Ξ  


 SOBRE A DEFICIÊNCIA VISUAL

search engine by freefind

pessoa cega acompanhada  Textos Didácticos
 

  1. A Aprendizagem da célula por estudantes cegos utilizando modelos tridimensionais  Sandra Cardinali & Amauri Ferreira

  2. A Bengala como Símbolo e Auxiliar  Die Gegenwart

  3. A Bengala como um instrumento lúdico na Orientação e Mobilidade do Deficiente Visual  Vera Ferraz & Lúcia Filgueiras

  4. A Cegueira Congénita e o Desenvolvimento Infantil  PBC Boston Mass.

  5. A Cidade à vista do Cego: Informação, Mobilidade e Cidadania  Maria Paula Trigueiros Cunha

  6. A Comunicação como barreira à inclusão de alunos com DV em aulas de electromagnetismo  Eder Camargo, Roberto Nardi & Estéfano Veraszto

  7. A Comunicação e a relação interpessoal com o aluno deficiente visual  Maria da  Glória Mota

  8. A Construção da Criança com Deficiência Visual como Sujeito Social  Sonia B. Hoffmann

  9. A Construção do Conceito de Número e o pré-Soroban  Cleonice Fernandes et al.

  10. A Criança cega em idade pré-escolar  US Dept. Health, Education & Welfare

  11. A Criança com Baixa Visão: um Guia para Pais  Equipa da Consulta de Baixa Visão do Hospital Pediátrico de Coimbra

  12. A Criança Deficiente Visual e seus Pais  Kay Alicyn Ferrel

  13. A Criança com Deficiência Visual e suas Relações com o Outro Social  Sonia B. Hoffmann

  14. A Criança Visualmente Incapacitada, do Nascimento Até a Idade Pré-Escolar: a Importância da Estimulação Visual  William Padula & Susan  Spungin

  15. A Deficiência na Comunicação Social: boas práticas para Jornalistas  INR e RTP

  16. A Deficiência Visual  Maria José Alegre

  17. A Deficiência Visual para os Adolescentes: o Olhar da Enfermeira  Laura Lima Costa

  18. A disciplina de Educação Visual  Lígia Leitão

  19. A Educação do Portador de Deficiência Visual  Elcie Masini

  20. A Educação Precoce da Criança Cega  OS Caja de Pensiones

  21. A Escola espera por mim?  Margarida Loureiro  Set. 2017

  22. A Expressão Corporal, o Teatro e o Deficiente Visual  Marlíria Cunha

  23. A Família com Filhos Adolescentes com NEE  M.ª Isabel Bica Costa

  24. A Grafia da Assinatura na construção da identidade  Izilda Campos

  25. A importância da assinatura para a inclusão da pessoa cega  Ethel Rosenfeld

  26. A Importância da AVD na Educação e Reabilitação dos DV  Elizabeth Jesus

  27. A Importância da Educação Física  Michele Pereira de Souza

  28. A Importância do Tacto para as pessoas com DV  T. V. Cranmer

  29. A Inclusão do Deficiente Visual nas aulas de Educação Física escolar  M.ª Luíza Tanure Alves & Edison Duarte

  30. A Inclusão dos Deficientes Visuais na Escola Regular  Fabiana Santos

  31. A Inclusão na Banda Desenhada  Maurício de Sousa

  32. A Inclusão na Educação Matemática  Solange Fernandes e Lulu Healy

  33. A Inclusão Social tem Influência nas Práticas Museais?  Patricia Roque Martins

  34. A Integração Escolar das Crianças e dos Adolescentes Deficientes  OCDE

  35. A Kitchen Curriculum for the Parents of Visually Impaired Children  Franziska Naughton & Sharon Sacks

  36. A Matemática e a Geometria na Educação Inclusiva dos Deficientes Visuais  Sílvio Vieira & Francisco Silva

  37. A Palavra Cegueira: Um Pequeno Estudo Sobre as Reacções de 3 Grupos Diferentes  Vítor Reino

  38. A Participação da Família no Processo Educativo da Pessoa Portadora de DV  Emilia Parpinelli

  39. A Perda da Visão na Adolescência e na Idade Adulta  Ana Maria Medeiros

  40. A Psicologia do Tacto  Morton Heller Winston

  41. A Reabilitação das Pessoas com Deficiências Visuais  Sandra Rodrigues

  42. A Reversão da Atenção em pessoas com DV  Virgínia Kastrup

  43. A Utilização dos Recursos Ópticos na Sala de Aula  M.ª Eugénia Rocha

  44. A Vida dos Portadores de Deficiência  José Pastore

  45. A Visita de Estudo  Luís Botelho Ribeiro

  46. A Vivência da Sexualidade por adolescentes portadoras de Deficiência Visual  Camila Pontes Bezerra

  47. Abordagem da Enação no Campo da Deficiência Visual  Virgínia Kastrup, Filipe Carijó & M.ª Clara de Almeida 

  48. Acessibilidade de Museus Europeus para Deficientes Visuais  Susana Mesquita  [PDF]

  49. Acesso tátil: uma introdução à questão da acessibilidade estética para o público DV nos museus  Filipe Carijó, Juliana Magalhães & M.ª Clara de Almeida

  50. Accueillir un élève malvoyant dans sa classe  SARHIS

  51. Accueillir un élève non-voyant dans sa classe  SARHIS

  52. Acessibilidade a Computadores para Professoress de Alunos c/ NEE  Microsoft  [PDF]

  53. Acessibilidade na WEB  WebAIM

  54. Actividade Física e Qualidade de Vida em Crianças e Jovens com Deficiência Visual  Tiago Gomes

  55. Actividades Corporais no Processo de Alfabetização da Criança Cega  Lúcia Silva Monteiro

  56. Actividades da Vida Diária  Tomteboda RC

  57. Actividades de Estimulación Visual para la Educación Infantil  Manuel Bueno Martín

  58. Actividades de Inclusão para Alunos cegos e com Baixa Visão em Aulas Regulares de Língua Estrangeira  Anabela Ferreira

  59. Actividades de Vida Diária  Tomázia Lora

  60. Actividades Físicas e Desportivas para Deficientes Visuais  João Oliveira

  61. Actuação da Fisioterapia em Deficientes Visuais  Maitê Peres de Carvalho et al. 

  62. Adaptação de livros de literatura infantil para alunos com DV  Vivian de Oliveira Preto

  63. Adaptación de Material para Ciegos y Deficientes Visuales  Antonia Raya Medina

  64. Adaptaciones Curriculares para Alumnos con Baja Visión e Invidentes  Antonio Fuentes

  65. Adapted Physical Education for the Blind and Visually Impaired  Kathy Letcher

  66. Adequações Curriculares na Baixa Visão  Glória Romagnolli

  67. Adolescentes portadores de DV: percepções sobre sexualidade  Giovana Moura & Eva Rubim Pedro

  68. Adolescer: A Vivência de portadores de Deficiência Visual  Maria Alves Bruns e Patrícia Salzedas

  69. Ajudas técnicas / Produtos de apoio  INR

  70. Albinismo  Anny Marquito, Danielle Czmyr, Giselle Silveira & Letícia de Oliveira

  71. Alfabetização da criança cega: uma reflexão necessária  Maria da Glória Almeida

  72. Alfabetização de alunos com baixa visão significativa  Marilda Bruno

  73. Alfabetizando a Criança Cega  Projecto Nova Visão

  74. Alumnos con Discapacidad Visual. Necesidades y Respuesta Educativa  Pablo Martín Andrade

  75. Alunos Cegos e com Baixa Visão: Orientações Curriculares  Alberto Mendonça, Cristina Miguel, Graça Neves, Manuela Micaelo, Vítor Reino  [PDF] 

  76. Alunos Cegos nas aulas de Matemática   Nuno Santos, Cláudia Ventura e Margarida César

  77. Alunos com Multideficiência e Surdocegueira  congénita  Clarisse Nunes [PDF]

  78. Apoio psico-pedagógico ao Deficiente Visual  Ana Soares, Andreia Fontinho, Cristiana Duarte, Inês Marques & Mariana Matias

  79. Aprendizagem Activa na Criança com Multideficiência: Guia para educadores  Clarisse Nunes [PDF]

  80. Apprendre à jouer à un enfant aveugle de 2 à 5 ans  Brigitte Assénat, Hélène Dupuis & Luc Grégoire

  81. Apprends moi à faire tout seul  Sylvie Boutadou

  82. Aprendendo a Ler e Escrever em braille  Clarissa Nicolaiewsky

  83. Aprendizaje Músical en la Diversidad  R.D. Profesionales de la Enseñanza

  84. Arte, Educação e Inclusão: Orientações para Áudio-Descrição em Museus  Francisco J. Lima et al.

  85. As Barreiras Invisíveis da Integração  António Joaquim Lavouras Lopes

  86. As Crianças cegas e as mães: uma análise ao sistema de sinais  Selma Fraiberg

  87. As Deficiências Visuais na criança  Clayette, Madignier, Magnard & Hullo

  88. As Mãos Compreendem  Lilli Nielsen

  89. As Relações entre Deficiência Visual Congénita, Condutas do Espectro do Autismo e Estilo Materno de Interacção  Ana Delias de Sousa

  90. As Representações dos Professores de Educação Especial e as Necessidades das Famílias  Filomena Pereira

  91. Atendimento Precoce aos Bebés Deficientes Visuais e suas Famílias  Patrícia Roveda

  92. Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras  Laercio Sant´Anna et al.

  93. Audiojogos como Ferramenta Inclusiva  Blind Games Brazil

  94. Aulas de natação para pessoas com deficiência  Alexandre Paulo Loro

  95. Autoestima a partir do caminhar: Orientação e Mobilidade da pessoa com Deficiência Visual  Andreisa Santos & Sandra Castro  Out. 2017

  96. Avaliação e Intervenção em escolares portadores de Baixa Visão em Sala de Recursos  Keila Carvalho, Cássia Freitas, Eliane Kimolto e Elizabete Gasparetto

  97. Avaliação Visual de alunos com baixa visão numa aula de Educação Física  Ciro Winckler Oliveira & José Júlio Gavião

  98. Avaliar e Treinar Atletas com Deficiência Visual: problemas e soluções  Nuno Alpiarça

  99. Awakening to Life  Alexander Meshcheryakov

  100. Ayudando a Crecer a mi Hijo: un aporte pedagógico para el área científica  Luz Marleny Correa B.

  101. Benefícios da Prática Desportiva em Pessoas com Deficiência Visual  Duarte Comprido & Andreia Violeiro

  102. Boas Maneiras à Mesa: guia para cegos  Widerberg e Kaarlela

  103. Boas Práticas na Intervenção Precoce  Joaquim Gronita, Júlia Pimentel, Cátia Matos, Ana Bernardo, Joana Marques [PDF] 

  104. Braille Reading Speed  Susan Ford & Ramona Walhof

  105. Brincar é um assunto sério!  Ana Margarida Carvalho & Rita Pereira

  106. Brincar para todos  Mara Siaulys  [PDF]

  107. Brinquedos e brincadeiras para crianças cegas  Ana Leite

  108. Brinquedos para crianças com Deficiência Visual

  109. Caminhando Juntos: Manual de Habilidades Básicas de Orientação e Mobilidade  João Felippe

  110. Caminhar sem Medo e sem Mito  Sonia Hoffmann e R. Seewald

  111. Cartografia Tátil: Mapas para Deficientes Visuais  Ruth Loch

  112. Cécité et Précocité Intellectuelle  Enfant Aveugle

  113. Cegueira e Baixa Visão  Elizabet Dias Sá

  114. Cegueira e Depressão  Ana Lúcia Pinheiro

  115. Cegueira: O que é, o que faz e como viver com ela  Thomas Carroll

  116. Cognição Motora em Deficientes Visuais: importância da visão no controle das acções  Luís Imbiriba

  117. Comment choisir un jeu pour un enfant aveugle?  Christine Hénault

  118. Como Ajudar Um Cego  SNRIPD

  119. Como desenvolver programas de Orientação e Mobilidade para pessoas com DV  Nely Garcia

  120. Como devo educar meu filho cego?  Wilhelm Heimers

  121. Como enxergar bem sem óculos: o sistema Bates aplicado ao dia-a-dia  M. Matheus de Souza

  122. Como Integrar o Aluno Deficiente Visual na Aula de Educação Física?  Paulo Coelho

  123. Como Se Não Vê o Que Se Não Vê?  Sara Joana Branco dos Santos  Set. 2017

  124. Como transcrever Banda Desenhada em braille  Projecto HQ para DV ler

  125. Competências Pessoais e Sociais e a Deficiência Visual  Margarida Gaspar de Matos

  126. Composições do não ver: contando histórias  Camila Alves, Carolina Manso, Josselem Oliveira, Julia Neves, Liz Eliodoraz, Luciana Franco, Thadeu Gonçalves, Vandré Vittorino, Marcia Moraes

  127. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos-estórias  Maria Lucia Amiralian

  128. Compreender a Baixa Visão  Fernanda Ladeira & Serafim Queirós  [PDF]

  129. Comprendre la cécité  Enfant Aveugle

  130. Comunicação não-verbal entre o enfermeiro e o cego  Cristiana Brasil de Almeida

  131. Conceitos Aquisição Básica para a Orientação e Mobilidade  Ivete De Masi

  132. Construção do Autoconceito e Rendimento Escolar: Comparando Crianças Cegas e Amblíopes e Crianças sem NEE  M.ª Inês Costa e M.ª João Carapeto 

  133. Construindo a Articulação entre Arte e Deficiência Visual  Virgínia Kastrup

  134. Conteúdo Visual em Sonhos de Cegos  Helder Bértolo & Teresa Paiva

  135. Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com deficiência visual  Adriano Nuernberg

  136. Contributos para um Conceito de “Biblioteca Inclusiva”  Alice Ribeiro

  137. Crescimento, Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança Visualmente Incapacitada  Carol Halliday

  138. Cultura dos Sentidos e Ampliação do Paradigma Comunicacional  Augusto Deodato Guerreiro

  139. Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas  M.ª Odete Emygdio da Silva

  140. Défices Visuais  Maria José Lobato

  141. Deficiencia Visual. Aspectos Conceptuales y Repercusiones Funcionales  Rafael González et al.

  142. Deficiência Visual  Marta Gil

  143. Deficiência Visual vols 1, 2 e 3  Marilda Bruno e M.ª Glória Mota

  144. Deficiência Visual Cortical: causas e manifestações  Lilli Nielsen

  145. Deficiência Visual, Desenvolvimento Motor, Aprendizagem Motora e Habilidades Motoras  Margarida Leal

  146. Deficiência Visual: Reflexão sobre a Prática Pedagógica  Marilda Bruno

  147. Deficiente Visual e Acção Educativa  Manuel Martín e Salvador Bueno

  148. Deficiente Visual: Educação e Reabilitação  Ivete De Masi

  149. Deficientes Visuais podem ter Aulas de Biologia  Rosilene Ricardo

  150. Descobrindo o real papel das outras percepções, além da visão, para a OM  Tomázia Lora

  151. Desempenho funcional de crianças com deficiência visual  Juliana Malta et al.

  152. Desenho Geométrico e Deficiência Visual  Jorge Brandão

  153. Desenho Universal  Helena Degreas

  154. Desenvolvimento da criança com DV e Interacção mãe-criança  Ana Cristina Cunha & Sónia Enumo

  155. Desenvolvimento de conceitos em cegos congénitos  Sylvia Nunes e José Fernando Lomônaco

  156. Desenvolvimento Sócio-Cognitivo das Crianças com Deficiência Visual  Ivo Henriques & Susana Spínola

  157. Desenvolvimento Táctil e suas Implicações na Educação de Crianças Cegas  Harold Griffin e Paul Gerber

  158. Desenvolvimento Visual da Criança com Déficit Visual Cortical  Jucimar Sidney

  159. Design Inclusivo: Tocar para VerBrinquedos para Crianças Cegas e de Baixa Visão  M.ª Leonor Pereira

  160. Differentiated Instruction: Blind Students | Visually Impaired Students  Alberta Education

  161. Dificuldades de Comunicação e Sinalização na Deficiência Visual  Marilda Bruno

  162. Discussões metodológicas para o ensino da Bengala à Criança Cega  Sonia Hoffmann

  163. Early Identification of Infants Who Are Deaf-Blind  Peggy Malloy et al.

  164. Educação Artística: sugestões de actividades  SAC

  165. Educação de Alunos Deficientes Visuais em Escolas Regulares  J. K. Horton

  166. Educação dos Cegos no Brasil  Aires da Mata Machado Filho

  167. Educação Física e Desportos Adaptados  Joseph P. Winnick

  168. Educação Física escolar e Inclusão  Márcia Gorgatti

  169. Educação Física, Orientação e Mobilidade e Deficiência Visual  José Alberto Moura e Castro

  170. Educação Física para Deficientes Visuais  A. J. M. Conde

  171. Educação, Inclusão e pessoa com DV na educação básica  Dayene Siqueira & Dirceu Siqueira

  172. Educação Inclusiva e Educação Especial: Um Guia para  Directores  DGIDC  [PDF]

  173. Educação Musical para Deficientes Visuais  Rafael Vanazzi de Souza

  174. Effective Classroom Adaptations for Students with Visual Impairments  Penny Cox & Mary Dykes

  175. El Aprendizaje de las Ciencias en niños ciegos y deficientes visuales  M.ª Luisa García et al.

  176. El Bebé Ciego: Primera Atención; Un Enfoque Psicopedagógico  Mercé Leonhardt  [PDF]

  177. El Cuidador de Niños con Deficiencias Visuales  Psicologo Escolar

  178. El Niño Ciego  Lev Semionovitch Vigotski

  179. Elaboração de Tabelas Periódicas para facilitação da Aprendizagem de Alunos portadores de DV  João Batista Filho, Liliane Andrade, Kércya Sousa, Kyara Limeira & Poliane Batista

  180. En los Zapatos de los Niños Ciegos  Rosa Revuelta e Elena López

  181. Enseñanza de dibujo a niños ciegos  El Rincón del Vago

  182. Ensina-me a ser independente!  Sherry Gaynor

  183. Ensinar trigonometria a um cego  Luiz Alberto Melchert de Carvalho

  184. Ensino da Música a Alunos Cegos ou de Baixa Visão  Cristina Cunha

  185. Ensino/Aprendizagem do Braille  Vítor Reino

  186. Entendendo a Baixa Visão-orientação para pais  E. Gasparetto e Kara-José

  187. Entendendo a Baixa Visão-orientação para profs  R. Oliveira, K-José e Wilson

  188. Entre Amor e Ódio: Os Dilemas da Educação do Outro  Rosely Gayoso

  189. Equilíbrio em crianças e jovens cegos e de baixa visão: efeito da preferência podal e da atividade física  Diana Rocha, Olga Vasconcelos & Paula Cristina Rodrigues  Nov. 2017

  190. Escrita Ortográfica e Revisão de Texto em Braille  Clarissa Nicolaiewsky & Jane Correa

  191. Essential components of educational programming for students who are blind or visually impaired  Alberta Education

  192. Estereotipias na Infância  Sonia B. Hoffmann

  193. Estimulação e reabilitação visual  Jucimar Sidney

  194. Estimulação Precoce na Criança Cega  Kátia Oliveira

  195. Estratégias a utilizar em Salas de Aula Inclusivas  Luís de Miranda Correia, Ana Paula Martins & Rosa Maria Ferreira

  196. Estratégias de ensino utilizadas, também, com um aluno cego, em classe regular  Luzia Guacira Silva

  197. Estrategias de estudio utilizadas por pianistas ciegos  Paula Chávez

  198. Estratégias para a exploração e leitura de mapas tácteis  DGEBS

  199. Éveil des Sens  Enfant aveugle

  200. Exclusão das Crianças Cegas da Prática de Ensino da Alfabetização Espacial em um Contexto de Escola Inclusiva  Marcelo Torreão Sá

  201. Experiência Estética para Invisuais  Ana Sofia Melo das Neves

  202. Ferramentas cognitivas e tecnológicas para a inclusão social de pessoas com DV  Eliana Sampaio

  203. Formação de conceitos em crianças cegas  Cecilia Batista

  204. Funções de um Celular para Pessoas Cegas  Joyce Jobis

  205. Futsal para cegos  Ramon Pereira de Souza

  206. Geography in a different way  Roman Brvar

  207. Goalball  Viriatos

  208. Grafia braille para a Língua Portuguesa  IBC

  209. Grafia musical braille  Dolores Tomé

  210. Guia para os pais das crianças deficientes visuais  DGEBS

  211. Guia para padres de niños ciegos desde 0 meses a 3 años  Guia Bienvenido

  212. Guia para um ensino inclusivo e aprendizagem à distância  Bryn Holmes,Dulce Ferreira, Isabel Huet Silva, Paul Lynch, Stelios Kessanidis, Boba Mannova, C. Ragiadakos, Ruth Leitch & Luís Botelho Ribeiro

  213. Histórias para Todos: algumas Orientações  Cuckoo

  214. Influência da Capacidade de resistência aeróbia na Orientação & Mobilidade do Cego  José Moura e Castro  [PDF]

  215. Imagem corporal: corporeidade da pessoa com Deficiência Visual  Rosilene Diehl & Paulo Peixoto

  216. Imagem corporal e deficiência visual  M.ª Luíza Tanure Alves & Edison Duarte

  217. Impacto da Discriminação com base na Deficiência nas Mulheres  Pedro Bettencourt Correia e outros

  218. Impacto económico da cegueira/hipovisão vs custos na prevenção em Retinopatia Diabética  José Rui Faria de Abreu

  219. Implicações de ser pai e mãe de um bebé deficiente visual  Patrícia Roveda

  220. Improving Braille Reading Fluency  Kathleen Stanfa & Nicole Johnson

  221. Inclusão Escolar de Alunos Cegos e com Baixa Visão  Elizabet Dias de Sá, Izilda Campos e Myriam Silva

  222. Influência da natação no desenvolvimento das AVD em crianças com deficiência visual  Edgar Costa, Leonardo Canolla, Leonardo Guerra, Hugo Nunes & Sheila Santos Silva

  223. Iniciação à Leitura do Braille  Sonja Ekvall

  224. Integração do Aluno cego e de baixa visão na disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar  Leonardo Cunha da Silva

  225. Integração do Aluno Deficiente Visual em Diferentes Meios: Família, Escola, Sociedade  Paulo Coelho

  226. Inteligência Visual-Espacial  Armanda Zenhas

  227. Interação — condição básica para o trabalho do profissional com o portador de deficiência visual  Maria Lúcia Amiralian

  228. Interação Mãe e Bebé Cego: Aquisição e Desenvolvimento de Linguagem  Wanessa Silva, João Oliveira & Wanilda Cavalcanti 

  229. Internet para Necessidades Especiais  Francisco Figueiredo

  230. Intervenção fonoaudiológica e deficiência visual  Mayla Monteiro & Rita Montilha

  231. Intervenção Precoce na Criança com Baixa Visão  Heloisa Gagliardo & M.ª Inês Nobre

  232. Intervenção Precoce: reflexões sobre o desenvolvimento da criança cega até aos 2 anos  Gérson Farias

  233. Intervención Educativa con Alumnos Ciegos y de Baja Visión en las Etapas de Educación Primaria y Secundaria  Nuria Rodríguez Mena

  234. Introducción al concepto de Aprendizaje Activo de Lilli Nielsen  Stacy Shafer

  235. Is My Blind Child Autistic?  Mary McDonach

  236. Keyboard Instruction for the Blind Music Student  Daniel and David Simpson

  237. L'accès à l'information parlée chez l'aveugle  Anita Richaume-Crinquette

  238. L'Adolescent Déficient Visuel  Pierre Griffon

  239. L'apprentissage de la marche chez l'enfant non-voyant ou malvoyant  INLB

  240. L’Enseignement des Langues aux Adultes Déficients Visuels  EuroBlind

  241. L'Intégration en action(s): stratégies et outils pédagogiques pour l'enseignant de classe ordinaire intégrant un enfant déficient visuel  Sylvie Loraine

  242. La Educación Musical de Personas con Deficiencia Visual y la Musicografía Braille  Isabel Bertevelli

  243. La Fisioterapia en el Entorno Educativo del Niño con Discapacidad Visual  David Ciscar Presas y Miquel Soler Martí  Out. 2017

  244. La Lecto-escritura en Tinta en Alumnos con Baja Visión  María Pilar S. Sánchez

  245. La Lingüística en las Personas con Discapacidad  Filiberto Rodríguez

  246. La Personne Âgée Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  247. Le Développement de la Conscience de l'Écrit chez l'Enfant Aveugle Âgé de 0 à 5 Ans  Yves Jalbert et Pierre-Olivier Champagne

  248. Le Travail de Deuil chez la Personne Déficiente Visuelle  Pierre Griffon

  249. Learning Braille: The Relevance of Low-Tech Devices  Laura Matz

  250. Learning To Live With Blindness: Rehabilitation Teaching  Alvin Roberts

  251. Learning To Work With Blindness: Vocational Counseling  Alvin Roberts

  252. Leitura Musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia braille na perspectiva de alunos e professores  Fabiana Bonilha

  253. Ler para cegos  Milton Schinca

  254. Les troubles du sommeil chez les aveugles  Dr Damien Léger & Dr Nicolas Hommey

  255. Leve o seu filho cego para a cozinha!  Ruth Schroeder

  256. Literacia Emergente para a Cegueira  CAIPdv

  257. Louis Braille: sua vida e seu sistema  Jurema Venturini

  258. Mãe! Pai! Ajudem-me  Lucimar Amaral Ezequiel

  259. Making the most of your sight  RNIB

  260. Malvoyance et autisme  Enfant Aveugle

  261. Mapas mentais de deficientes visuais como suporte ao design da informação urbana na Web  Geisa Golin, Ruth Nogueira, Gabriela Alexandre & Josiane Cabral

  262. Matemática e a Deficiência Visual  Aline Leichtfeld de Araújo & Fernanda Marszaukowski

  263. Matemática e Deficiência Visual  Jorge Carvalho Brandão

  264. Matériel de pré-braille pour Enfants basé sur l’histoire de «Blanche-Neige et les Sept Nains»  Christine Henault

  265. Material didáctico para alumnos invidentes en el aula de inglés (educación primaria)  Helena Aikin Araluce

  266. Metodología para la Educación Artística en Niños Ciegos y de Baja Visión  Annabelle Díaz Muñoz

  267. Meu Filho Cego  Edda Sá de Albuquerque

  268. Mobilidade na primeira pessoa  Ana Maria Fontes

  269. Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) e Alunos com Necessidades Educativas Especiais  Luís de Miranda Correia

  270. Modos de intervir com jovens deficientes visuais: uma experiência de grupo de teatro  Márcia Moraes

  271. Mudança de Comportamentos Motores no Utilizador de Cão-Guia  João Fernandes & Maria João Fernandes 

  272. Museus e Acessibilidade  Peter Colwell & Elisabete Mendes  [PDF]

  273. Musicografia Braille: Instrumento de Inserção e Formação Profissional  Dolores Tomé

  274. Musicoterapia para deficientes visuales  El Rincón del Vago

  275. Myths and Facts about Touch and Tactile Pictures for the Blind  J. M. Kennedy

  276. Não podemos ver, não devemos tocar: quais as repercussões dessa máxima no discurso das pessoas cegas?  Bertrand Verine

  277. Necessidades Educativas Especiais na Sala de Aula: Um Guia para Professores  Lee Brattland Nielsen

  278. Ninguém é PerfeitoVivendo e Crescendo com Crianças que têm Necessidades Especiais  Nancy B. Miller

  279. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille  Edison Lemos, Jonir Cerqueira, M.ª Gloria B. Mota & Regina Caldeira de Oliveira

  280. Nos 150 anos da morte de Louis Braille  Vítor Reino

  281. O Aluno Cego, a Escola e o Ensino da Matemática  Paulo Campos & Miriam Godoy

  282. O Aluno Deficiente Visual  site 'A Deficiência'

  283. O Aluno Deficiente Visual na Escola: lembranças e depoimentos  Kátia Caiado

  284. O Brincar da Criança Cega  Vanda Cianga Ramiro

  285. O Cego, O Espaço, o Corpo e o Movimento: uma questão de Orientação e Mobilidade  Admilson Santos

  286. O Cego na Escola e na Sociedade: um estudo psicológico  Thomas Cutsforth

  287. O Cliente com Deficiência Visual no Sector do Turismo  Perfil

  288. O Corpo (Im)perfeito: a Protecção Constitucional de uma Construção Social?  António de Araújo

  289. O Deficiente Visual  Sylas Fernandes Maciel

  290. O Deficiente Visual e a Aula de Educação Física  Mário Jorge Lopes

  291. O Deficiente Visual e a Atenção Farmacêutica  Eliana Nascimento & Luciene Marques

  292. O Desenvolvimento da Criança Cega  Maria Eduarda Dias

  293. O Desenvolvimento de Crianças Cegas e de Crianças Videntes  M.ª Luiza França-Freitas e M.ª Stella Gil

  294. O Desenvolvimento Motor da Criança Cega nos primeiros anos de vida  Júlio Paiva

  295. O Desenvolvimento Psicomotor do Cego  Michel Kyrillos

  296. O Efeito da Motricidade do Judo no Equilíbrio de Crianças com Deficiência Visual  Ana Carolina Pinto & Josiane Lima

  297. O Ensino da Biologia na Deficiência Visual  Camila Reis dos Santos & Vanessa Burgos Manga

  298. O Ensino da Educação Física para Deficientes Visuais  José Pereira de Melo

  299. O Ensino da Física a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo

  300. O Ensino da Física e Química a alunos com Deficiência Visual  Clara Gonçalves

  301. O Ensino da Física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades para alunos cegos e com baixa visão  Eder Pires de Camargo

  302. O Ensino da Geografia e a cegueira  Ana Paula Chaves

  303. O Ensino da História a Deficientes Visuais: recursos didácticos  Luciano Paixão

  304. O Ensino da Língua Inglesa para Alunos Cegos e com Baixa Visão em Salas Inclusivas do Ensino Médio  Sara França e outros

  305. O Ensino da Óptica a alunos cegos ou com baixa visão  Eder Camargo, Roberto Nardi, Paulo Maciel Filho & Débora Almeida

  306. O Ensino da Ortografia para crianças cegas  Amanda Botelho Martinez

  307. O Ensino de Violino para Deficientes Visuais: relatos e propostas para a didática da empunhadura e da condução do arco  Luiz Alberto Amorim de Freitas  Out. 2017

  308. O Ensino do Violino para Deficientes Visuais integrando o método Suzuki e a Musicografia Braille  Débora Flemming Bohn

  309. O Estranhamento Causado pela Deficiência: Preconceito e Experiência  Luciene M. da Silva

  310. O Impacto da Perda da Visão na Vida do Paciente  Jorge Mitre

  311. O Impacto Psicossocial da Deficiência Visual  Sandra Rodrigues

  312. O "Ir e Vir" do Deficiente Visual: Manual de Orientação e Mobilidade  Sylas Maciel

  313. O Jogo Simbólico da Criança Cega  Sheila Correia de Araújo

  314. O Lugar do «outro» na Escola Pública: uma perspetiva inclusiva  José Firmino

  315. O Mercado de trabalho e a pessoa deficiente  site 'A Deficiência'

  316. O Método MusiBraille  Maressa Miquelino de Carvalho

  317. O meu filho vê menos?  Fátima Bessa & Rosa Afonso

  318. O Mundo Percebido O Sentir  Merleau-Ponty

  319. O papel do pedagogo no processo de reabilitação de pacientes com baixa visão  Raquel Silva & Luciana Bareicha

  320. O PEI e as Adaptações Curriculares  Projecto IRIS

  321. O Perceber e o Relacionar-se do Deficiente Visual: orientando professores especializados  Elcie Masini

  322. O Processo de Construção da Leitura/Escrita na Deficiência Visual  Marilda Bruno

  323. O Processo de Romantização das Deficiências  Lúcia Monteiro

  324. O Que é Ser Cego  Luíz Alberto Melchert C. Silva

  325. O Que é uma Deficiência Visual?  Zeiss  Set. 2017

  326. O que «vê» quem não vê?  Hélder Bértolo

  327. O Significado da Deficiência Visual na Vida Cotidiana: Análise das Representações dos Pais-Alunos-Professores  Marilda Bruno

  328. O Tacto e suas Implicações no ensino do Desenho a Crianças Cegas  Francisco José de Lima & José Aparecido da Silva

  329. O Uso Funcional dos Sentidos na Criança Multideficiente com Deficiência Visual  Clarisse Nunes

  330. Organización de un aula ordinaria con alumnos con discapacidad visual  Roberto Casañas

  331. Orientação e Mobilidade  SAC

  332. Orientação e Mobilidade da pessoa com cegueira adquirida: os benefícios do meio aquático como facilitador da aprendizagem  Regina Kátia Ribeiro

  333. Orientação e Mobilidade para crianças  Vera Lúcia Felippe & João Álvaro Moraes Felippe

  334. Orientação e Mobilidade para Deficientes Visuais  Rosa Maria Novi

  335. Orientação Profissional dos Cegos e Contribuição da Psicologia para a sua Formação Profissional  António Martinho do Rosário

  336. Os Benefícios da Convivência com Animais para o Desenvolvimento Bio-Psico-Social da Criança com Deficiência Visual  Camila Gandini

  337. Os Cães-guia  Victor Oliveira

  338. Os Sentidos e as Experiências  Sílvia Elena Ventorini

  339. Os Sentidos que substituem a Visão  José Espínola Veiga

  340. Os Serviços de Leitura Pública para Pessoas com Deficiência Visual em Portugal  José Guerra

  341. Os significados da Avaliação Vocacional no contexto da reabilitação de pessoas com deficiência  Sérgio Fabela

  342. Pais Cegos  Lorita Pagliuca, Renata Uchoa & Márcia Machado

  343. Para uma Nova Comunicação dos Sentidos  Augusto Deodato Guerreiro

  344. Paradigmas da escola inclusiva e desafios colocados ao professor  M.ª da Conceição Rebelo

  345. Participação da Família no Processo de Formação da Identidade do Aluno com Baixa Visão  Ana Lúcia Oliveira

  346. Participação Ocupacional do Idoso com Deficiência Visual  Marlene Caldas Monteiro

  347. Percepção, Acção e Conhecimento nas Crianças Cegas  Esperanza Ochaita & Alberto Rosa

  348. Pessoas com Deficiência Visual e Imagem Telejornalística  Marcello Pereira Machado

  349. Planning Piano Lessons for Your First Blind Student  David Goldstein

  350. Plano Nacional de Leitura para Cegueira e Baixa Visão  Manuela Micaelo

  351. Possibilidades da abordagem etnográfica no trabalho com os deficientes visuais  Priscila Lima

  352. Préparation à la lecture tactile de jeunes enfants aveugles présentant des troubles associés  Marylène Tonnel-Ballavoisne

  353. Princípios fundamentais na educação da criança cega  Lowenfeld

  354. Problemas das crianças cegas congénitas na construção da realidade  Sylvia Santin & Joyce Nesker Simmons

  355. Qualquer maneira de ler vale a pena  Luciene Maria da Silva

  356. Quando os Olhos Não Vêem  Inês Grilo

  357. Reabilitação  Lizabeth de Sousa

  358. Reacções psicológicas à perda de visão  Cristina Barczinski

  359. Reaching, Crawling, Walking...  Susan Simmons & Sharon Maida

  360. Recursos didáticos na educação especial  Jonir Cerqueira & Elise B. Ferreira

  361. Regras de Atletismo para Atletas Invisuais [B1, B2 e B3]

  362. Repercusión de la Deficiencia Visual en las Personas Mayores  Ignacio Párraga Martínez

  363. Representações Sociais de Professores sobre a Inclusão de Alunos com Deficiência em Turmas Regulares  Cristiane Correia Taveira

  364. Reunião de sensibilização à escola  Maria Teresa Cavaco

  365. Saberes e Práticas da Inclusão  Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão  Maria Salete Fábio Aranha

  366. Science for Students with Visual Impairments: teaching suggestions and policy implications for Secondary Educators  David Kumar, Rangasamy Ramasamy & Greg Stefanich  Set. 2017

  367. Se é professor...  DGEBS

  368. Sexualidade de Cegos  Maria Alves de Toledo Bruns

  369. Shared Storybook Reading  Elizabeth Dennison

  370. Símbolo internacional de pessoas com Deficiência Visual | Cegueira

  371. Simulando as deficiências: como é ser um deficiente visual?  M.ª Salete Fábio Aranha

  372. Sistema de aquisição de conhecimento para apoio à consulta de Subvisão  Cláudia Martins Antunes

  373. Sistemas Técnicos e Tácticos no Goalball  Alessandro Tosim, Alaércio Perotti Jr, M.ª Teresa Leitão & Regina Simões

  374. Sofrimento Emocional na Deficiência Visual  Ana Sofia Teixeira

  375. Sonhos Arquetípicos em portadores de Deficiência Visual  Jorge Monteiro de Lima

  376. Story Boxes: A Hands-On Literacy Experience  Norma Drissel

  377. Studying Embossed Maps  Paivi Toikkanen

  378. Sugestões de Atividades para a Educação Infantil da Criança com DV  Marilda Moraes Garcia Bruno

  379. Sugestões para as famílias de crianças com baixa visão  Mara Siaulys

  380. Tactile Storytelling  Philipp Meyer

  381. Teaching English to blind students  Chok Seng

  382. Teaching Geography to Visually Impaired Students  Stuart Snowdon

  383. Teaching Math to Visually Impaired Students | Teaching Strategies  Susan A. Osterhaus 

  384. Teaching Science to Students with Visual Impairments  Tiffany Wild & Karen Koehler

  385. Teatro-Educação: uma experiência com Jovens Cegos  Roberto Rabêllo

  386. Teclado de Computador  Marco António Queiroz

  387. Tecnologia táctil para a avaliação da dor em cegos  Ana Cláudia Toniolli & Lorita Pagliuca

  388. Tenho um bebé no berço  Mara Siaulys

  389. The Impact of Vision Loss on Development & Learning  Carmen Willings

  390. The Impact of Visual Impairment on the Acquisition of Early Communication Skills  Ian Bell

  391. The Role and Function of the Teacher of Students with Visual Impairments  Susan Jay Spungin & Kay Alicyn Ferrell

  392. The Social Model of Disability  Tom Shakespeare  Nov. 2017

  393. Toque o bebé!  Lois Harrell

  394. Toys for blind children  WonderBaby

  395. Treino das AVD para crianças deficientes visuais  Sonja Myrimer

  396. Treino sensorial para pessoas cegas  Julie Fields

  397. Universal Design  The Center for Universal Design at North Carolina State University

  398. Universo Táctil  Mara Siaulys

  399. Veicular Conceitos Matemáticos em estudantes cegos no ES Politécnico: pertinência da utilização do Multiplano  Carla Costa

  400. Ver e Não Ver  Márcia Moraes

  401. Ver pela Arte: Projecto de Ensino de Música a Deficientes Visuais  CNC

  402. Vinculação conjugal e estilos parentais em pais de filhos com e sem Deficiência Visual  Andreia Vaz

  403. «¡Voy al Cole!» Material para la inclusión del niño con discapacidad visual en la etapa de Educación Infantil  Herranz Tardón, M.ª Holgado López & Marín Palomino

  404. Vulnerabilidade à Violência Sexual no Contexto da Escola Inclusiva: Reflexão sobre a Invisibilidade da Pessoa com Deficiência  Windyz B. Ferreira

 


Δ


em 14.Nov.2017
Actualizado por MJA

Siga este site no Facebook.     Siga este site no Twitter    Envie um email à Webmaster do Site

 

 
novo
#190