Ξ  
 

 SOBRE A DEFICIÊNCIA VISUAL

pessoa cega acompanhada  Textos Didácticos    novo ► 410
 

  1. A Aprendizagem da célula por estudantes cegos utilizando modelos tridimensionais Sandra Cardinali & Amauri Ferreira

  2. A Bengala como Símbolo e Auxiliar  Die Gegenwart

  3. A Bengala como um instrumento lúdico na OM do Deficiente Visual  Vera Ferraz & Lúcia Filgueiras

  4. A Cegueira Congénita e o Desenvolvimento Infantil  PBC Boston Mass.

  5. A Cidade à vista do Cego: Informação, Mobilidade e Cidadania  Maria Paula Trigueiros Cunha

  6. A Comunicação como barreira à inclusão de alunos com DV em aulas de electromagnetismo  Eder Camargo, Roberto Nardi & Estéfano Veraszto

  7. A Comunicação e a relação interpessoal com o aluno deficiente visual  Maria da  Glória Mota

  8. A Construção da Criança com Deficiência Visual como Sujeito Social  Sonia B. Hoffmann

  9. A Construção do Conceito de Número e o pré-Soroban  Cleonice Fernandes et al.

  10. A Criança Cega e a Literatura Infantil  Sara Joana Branco dos Santos

  11. A Criança cega em idade pré-escolar  US Dept. Health, Education & Welfare

  12. A Criança com Baixa Visão: um Guia para Pais Equipa da Consulta de Baixa Visão do Hospital Pediátrico de Coimbra

  13. A Criança Deficiente Visual e seus Pais  Kay Alicyn Ferrel

  14. A Criança com Deficiência Visual e suas Relações com o Outro Social  Sonia B. Hoffmann

  15. A Criança Visualmente Incapacitada, do Nascimento Até a Idade Pré-Escolar: a Importância da Estimulação Visual  William Padula & Susan Spungin

  16. A Deficiência na Comunicação Social: boas práticas para Jornalistas  INR e RTP

  17. A Deficiência Visual  Maria José Alegre

  18. A Deficiência Visual para os Adolescentes: o Olhar da Enfermeira  Laura Lima Costa

  19. A Disciplina de Educação Visual  Lígia Leitão

  20. A Dor Depressiva na Reabilitação da Incapacidade Física Adquirida  Rui Aragão Oliveira

  21. A Educação do Portador de Deficiência Visual  Elcie Masini

  22. A Educação Precoce da Criança Cega  OS Caja de Pensiones

  23. A Escola espera por mim?  Margarida Loureiro

  24. A Expressão Corporal, o Teatro e o Deficiente Visual  Marlíria Cunha

  25. A Família com Filhos Adolescentes com NEE  M.ª Isabel Bica Costa

  26. A Função Docente e o Professor com Deficiência Visual  Elisabete Marcelino Domingos

  27. A Grafia da Assinatura na construção da identidade  Izilda Campos

  28. A importância da assinatura para a inclusão da pessoa cega  Ethel Rosenfeld

  29. A Importância da AVD na Educação e Reabilitação dos DV  Elizabeth Jesus

  30. A Importância da Educação Física  Michele Pereira de Souza

  31. A Importância do Brincar para Crianças Cegas e com Baixa Visão  Olga Souza

  32. A Importância do Tacto para as pessoas com DV  T. V. Cranmer

  33. A Importância do Trabalho para o Cego  Airton José Santos

  34. A Inclusão do Deficiente Visual nas aulas de Educação Física escolar  M.ª Luíza T. Alves & Edison Duarte

  35. A Inclusão dos Deficientes Visuais na Escola Regular  Fabiana Santos

  36. A Inclusão na Banda Desenhada  Maurício de Sousa

  37. A Inclusão na Educação Matemática  Solange Fernandes e Lulu Healy

  38. A Inclusão Social tem Influência nas Práticas Museais? Patricia Roque Martins

  39. A Integração Escolar das Crianças e dos Adolescentes Deficientes  OCDE

  40. A Kitchen Curriculum for the Parents of Visually Impaired Children  Franziska Naughton & Sharon Sacks

  41. A Linguagem na Cegueira  CAIPdv

  42. A Matemática e a Geometria na Educação Inclusiva dos Deficientes Visuais  Sílvio Vieira & Francisco Silva

  43. A Palavra Cegueira: Um Pequeno Estudo Sobre as Reacções de 3 Grupos Diferentes  Vítor Reino

  44. A Participação da Família no Processo Educativo da Pessoa Portadora de DV  Emilia Parpinelli

  45. A Perda da Visão na Adolescência e na Idade Adulta  Ana Maria Medeiros

  46. A Psicologia do Tacto  Morton Heller Winston

  47. A Qualidade de Vida de Adolescentes com Cegueira Congénita ou Precoce em Portugal Nuno Marques

  48. A Reabilitação das Pessoas com Deficiências Visuais  Sandra Rodrigues

  49. A Reversão da Atenção em pessoas com DV  Virgínia Kastrup

  50. A Utilização dos Recursos Ópticos na Sala de Aula  M.ª Eugénia Rocha

  51. A Vida dos Portadores de Deficiência  José Pastore

  52. A Visita de Estudo  Luís Botelho Ribeiro

  53. A Vivência da Sexualidade por adolescentes portadoras de Deficiência Visual Camila Pontes Bezerra

  54. Abordagem da Enação no Campo da Deficiência Visual  Virgínia Kastrup, Filipe Carijó & M.ª Clara de Almeida 

  55. Acessibilidade de Museus Europeus para Deficientes Visuais  Susana Mesquita  [PDF]

  56. Acesso tátil: uma introdução à questão da acessibilidade estética para o público DV nos museus Filipe Carijó, Juliana Magalhães & M.ª Clara de Almeida

  57. Accueillir un élève malvoyant dans sa classe SARHIS

  58. Accueillir un élève non-voyant dans sa classe SARHIS

  59. Acessibilidade a Computadores para Professoress de Alunos c/ NEE  Microsoft  [PDF]

  60. Acessibilidade na WEB  WebAIM

  61. Actividade Física e Qualidade de Vida em Crianças e Jovens com Deficiência Visual  Tiago Gomes

  62. Actividades Corporais no Processo de Alfabetização da Criança Cega Lúcia Silva Monteiro

  63. Actividades da Vida Diária  Tomteboda RC

  64. Actividades de Estimulación Visual para la Educación Infantil  Manuel Bueno Martín

  65. Actividades de Inclusão para Alunos cegos e com Baixa Visão em Aulas Regulares de Língua Estrangeira Anabela Ferreira

  66. Actividades de Vida Diária  Tomázia Lora

  67. Actividades Diarias para Niños con Ceguera  WonderBaby

  68. Actividades Físicas e Desportivas para Deficientes Visuais  João Oliveira

  69. Actuação da Fisioterapia em Deficientes Visuais  Maitê Peres de Carvalho et al. 

  70. Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com DV  Vivian de Oliveira Preto

  71. Adaptación de Material para Ciegos y Deficientes Visuales  Antonia Raya Medina

  72. Adaptaciones Curriculares para Alumnos con Baja Visión e Invidentes  Antonio Fuentes

  73. Adapted Physical Education for the Blind and Visually Impaired  Kathy Letcher

  74. Adequações Curriculares na Baixa Visão  Glória Romagnolli

  75. Adolescentes portadores de DV: percepções sobre sexualidade  Giovana Moura & Eva Rubim Pedro

  76. Adolescer: A Vivência de portadores de Deficiência Visual  Maria Alves Bruns & Patrícia Salzedas

  77. Ajudas técnicas / Produtos de apoio  INR

  78. Albinismo  Anny Marquito, Danielle Czmyr, Giselle Silveira & Letícia de Oliveira

  79. Alfabetização da criança cega: uma reflexão necessária  Maria da Glória Almeida

  80. Alfabetização de alunos com baixa visão significativa  Marilda Bruno

  81. Alfabetizando a Criança Cega  Projecto Nova Visão

  82. Alucinações Visuais na Enxaqueca  Oliver Sacks

  83. Alumnos con Discapacidad Visual. Necesidades y Respuesta Educativa  Pablo Martín Andrade

  84. Alunos Cegos e com Baixa Visão: Orientações Curriculares Alberto Mendonça, Cristina Miguel, Graça Neves, Manuela Micaelo, Vítor Reino  [PDF] 

  85. Alunos Cegos nas aulas de Matemática  Nuno Santos, Cláudia Ventura e Margarida César

  86. Alunos com Multideficiência e Surdocegueira  congénita  Clarisse Nunes [PDF]

  87. Apoio psico-pedagógico ao Deficiente Visual Ana Soares, Andreia Fontinho, Cristiana Duarte, Inês Marques & Mariana Matias

  88. Aprendizagem Activa na Criança com Multideficiência: Guia para educadores  Clarisse Nunes [PDF]

  89. Apprendre à jouer à un enfant aveugle de 2 à 5 ans  Brigitte Assénat, Hélène Dupuis & Luc Grégoire

  90. Apprends moi à faire tout seul  Sylvie Boutadou

  91. Aprendendo a Ler e Escrever em braille  Clarissa Nicolaiewsky

  92. Aprendizaje Músical en la Diversidad  R.D. Profesionales de la Enseñanza

  93. Arte, Educação e Inclusão: Orientações para Áudio-Descrição em Museus Francisco J. Lima et al.

  94. As Barreiras Invisíveis da Integração  António Lavouras Lopes

  95. As Crianças cegas e as mães: uma análise ao sistema de sinais  Selma Fraiberg

  96. As Deficiências Visuais na criança  Clayette, Madignier, Magnard & Hullo

  97. As Estereotipias na Criança Portadora de Deficiência Visual  Alice Dias  Mai. 2019

  98. As Mãos Compreendem  Lilli Nielsen

  99. As Relações entre Deficiência Visual Congénita, Condutas do Espectro do Autismo e Estilo Materno de Interacção Ana Delias de Sousa

  100. As Representações dos Professores de Educação Especial e as Necessidades das Famílias Filomena Pereira

  101. Atendimento Precoce aos Bebés Deficientes Visuais e suas Famílias  Patrícia Roveda

  102. Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras  Laercio Sant´Anna et al.

  103. Audiojogos como Ferramenta Inclusiva  Blind Games Brazil

  104. Aulas de natação para pessoas com deficiência  Alexandre Paulo Loro

  105. Autoestima a partir do caminhar: Orientação e Mobilidade da pessoa com Deficiência Visual Andreisa Santos & Sandra Castro

  106. Avaliação e Intervenção em escolares portadores de Baixa Visão em Sala de Recursos Keila Carvalho, Cássia Freitas, Eliane Kimolto e Elizabete Gasparetto

  107. Avaliação Visual de alunos com bx visão numa aula de Educação Física Ciro Winckler Oliveira & José J. Gavião

  108. Avaliar e Treinar Atletas com Deficiência Visual: problemas e soluções  Nuno Alpiarça

  109. Awakening to Life  Alexander Meshcheryakov

  110. Ayudando a Crecer a mi Hijo: un aporte pedagógico para el área científica  Luz Correa B.

  111. Barreiras Atitudinais: Obstáculos à Pessoa com Deficiência na Escola Francisco J. Lima & Fabiana Silva

  112. Mai. 2019
  113. Benefícios da Prática Desportiva em Pessoas com Deficiência Visual  Duarte Comprido & Andreia Violeiro

  114. Boas Maneiras à Mesa: guia para cegos  Widerberg e Kaarlela

  115. Boas Práticas na Intervenção Precoce Joaquim Gronita, Júlia Pimentel, Cátia Matos, Ana Bernardo, Joana Marques [PDF] 

  116. Braille Reading Speed  Susan Ford & Ramona Walhof

  117. Brincar é um assunto sério! Ana Margarida Carvalho & Rita Pereira

  118. Brincar para todos  Mara Siaulys  [PDF]

  119. Brinquedos e brincadeiras para crianças cegas  Ana Leite

  120. Brinquedos para crianças com Deficiência Visual

  121. Caminhando Juntos: Manual de Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade  João Felippe

  122. Caminhar sem Medo e sem Mito  Sonia Hoffmann e R. Seewald

  123. Cartografia Tátil: Mapas para Deficientes Visuais  Ruth Loch

  124. Cécité et Précocité Intellectuelle  Enfant Aveugle

  125. Cedo para ser velho e tarde para ser cego  Cristina Almeida

  126. Cegueira Congénita na Construção da Realidade Biofísica e Psicossocial Fernando Jorge Figueiredo

  127. Cegueira e Baixa Visão  Elizabet Dias Sá

  128. Cegueira e Depressão  Ana Lúcia Pinheiro

  129. Cegueira: O que é, o que faz e como viver com ela  Thomas Carroll

  130. Cognição Motora em Deficientes Visuais: importância da visão no controle das acções  Luís Imbiriba

  131. Comment choisir un jeu pour un enfant aveugle?  Christine Hénault

  132. Comment rendre un site internet accessible à la personne aveugle  BlindLife

  133. Como Ajudar Um Cego  SNRIPD

  134. Como Criar Espaços e Serviços Públicos mais Acessíveis  ACAPO

  135. Como desenvolver programas de Orientação e Mobilidade para pessoas com DV  Nely Garcia

  136. Como devo educar meu filho cego?  Wilhelm Heimers

  137. Como enxergar bem sem óculos: o sistema Bates aplicado ao dia-a-dia  M. Matheus de Souza

  138. Como Integrar o Aluno Deficiente Visual na Aula de Educação Física?  Paulo Coelho

  139. Como o Cego Aprende  Airton José Santos  Jul. 2019

  140. Como Se Não Vê o Que Se Não Vê?  Sara Joana Branco dos Santos

  141. Como transcrever Banda Desenhada em braille  Projecto HQ para DV ler

  142. Competências Pessoais e Sociais e a Deficiência Visual  Margarida Gaspar de Matos

  143. Composições do não ver: contando histórias Camila Alves, Carolina Manso, Josselem Oliveira, Julia Neves, Liz Eliodoraz, Luciana Franco, Thadeu Gonçalves, Vandré Vittorino, Marcia Moraes

  144. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos-estórias M.ª Lucia Amiralian

  145. Compreender a Baixa Visão  Fernanda Ladeira & Serafim Queirós [PDF]

  146. Comprendre la cécité  Enfant Aveugle

  147. Comunicação não-verbal entre o enfermeiro e o cego  Cristiana Brasil de Almeida

  148. Conceitos Aquisição Básica para a Orientação e Mobilidade  Ivete De Masi

  149. Consciência Fonológica e Sistema Braille: reflexões sobre o tratamento da ortografia  Iara Farias & Amanda Botelho

  150. Construção do Autoconceito e Rendimento Escolar  M.ª Inês Costa e M.ª João Carapeto 

  151. Construindo a Articulação entre Arte e Deficiência Visual  Virgínia Kastrup

  152. Conteúdo Visual em Sonhos de Cegos  Helder Bértolo & Teresa Paiva

  153. Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com Deficiência Visual  Adriano Nuernberg

  154. Contributos da Ciência no Estudo do Sofrimento Emocional na Deficiência Visual Ana Sofia Teixeira, Anabela Sousa Pereira & Ana Torres Pires

  155. Contributos para um Conceito de “Biblioteca Inclusiva”  Alice Ribeiro

  156. Crescimento, Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança Visualmente Incapacitada  Carol Halliday

  157. Cultura dos Sentidos e Ampliação do Paradigma Comunicacional  Augusto Deodato Guerreiro

  158. Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas  M.ª Odete Emygdio da Silva

  159. Défices Visuais  Maria José Lobato

  160. Deficiencia Visual. Aspectos Conceptuales y Repercusiones Funcionales  Rafael González et al.

  161. Deficiência Visual  Marta Gil

  162. Deficiência Visual vols 1, 2 e 3  Marilda Bruno e M.ª Glória Mota  [PDF]

  163. Deficiência Visual Cortical: causas e manifestações  Lilli Nielsen

  164. Deficiência Visual, Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora e Habilidades Motoras  Margarida Leal

  165. Deficiência Visual, Interação e Desenvolvimento da Linguagem  Fabiana Kaodoinski & Fernanda Toniazzo  Jun. 2019

  166. Deficiência Visual: Reflexão sobre a Prática Pedagógica  Marilda Bruno

  167. Deficiências Instaladas: Quando a Deficiência Visual se Converte em Deficiências Múltiplas  Sabrina Casado

  168. Deficiente Visual e Acção Educativa  Manuel Martín e Salvador Bueno

  169. Deficiente Visual: Educação e Reabilitação  Ivete De Masi

  170. Deficientes Visuais podem ter Aulas de Biologia  Rosilene Ricardo

  171. Desarrollo Curricular en el área de Autonomía personal  M. A. Arnau Gilberte & M. Orta Molins

  172. Descobrindo o real papel das outras percepções, além da visão, para a OM  Tomázia Lora

  173. Desempenho funcional de crianças com deficiência visual  Juliana Malta et al.

  174. Desenho Geométrico e Deficiência Visual  Jorge Brandão

  175. Desenho Universal  Helena Degreas

  176. Desenvolvimento da criança com DV e Interacção mãe-criança  Ana Cristina Cunha & Sónia Enumo

  177. Desenvolvimento de conceitos em cegos congénitos  Sylvia Nunes e José Fernando Lomônaco

  178. Desenvolvimento Sócio-Cognitivo das Crianças com Deficiência Visual  Ivo Henriques & Susana Spínola

  179. Desenvolvimento Táctil e suas Implicações na Educação de Crianças Cegas  Harold Griffin e Paul Gerber

  180. Desenvolvimento Visual da Criança com Déficit Visual Cortical  Jucimar Sidney

  181. Design Inclusivo: Tocar para VerBrinquedos para Crianças Cegas e de Baixa Visão  M.ª Leonor D. Pereira

  182. Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão  Augusto Deodato Guerreiro  PDF

  183. Differentiated Instruction: Blind Students | Visually Impaired Students  Alberta Education

  184. Dificuldades de Comunicação e Sinalização na Deficiência Visual  Marilda Bruno

  185. Discussão dos Saberes Docentes para a Inclusão do Aluno com DV em Aulas de Física  Eder Pires de Camargo

  186. Discussões metodológicas para o ensino da Bengala à Criança Cega  Sonia Hoffmann

  187. Early Identification of Infants Who Are Deaf-Blind  Peggy Malloy et al.

  188. Educação Artística: sugestões de actividades  SAC

  189. Educação de Alunos Deficientes Visuais em Escolas Regulares  J. K. Horton

  190. Educação dos Cegos no Brasil  Aires da Mata Machado Filho

  191. Educação Física e Desportos Adaptados  Joseph P. Winnick

  192. Educação Física escolar e Inclusão  Márcia Gorgatti

  193. Educação Física, Orientação e Mobilidade e Deficiência Visual  José Alberto Moura e Castro

  194. Educação Física para Deficientes Visuais  A. J. M. Conde

  195. Educação, Inclusão e pessoa com DV na educação básica  Dayene Siqueira & Dirceu Siqueira

  196. Educação Inclusiva e Educação Especial: Um Guia para  Directores  DGIDC  [PDF]

  197. Educação Musical para Deficientes Visuais  Rafael Vanazzi de Souza

  198. Educação Sexual e Deficiência Visual: o Diálogo do Silêncio x o Silêncio do Diálogo Maria Toledo Bruns Jun.2019

  199. Effective Classroom Adaptations for Students with Visual Impairments  Penny Cox & Mary Dykes

  200. El Aprendizaje de las Ciencias en niños ciegos y deficientes visuales  M.ª Luisa García et al.

  201. El Bebé Ciego: Primera Atención; Un Enfoque Psicopedagógico  Mercé Leonhardt  [PDF]

  202. El Cuidador de Niños con Deficiencias Visuales  Psicologo Escolar

  203. El Niño Ciego  Lev Semionovitch Vigotski

  204. Elaboração de Tabelas Periódicas para facilitação da Aprendizagem de Alunos portadores de DV  João Batista Filho, Liliane Andrade, Kércya Sousa, Kyara Limeira & Poliane Batista

  205. En los Zapatos de los Niños Ciegos  Rosa Revuelta e Elena López

  206. Enseñanza de dibujo a niños ciegos  El Rincón del Vago

  207. Ensina-me a ser independente!  Sherry Gaynor

  208. Ensinar trigonometria a um cego  Luiz Alberto Melchert de Carvalho

  209. Ensino da Música a Alunos Cegos ou de Baixa Visão  Cristina Cunha

  210. Ensino do Braille: Estratégias de Leitura  Fátima Mendes

  211. Ensino/Aprendizagem do Braille  Vítor Reino

  212. Entendendo a Baixa Visão-orientação para pais  E. Gasparetto e Kara-José

  213. Entendendo a Baixa Visão-orientação para profs  R. Oliveira, K-José e Wilson

  214. Entre Amor e Ódio: Os Dilemas da Educação do Outro  Rosely Gayoso

  215. Entre Cores e Pessoas com Visão Subnormal  Robson Costa & Viviane Coutinho

  216. Equilíbrio em crianças e jovens cegos e de baixa visão  Diana Rocha, Olga Vasconcelos & Paula Rodrigues

  217. Escrita Ortográfica e Revisão de Texto em Braille  Clarissa Nicolaiewsky & Jane Correa

  218. Essential components of educational programming for students who are blind or VI  Alberta Education

  219. Estereotipias na Infância  Sonia B. Hoffmann

  220. Estimulação e reabilitação visual  Jucimar Sidney

  221. Estimulação Precoce na Criança Cega  Kátia Oliveira

  222. Estratégias a utilizar em Salas de Aula Inclusivas  Luís de Miranda Correia, Ana Paula Martins & Rosa Maria Ferreira

  223. Estratégias de ensino utilizadas, também, com um aluno cego, em classe regular  Luzia Guacira Silva

  224. Estrategias de estudio utilizadas por pianistas ciegos  Paula Chávez

  225. Estratégias para a exploração e leitura de mapas tácteis  DGEBS

  226. Éveil des Sens  Enfant aveugle

  227. Exclusão das Crianças Cegas da Prática de Ensino da Alfabetização Espacial em um Contexto de Escola Inclusiva  Marcelo Torreão Sá

  228. Experiência Estética para Invisuais  Ana Sofia Melo das Neves

  229. Ferramentas cognitivas e tecnológicas para a inclusão social de pessoas com DV  Eliana Sampaio

  230. Fire Is So Loud: Tips to address Empty Language for Children with Cortical Visual Impairment or other types of Visual Impairment  Peg Palmer

  231. Formação de conceitos em crianças cegas  Cecilia Guarnieri Batista

  232. Funções de um Celular para Pessoas Cegas  Joyce Jobis

  233. Futsal para cegos  Ramon Pereira de Souza

  234. Geography in a different way  Roman Brvar

  235. Glaucoma em idosos: Subjetividade e relações familiares  Denise Gutierrez e Nayana Julho

  236. Goalball  Viriatos

  237. Grafia braille para a Língua Portuguesa  IBC

  238. Grafia musical braille  Dolores Tomé

  239. Guia de Intervenção Precoce na Disfunção Visual  Augusto Deodato Guerreiro  [PDF]

  240. Guia para os pais das crianças deficientes visuais  DGEBS

  241. Guia para padres de niños ciegos desde 0 meses a 3 años  Guia Bienvenido

  242. Guia para um ensino inclusivo e aprendizagem à distância  Bryn Holmes,Dulce Ferreira, Isabel Huet Silva, Paul Lynch, Stelios Kessanidis, Boba Mannova, C. Ragiadakos, Ruth Leitch & Luís Botelho Ribeiro

  243. Habilidades funcionais na criança com cegueira congénita Paula Alves, Grazielle Sousa & Heloísa Gagliardo

  244. Helping Children with Visual Impairments to Develop Listening Skills  Lizbeth Barclay

  245. Histórias para Todos: algumas Orientações  Cuckoo

  246. How Does Visual Impairment Affect Performance on Tasks of Everyday Life?  Sheila K. West et al.

  247. Influência da Capacidade de resistência aeróbia na Orientação&Mobilidade do Cego José Moura e Castro [PDF]

  248. Imagem corporal: corporeidade da pessoa com Deficiência Visual  Rosilene Diehl & Paulo Peixoto

  249. Imagem corporal e deficiência visual  M.ª Luíza Tanure Alves & Edison Duarte

  250. Impacto da Discriminação com base na Deficiência nas Mulheres  Pedro Bettencourt Correia e outros

  251. Impacto económico da cegueira/hipovisão vs custos na prevenção em Retinopatia Diabética  José Rui Faria de Abreu

  252. Implicações de ser pai e mãe de um bebé deficiente visual  Patrícia Roveda

  253. Improving Braille Reading Fluency  Kathleen Stanfa & Nicole Johnson

  254. Inclusão de Alunos Portadores de DV nas Aulas de Educação Física  José Manuel Mendes Nunes

  255. Inclusão Escolar de Alunos Cegos e com Baixa Visão  Elizabet Dias de Sá, Izilda Campos e Myriam Silva

  256. Influência da natação no desenvolvimento das AVD em crianças com deficiência visual  Edgar Costa, Leonardo Canolla, Leonardo Guerra, Hugo Nunes & Sheila Santos Silva

  257. Iniciação à Leitura do Braille  Sonja Ekvall

  258. Integração do Aluno cego e de baixa visão na disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar  Leonardo Cunha da Silva

  259. Integração do Aluno Deficiente Visual em Diferentes Meios: Família, Escola, Sociedade  Paulo Coelho

  260. Inteligência Visual-Espacial  Armanda Zenhas

  261. Interação — condição básica para o trabalho do profissional com o portador de deficiência visual  Maria Lúcia Amiralian

  262. Interação Mãe e Bebé Cego: Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem  Wanessa Silva, João Oliveira & Wanilda Cavalcanti 

  263. Internet para Necessidades Especiais  Francisco Figueiredo

  264. Intervenção fonoaudiológica e deficiência visual  Mayla Monteiro & Rita Montilha

  265. Intervenção Precoce na Criança com Baixa Visão  Heloisa Gagliardo & M.ª Inês Nobre

  266. Intervenção Precoce: reflexões sobre o desenvolvimento da criança cega até aos 2 anos  Gérson Farias

  267. Intervención Educativa con Alumnos Ciegos y de Baja Visión en las Etapas de Educación Primaria y Secundaria  Nuria Rodríguez Mena

  268. Introducción al concepto de Aprendizaje Activo de Lilli Nielsen  Stacy Shafer

  269. Is My Blind Child Autistic?  Mary McDonach

  270. Keyboard Instruction for the Blind Music Student  Daniel and David Simpson

  271. L'accès à l'information parlée chez l'aveugle  Anita Richaume-Crinquette

  272. L'Adolescent Déficient Visuel  Pierre Griffon

  273. L'apprentissage de la marche chez l'enfant non-voyant ou malvoyant  INLB

  274. L’Enseignement des Langues aux Adultes Déficients Visuels  EuroBlind

  275. L'Intégration en action(s): stratégies et outils pédagogiques pour l'enseignant de classe ordinaire intégrant un enfant déficient visuel  Sylvie Loraine

  276. La Educación Musical de Personas con Deficiencia Visual y la Musicografía Braille  Isabel Bertevelli

  277. La Fisioterapia en el Entorno Educativo del Niño con Discapacidad Visual  David Presas y Miquel S. Martí

  278. La Lecto-escritura en Tinta en Alumnos con Baja Visión  María Pilar S. Sánchez

  279. La Lingüística en las Personas con Discapacidad  Filiberto Rodríguez

  280. La Personne Âgée Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  281. Le Développement de la Conscience de l'Écrit chez l'Enfant Aveugle Âgé de 0 à 5 Ans  Yves Jalbert et Pierre-Olivier Champagne

  282. Le Travail de Deuil chez la Personne Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  283. Learn To Use Your Other Senses To Help You Cope with Blindness and Vision Loss  VisionAware

  284. Learning Braille: The Relevance of Low-Tech Devices  Laura Matz

  285. Learning To Live With Blindness: Rehabilitation Teaching  Alvin Roberts

  286. Learning To Work With Blindness: Vocational Counseling  Alvin Roberts

  287. Lecture des Aveugles  Émile Javal

  288. Leitura Musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia braille na perspectiva de alunos e professores  Fabiana Bonilha

  289. Ler para cegos  Milton Schinca

  290. Les troubles du sommeil chez les aveugles  Dr Damien Léger & Dr Nicolas Hommey

  291. Leve o seu filho cego para a cozinha!  Ruth Schroeder

  292. Listening Skills  Jodi Floyd

  293. Literacia Emergente para a Cegueira  CAIPdv

  294. Louis Braille: sua vida e seu sistema  Jurema Venturini

  295. Mãe! Pai! Ajudem-me  Lucimar Amaral Ezequiel

  296. Making the most of your sight  RNIB

  297. Malvoyance et autisme  Enfant Aveugle

  298. Mapas mentais de deficientes visuais como suporte ao design da informação urbana na Web  Geisa Golin, Ruth Nogueira, Gabriela Alexandre & Josiane Cabral

  299. Matemática e a Deficiência Visual  Aline Leichtfeld de Araújo & Fernanda Marszaukowski

  300. Matemática e Deficiência Visual  Jorge Carvalho Brandão

  301. Matériel de pré-braille pour Enfants basé sur l’histoire de «Blanche-Neige et les Sept Nains»  Christine Henault

  302. Material didáctico para alumnos invidentes en el aula de inglés (educación primaria)  Helena Aikin Araluce

  303. Meios de Comunicação e Deficiência: Manual de Estilo

  304. Metodología para la Educación Artística en Niños Ciegos y de Baja Visión  Annabelle Díaz Muñoz

  305. Meu Filho Cego  Edda Sá de Albuquerque

  306. Mobilidade na primeira pessoa  Ana Maria Fontes

  307. Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) e Alunos com Necessidades Educativas Especiais  Luís de Miranda Correia

  308. Modos de intervir com jovens deficientes visuais: uma experiência de grupo de teatro  Márcia Moraes

  309. Mudança de Comportamentos Motores no Utilizador de Cão-Guia  João Fernandes & Maria João Fernandes 

  310. Museus e Acessibilidade  Peter Colwell & Elisabete Mendes  [PDF]

  311. Music Adaptations For Students who are Blind or Visually Impaired  Carmen Willings

  312. Musicografia Braille: Instrumento de Inserção e Formação Profissional  Dolores Tomé

  313. Musicoterapia para deficientes visuales  El Rincón del Vago

  314. Myths and Facts about Touch and Tactile Pictures for the Blind  J. M. Kennedy

  315. Não podemos ver, não devemos tocar: quais as repercussões dessa máxima no discurso das pessoas cegas?  Bertrand Verine

  316. Necessidades Educativas Especiais na Sala de Aula: Um Guia para Professores  Lee Brattland Nielsen

  317. Ninguém é PerfeitoVivendo e Crescendo com Crianças que têm Necessidades Especiais  Nancy B. Miller

  318. Niños ciegos. Pautas para estimular su desarrollo  Celia Rodríguez Ruiz

  319. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille  Edison Lemos, Jonir Cerqueira, M.ª Gloria B. Mota & Regina Caldeira de Oliveira

  320. Nos 150 anos da morte de Louis Braille  Vítor Reino

  321. O Aluno Cego, a Escola e o Ensino da Matemática  Paulo Campos & Miriam Godoy

  322. O Aluno Cego: Preconceitos e Potencialidades  Sylvia Nunes & José Lomônaco

  323. O Aluno Deficiente Visual  site 'A Deficiência'

  324. O Aluno Deficiente Visual na Escola: lembranças e depoimentos  Kátia Caiado

  325. O Brincar da Criança Cega  Vanda Cianga Ramiro

  326. O Cego, O Espaço, o Corpo e o Movimento: uma questão de Orientação e Mobilidade  Admilson Santos

  327. O Cego na Escola e na Sociedade: um estudo psicológico  Thomas Cutsforth

  328. O Cliente com Deficiência Visual no Sector do Turismo  Perfil

  329. O Corpo (Im)perfeito: a Protecção Constitucional de uma Construção Social?  António de Araújo

  330. O Deficiente Visual  Sylas Fernandes Maciel

  331. O Deficiente Visual e a Aula de Educação Física  Mário Jorge Lopes

  332. O Deficiente Visual e a Atenção Farmacêutica  Eliana Nascimento & Luciene Marques

  333. O Desenvolvimento da Criança Cega  Maria Eduarda Dias

  334. O Desenvolvimento de Crianças Cegas e de Crianças Videntes  M.ª Luiza França-Freitas e M.ª Stella Gil

  335. O Desenvolvimento Motor da Criança Cega nos primeiros anos de vida  Júlio Paiva

  336. O Desenvolvimento Psicomotor do Cego  Michel Kyrillos

  337. O Efeito da Motricidade do Judo no Equilíbrio de Crianças com Deficiência Visual  Ana C. Pinto & Josiane Lima

  338. O Ensino da Biologia na Deficiência Visual  Camila R. Santos & Vanessa Manga

  339. O Ensino da Educação Física para Deficientes Visuais  José Pereira de Melo

  340. O Ensino da Física a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo

  341. O Ensino da Física e Química a alunos com Deficiência Visual  Clara Gonçalves

  342. O Ensino da Física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades para alunos cegos e com baixa visão  Eder Pires de Camargo

  343. O Ensino da Geografia e a cegueira  Ana Paula Chaves

  344. O Ensino da História a Deficientes Visuais: recursos didácticos  Luciano Paixão

  345. O Ensino da Língua Inglesa para Alunos Cegos e com Baixa Visão em Salas Inclusivas do Ensino Médio  Sara França e outros

  346. O Ensino da Óptica a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo, Roberto Nardi, Paulo Maciel Filho & Débora Almeida

  347. O Ensino da Ortografia para crianças cegas  Amanda Botelho Martinez

  348. O Ensino de Violino para Deficientes Visuais: relatos e propostas para a didática da empunhadura e da condução do arco  Luiz Alberto Amorim de Freitas

  349. O Ensino do Violino para Deficientes Visuais integrando o método Suzuki e a Musicografia Braille  Débora Flemming Bohn

  350. O Estranhamento Causado pela Deficiência: Preconceito e Experiência  Luciene M. da Silva

  351. O Impacto da Perda da Visão na Vida do Paciente  Jorge Mitre

  352. O Impacto Psicossocial da Deficiência Visual  Sandra Rodrigues

  353. O "Ir e Vir" do Deficiente Visual: Manual de Orientação e Mobilidade  Sylas Maciel

  354. O Jogo Simbólico da Criança Cega  Sheila Correia de Araújo

  355. O Lugar do «outro» na Escola Pública: uma perspetiva inclusiva  José Firmino

  356. O Mercado de trabalho e a pessoa deficiente  site 'A Deficiência'

  357. O Método MusiBraille  Maressa Miquelino de Carvalho

  358. O meu filho vê menos?  Fátima Bessa & Rosa Afonso

  359. O Mundo Percebido O Sentir  Merleau-Ponty

  360. O Papel do Pedagogo no processo de Reabilitação de pacientes com Baixa Visão  Raquel Silva & Luciana Bareicha

  361. O PEI e as Adaptações Curriculares  Projecto IRIS

  362. O Perceber e o Relacionar-se do Deficiente Visual: orientando professores especializados  Elcie Masini

  363. O Podcast para Deficientes Visuais  João Bottentuit Jr & Clara Pereira Coutinho  Jun. 2019 

  364. O Processo de Construção da Leitura/Escrita na Deficiência Visual  Marilda Bruno

  365. O Processo de Romantização das Deficiências  Lúcia Monteiro

  366. O Que é Ser Cego  Luíz Alberto Melchert C. Silva

  367. O Que é uma Deficiência Visual?  Zeiss

  368. O que «vê» quem não vê?  Hélder Bértolo

  369. O Significado da Deficiência Visual na Vida Cotidiana: Análise das Representações dos Pais-Alunos-Professores  Marilda Bruno

  370. O Tacto e suas Implicações no ensino do Desenho a Crianças Cegas  Francisco J. de Lima & José da Silva

  371. O Uso Funcional dos Sentidos na Criança Multideficiente com Deficiência Visual  Clarisse Nunes

  372. Organización de un aula ordinaria con alumnos con discapacidad visual  Roberto Casañas

  373. Organização do Armário é Essencial para uma Vida Mais Independente  Ana Carolina Diniz

  374. Orientaciones para Trabajar con Alumnos Ciegos o con Discapacidades Visuales EDUCREA

  375. Orientação e Mobilidade  SAC

  376. Orientação e Mobilidade: Aspectos da Evolução da Autonomia da Pessoa Deficiente Visual  Moura e Castro

  377. Orientação e Mobilidade da pessoa com cegueira adquirida: os benefícios do meio aquático como facilitador da aprendizagem  Regina Kátia Ribeiro

  378. Orientação e Mobilidade para crianças  Vera Lúcia Felippe & João Álvaro Moraes Felippe

  379. Orientação e Mobilidade para Deficientes Visuais  Rosa Maria Novi

  380. Orientação Profissional dos Cegos e Contribuição da Psicologia para a sua Formação Profissional  António Martinho do Rosário

  381. Orientações Pedagógicas para o Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular  Eugênia Fávero, Luisa Pantoja & Maria Teresa Mantoan

  382. Os Benefícios da Convivência com Animais para o Desenvolvimento Bio-Psico-Social da Criança com Deficiência Visual  Camila Gandini

  383. Os Cães-guia  Victor Oliveira

  384. Os Sentidos e as Experiências  Sílvia Elena Ventorini

  385. Os Sentidos que substituem a Visão  José Espínola Veiga

  386. Os Serviços de Leitura Pública para Pessoas com Deficiência Visual em Portugal  José Guerra

  387. Os significados da Avaliação Vocacional no contexto da reabilitação de pessoas com deficiência  Sérgio Fabela

  388. Pais Cegos  Lorita Pagliuca, Renata Uchoa & Márcia Machado

  389. Para uma Nova Comunicação dos Sentidos  Augusto Deodato Guerreiro

  390. Paradigmas da escola inclusiva e desafios colocados ao professor  M.ª da Conceição Rebelo

  391. Participação da Família no Processo de Formação da Identidade do Aluno com Baixa Visão  Ana Lúcia Oliveira

  392. Participação Ocupacional do Idoso com Deficiência Visual  Marlene Caldas Monteiro

  393. Percepção, Acção e Conhecimento nas Crianças Cegas  Esperanza Ochaita & Alberto Rosa

  394. Percursos para Pessoas com Deficiência Visual no Centro Histórico do Porto  Ivna Machado

  395. Perda da Visão e Enfrentamento  Jurema Dourado & Luize Costa

  396. Pessoas com Deficiência Visual e Imagem Telejornalística  Marcello Pereira Machado

  397. Planning Piano Lessons for Your First Blind Student  David Goldstein

  398. Plano Nacional de Leitura para Cegueira e Baixa Visão  Manuela Micaelo

  399. Possibilidades da abordagem etnográfica no trabalho com os deficientes visuais  Priscila Lima

  400. Préparation à la lecture tactile de jeunes enfants aveugles présentant des troubles associés  Marylène Tonnel-Ballavoisne

  401. Princípios fundamentais na educação da criança cega  Lowenfeld

  402. Professores em Formação em Ciências da Natureza  Estéfano Veraszto, Eder Camargo, Nonato Miranda & José Camargo

  403. Problemas das crianças cegas congénitas na construção da realidade  Sylvia Santin & Joyce Nesker Simmons

  404. Qualquer maneira de ler vale a pena  Luciene Maria da Silva

  405. Quando os Olhos Não Vêem  Inês Grilo

  406. Reabilitação  Lizabeth de Sousa

  407. Reacções psicológicas à perda de visão  Cristina Barczinski

  408. Reaching, Crawling, Walking...  Susan Simmons & Sharon Maida

  409. Recursos didáticos na educação especial  Jonir Cerqueira & Elise B. Ferreira

  410. Regras de Atletismo para Atletas Invisuais [B1, B2 e B3]

  411. Rehabilitación Integral para Personas Ciegas  CRAC  Jul. 2019

  412. Repercusión de la Deficiencia Visual en las Personas Mayores  Ignacio Párraga Martínez

  413. Representações Sociais de Professores sobre a Inclusão de Alunos com Deficiência em Turmas Regulares  Cristiane Correia Taveira

  414. Reunião de sensibilização à escola  Maria Teresa Cavaco

  415. Saberes e Práticas da Inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão  Maria Salete Fábio Aranha

  416. Science for Students with Visual Impairments  David Kumar, Rangasamy Ramasamy & Greg Stefanich

  417. Se é professor...  DGEBS

  418. Sexualidade de Cegos  Maria Alves de Toledo Bruns

  419. Shared Storybook Reading  Elizabeth Dennison

  420. Símbolo internacional de pessoas com Deficiência Visual | Cegueira

  421. Simulando as deficiências: como é ser um deficiente visual?  M.ª Salete Fábio Aranha

  422. Sistema de aquisição de conhecimento para apoio à consulta de Subvisão  Cláudia Martins Antunes

  423. Sistemas Técnicos e Tácticos no Goalball  Alessandro Tosim, Alaércio Perotti Jr, M.ª Teresa Leitão & Regina Simões

  424. Sofrimento Emocional na Deficiência Visual  Ana Sofia Teixeira

  425. Sonhos Arquetípicos em portadores de Deficiência Visual  Jorge Monteiro de Lima

  426. Story Boxes: A Hands-On Literacy Experience  Norma Drissel

  427. Studying Embossed Maps  Paivi Toikkanen

  428. Sugestões de Atividades para a Educação Infantil da Criança com DV  Marilda Moraes Garcia Bruno

  429. Sugestões para as famílias de crianças com baixa visão  Mara Siaulys

  430. Tactile Storytelling  Philipp Meyer

  431. Teaching English to blind students  Chok Seng

  432. Teaching Geography to Visually Impaired Students  Stuart Snowdon

  433. Teaching Handwriting to a Braille Reader  Jodi Floyd  Mai. 2019

  434. Teaching Math to Visually Impaired Students | Teaching Strategies  Susan A. Osterhaus 

  435. Teaching Science to Students with Visual Impairments  Tiffany Wild & Karen Koehler

  436. Teaching Science to the Visually Impaired  Sandy Watson & Linda Johnston

  437. Teatro-Educação: uma experiência com Jovens Cegos  Roberto Rabêllo

  438. Teclado de Computador  Marco António Queiroz

  439. Técnica de Mãos Sobre Mãos  Carlton Anne Cook Walker

  440. Tecnologia táctil para a avaliação da dor em cegos  Ana Cláudia Toniolli & Lorita Pagliuca

  441. Tenho um bebé no berço  Mara Siaulys

  442. The Impact of Vision Loss on Development & Learning  Carmen Willings

  443. The Impact of Visual Impairment on the Acquisition of Early Communication Skills  Ian Bell

  444. The Role and Function of the Teacher of Students with Visual Impairments  Susan Spungin & Kay Ferrell

  445. The Social Model of Disability  Tom Shakespeare

  446. Toque o bebé!  Lois Harrell

  447. Toys for blind children  WonderBaby

  448. Treino das AVD para crianças deficientes visuais  Sonja Myrimer

  449. Treino sensorial para pessoas cegas  Julie Fields

  450. Universal Design  The Center for UD at North Carolina State University

  451. Universo Táctil  Mara Siaulys

  452. Veicular Conceitos Matemáticos em estudantes cegos no ES Politécnico: pertinência da utilização do Multiplano  Carla Costa

  453. Ver e Não Ver  Márcia Moraes

  454. Ver, Não Ver e Aprender  Adriana de Laplane & Cecília G. Batista

  455. Ver pela Arte: Projecto de Ensino de Música a Deficientes Visuais  CNC

  456. Vinculação conjugal e estilos parentais em pais de filhos com e sem Deficiência Visual  Andreia Vaz

  457. «¡Voy al Cole!» Material para la inclusión del niño con discapacidad visual en la etapa de Educación Infantil  Herranz Tardón, M.ª Holgado López & Marín Palomino

  458. Vulnerabilidade à Violência Sexual no Contexto da Escola Inclusiva: Reflexão sobre a Invisibilidade da Pessoa com Deficiência  Windyz B. Ferreira

  459. Women Who Are Visually Impaired or Blind as Psychotherapy Clients  Mary Harsh


Δ

actualização
16.Jul.2019
Maria José Alegre
 

Siga este site no Facebook.     Siga este site no Twitter    Envie um email à Webmaster do Site