Ξ  
 

 SOBRE A DEFICIÊNCIA VISUAL

pessoa cega acompanhada  Textos Didácticos    novo ► 225
 

  1. A Aprendizagem da Célula por estudantes cegos utilizando Modelos Tridimensionais Sandra Cardinali & Amauri Ferreira

  2. A Bengala como Símbolo e Auxiliar  Die Gegenwart

  3. A Bengala como um instrumento lúdico na OM do Deficiente Visual  Vera Ferraz & Lúcia Filgueiras

  4. A Cegueira Congénita e o Desenvolvimento Infantil  PBC Boston Mass.

  5. A Cidade à vista do Cego: Informação, Mobilidade e Cidadania  Maria Paula Trigueiros Cunha

  6. A Comunicação como barreira à inclusão de alunos com DV em aulas de Electromagnetismo  Eder Camargo, Roberto Nardi & Estéfano Veraszto

  7. A Comunicação e a relação interpessoal com o aluno deficiente visual  Maria da  Glória Mota

  8. A Construção da Criança com Deficiência Visual como Sujeito Social  Sonia B. Hoffmann

  9. A Construção do Conceito de Número e o pré-Soroban  Cleonice Fernandes et al.

  10. A Criança Cega e a Literatura Infantil  Sara Joana Branco dos Santos

  11. A Criança cega em idade pré-escolar  US Dept. Health, Education & Welfare

  12. A Criança com Baixa Visão: um Guia para Pais Equipa da Consulta de Baixa Visão do Hospital Pediátrico de Coimbra

  13. A Criança Deficiente Visual e seus Pais  Kay Alicyn Ferrel

  14. A Criança com Deficiência Visual e suas Relações com o Outro Social  Sonia B. Hoffmann

  15. A Criança Visualmente Incapacitada, do Nascimento Até a Idade Pré-Escolar: a Importância da Estimulação Visual  William Padula & Susan Spungin

  16. A Deficiência na Comunicação Social: boas práticas para Jornalistas  INR e RTP

  17. A Deficiência Visual  Maria José Alegre

  18. A Deficiência Visual no Ensino Regular  Fernando Marques Pereira

  19. A Deficiência Visual para os Adolescentes: o Olhar da Enfermeira  Laura Lima Costa

  20. A Disciplina de Educação Visual  Lígia Leitão

  21. A Dor Depressiva na Reabilitação da Incapacidade Física Adquirida  Rui Aragão Oliveira

  22. A Educação do Portador de Deficiência Visual  Elcie Masini

  23. A Educação Física como Agente de Inclusão  José Manuel Alves Nunes

  24. A Educação Precoce da Criança Cega  OS Caja de Pensiones

  25. A Escola espera por mim?  Margarida Loureiro

  26. A Expressão Corporal, o Teatro e o Deficiente Visual  Marlíria Cunha

  27. A Família com Filhos Adolescentes com NEE  M.ª Isabel Bica Costa

  28. A Função Docente e o Professor com Deficiência Visual  Elisabete Marcelino Domingos

  29. A Grafia da Assinatura na construção da identidade  Izilda Campos

  30. A importância da assinatura para a inclusão da pessoa cega  Ethel Rosenfeld

  31. A Importância da AVD na Educação e Reabilitação dos DV  Elizabeth Jesus

  32. A Importância da Educação Física  Michele Pereira de Souza

  33. A Importância do Brincar para Crianças Cegas e com Baixa Visão  Olga Souza

  34. A Importância do Tacto para as pessoas com DV  T. V. Cranmer

  35. A Importância do Trabalho para o Cego  Airton José Santos

  36. A Inclusão do Deficiente Visual nas aulas de Educação Física escolar  M.ª Luíza T. Alves & Edison Duarte

  37. A Inclusão dos Deficientes Visuais na Escola Regular  Fabiana Santos

  38. A Inclusão na Banda Desenhada  Maurício de Sousa

  39. A Inclusão na Educação Matemática  Solange Fernandes e Lulu Healy

  40. A Inclusão Social tem Influência nas Práticas Museais? Patricia Roque Martins

  41. A Integração Escolar das Crianças e dos Adolescentes Deficientes  OCDE

  42. A Kitchen Curriculum for the Parents of Visually Impaired Children  Franziska Naughton & Sharon Sacks

  43. A Linguagem na Cegueira  CAIPdv

  44. A Matemática e a Geometria na Educação Inclusiva dos Deficientes Visuais  Sílvio Vieira & Francisco Silva

  45. A Palavra Cegueira: Um Pequeno Estudo Sobre as Reacções de 3 Grupos Diferentes  Vítor Reino

  46. A Participação da Família no Processo Educativo da Pessoa Portadora de DV  Emilia Parpinelli

  47. A Perda da Visão na Adolescência e na Idade Adulta  Ana Maria Medeiros

  48. A Psicologia do Tacto  Morton Heller Winston

  49. A Qualidade de Vida de Adolescentes com Cegueira Congénita ou Precoce em Portugal Nuno Marques

  50. A Reabilitação das Pessoas com Deficiências Visuais  Sandra Rodrigues

  51. A Reversão da Atenção em pessoas com DV  Virgínia Kastrup

  52. A Utilização dos Recursos Ópticos na Sala de Aula  M.ª Eugénia Rocha

  53. A Vida dos Portadores de Deficiência  José Pastore

  54. A Visita de Estudo  Luís Botelho Ribeiro

  55. A Vivência da Sexualidade por adolescentes portadoras de Deficiência Visual Camila Pontes Bezerra

  56. Abordagem da Enação no Campo da Deficiência Visual  Virgínia Kastrup, Filipe Carijó & M.ª Clara de Almeida 

  57. Acessibilidade de Museus Europeus para Deficientes Visuais  Susana Mesquita  [PDF]

  58. Acesso tátil: uma introdução à questão da acessibilidade estética para o público DV nos museus Filipe Carijó, Juliana Magalhães & M.ª Clara de Almeida

  59. Accueillir un élève malvoyant dans sa classe SARHIS

  60. Accueillir un élève non-voyant dans sa classe SARHIS

  61. Acessibilidade a Computadores para Professoress de Alunos c/ NEE  Microsoft  [PDF]

  62. Acessibilidade na WEB  WebAIM

  63. Actividade Física e Qualidade de Vida em Crianças e Jovens com Deficiência Visual  Tiago Gomes

  64. Actividades Corporais no Processo de Alfabetização da Criança Cega Lúcia Silva Monteiro

  65. Actividades da Vida Diária  Tomteboda RC

  66. Actividades de Estimulación Visual para la Educación Infantil  Manuel Bueno Martín

  67. Actividades de Inclusão para Alunos cegos e com Baixa Visão em Aulas Regulares de Língua Estrangeira Anabela Ferreira

  68. Actividades de Vida Diária  Tomázia Lora

  69. Actividades Diarias para Niños con Ceguera  WonderBaby

  70. Actividades Físicas e Desportivas para Deficientes Visuais  João Oliveira

  71. Actuação da Fisioterapia em Deficientes Visuais  Maitê Peres de Carvalho et al. 

  72. Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com DV  Vivian de Oliveira Preto

  73. Adaptación de Material para Ciegos y Deficientes Visuales  Antonia Raya Medina

  74. Adaptaciones Curriculares para Alumnos con Baja Visión e Invidentes  Antonio Fuentes

  75. Adapted Physical Education for the Blind and Visually Impaired  Kathy Letcher

  76. Adequações Curriculares na Baixa Visão  Glória Romagnolli

  77. Adolescentes portadores de DV: percepções sobre sexualidade  Giovana Moura & Eva Rubim Pedro

  78. Adolescer: A Vivência de portadores de Deficiência Visual  Maria Alves Bruns & Patrícia Salzedas

  79. Afeto e Inclusão em Contexto Escolar  Larissa Mesquita Ribeiro

  80. Ajudas técnicas / Produtos de apoio  INR

  81. Albinismo  Anny Marquito, Danielle Czmyr, Giselle Silveira & Letícia de Oliveira

  82. Alfabetização da criança cega: uma reflexão necessária  Maria da Glória Almeida

  83. Alfabetização de alunos com baixa visão significativa  Marilda Bruno

  84. Alfabetizando a Criança Cega  Projecto Nova Visão

  85. Alucinações Visuais na Enxaqueca  Oliver Sacks

  86. Alumnos con Discapacidad Visual. Necesidades y Respuesta Educativa  Pablo Martín Andrade

  87. Alunos Cegos e com Baixa Visão: Orientações Curriculares Alberto Mendonça, Cristina Miguel, Graça Neves, Manuela Micaelo, Vítor Reino  [PDF] 

  88. Alunos Cegos nas aulas de Matemática  Nuno Santos, Cláudia Ventura e Margarida César

  89. Alunos com Multideficiência e Surdocegueira  congénita  Clarisse Nunes [PDF]

  90. Apoio psico-pedagógico ao Deficiente Visual Ana Soares, Andreia Fontinho, Cristiana Duarte, Inês Marques & Mariana Matias

  91. Aprendizagem Activa na Criança com Multideficiência: Guia para educadores  Clarisse Nunes [PDF]

  92. Apprendre à jouer à un enfant aveugle de 2 à 5 ans  Brigitte Assénat, Hélène Dupuis & Luc Grégoire

  93. Apprends moi à faire tout seul  Sylvie Boutadou

  94. Aprendendo a Ler e Escrever em braille  Clarissa Nicolaiewsky

  95. Aprendizaje Músical en la Diversidad  R.D. Profesionales de la Enseñanza

  96. Arte, Educação e Inclusão: Orientações para Áudio-Descrição em Museus Francisco J. Lima et al.

  97. As Barras Adaptadas de Cuisenaire como Mediadoras como Mediadoras do Processo de Ensino e Aprendizagem  Marianna Drummond

  98. As Barreiras Invisíveis da Integração  António Lavouras Lopes

  99. As Crianças cegas e as mães: uma análise ao sistema de sinais  Selma Fraiberg

  100. As Deficiências Visuais na criança  Clayette, Madignier, Magnard & Hullo

  101. As Estereotipias na Criança Portadora de Deficiência Visual  Alice Dias

  102. As Mãos Compreendem  Lilli Nielsen

  103. As Relações entre Deficiência Visual Congénita, Condutas do Espectro do Autismo e Estilo Materno de Interacção Ana Delias de Sousa

  104. As Representações dos Professores de Educação Especial e as Necessidades das Famílias Filomena Pereira

  105. Atendimento Precoce aos Bebés Deficientes Visuais e suas Famílias  Patrícia Roveda

  106. Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras  Laercio Sant´Anna et al.

  107. Audiojogos como Ferramenta Inclusiva  Blind Games Brazil

  108. Aulas de natação para pessoas com deficiência  Alexandre Paulo Loro

  109. Autoestima a partir do caminhar: Orientação e Mobilidade da pessoa com DV Andreisa Santos & Sandra Castro

  110. Avaliação e Intervenção em escolares portadores de Baixa Visão em Sala de Recursos Keila Carvalho et al.

  111. Avaliação Visual de alunos com bx visão numa aula de Educação Física Ciro Winckler Oliveira & José J. Gavião

  112. Avaliar e Treinar Atletas com Deficiência Visual: problemas e soluções  Nuno Alpiarça

  113. Awakening to Life  Alexander Meshcheryakov

  114. Ayudando a Crecer a mi Hijo: un aporte pedagógico para el área científica  Luz Correa B.

  115. Barreiras Atitudinais: Obstáculos à Pessoa com Deficiência na Escola Francisco J. Lima & Fabiana Silva

  116. Benefícios da Prática Desportiva em Pessoas com Deficiência Visual  Duarte Comprido & Andreia Violeiro

  117. Biologia para Alunos Deficientes Visuais com foco no Sistema Nervoso Central  Gabriel Silva & Rosangela Dias  Mai. 2020

  118. Blindness - Medical | Disability Information for Classroom Teachers  Alberta Education

  119. Boas Maneiras à Mesa: guia para cegos  Widerberg e Kaarlela

  120. Boas Práticas na Intervenção Precoce Joaquim Gronita, Júlia Pimentel, Cátia Matos, Ana Bernardo, Joana Marques [PDF] 

  121. Braille Reading Speed  Susan Ford & Ramona Walhof

  122. Brincando de ver  Marina Costa  Mai. 2020

  123. Brincar é um assunto sério! Ana Margarida Carvalho & Rita Pereira

  124. Brincar para todos  Mara Siaulys  [PDF]

  125. Brinquedos e brincadeiras para crianças cegas  Ana Leite

  126. Brinquedos para crianças com Deficiência Visual

  127. Caminhando Juntos: Manual de Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade  João Felippe

  128. Caminhar sem Medo e sem Mito  Sonia Hoffmann e R. Seewald

  129. Cartografia Tátil: Mapas para Deficientes Visuais  Ruth Loch

  130. Cécité et Précocité Intellectuelle  Enfant Aveugle

  131. Cedo para ser velho e tarde para ser cego  Cristina Almeida

  132. Cegueira Congénita e seus Efeitos na Aquisição do Conhecimento  Eliana Maria Ormelezi

  133. Cegueira Congénita na Construção da Realidade Biofísica e Psicossocial Fernando Jorge Figueiredo

  134. Cegueira e Baixa Visão  Elizabet Dias Sá

  135. Cegueira e Depressão  Ana Lúcia Pinheiro

  136. Cegueira: O que é, o que faz e como viver com ela  Thomas Carroll

  137. Cidadãos com Deficiência: Direitos que Fazem a Diferença  DECO

  138. Cognição Motora em Deficientes Visuais: importância da visão no controle das acções  Luís Imbiriba

  139. Comment choisir un jeu pour un enfant aveugle?  Christine Hénault

  140. Comment rendre un site internet accessible à la personne aveugle  BlindLife

  141. Como Ajudar Um Cego  SNRIPD

  142. Como Criar Espaços e Serviços Públicos mais Acessíveis  ACAPO

  143. Como desenvolver programas de Orientação e Mobilidade para pessoas com DV  Nely Garcia

  144. Como devo educar meu filho cego?  Wilhelm Heimers

  145. Como enxergar bem sem óculos: o sistema Bates aplicado ao dia-a-dia  M. Matheus de Souza

  146. Como Integrar o Aluno Deficiente Visual na Aula de Educação Física?  Paulo Coelho

  147. Como o Cego Aprende  Airton José Santos

  148. Como Se Não Vê o Que Se Não Vê?  Sara Joana Branco dos Santos

  149. Como transcrever Banda Desenhada em braille  Projecto HQ para DV ler

  150. Competências Pessoais e Sociais e a Deficiência Visual  Margarida Gaspar de Matos

  151. Composições do não ver: contando histórias Camila Alves, Carolina Manso, Josselem Oliveira, Julia Neves, Liz Eliodoraz, Luciana Franco, Thadeu Gonçalves, Vandré Vittorino, Marcia Moraes

  152. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos-estórias M.ª Lucia Amiralian

  153. Compreender a Baixa Visão  Fernanda Ladeira & Serafim Queirós [PDF]

  154. Comprendre la cécité  Enfant Aveugle

  155. Comunicação não-verbal entre o enfermeiro e o cego  Cristiana Brasil de Almeida

  156. Conceitos Aquisição Básica para a Orientação e Mobilidade  Ivete De Masi

  157. Condições para beneficiar de Apoios Educativos Especiais  INR

  158. Consciência Fonológica e Sistema Braille: reflexões sobre o tratamento da ortografia  Iara Farias & Amanda Botelho

  159. Construção do Autoconceito e Rendimento Escolar  M.ª Inês Costa e M.ª João Carapeto 

  160. Construindo a Articulação entre Arte e Deficiência Visual  Virgínia Kastrup

  161. Conteúdo Visual em Sonhos de Cegos  Helder Bértolo & Teresa Paiva

  162. Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com Deficiência Visual  Adriano Nuernberg

  163. Contributos da Ciência no Estudo do Sofrimento Emocional na Deficiência Visual Ana Sofia Teixeira, Anabela Sousa Pereira & Ana Torres Pires

  164. Contributos para um Conceito de “Biblioteca Inclusiva”  Alice Ribeiro 

  165. Coping with Blindness  Alvin Roberts

  166. Crescimento, Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança Visualmente Incapacitada  Carol Halliday

  167. ¿Cuál es la colocación más apropiada para los niños invidentes o con deficiencias visuales?  APH

  168. Cultura dos Sentidos e Ampliação do Paradigma Comunicacional  Augusto Deodato Guerreiro

  169. Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas  M.ª Odete Emygdio da Silva

  170. Défices Visuais  Maria José Lobato

  171. Deficiencia Visual. Aspectos Conceptuales y Repercusiones Funcionales  Rafael González et al.

  172. Deficiência Visual  Marta Gil

  173. Deficiência Visual vols 1, 2 e 3  Marilda Bruno e M.ª Glória Mota  [PDF]

  174. Deficiência Visual Cortical: causas e manifestações  Lilli Nielsen

  175. Deficiência Visual, Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora e Habilidades Motoras  Margarida Leal

  176. Deficiência Visual, Interação e Desenvolvimento da Linguagem  Fabiana Kaodoinski & Fernanda Toniazzo

  177. Deficiência Visual: Reflexão sobre a Prática Pedagógica  Marilda Bruno

  178. Deficiências Instaladas: Quando a Deficiência Visual se Converte em Deficiências Múltiplas  Sabrina Casado

  179. Deficiente Visual e Acção Educativa  Manuel Martín e Salvador Bueno

  180. Deficiente Visual: Educação e Reabilitação  Ivete De Masi

  181. Deficientes Visuais podem ter Aulas de Biologia  Rosilene Ricardo

  182. Definição de Cegueira e Baixa Visão  António João Menescal Conde

  183. Desarrollo Curricular en el área de Autonomía personal  M. A. Arnau Gilberte & M. Orta Molins

  184. Desarrollo Psicológico de los Estudiantes con Discapacidad Visual  Geraldina Franco  Jun. 2020

  185. Descobrindo o real papel das outras percepções, além da visão, para a OM  Tomázia Lora

  186. Desempenho funcional de crianças com deficiência visual  Juliana Malta et al.

  187. Desenho Geométrico e Deficiência Visual  Jorge Brandão

  188. Desenho Universal  Helena Degreas

  189. Desenvolvimento da criança com DV e Interacção mãe-criança  Ana Cristina Cunha & Sónia Enumo

  190. Desenvolvimento de conceitos em cegos congénitos  Sylvia Nunes e José Fernando Lomônaco

  191. Desenvolvimento Sócio-Cognitivo das Crianças com Deficiência Visual  Ivo Henriques & Susana Spínola

  192. Desenvolvimento Táctil e suas Implicações na Educação de Crianças Cegas  Harold Griffin e Paul Gerber

  193. Desenvolvimento Visual da Criança com Déficit Visual Cortical  Jucimar Sidney

  194. Design Inclusivo: Tocar para VerBrinquedos para Crianças Cegas e de Baixa Visão  M.ª Leonor D. Pereira

  195. Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão  Augusto Deodato Guerreiro  PDF

  196. Differentiated Instruction: Blind Students | Visually Impaired Students  Alberta Education

  197. Dificuldades de Comunicação e Sinalização na Deficiência Visual  Marilda Bruno

  198. Discussão dos Saberes Docentes para a Inclusão do Aluno com DV em Aulas de Física  Eder Pires de Camargo

  199. Discussões metodológicas para o ensino da Bengala à Criança Cega  Sonia Hoffmann

  200. Early Identification of Infants Who Are Deaf-Blind  Peggy Malloy et al.

  201. Educação Artística: sugestões de actividades  SAC

  202. Educação de Alunos Deficientes Visuais em Escolas Regulares  J. K. Horton

  203. Educação dos Cegos no Brasil  Aires da Mata Machado Filho

  204. Educação Física, Cegueira e Percepção Plantar  Ruy Rodrigues Miranda & Hiran Pinel  Mai. 2020

  205. Educação Física e Desportos Adaptados  Joseph P. Winnick

  206. Educação Física escolar e Inclusão  Márcia Gorgatti

  207. Educação Física, Orientação e Mobilidade e Deficiência Visual  José Alberto Moura e Castro

  208. Educação Física para Deficientes Visuais  A. J. M. Conde

  209. Educação, Inclusão e pessoa com DV na educação básica  Dayene Siqueira & Dirceu Siqueira

  210. Educação Inclusiva e Educação Especial: Um Guia para  Directores  DGIDC  [PDF]

  211. Educação Musical para Deficientes Visuais  Rafael Vanazzi de Souza

  212. Educação Sexual da Pessoa com Deficiência Visual  Camila Gandini

  213. Educação Sexual e Deficiência Visual: o Diálogo do Silêncio x o Silêncio do Diálogo Maria Toledo Bruns

  214. Effective Classroom Adaptations for Students with Visual Impairments  Penny Cox & Mary Dykes

  215. El Aprendizaje de las Ciencias en niños ciegos y deficientes visuales  M.ª Luisa García et al.

  216. El Bebé Ciego: Primera Atención; Un Enfoque Psicopedagógico  Mercé Leonhardt  [PDF]

  217. El Cuidador de Niños con Deficiencias Visuales  Psicologo Escolar

  218. El Niño Ciego  Lev Semionovitch Vigotski

  219. Elaboração de Tabelas Periódicas para facilitação da Aprendizagem de Alunos portadores de DV  João Batista Filho, Liliane Andrade, Kércya Sousa, Kyara Limeira & Poliane Batista

  220. En los Zapatos de los Niños Ciegos  Rosa Revuelta e Elena López

  221. Enseñanza de dibujo a niños ciegos  El Rincón del Vago

  222. Ensina-me a ser independente!  Sherry Gaynor

  223. Ensinar trigonometria a um cego  Luiz Alberto Melchert de Carvalho

  224. Ensino da Música a Alunos Cegos ou de Baixa Visão  Cristina Cunha

  225. Ensino de Lógica de Programação para Cegos  Rubia Steffens et al.  Jul. 2020

  226. Ensino do Braille: Estratégias de Leitura  Fátima Mendes

  227. Ensino/Aprendizagem do Braille  Vítor Reino

  228. Entendendo a Baixa Visão-orientação para pais  E. Gasparetto e Kara-José

  229. Entendendo a Baixa Visão-orientação para profs  R. Oliveira, K-José e Wilson

  230. Entre Amor e Ódio: Os Dilemas da Educação do Outro  Rosely Gayoso

  231. Entre Cores e Pessoas com Visão Subnormal  Robson Costa & Viviane Coutinho

  232. Equilíbrio em crianças e jovens cegos e de baixa visão  Diana Rocha, Olga Vasconcelos & Paula Rodrigues

  233. Escrita Ortográfica e Revisão de Texto em Braille  Clarissa Nicolaiewsky & Jane Correa

  234. Essential components of educational programming for students who are blind or VI  Alberta Education

  235. Estereotipias na Infância  Sonia B. Hoffmann

  236. Estimulação e reabilitação visual  Jucimar Sidney

  237. Estimulação Precoce na Criança Cega  Kátia Oliveira

  238. Estratégias a utilizar em Salas de Aula Inclusivas  Luís de Miranda Correia, Ana P. Martins & Rosa M.ª Ferreira

  239. Estratégias de ensino utilizadas, também, com um aluno cego, em classe regular  Luzia Guacira Silva

  240. Estrategias de estudio utilizadas por pianistas ciegos  Paula Chávez

  241. Estratégias para a exploração e leitura de mapas tácteis  DGEBS

  242. Être Accompagnant d’un Élève Aveugle de Naissance  Enfant Aveugle

  243. Éveil des Sens  Enfant aveugle

  244. Exclusão das Crianças Cegas da Prática de Ensino da Alfabetização Espacial em um Contexto de Escola Inclusiva  Marcelo Torreão Sá

  245. Expanded Core Curriculum for Students Who Are Blind or Visually Impaired  Alberta Education

  246. Experiência Estética para Invisuais  Ana Sofia Melo das Neves

  247. Ferramentas cognitivas e tecnológicas para a inclusão social de pessoas com DV  Eliana Sampaio

  248. Fire Is So Loud: Tips to address Empty Language for Children with Cortical Visual Impairment or other types of Visual Impairment  Peg Palmer

  249. Formação de conceitos em crianças cegas  Cecilia Guarnieri Batista

  250. Funções de um Celular para Pessoas Cegas  Joyce Jobis

  251. Futsal para cegos  Ramon Pereira de Souza

  252. Geography in a different way  Roman Brvar

  253. Glaucoma em idosos: Subjetividade e relações familiares  Denise Gutierrez e Nayana Julho

  254. Goalball  Viriatos

  255. Grafia braille para a Língua Portuguesa  IBC

  256. Grafia musical braille  Dolores Tomé

  257. Guia de Intervenção Precoce na Disfunção Visual  Augusto Deodato Guerreiro  [PDF]

  258. Guia para os pais das crianças deficientes visuais  DGEBS

  259. Guia para padres de niños ciegos desde 0 meses a 3 años  Guia Bienvenido

  260. Guia para um ensino inclusivo e aprendizagem à distância  Bryn Holmes,Dulce Ferreira, Isabel Huet Silva, Paul Lynch, Stelios Kessanidis, Boba Mannova, C. Ragiadakos, Ruth Leitch & Luís Botelho Ribeiro

  261. Guiar uma Pessoa com Deficiência Visual  ACAPO  Jun. 2020

  262. Habilidades funcionais na criança com cegueira congénita Paula Alves, Grazielle Sousa & Heloísa Gagliardo

  263. Helping Children with Visual Impairments to Develop Listening Skills  Lizbeth Barclay

  264. História, Conceito e Tipos de Deficiência  Izabel Maior  Mai. 2020

  265. Histórias da Bengala Branca   ACAPO

  266. Histórias para Todos: algumas Orientações  Cuckoo

  267. How Does Visual Impairment Affect Performance on Tasks of Everyday Life?  Sheila K. West et al.

  268. Influência da Capacidade de resistência aeróbia na Orientação&Mobilidade do Cego José Moura e Castro [PDF]

  269. Imagem corporal: corporeidade da pessoa com Deficiência Visual  Rosilene Diehl & Paulo Peixoto

  270. Imagem corporal e deficiência visual  M.ª Luíza Tanure Alves & Edison Duarte

  271. Impacto da Discriminação com base na Deficiência nas Mulheres  Pedro Bettencourt Correia e outros

  272. Impacto económico da cegueira/hipovisão vs custos na prevenção em Retinopatia Diabética  José Rui Faria de Abreu

  273. Implicações de ser pai e mãe de um bebé deficiente visual  Patrícia Roveda

  274. Improving Braille Reading Fluency  Kathleen Stanfa & Nicole Johnson

  275. Inclusão de Alunos Portadores de DV nas Aulas de Educação Física  José Manuel Mendes Nunes

  276. Inclusão Escolar de Alunos Cegos e com Baixa Visão  Elizabet Dias de Sá, Izilda Campos e Myriam Silva

  277. Individualized Program Plan for Students Who Are Blind or Visually Impaired  Alberta Education

  278. Influência da natação no desenvolvimento das AVD em crianças com deficiência visual  Edgar Costa, Leonardo Canolla, Leonardo Guerra, Hugo Nunes & Sheila Santos Silva

  279. Iniciação à Leitura do Braille  Sonja Ekvall

  280. Integração do Aluno cego e de baixa visão na disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar  Leonardo Cunha da Silva

  281. Integração do Aluno Deficiente Visual em Diferentes Meios: Família, Escola, Sociedade  Paulo Coelho

  282. Inteligência Visual-Espacial  Armanda Zenhas

  283. Interação — condição básica para o trabalho do profissional com o portador de DV  Maria Lúcia Amiralian

  284. Interação Entre Crianças com Deficiência Visual em Grupos de Brincadeira  Letícia Ruiz & Cecília Batista

  285. Interação Mãe e Bebé Cego: Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem  Wanessa Silva, João Oliveira & Wanilda Cavalcanti 

  286. Internet para Necessidades Especiais  Francisco Figueiredo

  287. Intervenção fonoaudiológica e deficiência visual  Mayla Monteiro & Rita Montilha

  288. Intervenção Precoce na Criança com Baixa Visão  Heloisa Gagliardo & M.ª Inês Nobre

  289. Intervenção Precoce: reflexões sobre o desenvolvimento da criança cega até aos 2 anos  Gérson Farias

  290. Intervención Educativa con Alumnos Ciegos y de Baja Visión en las Etapas de Educación Primaria y Secundaria  Nuria Rodríguez Mena

  291. Introducción al concepto de Aprendizaje Activo de Lilli Nielsen  Stacy Shafer

  292. Is My Blind Child Autistic?  Mary McDonach

  293. Keyboard Instruction for the Blind Music Student  Daniel and David Simpson

  294. L'accès à l'information parlée chez l'aveugle  Anita Richaume-Crinquette

  295. L'Adolescent Déficient Visuel  Pierre Griffon

  296. L'apprentissage de la marche chez l'enfant non-voyant ou malvoyant  INLB

  297. L’Enseignement des Langues aux Adultes Déficients Visuels  EuroBlind

  298. L'Intégration en action(s): stratégies et outils pédagogiques pour l'enseignant de classe ordinaire intégrant un enfant déficient visuel  Sylvie Loraine

  299. La Educación Musical de Personas con Deficiencia Visual y la Musicografía Braille  Isabel Bertevelli

  300. La Fisioterapia en el Entorno Educativo del Niño con Discapacidad Visual  David Presas y Miquel S. Martí

  301. La Lecto-escritura en Tinta en Alumnos con Baja Visión  María Pilar S. Sánchez

  302. La Lingüística en las Personas con Discapacidad  Filiberto Rodríguez

  303. La Personne Âgée Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  304. Laços que Aprisionam: O Cárcere Emocional Estabelecido pelas Relações de Superproteção Camila Gandini

  305. Lazer e Turismo para Pessoas com Deficiência  Marina Faria & Paulo Motta Jun. 2020

  306. Le Développement de la Conscience de l'Écrit chez l'Enfant Aveugle Âgé de 0 à 5 Ans  Yves Jalbert et Pierre-Olivier Champagne

  307. Le Travail de Deuil chez la Personne Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  308. Learn To Use Your Other Senses To Help You Cope with Blindness and Vision Loss  VisionAware

  309. Learning Braille: The Relevance of Low-Tech Devices  Laura Matz

  310. Learning To Live With Blindness: Rehabilitation Teaching  Alvin Roberts

  311. Learning To Work With Blindness: Vocational Counseling  Alvin Roberts

  312. Lecture des Aveugles  Émile Javal

  313. Leitura Musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia braille na perspectiva de alunos e professores  Fabiana Bonilha

  314. Ler para cegos  Milton Schinca

  315. Les troubles du sommeil chez les aveugles  Dr Damien Léger & Dr Nicolas Hommey

  316. Leve o seu filho cego para a cozinha!  Ruth Schroeder

  317. Listening Skills  Jodi Floyd

  318. Literacia Emergente para a Cegueira  CAIPdv

  319. Los Trastornos de Lenguaje en Niños con Deficiencias Visuales  Walter Elstner

  320. Louis Braille: sua vida e seu sistema  Jurema Venturini

  321. Mãe! Pai! Ajudem-me  Lucimar Amaral Ezequiel

  322. Making the most of your sight  RNIB

  323. Malvoyance et autisme  Enfant Aveugle

  324. Mapas mentais de deficientes visuais como suporte ao design da informação urbana na Web  Geisa Golin, Ruth Nogueira, Gabriela Alexandre & Josiane Cabral

  325. Matemática e a Deficiência Visual  Aline Leichtfeld de Araújo & Fernanda Marszaukowski

  326. Matemática e Deficiência Visual  Jorge Carvalho Brandão

  327. Matériel de pré-braille pour Enfants basé sur l’histoire de «Blanche-Neige et les Sept Nains»  Christine Henault

  328. Material didáctico para alumnos invidentes en el aula de inglés (educación primaria)  Helena Aikin Araluce

  329. Meios de Comunicação e Deficiência: Manual de Estilo

  330. Metodología para la Educación Artística en Niños Ciegos y de Baja Visión  Annabelle Díaz Muñoz

  331. Meu Filho Cego  Edda Sá de Albuquerque

  332. Mitos e Símbolos na Magia da Linguagem da Infância  Maria da Gloria Almeida

  333. Mobilidade na primeira pessoa  Ana Maria Fontes

  334. Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) e Alunos com NEE  Luís de Miranda Correia

  335. Modos de intervir com jovens deficientes visuais: uma experiência de grupo de teatro  Márcia Moraes

  336. Mudança de Comportamentos Motores no Utilizador de Cão-Guia  João Fernandes & Maria João Fernandes 

  337. Museus e Acessibilidade  Peter Colwell & Elisabete Mendes  [PDF]

  338. Music Adaptations For Students who are Blind or Visually Impaired  Carmen Willings

  339. Musicografia Braille: Instrumento de Inserção e Formação Profissional  Dolores Tomé

  340. Musicoterapia para deficientes visuales  El Rincón del Vago

  341. Myths and Facts about Touch and Tactile Pictures for the Blind  J. M. Kennedy

  342. Não podemos ver, não devemos tocar: quais as repercussões dessa máxima no discurso das pessoas cegas?  Bertrand Verine

  343. Necessidades Educativas Especiais na Sala de Aula: Um Guia para Professores  Lee Brattland Nielsen

  344. Ninguém é PerfeitoVivendo e Crescendo com Crianças que têm Necessidades Especiais  Nancy B. Miller

  345. Niños ciegos. Pautas para estimular su desarrollo  Celia Rodríguez Ruiz

  346. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille  Edison Lemos, Jonir Cerqueira, M.ª Gloria B. Mota & Regina Caldeira de Oliveira

  347. Nos 150 anos da morte de Louis Braille  Vítor Reino

  348. O Alfabeto Braille, Sua Génese, Seu Significado  Jul. 2020

  349. O Aluno Cego, a Escola e o Ensino da Matemática  Paulo Campos & Miriam Godoy

  350. O Aluno Cego: Preconceitos e Potencialidades  Sylvia Nunes & José Lomônaco

  351. O Aluno Deficiente Visual  site 'A Deficiência'

  352. O Aluno Deficiente Visual na Escola: lembranças e depoimentos  Kátia Caiado

  353. O Brincar da Criança Cega  Vanda Cianga Ramiro

  354. O Cego, O Espaço, o Corpo e o Movimento: uma questão de Orientação e Mobilidade  Admilson Santos

  355. O Cego na Escola e na Sociedade: um estudo psicológico  Thomas Cutsforth

  356. O Cliente com Deficiência Visual no Sector do Turismo  Perfil

  357. O Corpo (Im)perfeito: a Protecção Constitucional de uma Construção Social?  António de Araújo

  358. O Deficiente Visual  Sylas Fernandes Maciel

  359. O Deficiente Visual e a Aula de Educação Física  Mário Jorge Lopes

  360. O Deficiente Visual e a Atenção Farmacêutica  Eliana Nascimento & Luciene Marques

  361. O Desenvolvimento da Criança Cega  Maria Eduarda Dias

  362. O Desenvolvimento de Crianças Cegas e de Crianças Videntes  M.ª Luiza França-Freitas e M.ª Stella Gil

  363. O Desenvolvimento Motor da Criança Cega nos primeiros anos de vida  Júlio Paiva

  364. O Desenvolvimento Psicomotor do Cego  Michel Kyrillos

  365. O Efeito da Motricidade do Judo no Equilíbrio de Crianças com Deficiência Visual  Ana C. Pinto & Josiane Lima

  366. O Ensino da Biologia na Deficiência Visual  Camila R. Santos & Vanessa Manga

  367. O Ensino da Educação Física para Deficientes Visuais  José Pereira de Melo

  368. O Ensino da Física a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo

  369. O Ensino da Física e Química a alunos com Deficiência Visual  Clara Gonçalves

  370. O Ensino da Física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades para alunos cegos e com baixa visão  Eder Pires de Camargo

  371. O Ensino da Geografia e a cegueira  Ana Paula Chaves

  372. O Ensino da História a Deficientes Visuais: recursos didácticos  Luciano Paixão

  373. O Ensino da Língua Inglesa para Alunos Cegos e com Baixa Visão em Salas Inclusivas do Ensino Médio  Sara França & outros

  374. O Ensino da Óptica a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo, Roberto Nardi, Paulo Maciel Filho & Débora Almeida

  375. O Ensino da Ortografia para crianças cegas  Amanda Botelho Martinez

  376. O Ensino de Violino para Deficientes Visuais: relatos e propostas para a didática da empunhadura e da condução do arco  Luiz Alberto Amorim de Freitas

  377. O Ensino do Violino para Deficientes Visuais integrando o método Suzuki e a Musicografia Braille  Débora Flemming Bohn

  378. O Estranhamento Causado pela Deficiência: Preconceito e Experiência  Luciene M. da Silva

  379. O Impacto da Perda da Visão na Vida do Paciente  Jorge Mitre

  380. O Impacto Psicossocial da Deficiência Visual  Sandra Rodrigues

  381. O "Ir e Vir" do Deficiente Visual: Manual de Orientação e Mobilidade  Sylas Maciel

  382. O Jogo Simbólico da Criança Cega  Sheila Correia de Araújo

  383. O Lugar do «outro» na Escola Pública: uma perspetiva inclusiva  José Firmino

  384. O Mercado de trabalho e a pessoa deficiente  site 'A Deficiência'

  385. O Método MusiBraille  Maressa Miquelino de Carvalho

  386. O meu filho vê menos?  Fátima Bessa & Rosa Afonso

  387. O Mundo Percebido O Sentir  Merleau-Ponty

  388. O Papel do Pedagogo no processo de Reabilitação de pacientes com Baixa Visão  Raquel Silva & Luciana Bareicha

  389. O PEI e as Adaptações Curriculares  Projecto IRIS

  390. O Perceber e o Relacionar-se do Deficiente Visual: orientando professores especializados  Elcie Masini

  391. O Podcast para Deficientes Visuais  João Bottentuit Jr & Clara Pereira Coutinho

  392. O Processo de Construção da Leitura/Escrita na Deficiência Visual  Marilda Bruno

  393. O Processo de Romantização das Deficiências  Lúcia Monteiro

  394. O Que é Ser Cego  Luíz Alberto Melchert C. Silva

  395. O Que é uma Deficiência Visual?  Zeiss

  396. O que «vê» quem não vê?  Hélder Bértolo

  397. O Significado da Deficiência Visual na Vida Cotidiana: Análise das Representações dos Pais-Alunos-Professores  Marilda Bruno

  398. O Sorobã para Todos  Gildo Soares da Silva

  399. O Tacto e suas Implicações no ensino do Desenho a Crianças Cegas  Francisco J. de Lima & José da Silva

  400. O Universo Interno da Criança com Deficiência Visual  Maria da Glória de Souza Almeida

  401. O Uso Funcional dos Sentidos na Criança Multideficiente com Deficiência Visual  Clarisse Nunes

  402. Organización de un aula ordinaria con alumnos con discapacidad visual  Roberto Casañas

  403. Organização do Armário é Essencial para uma Vida Mais Independente  Ana Carolina Diniz

  404. Orientaciones para Trabajar con Alumnos Ciegos o con Discapacidades Visuales EDUCREA

  405. Orientação e Mobilidade  SAC

  406. Orientação e Mobilidade: Aspectos da Evolução da Autonomia da Pessoa Deficiente Visual  Moura e Castro

  407. Orientação e Mobilidade da pessoa com cegueira adquirida: os benefícios do meio aquático como facilitador da aprendizagem  Regina Kátia Ribeiro

  408. Orientação e Mobilidade para crianças  Vera Lúcia Felippe & João Álvaro Moraes Felippe

  409. Orientação e Mobilidade para Deficientes Visuais  Rosa Maria Novi

  410. Orientação e Mobilidade: uma “profissão” com futuro?  Peter Colwell

  411. Orientação Profissional dos Cegos e Contribuição da Psicologia para a sua Formação Profissional  António Martinho do Rosário

  412. Orientações Pedagógicas para o Acesso de Alunos com Deficiência às Escolas e Classes Comuns da Rede Regular  Eugênia Fávero, Luisa Pantoja & Maria Teresa Mantoan

  413. Os Benefícios da Convivência com Animais para o Desenvolvimento Bio-Psico-Social da Criança com Deficiência Visual  Camila Gandini

  414. Os Cães-guia  Victor Oliveira

  415. Os Sentidos e as Experiências  Sílvia Elena Ventorini

  416. Os Sentidos que substituem a Visão  José Espínola Veiga

  417. Os Serviços de Leitura Pública para Pessoas com Deficiência Visual em Portugal  José Guerra

  418. Os significados da Avaliação Vocacional no contexto da reabilitação de pessoas com deficiência  Sérgio Fabela

  419. Pais Cegos  Lorita Pagliuca, Renata Uchoa & Márcia Machado

  420. Para uma Nova Comunicação dos Sentidos  Augusto Deodato Guerreiro

  421. Paradigmas da escola inclusiva e desafios colocados ao professor  M.ª da Conceição Rebelo

  422. Participação da Família no Processo de Formação da Identidade do Aluno com Baixa Visão  Ana Lúcia Oliveira

  423. Participação Ocupacional do Idoso com Deficiência Visual  Marlene Caldas Monteiro

  424. Percepção, Acção e Conhecimento nas Crianças Cegas  Esperanza Ochaita & Alberto Rosa

  425. Percursos para Pessoas com Deficiência Visual no Centro Histórico do Porto  Ivna Machado

  426. Perda da Visão e Enfrentamento  Jurema Dourado & Luize Costa

  427. Pessoas com Deficiência Visual e Imagem Telejornalística  Marcello Pereira Machado

  428. Planning Piano Lessons for Your First Blind Student  David Goldstein

  429. Plano Nacional de Leitura para Cegueira e Baixa Visão  Manuela Micaelo

  430. Possibilidades da abordagem etnográfica no trabalho com os deficientes visuais  Priscila Lima

  431. Préparation à la lecture tactile de jeunes enfants aveugles présentant des troubles associés  Marylène Tonnel-Ballavoisne

  432. Princípios fundamentais na educação da criança cega  Lowenfeld

  433. Professores em Formação em Ciências da Natureza  E. Veraszto, Eder Camargo, N. Miranda & J. Camargo

  434. Problemas das crianças cegas congénitas na construção da realidade  Sylvia Santin & Joyce Nesker Simmons

  435. Qualidade de Vida e Deficiência Visual   Sandra Rodrigues

  436. Qualquer maneira de ler vale a pena  Luciene Maria da Silva

  437. Quando os Olhos Não Vêem  Inês Grilo

  438. Reabilitação  Lizabeth de Sousa

  439. Reacções psicológicas à perda de visão  Cristina Barczinski

  440. Reaching, Crawling, Walking...  Susan Simmons & Sharon Maida

  441. Recursos didáticos na educação especial  Jonir Cerqueira & Elise B. Ferreira

  442. Regras de Atletismo para Atletas Invisuais [B1, B2 e B3]

  443. Rehabilitación Integral para Personas Ciegas  CRAC

  444. Relato de uma Experiência de Integração de Alunos com DV  Fernando Jorge Alves Correia

  445. Repercusión de la Deficiencia Visual en las Personas Mayores  Ignacio Párraga Martínez

  446. Repercusiones de la Deficiencia Visual de Personas Mayores en Cuidadores Familiares  Pura Díaz-Veiga y María Izal-Fernández de Trocónizb

  447. Representações Sociais de Professores sobre a Inclusão de Alunos com Deficiência em Turmas Regulares  Cristiane Correia Taveira

  448. Reunião de sensibilização à escola  Maria Teresa Cavaco

  449. Saberes e Práticas da Inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão  Maria Salete Fábio Aranha

  450. Science for Students with Visual Impairments  David Kumar, Rangasamy Ramasamy & Greg Stefanich

  451. Se é professor...  DGEBS

  452. Sexualidade de Cegos  Maria Alves de Toledo Bruns

  453. Shared Storybook Reading  Elizabeth Dennison

  454. Símbolo internacional de pessoas com Deficiência Visual | Cegueira

  455. Simulando as deficiências: como é ser um deficiente visual?  M.ª Salete Fábio Aranha

  456. Sistema de aquisição de conhecimento para apoio à consulta de Subvisão  Cláudia Martins Antunes

  457. Sistemas Técnicos e Tácticos no Goalball  Alessandro Tosim, Alaércio Perotti Jr, Teresa Leitão & Regina Simões

  458. Sobre Formação de Professores no Uso das Tecnologias Educacionais Específicas Ângela Antelo Tesch Jun. 2020

  459. Sofrimento Emocional na Deficiência Visual  Ana Sofia Teixeira

  460. Sonhos Arquetípicos em portadores de Deficiência Visual  Jorge Monteiro de Lima

  461. Story Boxes: A Hands-On Literacy Experience  Norma Drissel

  462. Studying Embossed Maps  Paivi Toikkanen

  463. Sugestões de Atividades para a Educação Infantil da Criança com DV  Marilda Moraes Garcia Bruno

  464. Sugestões para as famílias de crianças com baixa visão  Mara Siaulys

  465. Tactile Storytelling  Philipp Meyer

  466. Teaching English to blind students  Chok Seng

  467. Teaching Geography to Visually Impaired Students  Stuart Snowdon

  468. Teaching Handwriting to a Braille Reader  Jodi Floyd

  469. Teaching Math to Visually Impaired Students | Teaching Strategies  Susan A. Osterhaus 

  470. Teaching Science to Students with Visual Impairments  Tiffany Wild & Karen Koehler

  471. Teaching Science to the Visually Impaired  Sandy Watson & Linda Johnston

  472. Teatro-Educação: uma experiência com Jovens Cegos  Roberto Rabêllo

  473. Teclado de Computador  Marco António Queiroz

  474. Técnica de Mãos Sobre Mãos  Carlton Anne Cook Walker

  475. Tecnologia táctil para a avaliação da dor em cegos  Ana Cláudia Toniolli & Lorita Pagliuca

  476. Tenho um bebé no berço  Mara Siaulys

  477. The Impact of Vision Loss on Development & Learning  Carmen Willings

  478. The Impact of Visual Impairment on the Acquisition of Early Communication Skills  Ian Bell

  479. The Role and Function of the Teacher of Students with Visual Impairments  Susan Spungin & Kay Ferrell

  480. The Social Model of Disability  Tom Shakespeare

  481. Toque o bebé!  Lois Harrell

  482. Toys for blind children  WonderBaby

  483. Treino das AVD para crianças deficientes visuais  Sonja Myrimer

  484. Treino sensorial para pessoas cegas  Julie Fields

  485. Universal Design  The Center for UD at North Carolina State University

  486. Universo Táctil  Mara Siaulys

  487. Veicular Conceitos Matemáticos em estudantes cegos no ES Politécnico: pertinência da utilização do Multiplano  Carla Costa

  488. Ver e Não Ver  Eline Rozante Porto

  489. Ver e Não Ver  Márcia Moraes

  490. Ver, Não Ver e Aprender  Adriana de Laplane & Cecília G. Batista

  491. Ver pela Arte: Projecto de Ensino de Música a Deficientes Visuais  CNC

  492. Vida Independente: Uma Nova Visão  Ana Patrícia Santos

  493. Vinculação conjugal e estilos parentais em pais de filhos com e sem Deficiência Visual  Andreia Vaz

  494. «¡Voy al Cole!» Material para la inclusión del niño con discapacidad visual en la etapa de Educación Infantil  Herranz Tardón, M.ª Holgado López & Marín Palomino

  495. Vulnerabilidade à Violência Sexual no Contexto da Escola Inclusiva: Reflexão sobre a Invisibilidade da Pessoa com Deficiência  Windyz B. Ferreira

  496. Women Who Are Visually Impaired or Blind as Psychotherapy Clients  Mary Harsh


Δ

actualização
24.Jul.2020
Maria José Alegre
 

Siga este site no Facebook.     Siga este site no Twitter    Envie um email à Webmaster do Site