Ξ  
 

 SOBRE A DEFICIÊNCIA VISUAL

pessoa cega acompanhada  Textos Didácticos    novo ► 499
 

  1. A Aprendizagem da Célula por estudantes cegos utilizando Modelos Tridimensionais Sandra Cardinali & Amauri Ferreira

  2. A Bengala como Símbolo e Auxiliar  Die Gegenwart

  3. A Bengala como um Instrumento Lúdico na OM do Deficiente Visual  Vera Ferraz & Lúcia Filgueiras

  4. A Cegueira Congénita e o Desenvolvimento Infantil  PBC Boston Mass.

  5. A Cidade à vista do Cego: Informação, Mobilidade e Cidadania  Maria Paula Trigueiros Cunha

  6. A Comunicação como Barreira à Inclusão de Alunos com DV em aulas de Electromagnetismo  Eder Camargo, Roberto Nardi & Estéfano Veraszto

  7. A Comunicação e a Relação Interpessoal com o Aluno Deficiente Visual  Maria da  Glória Mota

  8. A Construção da Criança com Deficiência Visual como Sujeito Social  Sonia B. Hoffmann

  9. A Construção do Conceito de Número e o pré-Soroban  Cleonice Fernandes et al.

  10. A Contribuição da Fisioterapia para Crianças com Amaurose Congênita  Diana Manso et al.

  11. A Criança Cega e a Literatura Infantil  Sara Joana Branco dos Santos

  12. A Criança cega em idade pré-escolar  US Dept. Health, Education & Welfare

  13. A Criança com Baixa Visão: um Guia para Pais Equipa da Consulta de Baixa Visão do Hospital Pediátrico de Coimbra

  14. A Criança Deficiente Visual e seus Pais  Kay Alicyn Ferrel

  15. A Criança com Deficiência Visual e suas Relações com o Outro Social  Sonia B. Hoffmann

  16. A Criança Visualmente Incapacitada, do Nascimento Até a Idade Pré-Escolar: a Importância da Estimulação Visual  William Padula & Susan Spungin

  17. A Deficiência na Comunicação Social: boas práticas para Jornalistas  INR e RTP

  18. A Deficiência Visual  Maria José Alegre

  19. A Deficiência Visual no Ensino Regular  Fernando Marques Pereira

  20. A Deficiência Visual para os Adolescentes: o Olhar da Enfermeira  Laura Lima Costa

  21. A Disciplina de Educação Visual  Lígia Leitão

  22. A Dor Depressiva na Reabilitação da Incapacidade Física Adquirida  Rui Aragão Oliveira

  23. A Educação do Portador de Deficiência Visual  Elcie Masini

  24. A Educação Física como Agente de Inclusão  José Manuel Alves Nunes

  25. A Educação Precoce da Criança Cega  OS Caja de Pensiones

  26. A Escola espera por mim?  Margarida Loureiro

  27. A Expressão Corporal, o Teatro e o Deficiente Visual  Marlíria Cunha

  28. A Família com Filhos Adolescentes com NEE  M.ª Isabel Bica Costa

  29. A Função Docente e o Professor com Deficiência Visual  Elisabete Marcelino Domingos

  30. A Grafia da Assinatura na construção da identidade  Izilda Campos

  31. A importância da assinatura para a inclusão da pessoa cega  Ethel Rosenfeld

  32. A Importância da AVD na Educação e Reabilitação dos DV  Elizabeth Jesus

  33. A Importância da Educação Física  Michele Pereira de Souza

  34. A Importância do Brincar para Crianças Cegas e com Baixa Visão  Olga Souza

  35. A Importância do Tacto para as pessoas com DV  T. V. Cranmer

  36. A Importância do Trabalho para o Cego  Airton José Santos

  37. A Inclusão de Alunos Cegos nas Aulas de Matemática: explorando Área, Perímetro e Volume através do Tato  Solange Fernandes & Lulu Healy

  38. A Inclusão do Deficiente Visual nas aulas de Educação Física escolar  M.ª Luíza T. Alves & Edison Duarte

  39. A Inclusão dos Deficientes Visuais na Escola Regular  Fabiana Santos

  40. A Inclusão na Banda Desenhada  Maurício de Sousa

  41. A Inclusão na Educação Matemática  Solange Fernandes e Lulu Healy

  42. A Inclusão Social tem Influência nas Práticas Museais? Patricia Roque Martins

  43. A Iniciação no Atletismo para Pessoas Cegas e com Baixa Visão Ciro Winckler & outros

  44. A Integração Escolar das Crianças e dos Adolescentes Deficientes  OCDE

  45. A Kitchen Curriculum for the Parents of Visually Impaired Children  Franziska Naughton & Sharon Sacks

  46. A Linguagem na Cegueira  CAIPdv

  47. A Matemática e a Geometria na Educação Inclusiva dos Deficientes Visuais  Sílvio Vieira & Francisco Silva

  48. A Palavra Cegueira: Um Pequeno Estudo Sobre as Reacções de 3 Grupos Diferentes  Vítor Reino

  49. A Participação da Família no Processo Educativo da Pessoa Portadora de DV  Emilia Parpinelli

  50. A Perda da Visão na Adolescência e na Idade Adulta  Ana Maria Medeiros

  51. A Psicologia do Tacto  Morton Heller Winston

  52. A Qualidade de Vida de Adolescentes com Cegueira Congénita ou Precoce em Portugal Nuno Marques

  53. A Reabilitação das Pessoas com Deficiências Visuais  Sandra Rodrigues

  54. A Reversão da Atenção em pessoas com DV  Virgínia Kastrup

  55. A Utilização de Recursos Didáticos no Processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências de Alunos com Deficiência Visual   Tatiane Silva, Myrna Landim & Verônica Souza  Abr. 2021

  56. A Utilização dos Recursos Ópticos na Sala de Aula  M.ª Eugénia Rocha

  57. A Vida dos Portadores de Deficiência  José Pastore

  58. A Visita de Estudo  Luís Botelho Ribeiro

  59. A Vivência da Sexualidade por adolescentes portadoras de Deficiência Visual Camila Pontes Bezerra

  60. Abordagem da Enação no Campo da Deficiência Visual  Virgínia Kastrup, Filipe Carijó & M.ª Clara de Almeida 

  61. Acessibilidade de Museus Europeus para Deficientes Visuais  Susana Mesquita  [PDF]

  62. Acesso tátil: uma introdução à questão da acessibilidade estética para o público DV nos museus Filipe Carijó, Juliana Magalhães & M.ª Clara de Almeida

  63. Accueillir un élève malvoyant dans sa classe SARHIS

  64. Accueillir un élève non-voyant dans sa classe SARHIS

  65. Acessibilidade a Computadores para Professoress de Alunos c/ NEE  Microsoft  [PDF]

  66. Acessibilidade na WEB  WebAIM

  67. Actividade Física e Qualidade de Vida em Crianças e Jovens com Deficiência Visual  Tiago Gomes

  68. Actividades Acuáticas para Personas con Discapacidad Visual  José Luis Vaquero Benito

  69. Actividades Corporais no Processo de Alfabetização da Criança Cega Lúcia Silva Monteiro

  70. Actividades da Vida Diária  Tomteboda RC

  71. Actividades de Estimulación Visual para la Educación Infantil  Manuel Bueno Martín

  72. Actividades de Vida Diária  Tomázia Lora

  73. Actividades Diarias para Niños con Ceguera  WonderBaby

  74. Actividades Físicas e Desportivas para Deficientes Visuais  João Oliveira

  75. Actuação da Fisioterapia em Deficientes Visuais  Maitê Peres de Carvalho et al. 

  76. Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com DV  Vivian de Oliveira Preto

  77. Adaptación de Material para Ciegos y Deficientes Visuales  Antonia Raya Medina

  78. Adaptaciones Curriculares para Alumnos con Baja Visión e Invidentes  Antonio Fuentes

  79. Adapted Physical Education for the Blind and Visually Impaired  Kathy Letcher

  80. Adequações Curriculares na Baixa Visão  Glória Romagnolli

  81. Adolescentes portadores de DV: percepções sobre sexualidade  Giovana Moura & Eva Rubim Pedro

  82. Adolescer: A Vivência de portadores de Deficiência Visual  Maria Alves Bruns & Patrícia Salzedas

  83. Afeto e Inclusão em Contexto Escolar  Larissa Mesquita Ribeiro

  84. Ajudas técnicas / Produtos de apoio  INR

  85. Albinismo  Anny Marquito, Danielle Czmyr, Giselle Silveira & Letícia de Oliveira

  86. Alfabetização da criança cega: uma reflexão necessária  Maria da Glória Almeida

  87. Alfabetização de alunos com baixa visão significativa  Marilda Bruno

  88. Alfabetizando a Criança Cega  Projecto Nova Visão

  89. Alucinações Visuais na Enxaqueca  Oliver Sacks

  90. Alumnos con Discapacidad Visual. Necesidades y Respuesta Educativa  Pablo Martín Andrade

  91. Alunos Cegos e com Baixa Visão: Orientações Curriculares Alberto Mendonça, Cristina Miguel, Graça Neves, Manuela Micaelo, Vítor Reino  [PDF] 

  92. Alunos Cegos nas aulas de Matemática  Nuno Santos, Cláudia Ventura e Margarida César

  93. Alunos com Multideficiência e Surdocegueira  congénita  Clarisse Nunes [PDF]

  94. Apoio psico-pedagógico ao Deficiente Visual Ana Soares, Andreia Fontinho, Cristiana Duarte, Inês Marques & Mariana Matias

  95. Aprender a Ver, Aprender a Tocar  María del Mar Alvarez & Esteve Bellini i Cortés

  96. Aprendizagem Activa na Criança com Multideficiência: Guia para educadores  Clarisse Nunes [PDF]

  97. Apprendre à jouer à un enfant aveugle de 2 à 5 ans  Brigitte Assénat, Hélène Dupuis & Luc Grégoire

  98. Apprends moi à faire tout seul  Sylvie Boutadou

  99. Aprendendo a Ler e Escrever em braille  Clarissa Nicolaiewsky

  100. Aprendizaje Músical en la Diversidad  R.D. Profesionales de la Enseñanza

  101. Aquisição do Conhecimento no Cego  Eliana Maria Ormelezi

  102. Arte, Educação e Inclusão: Orientações para Áudio-Descrição em Museus Francisco J. Lima et al.

  103. As Barras Adaptadas de Cuisenaire como Mediadoras como Mediadoras do Processo de Ensino e Aprendizagem  Marianna Drummond

  104. As Barreiras Invisíveis da Integração  António Lavouras Lopes

  105. As Crianças cegas e as mães: uma análise ao sistema de sinais  Selma Fraiberg

  106. As Deficiências Visuais na criança  Clayette, Madignier, Magnard & Hullo

  107. As Estereotipias na Criança Portadora de Deficiência Visual  Alice Dias

  108. As Mãos Compreendem  Lilli Nielsen

  109. As Relações entre Deficiência Visual Congénita, Condutas do Espectro do Autismo e Estilo Materno de Interacção Ana Delias de Sousa

  110. As Representações dos Professores de Educação Especial e as Necessidades das Famílias Filomena Pereira

  111. Atendimento Precoce aos Bebés Deficientes Visuais e suas Famílias  Patrícia Roveda

  112. Atividades de Inclusão para Alunos cegos e com Baixa Visão em Aulas Regulares de Língua Estrangeira Anabela Ferreira

  113. Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras  Laercio Sant´Anna et al.

  114. Audiojogos como Ferramenta Inclusiva  Blind Games Brazil

  115. Aulas de natação para pessoas com deficiência  Alexandre Paulo Loro

  116. Autoestima a partir do caminhar: Orientação e Mobilidade da pessoa com DV Andreisa Santos & Sandra Castro

  117. Avaliação e Intervenção em escolares portadores de Baixa Visão em Sala de Recursos Keila Carvalho et al.

  118. Avaliação Visual de alunos com bx visão numa aula de Educação Física Ciro Winckler Oliveira & José J. Gavião

  119. Avaliar e Treinar Atletas com Deficiência Visual: problemas e soluções  Nuno Alpiarça

  120. Awakening to Life  Alexander Meshcheryakov

  121. Ayudando a Crecer a mi Hijo: un aporte pedagógico para el área científica  Luz Correa B.

  122. Barreiras Atitudinais: Obstáculos à Pessoa com Deficiência na Escola Francisco J. Lima & Fabiana Silva

  123. Benefícios da Prática Desportiva em Pessoas com Deficiência Visual  Duarte Comprido & Andreia Violeiro

  124. Biologia para Alunos Deficientes Visuais com foco no Sistema Nervoso Central  Gabriel Silva & Rosangela Dias

  125. Blindness - Medical | Disability Information for Classroom Teachers  Alberta Education

  126. Boas Maneiras à Mesa: guia para cegos  Widerberg e Kaarlela

  127. Boas Práticas na Intervenção Precoce Joaquim Gronita, Júlia Pimentel, Cátia Matos, Ana Bernardo, Joana Marques [PDF] 

  128. Braille Reading Speed  Susan Ford & Ramona Walhof

  129. Brincando de ver  Marina Costa

  130. Brincar é um assunto sério!  Ana Margarida Carvalho & Rita Pereira

  131. Brincar para todos  Mara Siaulys  [PDF]

  132. Brinquedos e brincadeiras para crianças cegas  Ana Leite

  133. Brinquedos para crianças com Deficiência Visual

  134. Caminhando Juntos: Manual de Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade  João Felippe

  135. Caminhar sem Medo e sem Mito  Sonia Hoffmann e R. Seewald

  136. Características Psicopedagógicas en Niños y Niñas con Discapacidad Visual Geraldina Franco

  137. Cartografia Tátil e os Sentidos  Paula Juliasz & Isabel Castreghini de Freitas

  138. Cartografia Tátil: Mapas para Deficientes Visuais  Ruth Loch

  139. Cécité et Précocité Intellectuelle  Enfant Aveugle

  140. Cedo para ser velho e tarde para ser cego  Cristina Almeida

  141. Cegueira Congénita e seus Efeitos na Aquisição do Conhecimento  Eliana Maria Ormelezi

  142. Cegueira Congénita na Construção da Realidade Biofísica e Psicossocial Fernando Jorge Figueiredo

  143. Cegueira e Baixa Visão  Elizabet Dias Sá

  144. Cegueira e Depressão  Ana Lúcia Pinheiro

  145. Cegueira: O que é, o que faz e como viver com ela  Thomas Carroll

  146. Cidadãos com Deficiência: Direitos que Fazem a Diferença  DECO

  147. Cognição Motora em Deficientes Visuais: importância da visão no controle das acções  Luís Imbiriba

  148. Comment choisir un jeu pour un enfant aveugle?  Christine Hénault

  149. Comment rendre un site internet accessible à la personne aveugle  BlindLife

  150. Como Ajudar Um Cego  SNRIPD

  151. Como Criar Espaços e Serviços Públicos mais Acessíveis  ACAPO

  152. Como desenvolver programas de Orientação e Mobilidade para pessoas com DV  Nely Garcia

  153. Como devo educar meu filho cego?  Wilhelm Heimers

  154. Como enxergar bem sem óculos: o sistema Bates aplicado ao dia-a-dia  M. Matheus de Souza

  155. Como Integrar o Aluno Deficiente Visual na Aula de Educação Física?  Paulo Coelho

  156. Como o Cego Aprende  Airton José Santos

  157. Como Se Não Vê o Que Se Não Vê?  Sara Joana Branco dos Santos

  158. Como transcrever Banda Desenhada em braille  Projecto HQ para DV ler

  159. Competências Pessoais e Sociais e a Deficiência Visual  Margarida Gaspar de Matos

  160. Composições do não ver: contando histórias Camila Alves, Carolina Manso, Josselem Oliveira, Julia Neves, Liz Eliodoraz, Luciana Franco, Thadeu Gonçalves, Vandré Vittorino, Marcia Moraes

  161. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos-estórias M.ª Lucia Amiralian

  162. Compreender a Baixa Visão  Fernanda Ladeira & Serafim Queirós [PDF]

  163. Comprendre la cécité  Enfant Aveugle

  164. Comunicação não-verbal entre o enfermeiro e o cego  Cristiana Brasil de Almeida

  165. Conceitos Aquisição Básica para a Orientação e Mobilidade  Ivete De Masi

  166. Condições para beneficiar de Apoios Educativos Especiais  INR

  167. Consciência Fonológica e Sistema Braille: reflexões sobre o tratamento da ortografia  Iara Farias & Amanda Botelho

  168. Construção do Autoconceito e Rendimento Escolar  M.ª Inês Costa e M.ª João Carapeto 

  169. Construindo a Articulação entre Arte e Deficiência Visual  Virgínia Kastrup

  170. Conteúdo Visual em Sonhos de Cegos  Helder Bértolo & Teresa Paiva

  171. Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com Deficiência Visual  Adriano Nuernberg

  172. Contribuições do Soroban|Ábaco para o Ensino da Matemática  André Ferreira de Lima

  173. Contributos da Ciência no Estudo do Sofrimento Emocional na Deficiência Visual Ana Sofia Teixeira, Anabela Sousa Pereira & Ana Torres Pires

  174. Contributos para um Conceito de “Biblioteca Inclusiva”  Alice Ribeiro 

  175. Coping with Blindness  Alvin Roberts

  176. Crescimento, Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança Visualmente Incapacitada  Carol Halliday

  177. ¿Cuál es la colocación más apropiada para los niños invidentes o con deficiencias visuales?  APH

  178. Cultura dos Sentidos e Ampliação do Paradigma Comunicacional  Augusto Deodato Guerreiro

  179. Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas  M.ª Odete Emygdio da Silva

  180. Défices Visuais  Maria José Lobato

  181. Deficiência e Violência em Portugal: do Preconceito ao Crime de Ódio  Fernando Fontes  Mai.2021

  182. Deficiencia Visual. Aspectos Conceptuales y Repercusiones Funcionales  Rafael González et al.

  183. Deficiência Visual  Marta Gil

  184. Deficiência Visual vols 1, 2 e 3  Marilda Bruno e M.ª Glória Mota  [PDF]

  185. Deficiência Visual Cortical: causas e manifestações  Lilli Nielsen

  186. Deficiência Visual, Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora e Habilidades Motoras  Margarida Leal

  187. Deficiência Visual, Interação e Desenvolvimento da Linguagem  Fabiana Kaodoinski & Fernanda Toniazzo

  188. Deficiência Visual: Reflexão sobre a Prática Pedagógica  Marilda Bruno

  189. Deficiências Instaladas: Quando a Deficiência Visual se Converte em Deficiências Múltiplas  Sabrina Casado

  190. Deficiente Visual e Acção Educativa  Manuel Martín e Salvador Bueno

  191. Deficiente Visual: Educação e Reabilitação  Ivete De Masi

  192. Deficientes Visuais podem ter Aulas de Biologia  Rosilene Ricardo

  193. Definição de Cegueira e Baixa Visão  António João Menescal Conde

  194. Desarrollo Curricular en el área de Autonomía personal  M. A. Arnau Gilberte & M. Orta Molins

  195. Desarrollo Psicológico de los Estudiantes con Discapacidad Visual  Geraldina Franco

  196. Descobrindo o real papel das outras percepções, além da visão, para a OM  Tomázia Lora

  197. Desempenho funcional de crianças com deficiência visual  Juliana Malta et al.

  198. Desenho Geométrico e Deficiência Visual  Jorge Brandão

  199. Desenho Universal  Helena Degreas

  200. Desenvolvimento Cognitivo da Criança Cega Maria da Glória de Souza Almeida Mai.2021

  201. Desenvolvimento da Criança com DV e Interacção mãe-criança  Ana Cristina Cunha & Sónia Enumo

  202. Desenvolvimento de Conceitos em Cegos Congénitos  Sylvia Nunes e José Fernando Lomônaco

  203. Desenvolvimento Sócio-Cognitivo das Crianças com Deficiência Visual  Ivo Henriques & Susana Spínola

  204. Desenvolvimento Táctil e suas Implicações na Educação de Crianças Cegas  Harold Griffin e Paul Gerber

  205. Desenvolvimento Visual da Criança com Déficit Visual Cortical  Jucimar Sidney

  206. Design Inclusivo: Tocar para VerBrinquedos para Crianças Cegas e de Baixa Visão  M.ª Leonor D. Pereira

  207. Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão  Augusto Deodato Guerreiro  PDF

  208. Differentiated Instruction: Blind Students | Visually Impaired Students  Alberta Education

  209. Dificuldades de Comunicação e Sinalização na Deficiência Visual  Marilda Bruno

  210. Disability, Identity and Difference  Tom Shakespeare

  211. Discussão dos Saberes Docentes para a Inclusão do Aluno com DV em Aulas de Física  Eder Pires de Camargo

  212. Discussões metodológicas para o ensino da Bengala à Criança Cega  Sonia Hoffmann

  213. Early Identification of Infants Who Are Deaf-Blind  Peggy Malloy et al.

  214. Educação Artística: sugestões de actividades  SAC

  215. Educação de Alunos Deficientes Visuais em Escolas Regulares  J. K. Horton

  216. Educação dos Cegos no Brasil  Aires da Mata Machado Filho

  217. Educação Física, Cegueira e Percepção Plantar  Ruy Rodrigues Miranda & Hiran Pinel

  218. Educação Física e Desportos Adaptados  Joseph P. Winnick

  219. Educação Física escolar e Inclusão  Márcia Gorgatti

  220. Educação Física, Orientação e Mobilidade e Deficiência Visual  José Alberto Moura e Castro

  221. Educação Física para Deficientes Visuais  A. J. M. Conde

  222. Educação, Inclusão e pessoa com DV na educação básica  Dayene Siqueira & Dirceu Siqueira

  223. Educação Inclusiva e Educação Especial: Um Guia para  Directores  DGIDC  [PDF]

  224. Educação Musical para Deficientes Visuais  Rafael Vanazzi de Souza

  225. Educação Sexual da Pessoa com Deficiência Visual  Camila Gandini

  226. Educação Sexual e Deficiência Visual: o Diálogo do Silêncio x o Silêncio do Diálogo Maria Toledo Bruns

  227. Effective Classroom Adaptations for Students with Visual Impairments  Penny Cox & Mary Dykes

  228. El Aprendizaje de las Ciencias en niños ciegos y deficientes visuales  M.ª Luisa García et al.

  229. El Bebé Ciego: Primera Atención; Un Enfoque Psicopedagógico  Mercé Leonhardt  [PDF]

  230. El Cuidador de Niños con Deficiencias Visuales  Psicologo Escolar

  231. El Niño Ciego  Lev Semionovitch Vigotski

  232. Elaboração de Tabelas Periódicas para facilitação da Aprendizagem de Alunos portadores de DV  João Batista Filho, Liliane Andrade, Kércya Sousa, Kyara Limeira & Poliane Batista

  233. En los Zapatos de los Niños Ciegos  Rosa Revuelta e Elena López

  234. Enseñanza de dibujo a niños ciegos  El Rincón del Vago

  235. Ensina-me a ser independente!  Sherry Gaynor

  236. Ensinar trigonometria a um cego  Luiz Alberto Melchert de Carvalho

  237. Ensino da Música a Alunos Cegos ou de Baixa Visão  Cristina Cunha

  238. Ensino de Lógica de Programação para Cegos  Rubia Steffens et al.

  239. Ensino do Braille: Estratégias de Leitura  Fátima Mendes

  240. Ensino/Aprendizagem do Braille  Vítor Reino

  241. Entendendo a Baixa Visão-orientação para pais  E. Gasparetto e Kara-José

  242. Entendendo a Baixa Visão-orientação para profs  R. Oliveira, K-José e Wilson

  243. Entre Amor e Ódio: Os Dilemas da Educação do Outro  Rosely Gayoso

  244. Entre Aveugles  Louis Émile Javal

  245. Entre Cores e Pessoas com Visão Subnormal  Robson Costa & Viviane Coutinho

  246. Equilíbrio em crianças e jovens cegos e de baixa visão  Diana Rocha, Olga Vasconcelos & Paula Rodrigues

  247. Escrita Ortográfica e Revisão de Texto em Braille  Clarissa Nicolaiewsky & Jane Correa

  248. Essential components of educational programming for students who are blind or VI  Alberta Education

  249. Estereotipias na Infância  Sonia B. Hoffmann

  250. Estimulação e reabilitação visual  Jucimar Sidney

  251. Estimulação Precoce na Criança Cega  Kátia Oliveira

  252. Estimulação Precoce: sua Contribuição para o Desenvolvimento Motor e Cognitivo da Criança Cega Congênita nos Dois Primeiros Anos de Vida  M.ª Rita Rodrigues & Nilza Macário

  253. Estratégias a utilizar em Salas de Aula Inclusivas  Luís de Miranda Correia, Ana P. Martins & Rosa M.ª Ferreira

  254. Estratégias de ensino utilizadas, também, com um aluno cego, em classe regular  Luzia Guacira Silva

  255. Estrategias de Estudio utilizadas por Pianistas Ciegos  Paula Chávez

  256. Estratégias para a Exploração e Leitura de Mapas Tácteis  DGEBS

  257. Estratégias Pedagógicas para o Ensino do Violoncelo a Alunos com Deficiência Visual Inês Coelho

  258. Être Accompagnant d’un Élève Aveugle de Naissance  Enfant Aveugle

  259. Éveil des Sens  Enfant aveugle

  260. Exclusão das Crianças Cegas da Prática de Ensino da Alfabetização Espacial em um Contexto de Escola Inclusiva  Marcelo Torreão Sá

  261. Expanded Core Curriculum for Students Who Are Blind or Visually Impaired  Alberta Education

  262. Experiência Estética para Invisuais  Ana Sofia Melo das Neves

  263. Ferramentas cognitivas e tecnológicas para a inclusão social de pessoas com DV  Eliana Sampaio

  264. Fire Is So Loud: Tips to address Empty Language for Children with Cortical Visual Impairment or other types of Visual Impairment  Peg Palmer

  265. Formação de Conceitos e Construção de Conhecimentos: Alunos com Cegueira  Celma Domingues, Elisabet Sá, Sílvia Carvalho, Sónia Arruda & Valdirene Simão  Abr. 2021

  266. Formação de Conceitos em Crianças Cegas  Cecilia Guarnieri Batista

  267. Funções de um Celular para Pessoas Cegas  Joyce Jobis

  268. Futsal para cegos  Ramon Pereira de Souza

  269. Geography in a different way  Roman Brvar

  270. Glaucoma em idosos: Subjetividade e relações familiares  Denise Gutierrez e Nayana Julho

  271. Goalball  Viriatos

  272. Grafia braille para a Língua Portuguesa  IBC

  273. Grafia musical braille  Dolores Tomé

  274. Guia de Intervenção Precoce na Disfunção Visual  Augusto Deodato Guerreiro  [PDF]

  275. Guia para os pais das crianças deficientes visuais  DGEBS

  276. Guia para padres de niños ciegos desde 0 meses a 3 años  Guia Bienvenido

  277. Guia para um ensino inclusivo e aprendizagem à distância  Bryn Holmes,Dulce Ferreira, Isabel Huet Silva, Paul Lynch, Stelios Kessanidis, Boba Mannova, C. Ragiadakos, Ruth Leitch & Luís Botelho Ribeiro

  278. Guiar uma Pessoa com Deficiência Visual  ACAPO

  279. Habilidades funcionais na criança com cegueira congénita Paula Alves, Grazielle Sousa & Heloísa Gagliardo

  280. Helping Children with Visual Impairments to Develop Listening Skills  Lizbeth Barclay

  281. História, Conceito e Tipos de Deficiência  Izabel Maior

  282. Histórias da Bengala Branca   ACAPO

  283. Histórias para Todos: algumas Orientações  Cuckoo

  284. How Does Visual Impairment Affect Performance on Tasks of Everyday Life?  Sheila K. West et al.

  285. Influência da Capacidade de resistência aeróbia na Orientação & Mobilidade do Cego José Moura e Castro [PDF]

  286. Imagem corporal: corporeidade da pessoa com Deficiência Visual  Rosilene Diehl & Paulo Peixoto

  287. Imagem corporal e deficiência visual  M.ª Luíza Tanure Alves & Edison Duarte

  288. Impacto da Discriminação com base na Deficiência nas Mulheres  Pedro Bettencourt Correia e outros

  289. Impacto económico da cegueira/hipovisão vs custos na prevenção em Retinopatia Diabética  José Rui Faria de Abreu

  290. Implicações de ser pai e mãe de um bebé deficiente visual  Patrícia Roveda

  291. Improving Braille Reading Fluency  Kathleen Stanfa & Nicole Johnson

  292. Inclusão de Alunos Portadores de DV nas Aulas de Educação Física  José Manuel Mendes Nunes

  293. Inclusão Escolar de Alunos Cegos e com Baixa Visão  Elizabet Dias de Sá, Izilda Campos e Myriam Silva

  294. Individualized Program Plan for Students Who Are Blind or Visually Impaired  Alberta Education

  295. Influência da natação no desenvolvimento das AVD em crianças com deficiência visual  Edgar Costa, Leonardo Canolla, Leonardo Guerra, Hugo Nunes & Sheila Santos Silva

  296. Iniciação à Leitura do Braille  Sonja Ekvall

  297. Integração do Aluno cego e de baixa visão na disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar  Leonardo Cunha da Silva

  298. Integração do Aluno Deficiente Visual em Diferentes Meios: Família, Escola, Sociedade  Paulo Coelho

  299. Inteligência Visual-Espacial  Armanda Zenhas

  300. Interação — condição básica para o trabalho do profissional com o portador de DV  Maria Lúcia Amiralian

  301. Interação Entre Crianças com Deficiência Visual em Grupos de Brincadeira  Letícia Ruiz & Cecília Batista

  302. Interação Mãe e Bebé Cego: Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem  Wanessa Silva, João Oliveira & Wanilda Cavalcanti 

  303. Internet para Necessidades Especiais  Francisco Figueiredo

  304. Intervenção fonoaudiológica e deficiência visual  Mayla Monteiro & Rita Montilha

  305. Intervenção Precoce na Criança com Baixa Visão  Heloisa Gagliardo & M.ª Inês Nobre

  306. Intervenção Precoce: reflexões sobre o desenvolvimento da criança cega até aos 2 anos  Gérson Farias

  307. Intervención Educativa con Alumnos Ciegos y de Baja Visión en las Etapas de Educación Primaria y Secundaria  Nuria Rodríguez Mena

  308. Introducción al concepto de Aprendizaje Activo de Lilli Nielsen  Stacy Shafer

  309. Is My Blind Child Autistic?  Mary McDonach

  310. Keyboard Instruction for the Blind Music Student  Daniel and David Simpson

  311. L'accès à l'information parlée chez l'aveugle  Anita Richaume-Crinquette

  312. L'Adolescent Déficient Visuel  Pierre Griffon

  313. L'apprentissage de la marche chez l'enfant non-voyant ou malvoyant  INLB

  314. L’Enseignement des Langues aux Adultes Déficients Visuels  EuroBlind

  315. L'Intégration en action(s): stratégies et outils pédagogiques pour l'enseignant de classe ordinaire intégrant un enfant déficient visuel  Sylvie Loraine

  316. La Educación Musical de Personas con Deficiencia Visual y la Musicografía Braille  Isabel Bertevelli

  317. La Fisioterapia en el Entorno Educativo del Niño con Discapacidad Visual  David Presas y Miquel S. Martí

  318. La Lecto-escritura en Tinta en Alumnos con Baja Visión  María Pilar S. Sánchez

  319. La Lingüística en las Personas con Discapacidad  Filiberto Rodríguez

  320. La Personne Âgée Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  321. Laços que Aprisionam: O Cárcere Emocional Estabelecido pelas Relações de Superproteção Camila Gandini

  322. Lazer e Turismo para Pessoas com Deficiência  Marina Faria & Paulo Motta

  323. Le Développement de la Conscience de l'Écrit chez l'Enfant Aveugle Âgé de 0 à 5 Ans  Yves Jalbert et Pierre-Olivier Champagne

  324. Le Travail de Deuil chez la Personne Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  325. Learn To Use Your Other Senses To Help You Cope with Blindness and Vision Loss  VisionAware

  326. Learning Braille: The Relevance of Low-Tech Devices  Laura Matz

  327. Learning To Live With Blindness: Rehabilitation Teaching  Alvin Roberts

  328. Learning To Work With Blindness: Vocational Counseling  Alvin Roberts

  329. Lecture des Aveugles  Émile Javal

  330. Leitura Musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia braille na perspectiva de alunos e professores  Fabiana Bonilha

  331. Ler para cegos  Milton Schinca

  332. Les troubles du sommeil chez les aveugles  Dr Damien Léger & Dr Nicolas Hommey

  333. Leve o seu filho cego para a cozinha!  Ruth Schroeder

  334. Listening Skills  Jodi Floyd

  335. Literacia Emergente para a Cegueira  CAIPdv

  336. Los Trastornos de Lenguaje en Niños con Deficiencias Visuales  Walter Elstner

  337. Louis Braille: sua vida e seu sistema  Jurema Venturini

  338. Mãe! Pai! Ajudem-me  Lucimar Amaral Ezequiel

  339. Making the most of your sight  RNIB

  340. Malvoyance et autisme  Enfant Aveugle

  341. Mapas mentais de deficientes visuais como suporte ao design da informação urbana na Web  Geisa Golin, Ruth Nogueira, Gabriela Alexandre & Josiane Cabral

  342. Matemática e a Deficiência Visual  Aline Leichtfeld de Araújo & Fernanda Marszaukowski

  343. Matemática e Deficiência Visual  Jorge Carvalho Brandão

  344. Materiais Didáticos para a Inclusão de Educandos Cegos no Ensino de Matemática  Luí Fellippe Mollossi, Rogério de Aguiar & Méricles Moretti

  345. Material didáctico para alumnos invidentes en el aula de inglés (educación primaria)  Helena Aikin Araluce

  346. Matériel de pré-braille pour Enfants basé sur l’histoire de «Blanche-Neige et les Sept Nains»  Christine Henault

  347. Meios de Comunicação e Deficiência: Manual de Estilo

  348. Metodología para la Educación Artística en Niños Ciegos y de Baja Visión  Annabelle Díaz Muñoz

  349. Meu Filho Cego  Edda Sá de Albuquerque

  350. Mitos e Símbolos na Magia da Linguagem da Infância  Maria da Glória Sousa Almeida

  351. Mobilidade na primeira pessoa  Ana Maria Fontes

  352. Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) e Alunos com NEE  Luís de Miranda Correia

  353. Modos de intervir com jovens deficientes visuais: uma experiência de grupo de teatro  Márcia Moraes

  354. Mudança de Comportamentos Motores no Utilizador de Cão-Guia  João Fernandes & Maria João Fernandes 

  355. Museus e Acessibilidade  Peter Colwell & Elisabete Mendes  [PDF]

  356. Music Adaptations For Students who are Blind or Visually Impaired  Carmen Willings

  357. Musicografia Braille: Instrumento de Inserção e Formação Profissional  Dolores Tomé

  358. Musicoterapia para deficientes visuales  El Rincón del Vago

  359. Myths and Facts about Touch and Tactile Pictures for the Blind  J. M. Kennedy

  360. Não podemos ver, não devemos tocar ...  Bertrand Verine

  361. Necessidades Educativas Especiais na Sala de Aula: Um Guia para Professores Lee Brattland Nielsen

  362. Ninguém é PerfeitoVivendo e Crescendo com Crianças que têm Necessidades Especiais  Nancy B. Miller

  363. Niños ciegos. Pautas para Estimular su Desarrollo  Celia Rodríguez Ruiz

  364. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille  Edison Lemos, Jonir Cerqueira, M.ª Glória B. Mota & Regina Caldeira de Oliveira

  365. Nos 150 anos da Morte de Louis Braille  Vítor Reino

  366. O Alfabeto Braille, Sua Génese, Seu Significado  Albuquerque e Castro

  367. O Aluno Cego, a Escola e o Ensino da Matemática  Paulo Campos & Miriam Godoy

  368. O Aluno Cego: Preconceitos e Potencialidades  Sylvia Nunes & José Lomônaco

  369. O Aluno Deficiente Visual  site 'A Deficiência'

  370. O Aluno Deficiente Visual na Escola: lembranças e depoimentos  Kátia Caiado

  371. O Brincar da Criança Cega  Vanda Cianga Ramiro

  372. O Cego, O Espaço, o Corpo e o Movimento: uma questão de Orientação e Mobilidade  Admilson Santos

  373. O Cego na Escola e na Sociedade: um estudo psicológico  Thomas Cutsforth

  374. O Cliente com Deficiência Visual no Sector do Turismo  Perfil

  375. O Corpo Se Vê: Educação e Motricidade  Eline Rozante Porto

  376. O Corpo (Im)perfeito: a Protecção Constitucional de uma Construção Social?  António de Araújo

  377. O Deficiente Visual  Sylas Fernandes Maciel

  378. O Deficiente Visual e a Aula de Educação Física  Mário Jorge Lopes

  379. O Deficiente Visual e a Atenção Farmacêutica  Eliana Nascimento & Luciene Marques

  380. O Desenvolvimento da Criança Cega  Maria Eduarda Dias

  381. O Desenvolvimento de Crianças Cegas e de Crianças Videntes  M.ª Luiza França-Freitas e M.ª Stella Gil

  382. O Desenvolvimento Motor da Criança Cega nos primeiros anos de vida  Júlio Paiva

  383. O Desenvolvimento Psicomotor do Cego  Michel Kyrillos

  384. O Efeito da Motricidade do Judo no Equilíbrio de Crianças com Deficiência Visual  Ana C. Pinto & Josiane Lima

  385. O Ensino da Biologia na Deficiência Visual  Camila R. Santos & Vanessa Manga

  386. O Ensino da Educação Física para Deficientes Visuais  José Pereira de Melo

  387. O Ensino da Física a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo

  388. O Ensino da Física e Química a alunos com Deficiência Visual  Clara Gonçalves

  389. O Ensino da Física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades para alunos cegos e com baixa visão  Eder Pires de Camargo

  390. O Ensino da Geografia e a cegueira  Ana Paula Chaves

  391. O Ensino da História a Deficientes Visuais: recursos didácticos  Luciano Paixão

  392. O Ensino da Língua Inglesa para Alunos Cegos e com Baixa Visão em Salas Inclusivas do Ensino Médio  Sara França & outros

  393. O Ensino da Óptica a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo, Roberto Nardi, Paulo Maciel Filho & Débora Almeida

  394. O Ensino da Ortografia para crianças cegas  Amanda Botelho Martinez

  395. O Ensino de Violino para Deficientes Visuais: relatos e propostas para a didática da empunhadura e da condução do arco  Luiz Alberto Amorim de Freitas

  396. O Ensino do Violino para Deficientes Visuais integrando o método Suzuki e a Musicografia Braille  Débora Flemming Bohn

  397. O Estranhamento Causado pela Deficiência: Preconceito e Experiência  Luciene M. da Silva

  398. O Impacto da Perda da Visão na Vida do Paciente  Jorge Mitre

  399. O Impacto Psicossocial da Deficiência Visual  Sandra Rodrigues

  400. O "Ir e Vir" do Deficiente Visual: Manual de Orientação e Mobilidade  Sylas Maciel

  401. O Jogo Simbólico da Criança Cega  Sheila Correia de Araújo

  402. O Lugar do «outro» na Escola Pública: uma perspetiva inclusiva  José Firmino

  403. O Mercado de trabalho e a pessoa deficiente  site 'A Deficiência'

  404. O Método MusiBraille  Maressa Miquelino de Carvalho

  405. O meu filho vê menos?  Fátima Bessa & Rosa Afonso

  406. O Mundo Percebido O Sentir  Merleau-Ponty

  407. O Papel do Pedagogo no processo de Reabilitação de pacientes com Baixa Visão  Raquel Silva & Luciana Bareicha

  408. O PEI e as Adaptações Curriculares  Projecto IRIS

  409. O Perceber e o Relacionar-se do Deficiente Visual: orientando professores especializados  Elcie Masini

  410. O Podcast para Deficientes Visuais  João Bottentuit Jr & Clara Pereira Coutinho

  411. O Processo de Construção da Leitura/Escrita na Deficiência Visual  Marilda Bruno

  412. O Processo de Romantização das Deficiências  Lúcia Monteiro

  413. O Que é Ser Cego  Luíz Alberto Melchert C. Silva

  414. O Que é uma Deficiência Visual?  Zeiss

  415. O que «vê» quem não vê?  Hélder Bértolo

  416. O Significado da Deficiência Visual na Vida Cotidiana: Análise das Representações dos Pais-Alunos-Professores  Marilda Bruno

  417. O Sorobã para Todos  Gildo Soares da Silva

  418. O Tacto e suas Implicações no ensino do Desenho a Crianças Cegas  Francisco J. de Lima & José da Silva

  419. O Universo Interno da Criança com Deficiência Visual  Maria da Glória de Souza Almeida

  420. O Uso Funcional dos Sentidos na Criança Multideficiente com Deficiência Visual  Clarisse Nunes

  421. Organización de un aula ordinaria con alumnos con discapacidad visual  Roberto Casañas

  422. Organização do Armário é Essencial para uma Vida Mais Independente  Ana Carolina Diniz

  423. Orientaciones para Trabajar con Alumnos Ciegos o con Discapacidades Visuales EDUCREA

  424. Orientação e Mobilidade  SAC

  425. Orientação e Mobilidade: Aspectos da Evolução da Autonomia da Pessoa Deficiente Visual  Moura e Castro

  426. Orientação e Mobilidade da pessoa com cegueira adquirida: os benefícios do meio aquático como facilitador da aprendizagem  Regina Kátia Ribeiro

  427. Orientação e Mobilidade para crianças  Vera Lúcia Felippe & João Álvaro Moraes Felippe

  428. Orientação e Mobilidade para Deficientes Visuais  Rosa Maria Novi

  429. Orientação e Mobilidade: uma “profissão” com futuro?  Peter Colwell

  430. Orientação Profissional dos Cegos e Contribuição da Psicologia para a sua Formação Profissional  António Martinho do Rosário

  431. Orientações Pedagógicas para o Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular  Eugênia Fávero, Luisa Pantoja & Maria Teresa Mantoan

  432. Os Benefícios da Convivência com Animais para o Desenvolvimento Bio-Psico-Social da Criança com Deficiência Visual  Camila Gandini

  433. Os Cães-guia  Victor Oliveira

  434. Os Sentidos e as Experiências  Sílvia Elena Ventorini

  435. Os Sentidos que substituem a Visão  José Espínola Veiga

  436. Os Serviços de Leitura Pública para Pessoas com Deficiência Visual em Portugal  José Guerra

  437. Os significados da Avaliação Vocacional no contexto da reabilitação de pessoas com deficiência  Sérgio Fabela

  438. Pais Cegos  Lorita Pagliuca, Renata Uchoa & Márcia Machado

  439. Para uma Nova Comunicação dos Sentidos  Augusto Deodato Guerreiro

  440. Paradigmas da escola inclusiva e desafios colocados ao professor  M.ª da Conceição Rebelo

  441. Participação da Família no Processo de Formação da Identidade do Aluno com Baixa Visão  Ana Lúcia Oliveira

  442. Participação Ocupacional do Idoso com Deficiência Visual  Marlene Caldas Monteiro

  443. Percepção, Acção e Conhecimento nas Crianças Cegas  Esperanza Ochaita & Alberto Rosa

  444. Percursos para Pessoas com Deficiência Visual no Centro Histórico do Porto  Ivna Machado

  445. Perda da Visão e Enfrentamento  Jurema Dourado & Luize Costa

  446. Pessoas com Deficiência Visual e Imagem Telejornalística  Marcello Pereira Machado

  447. Planning Piano Lessons for Your First Blind Student  David Goldstein

  448. Plano Nacional de Leitura para Cegueira e Baixa Visão  Manuela Micaelo

  449. Possibilidades da abordagem etnográfica no trabalho com os deficientes visuais  Priscila Lima

  450. Préparation à la lecture tactile de jeunes enfants aveugles présentant des troubles associés  Marylène Tonnel-Ballavoisne

  451. Princípios fundamentais na educação da criança cega  Lowenfeld

  452. Professores em Formação em Ciências da Natureza  E. Veraszto, Eder Camargo, N. Miranda & J. Camargo

  453. Problemas das crianças cegas congénitas na construção da realidade  Sylvia Santin & Joyce Nesker Simmons

  454. Propuesta Pedagógica para Estimular el Aprendizaje de Inglés en Niños entre 5 y 9 Años Bárbara Barrera, Ivonne Perdomo & Mónica Ariza

  455. Qualidade de Vida e Deficiência Visual   Sandra Rodrigues

  456. Qualquer maneira de ler vale a pena  Luciene Maria da Silva

  457. Quando os Olhos Não Vêem  Inês Grilo

  458. Reabilitação  Lizabeth de Sousa

  459. Reacções psicológicas à perda de visão  Cristina Barczinski

  460. Reaching, Crawling, Walking...  Susan Simmons & Sharon Maida

  461. Recursos didáticos na educação especial  Jonir Cerqueira & Elise B. Ferreira

  462. Regras de Atletismo para Atletas Invisuais [B1, B2 e B3]

  463. Rehabilitación Integral para Personas Ciegas  CRAC

  464. Relato de uma Experiência de Integração de Alunos com DV  Fernando Jorge Alves Correia

  465. Repercusión de la Deficiencia Visual en las Personas Mayores  Ignacio Párraga Martínez

  466. Repercusiones de la Deficiencia Visual de Personas Mayores en Cuidadores Familiares  Pura Díaz-Veiga y María Izal-Fernández de Trocónizb

  467. Representações Sociais de Professores sobre a Inclusão de Alunos com Deficiência em Turmas Regulares  Cristiane Correia Taveira

  468. Reunião de sensibilização à escola  Maria Teresa Cavaco

  469. Saberes e Práticas da Inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão  Maria Salete Fábio Aranha

  470. Science for Students with Visual Impairments  David Kumar, Rangasamy Ramasamy & Greg Stefanich

  471. Se é professor...  DGEBS

  472. Sexualidade de Cegos  Maria Alves de Toledo Bruns

  473. Shared Storybook Reading  Elizabeth Dennison

  474. Símbolo internacional de pessoas com Deficiência Visual | Cegueira

  475. Simulando as deficiências: como é ser um deficiente visual?  M.ª Salete Fábio Aranha

  476. Sistema de aquisição de conhecimento para apoio à consulta de Subvisão  Cláudia Martins Antunes

  477. Sistemas Técnicos e Tácticos no Goalball  Alessandro Tosim, Alaércio Perotti Jr, Teresa Leitão & Regina Simões

  478. Sobre Formação de Professores no Uso das Tecnologias Educacionais Específicas Ângela Antelo Tesch

  479. Sofrimento Emocional na Deficiência Visual  Ana Sofia Teixeira

  480. Sonhos Arquetípicos em portadores de Deficiência Visual  Jorge Monteiro de Lima

  481. Story Boxes: A Hands-On Literacy Experience  Norma Drissel

  482. Studying Embossed Maps  Paivi Toikkanen

  483. Sugestões de Atividades para a Educação Infantil da Criança com DV  Marilda Moraes Garcia Bruno

  484. Sugestões para as famílias de crianças com baixa visão  Mara Siaulys

  485. Tactile Storytelling  Philipp Meyer

  486. Teaching English to blind students  Chok Seng

  487. Teaching Geography to Visually Impaired Students  Stuart Snowdon

  488. Teaching Handwriting to a Braille Reader  Jodi Floyd

  489. Teaching Math to Visually Impaired Students | Teaching Strategies  Susan A. Osterhaus 

  490. Teaching Science to Students with Visual Impairments  Tiffany Wild & Karen Koehler

  491. Teaching Science to the Visually Impaired  Sandy Watson & Linda Johnston

  492. Teatro-Educação: uma experiência com Jovens Cegos  Roberto Rabêllo

  493. Teclado de Computador  Marco António Queiroz

  494. Técnica de Mãos Sobre Mãos  Carlton Anne Cook Walker

  495. Tecnologia táctil para a avaliação da dor em cegos  Ana Cláudia Toniolli & Lorita Pagliuca

  496. Tenho um bebé no berço  Mara Siaulys

  497. The Impact of Vision Loss on Development & Learning  Carmen Willings

  498. The Impact of Visual Impairment on the Acquisition of Early Communication Skills  Ian Bell

  499. The Inclusive Classroom – Working with Blind and Partially Sighted Students  British Council  Jun.2021

  500. The Role and Function of the Teacher of Students with Visual Impairments  Susan Spungin & Kay Ferrell

  501. The Social Model of Disability  Tom Shakespeare

  502. The Visually Impaired: Involvement in Physical Activity and Sport  José Luís Lima Constâncio

  503. Toque o bebé!  Lois Harrell

  504. Toys for blind children  WonderBaby

  505. Treino das AVD para crianças deficientes visuais  Sonja Myrimer

  506. Treino sensorial para pessoas cegas  Julie Fields

  507. Universal Design  The Center for UD at North Carolina State University

  508. Universo Táctil  Mara Siaulys

  509. Veicular Conceitos Matemáticos em estudantes cegos no ES Politécnico: pertinência da utilização do Multiplano  Carla Costa

  510. Ver e Não Ver  Eline Rozante Porto

  511. Ver e Não Ver  Márcia Moraes

  512. Ver, Não Ver e Aprender  Adriana de Laplane & Cecília G. Batista

  513. Ver pela Arte: Projecto de Ensino de Música a Deficientes Visuais  CNC

  514. Vida Independente: Uma Nova Visão  Ana Patrícia Santos

  515. Vinculação conjugal e estilos parentais em pais de filhos com e sem Deficiência Visual  Andreia Vaz

  516. «¡Voy al Cole!» Material para la inclusión del niño con discapacidad visual en la etapa de Educación Infantil  Herranz Tardón, M.ª Holgado López & Marín Palomino

  517. Vulnerabilidade à Violência Sexual no Contexto da Escola Inclusiva: Reflexão sobre a Invisibilidade da Pessoa com Deficiência  Windyz B. Ferreira

  518. Women Who Are Visually Impaired or Blind as Psychotherapy Clients  Mary Harsh


Δ

actualização
12.Jun.2021
Maria José Alegre
 

Siga este site no Facebook.     Siga este site no Twitter    Envie um email à Webmaster do Site