O que é, o que faz e como viver com ela  Thomas Carroll

  121. Cognição Motora em Deficientes Visuais: importância da visão no controle das acções  Luís Imbiriba

  122. Comment choisir un jeu pour un enfant aveugle?  Christine Hénault

  123. Como Ajudar Um Cego  SNRIPD

  124. Como Criar Espaços e Serviços Públicos mais Acessíveis  ACAPO

  125. Como desenvolver programas de Orientação e Mobilidade para pessoas com DV  Nely Garcia

  126. Como devo educar meu filho cego?  Wilhelm Heimers

  127. Como enxergar bem sem óculos: o sistema Bates aplicado ao dia-a-dia  M. Matheus de Souza

  128. Como Integrar o Aluno Deficiente Visual na Aula de Educação Física?  Paulo Coelho

  129. Como Se Não Vê o Que Se Não Vê?  Sara Joana Branco dos Santos

  130. Como transcrever Banda Desenhada em braille  Projecto HQ para DV ler

  131. Competências Pessoais e Sociais e a Deficiência Visual  Margarida Gaspar de Matos

  132. Composições do não ver: contando histórias Camila Alves, Carolina Manso, Josselem Oliveira, Julia Neves, Liz Eliodoraz, Luciana Franco, Thadeu Gonçalves, Vandré Vittorino, Marcia Moraes

  133. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos-estórias M.ª Lucia Amiralian

  134. Compreender a Baixa Visão  Fernanda Ladeira & Serafim Queirós [PDF]

  135. Comprendre la cécité  Enfant Aveugle

  136. Comunicação não-verbal entre o enfermeiro e o cego  Cristiana Brasil de Almeida

  137. Conceitos Aquisição Básica para a Orientação e Mobilidade  Ivete De Masi

  138. Consciência Fonológica e Sistema Braille: reflexões sobre o tratamento da ortografia  Iara Farias & Amanda Botelho

  139. Construção do Autoconceito e Rendimento Escolar: Comparando Crianças Cegas e Amblíopes e Crianças sem NEE  M.ª Inês Costa e M.ª João Carapeto 

  140. Construindo a Articulação entre Arte e Deficiência Visual  Virgínia Kastrup

  141. Conteúdo Visual em Sonhos de Cegos  Helder Bértolo & Teresa Paiva

  142. Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com deficiência visual  Adriano Nuernberg

  143. Contributos para um Conceito de “Biblioteca Inclusiva”  Alice Ribeiro

  144. Crescimento, Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança Visualmente Incapacitada  Carol Halliday

  145. Cultura dos Sentidos e Ampliação do Paradigma Comunicacional  Augusto Deodato Guerreiro

  146. Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas  M.ª Odete Emygdio da Silva

  147. Défices Visuais  Maria José Lobato

  148. Deficiencia Visual. Aspectos Conceptuales y Repercusiones Funcionales  Rafael González et al.

  149. Deficiência Visual  Marta Gil

  150. Deficiência Visual vols 1, 2 e 3  Marilda Bruno e M.ª Glória Mota  [PDF]

  151. Deficiência Visual Cortical: causas e manifestações  Lilli Nielsen

  152. Deficiência Visual, Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora e Habilidades Motoras  Margarida Leal

  153. Deficiência Visual: Reflexão sobre a Prática Pedagógica  Marilda Bruno

  154. Deficiente Visual e Acção Educativa  Manuel Martín e Salvador Bueno

  155. Deficiente Visual: Educação e Reabilitação  Ivete De Masi

  156. Deficientes Visuais podem ter Aulas de Biologia  Rosilene Ricardo

  157. Desarrollo Curricular en el área de Autonomía personal: programación para alumnos de Educación Primaria y Secundaria con discapacidad visual  M. A. Arnau Gilberte & M. Orta Molins

  158. Descobrindo o real papel das outras percepções, além da visão, para a OM  Tomázia Lora

  159. Desempenho funcional de crianças com deficiência visual  Juliana Malta et al.

  160. Desenho Geométrico e Deficiência Visual  Jorge Brandão

  161. Desenho Universal  Helena Degreas

  162. Desenvolvimento da criança com DV e Interacção mãe-criança  Ana Cristina Cunha & Sónia Enumo

  163. Desenvolvimento de conceitos em cegos congénitos  Sylvia Nunes e José Fernando Lomônaco

  164. Desenvolvimento Sócio-Cognitivo das Crianças com Deficiência Visual  Ivo Henriques & Susana Spínola

  165. Desenvolvimento Táctil e suas Implicações na Educação de Crianças Cegas  Harold Griffin e Paul Gerber

  166. Desenvolvimento Visual da Criança com Déficit Visual Cortical  Jucimar Sidney

  167. Design Inclusivo: Tocar para VerBrinquedos para Crianças Cegas e de Baixa Visão  M.ª Leonor D. Pereira

  168. Differentiated Instruction: Blind Students | Visually Impaired Students  Alberta Education

  169. Dificuldades de Comunicação e Sinalização na Deficiência Visual  Marilda Bruno

  170. Discussão dos Saberes Docentes para a Inclusão do Aluno com DV em Aulas de Física  Eder Pires de Camargo   Mai. 2018

  171. Discussões metodológicas para o ensino da Bengala à Criança Cega  Sonia Hoffmann

  172. Early Identification of Infants Who Are Deaf-Blind  Peggy Malloy et al.

  173. Educação Artística: sugestões de actividades  SAC

  174. Educação de Alunos Deficientes Visuais em Escolas Regulares  J. K. Horton

  175. Educação dos Cegos no Brasil  Aires da Mata Machado Filho

  176. Educação Física e Desportos Adaptados  Joseph P. Winnick

  177. Educação Física escolar e Inclusão  Márcia Gorgatti

  178. Educação Física, Orientação e Mobilidade e Deficiência Visual  José Alberto Moura e Castro

  179. Educação Física para Deficientes Visuais  A. J. M. Conde

  180. Educação, Inclusão e pessoa com DV na educação básica  Dayene Siqueira & Dirceu Siqueira

  181. Educação Inclusiva e Educação Especial: Um Guia para  Directores  DGIDC  [PDF]

  182. Educação Musical para Deficientes Visuais  Rafael Vanazzi de Souza

  183. Effective Classroom Adaptations for Students with Visual Impairments  Penny Cox & Mary Dykes

  184. El Aprendizaje de las Ciencias en niños ciegos y deficientes visuales  M.ª Luisa García et al.

  185. El Bebé Ciego: Primera Atención; Un Enfoque Psicopedagógico  Mercé Leonhardt  [PDF]

  186. El Cuidador de Niños con Deficiencias Visuales  Psicologo Escolar

  187. El Niño Ciego  Lev Semionovitch Vigotski

  188. Elaboração de Tabelas Periódicas para facilitação da Aprendizagem de Alunos portadores de DV  João Batista Filho, Liliane Andrade, Kércya Sousa, Kyara Limeira & Poliane Batista

  189. En los Zapatos de los Niños Ciegos  Rosa Revuelta e Elena López

  190. Enseñanza de dibujo a niños ciegos  El Rincón del Vago

  191. Ensina-me a ser independente!  Sherry Gaynor

  192. Ensinar trigonometria a um cego  Luiz Alberto Melchert de Carvalho

  193. Ensino da Música a Alunos Cegos ou de Baixa Visão  Cristina Cunha

  194. Ensino/Aprendizagem do Braille  Vítor Reino

  195. Entendendo a Baixa Visão-orientação para pais  E. Gasparetto e Kara-José

  196. Entendendo a Baixa Visão-orientação para profs  R. Oliveira, K-José e Wilson

  197. Entre Amor e Ódio: Os Dilemas da Educação do Outro  Rosely Gayoso

  198. Equilíbrio em crianças e jovens cegos e de baixa visão: efeito da preferência podal e da atividade física  Diana Rocha, Olga Vasconcelos & Paula Cristina Rodrigues

  199. Escrita Ortográfica e Revisão de Texto em Braille  Clarissa Nicolaiewsky & Jane Correa

  200. Essential components of educational programming for students who are blind or visually impaired  Alberta Education

  201. Estereotipias na Infância  Sonia B. Hoffmann

  202. Estimulação e reabilitação visual  Jucimar Sidney

  203. Estimulação Precoce na Criança Cega  Kátia Oliveira

  204. Estratégias a utilizar em Salas de Aula Inclusivas  Luís de Miranda Correia, Ana Paula Martins & Rosa Maria Ferreira

  205. Estratégias de ensino utilizadas, também, com um aluno cego, em classe regular  Luzia Guacira Silva

  206. Estrategias de estudio utilizadas por pianistas ciegos  Paula Chávez

  207. Estratégias para a exploração e leitura de mapas tácteis  DGEBS

  208. Éveil des Sens  Enfant aveugle

  209. Exclusão das Crianças Cegas da Prática de Ensino da Alfabetização Espacial em um Contexto de Escola Inclusiva  Marcelo Torreão Sá

  210. Experiência Estética para Invisuais  Ana Sofia Melo das Neves

  211. Ferramentas cognitivas e tecnológicas para a inclusão social de pessoas com DV  Eliana Sampaio

  212. Fire Is So Loud: Tips to address Empty Language for Children with Cortical Visual Impairment or other types of Visual Impairment  Peg Palmer  Jun. 2018

  213. Formação de conceitos em crianças cegas  Cecilia Guarnieri Batista

  214. Funções de um Celular para Pessoas Cegas  Joyce Jobis

  215. Futsal para cegos  Ramon Pereira de Souza

  216. Geography in a different way  Roman Brvar

  217. Goalball  Viriatos

  218. Grafia braille para a Língua Portuguesa  IBC

  219. Grafia musical braille  Dolores Tomé

  220. Guia para os pais das crianças deficientes visuais  DGEBS

  221. Guia para padres de niños ciegos desde 0 meses a 3 años  Guia Bienvenido

  222. Guia para um ensino inclusivo e aprendizagem à distância  Bryn Holmes,Dulce Ferreira, Isabel Huet Silva, Paul Lynch, Stelios Kessanidis, Boba Mannova, C. Ragiadakos, Ruth Leitch & Luís Botelho Ribeiro

  223. Habilidades funcionais na criança com cegueira congénita Paula Alves, Grazielle Sousa & Heloísa Gagliardo  Mai. 2018

  224. Histórias para Todos: algumas Orientações  Cuckoo

  225. How Does Visual Impairment Affect Performance on Tasks of Everyday Life?  Sheila K. West et al.  Jul. 2018

  226. Influência da Capacidade de resistência aeróbia na Orientação & Mobilidade do Cego  José Moura e Castro  [PDF]

  227. Imagem corporal: corporeidade da pessoa com Deficiência Visual  Rosilene Diehl & Paulo Peixoto

  228. Imagem corporal e deficiência visual  M.ª Luíza Tanure Alves & Edison Duarte

  229. Impacto da Discriminação com base na Deficiência nas Mulheres  Pedro Bettencourt Correia e outros

  230. Impacto económico da cegueira/hipovisão vs custos na prevenção em Retinopatia Diabética  José Rui Faria de Abreu

  231. Implicações de ser pai e mãe de um bebé deficiente visual  Patrícia Roveda

  232. Improving Braille Reading Fluency  Kathleen Stanfa & Nicole Johnson

  233. Inclusão Escolar de Alunos Cegos e com Baixa Visão  Elizabet Dias de Sá, Izilda Campos e Myriam Silva

  234. Influência da natação no desenvolvimento das AVD em crianças com deficiência visual  Edgar Costa, Leonardo Canolla, Leonardo Guerra, Hugo Nunes & Sheila Santos Silva

  235. Iniciação à Leitura do Braille  Sonja Ekvall

  236. Integração do Aluno cego e de baixa visão na disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar  Leonardo Cunha da Silva

  237. Integração do Aluno Deficiente Visual em Diferentes Meios: Família, Escola, Sociedade  Paulo Coelho

  238. Inteligência Visual-Espacial  Armanda Zenhas

  239. Interação — condição básica para o trabalho do profissional com o portador de deficiência visual  Maria Lúcia Amiralian

  240. Interação Mãe e Bebé Cego: Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem  Wanessa Silva, João Oliveira & Wanilda Cavalcanti 

  241. Internet para Necessidades Especiais  Francisco Figueiredo

  242. Intervenção fonoaudiológica e deficiência visual  Mayla Monteiro & Rita Montilha

  243. Intervenção Precoce na Criança com Baixa Visão  Heloisa Gagliardo & M.ª Inês Nobre

  244. Intervenção Precoce: reflexões sobre o desenvolvimento da criança cega até aos 2 anos  Gérson Farias

  245. Intervención Educativa con Alumnos Ciegos y de Baja Visión en las Etapas de Educación Primaria y Secundaria  Nuria Rodríguez Mena

  246. Introducción al concepto de Aprendizaje Activo de Lilli Nielsen  Stacy Shafer

  247. Is My Blind Child Autistic?  Mary McDonach

  248. Keyboard Instruction for the Blind Music Student  Daniel and David Simpson

  249. L'accès à l'information parlée chez l'aveugle  Anita Richaume-Crinquette

  250. L'Adolescent Déficient Visuel  Pierre Griffon

  251. L'apprentissage de la marche chez l'enfant non-voyant ou malvoyant  INLB

  252. L’Enseignement des Langues aux Adultes Déficients Visuels  EuroBlind

  253. L'Intégration en action(s): stratégies et outils pédagogiques pour l'enseignant de classe ordinaire intégrant un enfant déficient visuel  Sylvie Loraine

  254. La Educación Musical de Personas con Deficiencia Visual y la Musicografía Braille  Isabel Bertevelli

  255. La Fisioterapia en el Entorno Educativo del Niño con Discapacidad Visual  David Presas y Miquel S. Martí

  256. La Lecto-escritura en Tinta en Alumnos con Baja Visión  María Pilar S. Sánchez

  257. La Lingüística en las Personas con Discapacidad  Filiberto Rodríguez

  258. La Personne Âgée Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  259. Le Développement de la Conscience de l'Écrit chez l'Enfant Aveugle Âgé de 0 à 5 Ans  Yves Jalbert et Pierre-Olivier Champagne

  260. Le Travail de Deuil chez la Personne Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  261. Learn To Use Your Other Senses To Help You Cope with Blindness and Vision Loss  VisionAware

  262. Learning Braille: The Relevance of Low-Tech Devices  Laura Matz

  263. Learning To Live With Blindness: Rehabilitation Teaching  Alvin Roberts

  264. Learning To Work With Blindness: Vocational Counseling  Alvin Roberts

  265. Lecture des Aveugles  Émile Javal

  266. Leitura Musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia braille na perspectiva de alunos e professores  Fabiana Bonilha

  267. Ler para cegos  Milton Schinca

  268. Les troubles du sommeil chez les aveugles  Dr Damien Léger & Dr Nicolas Hommey

  269. Leve o seu filho cego para a cozinha!  Ruth Schroeder

  270. Listening Skills  Jodi Floyd

  271. Literacia Emergente para a Cegueira  CAIPdv

  272. Louis Braille: sua vida e seu sistema  Jurema Venturini

  273. Mãe! Pai! Ajudem-me  Lucimar Amaral Ezequiel

  274. Making the most of your sight  RNIB

  275. Malvoyance et autisme  Enfant Aveugle

  276. Mapas mentais de deficientes visuais como suporte ao design da informação urbana na Web  Geisa Golin, Ruth Nogueira, Gabriela Alexandre & Josiane Cabral

  277. Matemática e a Deficiência Visual  Aline Leichtfeld de Araújo & Fernanda Marszaukowski

  278. Matemática e Deficiência Visual  Jorge Carvalho Brandão

  279. Matériel de pré-braille pour Enfants basé sur l’histoire de «Blanche-Neige et les Sept Nains»  Christine Henault

  280. Material didáctico para alumnos invidentes en el aula de inglés (educación primaria)  Helena Aikin Araluce

  281. Meios de Comunicação e Deficiência: Manual de Estilo

  282. Metodología para la Educación Artística en Niños Ciegos y de Baja Visión  Annabelle Díaz Muñoz

  283. Meu Filho Cego  Edda Sá de Albuquerque

  284. Mobilidade na primeira pessoa  Ana Maria Fontes

  285. Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) e Alunos com Necessidades Educativas Especiais  Luís de Miranda Correia

  286. Modos de intervir com jovens deficientes visuais: uma experiência de grupo de teatro  Márcia Moraes

  287. Mudança de Comportamentos Motores no Utilizador de Cão-Guia  João Fernandes & Maria João Fernandes 

  288. Museus e Acessibilidade  Peter Colwell & Elisabete Mendes  [PDF]

  289. Musicografia Braille: Instrumento de Inserção e Formação Profissional  Dolores Tomé

  290. Musicoterapia para deficientes visuales  El Rincón del Vago

  291. Myths and Facts about Touch and Tactile Pictures for the Blind  J. M. Kennedy

  292. Não podemos ver, não devemos tocar: quais as repercussões dessa máxima no discurso das pessoas cegas?  Bertrand Verine

  293. Necessidades Educativas Especiais na Sala de Aula: Um Guia para Professores  Lee Brattland Nielsen

  294. Ninguém é PerfeitoVivendo e Crescendo com Crianças que têm Necessidades Especiais  Nancy B. Miller

  295. Niños ciegos. Pautas para estimular su desarrollo  Celia Rodríguez Ruiz

  296.   Mai. 2018
  297. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille  Edison Lemos, Jonir Cerqueira, M.ª Gloria B. Mota & Regina Caldeira de Oliveira

  298. Nos 150 anos da morte de Louis Braille  Vítor Reino

  299. O Aluno Cego, a Escola e o Ensino da Matemática  Paulo Campos & Miriam Godoy

  300. O Aluno Cego: Preconceitos e Potencialidades  Sylvia Nunes & José Lomônaco

  301. O Aluno Deficiente Visual  site 'A Deficiência'

  302. O Aluno Deficiente Visual na Escola: lembranças e depoimentos  Kátia Caiado

  303. O Brincar da Criança Cega  Vanda Cianga Ramiro

  304. O Cego, O Espaço, o Corpo e o Movimento: uma questão de Orientação e Mobilidade  Admilson Santos

  305. O Cego na Escola e na Sociedade: um estudo psicológico  Thomas Cutsforth

  306. O Cliente com Deficiência Visual no Sector do Turismo  Perfil

  307. O Corpo (Im)perfeito: a Protecção Constitucional de uma Construção Social?  António de Araújo

  308. O Deficiente Visual  Sylas Fernandes Maciel

  309. O Deficiente Visual e a Aula de Educação Física  Mário Jorge Lopes

  310. O Deficiente Visual e a Atenção Farmacêutica  Eliana Nascimento & Luciene Marques

  311. O Desenvolvimento da Criança Cega  Maria Eduarda Dias

  312. O Desenvolvimento de Crianças Cegas e de Crianças Videntes  M.ª Luiza França-Freitas e M.ª Stella Gil

  313. O Desenvolvimento Motor da Criança Cega nos primeiros anos de vida  Júlio Paiva

  314. O Desenvolvimento Psicomotor do Cego  Michel Kyrillos

  315. O Efeito da Motricidade do Judo no Equilíbrio de Crianças com Deficiência Visual  Ana C. Pinto & Josiane Lima

  316. O Ensino da Biologia na Deficiência Visual  Camila R. Santos & Vanessa Manga

  317. O Ensino da Educação Física para Deficientes Visuais  José Pereira de Melo

  318. O Ensino da Física a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo

  319. O Ensino da Física e Química a alunos com Deficiência Visual  Clara Gonçalves

  320. O Ensino da Física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades para alunos cegos e com baixa visão  Eder Pires de Camargo

  321. O Ensino da Geografia e a cegueira  Ana Paula Chaves

  322. O Ensino da História a Deficientes Visuais: recursos didácticos  Luciano Paixão

  323. O Ensino da Língua Inglesa para Alunos Cegos e com Baixa Visão em Salas Inclusivas do Ensino Médio  Sara França e outros

  324. O Ensino da Óptica a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo, Roberto Nardi, Paulo Maciel Filho & Débora Almeida

  325. O Ensino da Ortografia para crianças cegas  Amanda Botelho Martinez

  326. O Ensino de Violino para Deficientes Visuais: relatos e propostas para a didática da empunhadura e da condução do arco  Luiz Alberto Amorim de Freitas

  327. O Ensino do Violino para Deficientes Visuais integrando o método Suzuki e a Musicografia Braille  Débora Flemming Bohn

  328. O Estranhamento Causado pela Deficiência: Preconceito e Experiência  Luciene M. da Silva

  329. O Impacto da Perda da Visão na Vida do Paciente  Jorge Mitre

  330. O Impacto Psicossocial da Deficiência Visual  Sandra Rodrigues

  331. O "Ir e Vir" do Deficiente Visual: Manual de Orientação e Mobilidade  Sylas Maciel

  332. O Jogo Simbólico da Criança Cega  Sheila Correia de Araújo

  333. O Lugar do «outro» na Escola Pública: uma perspetiva inclusiva  José Firmino

  334. O Mercado de trabalho e a pessoa deficiente  site 'A Deficiência'

  335. O Método MusiBraille  Maressa Miquelino de Carvalho

  336. O meu filho vê menos?  Fátima Bessa & Rosa Afonso

  337. O Mundo Percebido O Sentir  Merleau-Ponty

  338. O papel do pedagogo no processo de reabilitação de pacientes com baixa visão  Raquel Silva & Luciana Bareicha

  339. O PEI e as Adaptações Curriculares  Projecto IRIS

  340. O Perceber e o Relacionar-se do Deficiente Visual: orientando professores especializados  Elcie Masini

  341. O Processo de Construção da Leitura/Escrita na Deficiência Visual  Marilda Bruno

  342. O Processo de Romantização das Deficiências  Lúcia Monteiro

  343. O Que é Ser Cego  Luíz Alberto Melchert C. Silva

  344. O Que é uma Deficiência Visual?  Zeiss

  345. O que «vê» quem não vê?  Hélder Bértolo

  346. O Significado da Deficiência Visual na Vida Cotidiana: Análise das Representações dos Pais-Alunos-Professores  Marilda Bruno

  347. O Tacto e suas Implicações no ensino do Desenho a Crianças Cegas  Francisco J. de Lima & José da Silva

  348. O Uso Funcional dos Sentidos na Criança Multideficiente com Deficiência Visual  Clarisse Nunes

  349. Organización de un aula ordinaria con alumnos con discapacidad visual  Roberto Casañas

  350. Orientação e Mobilidade  SAC

  351. Orientação e Mobilidade: Aspectos da Evolução da Autonomia da Pessoa Deficiente Visual  Moura e Castro Mai. 2018

  352. Orientação e Mobilidade da pessoa com cegueira adquirida: os benefícios do meio aquático como facilitador da aprendizagem  Regina Kátia Ribeiro

  353. Orientação e Mobilidade para crianças  Vera Lúcia Felippe & João Álvaro Moraes Felippe

  354. Orientação e Mobilidade para Deficientes Visuais  Rosa Maria Novi

  355. Orientação Profissional dos Cegos e Contribuição da Psicologia para a sua Formação Profissional  António Martinho do Rosário

  356. Orientações Pedagógicas para o Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular  Eugênia Fávero, Luisa Pantoja & Maria Teresa Mantoan

  357. Os Benefícios da Convivência com Animais para o Desenvolvimento Bio-Psico-Social da Criança com Deficiência Visual  Camila Gandini

  358. Os Cães-guia  Victor Oliveira

  359. Os Sentidos e as Experiências  Sílvia Elena Ventorini

  360. Os Sentidos que substituem a Visão  José Espínola Veiga

  361. Os Serviços de Leitura Pública para Pessoas com Deficiência Visual em Portugal  José Guerra

  362. Os significados da Avaliação Vocacional no contexto da reabilitação de pessoas com deficiência  Sérgio Fabela

  363. Pais Cegos  Lorita Pagliuca, Renata Uchoa & Márcia Machado

  364. Para uma Nova Comunicação dos Sentidos  Augusto Deodato Guerreiro

  365. Paradigmas da escola inclusiva e desafios colocados ao professor  M.ª da Conceição Rebelo

  366. Participação da Família no Processo de Formação da Identidade do Aluno com Baixa Visão  Ana Lúcia Oliveira

  367. Participação Ocupacional do Idoso com Deficiência Visual  Marlene Caldas Monteiro

  368. Percepção, Acção e Conhecimento nas Crianças Cegas  Esperanza Ochaita & Alberto Rosa

  369. Percursos para Pessoas com Deficiência Visual no Centro Histórico do Porto  Ivna Machado Jun. 2018

  370. Perda da Visão e Enfrentamento  Jurema Dourado & Luize Costa

  371. Pessoas com Deficiência Visual e Imagem Telejornalística  Marcello Pereira Machado

  372. Planning Piano Lessons for Your First Blind Student  David Goldstein

  373. Plano Nacional de Leitura para Cegueira e Baixa Visão  Manuela Micaelo

  374. Possibilidades da abordagem etnográfica no trabalho com os deficientes visuais  Priscila Lima

  375. Préparation à la lecture tactile de jeunes enfants aveugles présentant des troubles associés  Marylène Tonnel-Ballavoisne

  376. Princípios fundamentais na educação da criança cega  Lowenfeld

  377. Professores em Formação em Ciências da Natureza  Estéfano Veraszto, Eder Camargo, Nonato Miranda & José Camargo Jun. 2018

  378. Problemas das crianças cegas congénitas na construção da realidade  Sylvia Santin & Joyce Nesker Simmons

  379. Qualquer maneira de ler vale a pena  Luciene Maria da Silva

  380. Quando os Olhos Não Vêem  Inês Grilo

  381. Reabilitação  Lizabeth de Sousa

  382. Reacções psicológicas à perda de visão  Cristina Barczinski

  383. Reaching, Crawling, Walking...  Susan Simmons & Sharon Maida

  384. Recursos didáticos na educação especial  Jonir Cerqueira & Elise B. Ferreira

  385. Regras de Atletismo para Atletas Invisuais [B1, B2 e B3]

  386. Repercusión de la Deficiencia Visual en las Personas Mayores  Ignacio Párraga Martínez

  387. Representações Sociais de Professores sobre a Inclusão de Alunos com Deficiência em Turmas Regulares  Cristiane Correia Taveira

  388. Reunião de sensibilização à escola  Maria Teresa Cavaco

  389. Saberes e Práticas da Inclusão  Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão  Maria Salete Fábio Aranha

  390. Science for Students with Visual Impairments: teaching suggestions and policy implications for Secondary Educators  David Kumar, Rangasamy Ramasamy & Greg Stefanich

  391. Se é professor...  DGEBS

  392. Sexualidade de Cegos  Maria Alves de Toledo Bruns

  393. Shared Storybook Reading  Elizabeth Dennison

  394. Símbolo internacional de pessoas com Deficiência Visual | Cegueira

  395. Simulando as deficiências: como é ser um deficiente visual?  M.ª Salete Fábio Aranha

  396. Sistema de aquisição de conhecimento para apoio à consulta de Subvisão  Cláudia Martins Antunes

  397. Sistemas Técnicos e Tácticos no Goalball  Alessandro Tosim, Alaércio Perotti Jr, M.ª Teresa Leitão & Regina Simões

  398. Sofrimento Emocional na Deficiência Visual  Ana Sofia Teixeira

  399. Sonhos Arquetípicos em portadores de Deficiência Visual  Jorge Monteiro de Lima

  400. Story Boxes: A Hands-On Literacy Experience  Norma Drissel

  401. Studying Embossed Maps  Paivi Toikkanen

  402. Sugestões de Atividades para a Educação Infantil da Criança com DV  Marilda Moraes Garcia Bruno

  403. Sugestões para as famílias de crianças com baixa visão  Mara Siaulys

  404. Tactile Storytelling  Philipp Meyer

  405. Teaching English to blind students  Chok Seng

  406. Teaching Geography to Visually Impaired Students  Stuart Snowdon

  407. Teaching Math to Visually Impaired Students | Teaching Strategies  Susan A. Osterhaus 

  408. Teaching Science to Students with Visual Impairments  Tiffany Wild & Karen Koehler

  409. Teatro-Educação: uma experiência com Jovens Cegos  Roberto Rabêllo

  410. Teclado de Computador  Marco António Queiroz

  411. Tecnologia táctil para a avaliação da dor em cegos  Ana Cláudia Toniolli & Lorita Pagliuca

  412. Tenho um bebé no berço  Mara Siaulys

  413. The Impact of Vision Loss on Development & Learning  Carmen Willings

  414. The Impact of Visual Impairment on the Acquisition of Early Communication Skills  Ian Bell

  415. The Role and Function of the Teacher of Students with Visual Impairments  Susan Jay Spungin & Kay Ferrell

  416. The Social Model of Disability  Tom Shakespeare

  417. Toque o bebé!  Lois Harrell

  418. Toys for blind children  WonderBaby

  419. Treino das AVD para crianças deficientes visuais  Sonja Myrimer

  420. Treino sensorial para pessoas cegas  Julie Fields

  421. Universal Design  The Center for Universal Design at North Carolina State University

  422. Universo Táctil  Mara Siaulys

  423. Veicular Conceitos Matemáticos em estudantes cegos no ES Politécnico: pertinência da utilização do Multiplano  Carla Costa

  424. Ver e Não Ver  Márcia Moraes

  425. Ver pela Arte: Projecto de Ensino de Música a Deficientes Visuais  CNC

  426. Vinculação conjugal e estilos parentais em pais de filhos com e sem Deficiência Visual  Andreia Vaz

  427. «¡Voy al Cole!» Material para la inclusión del niño con discapacidad visual en la etapa de Educación Infantil  Herranz Tardón, M.ª Holgado López & Marín Palomino

  428. Vulnerabilidade à Violência Sexual no Contexto da Escola Inclusiva: Reflexão sobre a Invisibilidade da Pessoa com Deficiência  Windyz B. Ferreira


Δ

actualização
7.Jul.2018
Maria José Alegre
 

Siga este site no Facebook.     Siga este site no Twitter    Envie um email à Webmaster do Site